Skip to main content
Header

Boa tarde

Qual é o preço SMS para o numero 3599 (saber o tempo de espera de um autocarro da CARRIS)?

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Gus F, assim como a ajuda do @Jose Rodrigues em esclarecer. 

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico onde a mesma questão já se encontra esclarecida.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

O envio de sms para o número da Carris 3513599 é pago ?

Boa tarde @Gus F,

Sim! Os SMS carris têm o custo normal de um SMS extra plafond de acordo com o seu tarifário, não estando abrangidos pelo plafond de comunicações gratuitas.

Obrigado

O que é estranho é que a cobrança das SMS aparece como sendo uma "parceria".  Mesmo sendo o 3599 um número especial, havendo uma parceria entre a NOS e a Carris é suposto o valor não ser cobrado ao cliente. Neste caso peço o reembolso de todos os valores cobrados indevidamente. 

Boa tarde,

Agradecemos a sua partilha @Daniel Janeiro,

Confirmamos que as SMS referentes a este serviço têm o valor de um SMS para outra rede móvel ou de um SMS extra plafond, em tarifários com plafond de SMS incluídos.

Obrigado

Então a parceria entre a NOS e a Carris não existe é isso? Acredito que seja do interesse da Carris que o valor não seja cobrado ao cliente. 

Boa noite,

Constatei que na minha fatura do mês de maio me foi cobrado o valor de 0,48€ referente ao envio de 3 SMS para o n.º 3513599 (para saber o tempo de espera de um autocarro da Carris). Tendo em conta que tenho o pacote NOS Quatro, que inclui 3500 minutos/SMS para a rede nacional, e tendo utilizado muitos poucos minutos de chamadas/SMS, não percebo o porquê de terem cobrado as 3 referidas SMS (0,16€/cada), pois este envio de SMS refere-se ao território nacional.

De referir que 2 dessas SMS nem funcionaram, pois não recebi nenhum tempo de espera do autocarro da Carris.

Como tal, gostaria que o valor das 3 SMS me fosse ressarcido, isto é, descontado na próxima fatura, pois além de as SMS terem sido para território nacional, as outras operadoras nacionais não cobram por estas SMS.

Fico a aguardar uma resposta da vossa parte o quanto antes,

Cumprimentos,

António Barrancos

Boa noite @António Barrancos, seja bem-vindo ao Fórum NOS,

Em primeiro lugar sugiro que edite o tópico e remova os dados privados.

Não esqueça que qualquer informação partilhada no fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

As SMS que refere têm o valor de um SMS para outra rede móvel ou de um SMS extra plafond, em tarifários com plafond de SMS incluídos.

Obrigado.

Caro @Jorge C,

Obrigado pela resposta e pelo alerta sobre os dados pessoais.

Em relação às referidas SMS terem um valor de um SMS para outra rede móvel, tendo 3500 minutos/SMS grátis para a rede nacional, essas SMS deveriam estar incluídas no pacote. Não faz qualquer sentido serem um serviço extra. São SMS normais, não um serviço adicional. Se fosse uma SMS para o estrangeiro, compreendia. Assim, não posso concordar com a resposta dada. Como tal, fico a aguardar a retificação do valor na próxima fatura.

Cumprimentos,

Caro @Jorge C,

Obrigado pela resposta e pelo alerta sobre os dados pessoais.

Em relação às referidas SMS terem um valor de um SMS para outra rede móvel, tendo 3500 minutos/SMS grátis para a rede nacional, essas SMS deveriam estar incluídas no pacote. Não faz qualquer sentido serem um serviço extra. São SMS normais, não um serviço adicional. Se fosse uma SMS para o estrangeiro, compreendia. Assim, não posso concordar com a resposta dada. Como tal, fico a aguardar a retificação do valor na próxima fatura.

Cumprimentos,

@António Barrancos conforme pode constatar a explicação tem cerca de 4 anos.

Obrigado.

Bom dia a todos, 

Movemos os vossos comentários para o tópico indicado, e bem, pelo @Jorge C, onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@António Barrancos, o SMS enviado para o número da carris, ou seja, o número de 4 dígitos (3599) é um SMS cobrado. Esta informação encontra-se disponibilizada nas condições dos tarifários NOS, sejam eles Pré-pagos ou Pós-pagos, como também no site NOS . 
Obrigado, 

Bom dia. Tenho 6,75€ de consumos extra nos meus dois cartões associados ao plano NOS (2 cartões SIM, TV e Net). Após confirmação, estes consumos estão associados às mensagens enviadas ao 3599, o número da carris para confirmação dos horários. No meu tarifário da MEO, que tinha há 3 meses, estas mensagems eram gratuitas. É suposto isto ser cobrado nos vossos tarifários, ou houve algum erro? Obrigado.

Bom dia, @Gonçalo FRLS
Movemos o seu comentário para o tópico onde o tema já é abordado como, também, esclarecido.

O SMS enviado para o número da carris, ou seja, o número de 4 dígitos (3599) é um SMS cobrado. Esta informação encontra-se disponibilizada nas condições dos tarifários NOS, sejam eles Pré-pagos ou Pós-pagos, como também no site NOS . 
Obrigado, 

Boa tarde,

Usei esse serviço SMS Carris durante anos, mas em 2024 não recomendo. A app Carris tem exatamente a mesma informação e é gratuita.

Existe ainda a integração com a app Google Maps. Atualmente até é possível ver no Google maps a localização em tempo real dos autocarros da Carris https://lisboaparapessoas.pt/2023/12/12/carris-tempo-real-google-maps/

Vê-se um ponto correspondente ao autocarro a andar pelo mapa. É na opção “Direções”

Boa tarde @CP001,

Agradecemos a sua mensagem e partilha desta recomendação junto da comunidade.

Certamente que irá ajudar outros utilizadores a verem as suas necessidades satisfeitas sem custos extra. 🙂

Obrigado

Bom a app da carris nem sempre funciona muito bem, mas de facto é grátis sim, o que não devia ser divulgado aqui, é que se corre o risco da NOS fazer exatamente o mesmo que com as SMS´s para o 3599… que ao contrário do que dizem antes era gratuita e a carris não cobra nada, ou seja a NOS arranjou mais uma forma de sacar mais qualquer coisa aos clientes com um serviço que para a operadora não tem custos…. esperteza saloia. E dizer que no contrato está que mensagens para esses números são cobradas é ou uma farsa ou mesmo burla, já que eu que já tenho à anos contrato com a NOS e usava esse serviço sem custos, no inicio de repente dei por consumos extra, fui ver e eram as mensagens para o nº 3599…. achei estranho e fui informado que tinham passado a ser pagas desde à não sei quando, o que era mentira e tive como provar, outro assistente deu uma resposta completamente diferente, que sempre tinha sido pago, o que pelo menos com tarifa plana era mentira. Ou seja, percebi que nem eles sabiam do que estavam a falar, mas ok. Presumindo que sim, que tinham mudado as regras, é ilegal e nem sequer tem qualquer valor legal, pois alterar um contrato unilateralmente ainda por cima sem informar a outra parte, é no mínimo aldrabice, esperteza saloia ou mesmo burla, pois penso que uma empresa com a dimensão da NOS tenha juristas que aconselhem em caso de mudanças desse género. É uma lástima, e como disse que ia pela via judicial tratar disso, devolveram-me uns meses de custos extra com esse serviço…. caso não tivesse razão não acredito que fizessem tal coisa…. Desde essa data deixei de usar esse serviço da carris que volto a dizer é grátis e não são todas as operadoras que cobram aos clientes por um serviço que nada lhes custa. Enfim o espirito azeiteiro que reina não só na NOS mas pelos vistos em tudo o que é grupo SONAE. São muito bons a vender, mas quando há problemas o cliente fica com o prejuízo, mesmo que seja um problema causado pela empresa. A NOS é para esquecer mesmo, felizmente que há outros no mercado e vão aparecer mais…. 

Boa tarde @Rei Baltazar,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Este serviço é taxado desde o seu inicio, com os valores correspondentes a SMS extra-plafond em cada tarifário.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom a app da carris nem sempre funciona muito bem, mas de facto é grátis sim, o que não devia ser divulgado aqui, é que se corre o risco da NOS fazer exatamente o mesmo que com as SMS´s para o 3599… que ao contrário do que dizem antes era gratuita e a carris não cobra nada, ou seja a NOS arranjou mais uma forma de sacar mais qualquer coisa aos clientes com um serviço que para a operadora não tem custos…. esperteza saloia. E dizer que no contrato está que mensagens para esses números são cobradas é ou uma farsa ou mesmo burla, já que eu que já tenho à anos contrato com a NOS e usava esse serviço sem custos, no inicio de repente dei por consumos extra, fui ver e eram as mensagens para o nº 3599…. achei estranho e fui informado que tinham passado a ser pagas desde à não sei quando, o que era mentira e tive como provar, outro assistente deu uma resposta completamente diferente, que sempre tinha sido pago, o que pelo menos com tarifa plana era mentira. Ou seja, percebi que nem eles sabiam do que estavam a falar, mas ok. Presumindo que sim, que tinham mudado as regras, é ilegal e nem sequer tem qualquer valor legal, pois alterar um contrato unilateralmente ainda por cima sem informar a outra parte, é no mínimo aldrabice, esperteza saloia ou mesmo burla, pois penso que uma empresa com a dimensão da NOS tenha juristas que aconselhem em caso de mudanças desse género. É uma lástima, e como disse que ia pela via judicial tratar disso, devolveram-me uns meses de custos extra com esse serviço…. caso não tivesse razão não acredito que fizessem tal coisa…. Desde essa data deixei de usar esse serviço da carris que volto a dizer é grátis e não são todas as operadoras que cobram aos clientes por um serviço que nada lhes custa. Enfim o espirito azeiteiro que reina não só na NOS mas pelos vistos em tudo o que é grupo SONAE. São muito bons a vender, mas quando há problemas o cliente fica com o prejuízo, mesmo que seja um problema causado pela empresa. A NOS é para esquecer mesmo, felizmente que há outros no mercado e vão aparecer mais…. 

Confirmo que no passado tive tarifários NOS em que não me cobravam os SMS Carris @João H., tal como acontecia com o utilizador acima.

@Rei Baltazar a app Carris comigo tem funcionado bem e tem a vantagem de não ser preciso andar a colocar códigos de paragens. A app Google Maps também é uma boa alternativa, com informação atualizada em tempo real.

Há ainda um serviço por email sms@carris.pt

Também não compreendo por que razão a NOS opta por taxar este serviço desta forma, e junto-me ao protesto.

Funciona mas há vezes e não são poucas que não apresenta informação, mas de qualquer forma após ter dado por a anormalidade da alteração unilateral do contrato sem sequer avisar os clientes para que se quisessem mesmo que estivessem em período de fidelização, renunciarem ao contrato sem qualquer custo, tal como está na lei…. coisa que pelos vistos é desconhecido até pelos funcionários, tanto que cada um dava uma resposta com uma data diferente de quando começaram a cobrar o que nada lhes custa. É a azeitice a que os clientes se vão habituando. Por isso é que por muito que tentem vender-me mais serviços e venham com “promoções” em que segundo a conversa deles poupo, nunca mais de 1ou 2€…. claro com o custo de mais 2 anos de fidelização….. claro que recuso, assim a qualquer altura sem me estar a aborrecer acabo com os serviços da NOS e pago a outra operadora que me dê melhor serviço e com mais clareza. O grande azar é que podem enganar alguns mas eu sei bem do que falo pois já passei por um serviço dos que deu origem à NOS e sei bem o que a casa gasta.

”Desde 2019, que os tarifários sejam eles Pré ou Pós-pagos, como referido no site NOS:  “O plafond deste tarifário inclui apenas comunicações para prefixos 9x, 2x e 30x (numerações nacionais de 9 dígitos e com destino móvel, fixo e nómada). ,...] Outras comunicações não incluídas no plafond são taxadas ao preço de uma comunicação fora do pacote para outras redes nacionais.”

Agradecemos, no entanto, a manifestação de interesse. Se surgirem novidades, partilharemos aqui. 

Obrigado“

Mais uma informação diferente….. desde 2019….. muito bem, mesmo que assim fosse, então e informar os clientes disso, ou dar a oportunidade para rescisão sem custos, tal como é previsto por lei, já que foi uma alteração unilateral para com os clientes que já tinham contrato com a NOS???? Isso será correto? Claro que não e que saiba nem seria em 2019, já que eu so comecei a ser cobrado dessas mensagens a partir de 2022 mais ou menos….. mas lá está, cada funcionário tem a sua opinião…. é uma maravilha a anarquia total. Alguém decide arbitrariamente à merceeiro alterar regras e contratos, os empregados nem informados são e depois são obrigados a por um nariz encarnado e fazer de palhaços inventando respostas a situações que não sabem nem decidiram e muito menos foram informados….  já que quem decide fazer mais uns cobres à custa do cliente sem sequer haver algo em troca, já que as mensagens para esse numero são GRÁTIS, a carris nada cobra aos operadores sejam eles nacionais ou internacionais, e decidem com a tal esperteza saloia mas não são capazes de dar a cara…. deixam que sejam os empregados a levar com as verdades e a fazerem o papel do palhaço….. e não que no fundo nada tenho contra os empregados que apenas estão a tentar fazer o seu trabalho, e responder a questões que além de não terem voz para decidir não lhes dão sequer uma formação e informação para tal. Volto a afirmar, é lamentável que uma empresa como a NOS não tenha um jurista a sério que veja e avise a direção das ilegalidades que cometem. 

Boa tarde a todos, 

A situação já se encontra esclarecida em comentários anteriores. 
Lamentamos que não concordem com as nossas escolhas, e agradecemos a manifestação de interesse em que este género de SMS sejam gratuitas. Mas de momento estes SMS não estão incluídos.

Muito obrigado,

Sobre o Google Maps, partilho aqui a tal recente funcionalidade, visto que poderá ter interesse para outros. Neste momento, 11:37 consigo ver que há um autocarro 744 a chegar ao Saldanha que me pode levar até ao Rossio em Lisboa (dá para ver na imagem a localização GPS do autocarro),  e os restantes horários apresentados também são com base em tempo real. 

Bom dia

O custo destes sms (0,15€ !!!!!!!!!) é para a NOS ou para a Carris, ou dividido entre as duas?

Será muito relevante 

Comentário