Skip to main content
Header

Roaming Internacional NÃO SOLICITADO (situação recorrente com outros clientes vide forum)

Olá, minha fatura de Janeiro tem + €62,51 do que na fatura de dezembro devido a cobrança de (05 jan Dados RM Internet-Brasil 3,91 MB €62,509).
Acontece que essa foi uma utilização não intencional da minha esposa que ao conectar a internet do aeroporto no Brasil se confundiu e ao invés de desligar os dados móveis desligou o bluetooth.

Tendo em conta isso e visto que a quantidade de MB utilizados demonstra mesmo um consumo não intencional gostaria de solicitar a revisão e o posterior ressarcimento ou abatimento já na fatura de Janeiro desse valor que não corresponde com a real utilização do serviço.

Sou cliente NOS já a bastante tempo e espero sinceramente que o bom senso seja considerado nesse caso.

Nota 1: Pelo que vi já tem outros casos semelhantes pelo que esse comportamento de utilização sem consentimento parece ser recorrente. Vide 

Nota 2: Já mandei mensagem privada com os meus dados e ainda não obtive resposta.

Desde já muito obrigado!

15 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • January 27, 2025

Boa tarde ​@Cleber Beal Pizzato

O Roaming automático é um tipo de roaming disponibilizado que está ativo por defeito nos tarifários de carregamentos.

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade. 

Obrigado.

Sim, eu percebo essa parte. Já li a documentação. Acontece que foi um uso acidental de 3,91 MB que depois traduz-se em €62,509 o que por si só é um absurdo. Outro ponto é que pela recorrência de situações como essa no forum isso parece nem sequer ter sido uso da internet de forma conciente, mas sim algum tipo de comunicação que o próprio telemóvel deve fazer uma vez que são várias as situações com quantidade de MBs semelhantes. 

Em resumo, gostaria mesmo de ser contactado via mensagem privada para tratar da situação que considero um grande abuso. (Ainda mais sendo cliente a tantos anos)

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 27, 2025

Não tem de solicitar. Tem de confirmar como funciona o serviço antes de utilizar fora do país 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 27, 2025

Por um erro seu, pelo que não ha erro na cobrança 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 27, 2025

Boa tarde ​@Cleber Beal Pizzato,

Agradecemos a sua mensagem e partilha da comunidade sobre o tema.

Os consumos praticados em roaming são comunicados à NOS pelos operadores do país destino ao qual se liga. 

Sendo que existiram consumos a partir do terminal em causa, o valor é devido.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

A NOS de certeza não recebe a cobrança dos operadores no país de destino por MB, deve ter uma margem de manobra para acomodar edge cases, e esse caso é característico de um edge case, tanto é que no fórum parece que outros casos semelhantes forem depois reavaliados.

Pronto, estava em processo de renovação de contrato, até hoje sempre havia optado em renovar com a NOS, mas dessa vez essa situação realmente vai pesar para um desfecho diferente. 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 28, 2025

Porque não lhe dão uma borla.. então vá fazer isso com outros operadores e ver se consegue também 

Porque não lhe dão uma borla.. então vá fazer isso com outros operadores e ver se consegue também 

Desculpe, mas eu não quero borla nenhuma.
Estamos a falar de 3,91 MB para um faturamento de €62,509. Detalhe importante. Esses 3,91 MB nem sequer foram usufruídos realmente/conscientemente. Foram apenas alguns minutos de demora até perceber que os dados móveis não estavam desligados. 
Ao menos então que fosse faturado o máximo de €7,5  por 200MB durante 24 horas (Net Roaming) quando acontecem casos semelhantes. (a ver como não quero borla nenhuma e a ver como o consumo não é MB a MB faturado pelos operadores do país destino)

Anyway, eu esperava aqui uma margem de manobra dentro do limite do bom senso. Se ela não existe, é o que é, cada empresa tem suas políticas e sabe o que tem que fazer para reter clientes. Os clientes depois a perceberem que tipo de consideração/atendimento recebem depois optam pelo que lhes parecer mais justo.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 28, 2025

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os custos e condições Roaming em diferentes destinos encontram-se descritos nos Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os custos e condições Roaming em diferentes destinos encontram-se descritos nos Site NOS.

Obrigado

Correto, e fala de €7,5 por 200MB durante 24 horas para o Brasil. Esse deveria ser o limite máximo cobrado para situações como essa.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 28, 2025

Desculpe, mas eu não quero borla nenhuma.
Estamos a falar de 3,91 MB para um faturamento de €62,509. Detalhe importante. Esses 3,91 MB nem sequer foram usufruídos realmente/conscientemente. Foram apenas alguns minutos de demora até perceber que os dados móveis não estavam desligados. 
Ao menos então que fosse faturado o máximo de €7,5  por 200MB durante 24 horas (Net Roaming) quando acontecem casos semelhantes. (a ver como não quero borla nenhuma e a ver como o consumo não é MB a MB faturado pelos operadores do país destino)

Anyway, eu esperava aqui uma margem de manobra dentro do limite do bom senso. Se ela não existe, é o que é, cada empresa tem suas políticas e sabe o que tem que fazer para reter clientes. Os clientes depois a perceberem que tipo de consideração/atendimento recebem depois optam pelo que lhes parecer mais justo.

Sabia que ia para outro pais… não se preocupou nem um pouco em saber quais os custos. O brasil não faz parte da união europeia, e todos sabem que nos países fora da união europeia há custos.. caberia.lhe a si indagar antes de fazer uma utilização

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 28, 2025

O valor que refere é sobre o NET Roaming, um serviço que deve ser ativo manual e previamente pelo detentor do número. 

Os custos descritos são os anunciados à direita no Site NOS:

Obrigado

Pelos comentários aqui penso que não estou sendo claro suficiente, mas vou tentar novamente porque a thread pode ser útil a outros clientes.

Eu não li nada sobre roaming ao ir para o Brasil porque não tinha intenção e nem necessidade alguma de utilizar o serviço de roaming de dados. (também porque já imaginava que os valores praticados seriam exorbitantes)

Aconteceu que por uma infelicidade/confusão os dados móveis ficaram ligados por alguns poucos momentos e desligados de imediato mal identificou-se o equívoco3,91 MB não caracteriza uma utilização, se calhar nem uma página web é carregada usando tão poucos dados.

Dito isso, aqui era onde eu esperava que houvesse margem para o bom senso.
Sendo que é evidente que o uso não foi intencional eu estaria a espera que o bom senso prevalecesse e fosse me cobrado o máximo de €7,5  por 200MB, uma vez que esse já é um valor praticado pela NOS e que com certeza lhes cobre o custo para operadora no país de destina com sobras para lucros.

Os vossos comentários aqui não ajudam em nada porque fazem parecer que eu fiz algum uso de serviço intencional e agora não quero pagar por isso. Muito pelo contrário, ocorreu um uso não intencional, o qual eu assumo a responsabilidade, mas estaria procurando uma solução de bom senso não abusiva, como é o caso da cobrança de e €62,509.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 28, 2025

O bom senso aqui é só um. Usou o serviço, tem de pagar pelo serviço.  Caso contrário toda a gente chegava aqui, dizia que era engano ou não intencional e ninguém pagava.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 29, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho e partilha ​@Cleber Beal Pizzato.

Compreendemos a situação. Sendo que existiram consumos, os valores são devidos.

Obrigado