Respondido
Subscrição Freshiuz inesperada...
Hoje, dia 14/08, sem estar a navegar na Internet do telemóvel, recebi duas mensagens seguidas de números diferentes.
A primeira do n° 4242, com o seguinte texto " Insere esta senha 8174 Info: 707309677. Cancelar? Enviar Sair p/ o 62971 (4,2eur/sem 2,1eur/sms) Subscricao Freshiuz".
A segunda do n° 12233, com a seguinte informação, " O serviÇo que pretende utilizar esta barrado. Participe ja respondendo SIM a este SMS (mensagem gratuita). Para mais informaÇoes contacte o seu operador."
Até agora ignorei as duas mensagens recebidas.
Sff podem—me indicar como proceder? Pois do que depreendo do texto é que só é activo o serviço se fizer o que eles dizem.
Seguem imagens das mensagens enviadas.
Aguardo comentário à minha questão.
Obrigado
Tiago
A primeira do n° 4242, com o seguinte texto " Insere esta senha 8174 Info: 707309677. Cancelar? Enviar Sair p/ o 62971 (4,2eur/sem 2,1eur/sms) Subscricao Freshiuz".
A segunda do n° 12233, com a seguinte informação, " O serviÇo que pretende utilizar esta barrado. Participe ja respondendo SIM a este SMS (mensagem gratuita). Para mais informaÇoes contacte o seu operador."
Até agora ignorei as duas mensagens recebidas.
Sff podem—me indicar como proceder? Pois do que depreendo do texto é que só é activo o serviço se fizer o que eles dizem.
Seguem imagens das mensagens enviadas.
Aguardo comentário à minha questão.
Obrigado
Tiago
Melhor resposta por C24XXXX201
Pesquisando por 707309677 e por 62971 nas listas de prestadores de serviços de valor acrescentado, registados na ANACOM e respetivas ofertas, chega-se a estes dados:
Prestador SVA:
Denominação social - Go4mobility - Tecnologia e Serviços para a Mobilidade, Lda.
Morada da Sede - Rua Fradesso da Silveira, nº 4, 1º B-Urbanização Alcântara Rio
1300-609 LISBOA
Telefone - 210337760
E-Mail - info@go4mobility.com
Prestador(es) de Serviço(s) de Suporte:
NOS Comunicações, S.A.
MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A..
VODAFONE PORTUGAL – Comunicações Pessoais, S.A
Identificação do Fornecedor do Conteúdo:
Nome - Mobilplus
Morada - Postbus 20573, 1001 NN Amsterdam, The Netherlands United Kingdom (???)
Contacto: support@mobilplus.me
Embora o nome Freshiuz não surja no documento (o serviço em causa poderia ainda nao ter nome atribuído na data do documento - 2009), na descrição pode ler-se:
“...Após conclusão do quiz e inserção do número de telemóvel é enviado um SMS Gratuito com
um código e as condições gerais do serviço, este código terá de ser preenchido na página
on line da campanha, de forma a confirmar e ativar a subscrição…”
A ser verdade que não enviou nenhuma SMS de resposta, suspeito que algo o terá feito por si.
Ou seja, muito provavelmente tem o seu equipamento infectado com um malware que entre outras coisas mas, envia SMS de confirmação de subscrições fraudulentas.
As minhas suspeitas assentam também no facto de ter recebido essa segunda mensagem que me parece ter sido originada pelo facto do acesso às SMS/MMS de valor acrescentado estarem barradas pelo seu operador telefónico.
Essa é a resposta natural do operador quando um cliente com esse barramento ativo, tenta enviar SMS/MMS para números de 5 dígitos iniciados por 61, 62, 68 ou 69.
Conclusão: Algo gerou e enviou mesmo uma SMS por si. Ainda bem que tinha o barramento ativo e não fez o que a segunda mensagem pedia.
Curioso é o número 12233 ser de um outro operador e nao da NOS… 😉
Ver pergunta inicialPrestador SVA:
Denominação social - Go4mobility - Tecnologia e Serviços para a Mobilidade, Lda.
Morada da Sede - Rua Fradesso da Silveira, nº 4, 1º B-Urbanização Alcântara Rio
1300-609 LISBOA
Telefone - 210337760
E-Mail - info@go4mobility.com
Prestador(es) de Serviço(s) de Suporte:
NOS Comunicações, S.A.
MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A..
VODAFONE PORTUGAL – Comunicações Pessoais, S.A
Identificação do Fornecedor do Conteúdo:
Nome - Mobilplus
Morada - Postbus 20573, 1001 NN Amsterdam, The Netherlands United Kingdom (???)
Contacto: support@mobilplus.me
Embora o nome Freshiuz não surja no documento (o serviço em causa poderia ainda nao ter nome atribuído na data do documento - 2009), na descrição pode ler-se:
“...Após conclusão do quiz e inserção do número de telemóvel é enviado um SMS Gratuito com
um código e as condições gerais do serviço, este código terá de ser preenchido na página
on line da campanha, de forma a confirmar e ativar a subscrição…”
A ser verdade que não enviou nenhuma SMS de resposta, suspeito que algo o terá feito por si.
Ou seja, muito provavelmente tem o seu equipamento infectado com um malware que entre outras coisas mas, envia SMS de confirmação de subscrições fraudulentas.
As minhas suspeitas assentam também no facto de ter recebido essa segunda mensagem que me parece ter sido originada pelo facto do acesso às SMS/MMS de valor acrescentado estarem barradas pelo seu operador telefónico.
Essa é a resposta natural do operador quando um cliente com esse barramento ativo, tenta enviar SMS/MMS para números de 5 dígitos iniciados por 61, 62, 68 ou 69.
Conclusão: Algo gerou e enviou mesmo uma SMS por si. Ainda bem que tinha o barramento ativo e não fez o que a segunda mensagem pedia.
Curioso é o número 12233 ser de um outro operador e nao da NOS… 😉
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