Bom dia,
Hoje, dia 9/3/2026, recebi um email da MetLife Portugal a informar que eu teria acabado de aderir ao Seguro Proteção de Fatura da NOS, alegando que eu “aceitei plenamente as condições contratuais” aquando de uma suposta contratação na loja ou no portal NOS.
Quero esclarecer que nunca autorizei, nem consenti, a adesão a qualquer seguro.
Na passada sexta-feira, o meu marido foi contactado pela NOS para uma avaliação do serviço, ocasião em que apenas referiu problemas de qualidade de internet fixa e móvel. Durante essa chamada, tentaram ainda vender um cartão adicional, que ele recusou. Não houve qualquer pedido de adesão a seguros ou outros serviços.
Ao perceber a gravidade da situação, contactei de imediato a MetLife, onde procedi ao cancelamento de algo ao qual nunca aderi. Fui informada de que receberei amanhã o email com a confirmação do cancelamento.
Contactei igualmente a NOS. Falei com dois assistentes, mas não me foi possibilitado o acesso à gravação da chamada porque não fui eu quem recebeu o contacto — apesar de o serviço estar em meu nome. Fui informada de que só poderia obter a gravação por escrito, ou presencialmente numa loja NOS. O meu marido irá deslocar-se a uma loja no final do dia para solicitar a gravação. A intenção é apresentarmos queixa formal às Autoridades competentes.
A NOS confirmou na chamada que também já cancelou o serviço do seguro do lado deles.
Publico este alerta para que outros utilizadores estejam atentos. Felizmente abri o email, mas poderia facilmente ter ido parar ao spam e passado despercebido. Afinal de contas, não tinha nem aderi a qualquer serviço da Metlife.
Considero esta situação muito grave e incompatível com a conduta esperada de uma empresa de telecomunicações que pretende manter o bom nome, cativar os clientes e assumir profissionalismo e confiança junto dos mesmos.
De facto, esta adesão é totalmente indevida, realizada sem o meu consentimento e que coloca em causa a transparência de todo o processo de comunicação entre a empresa e o cliente.
Quero acreditar que não vai aparecer qualquer montante deste âmbito na factura da NOS do próximo mês.
Fica a chamada de atenção.
Com os meus cumprimentos,
Paula Pereira