Skip to main content
Header
Kilobyte
January 27, 2025

Roaming Internacional NÃO SOLICITADO (situação recorrente com outros clientes vide forum)

Olá, minha fatura de Janeiro tem + €62,51 do que na fatura de dezembro devido a cobrança de (05 jan Dados RM Internet-Brasil 3,91 MB €62,509).
Acontece que essa foi uma utilização não intencional da minha esposa que ao conectar a internet do aeroporto no Brasil se confundiu e ao invés de desligar os dados móveis desligou o bluetooth.

Tendo em conta isso e visto que a quantidade de MB utilizados demonstra mesmo um consumo não intencional gostaria de solicitar a revisão e o posterior ressarcimento ou abatimento já na fatura de Janeiro desse valor que não corresponde com a real utilização do serviço.

Sou cliente NOS já a bastante tempo e espero sinceramente que o bom senso seja considerado nesse caso.

Nota 1: Pelo que vi já tem outros casos semelhantes pelo que esse comportamento de utilização sem consentimento parece ser recorrente. Vide 

Nota 2: Já mandei mensagem privada com os meus dados e ainda não obtive resposta.

Desde já muito obrigado!

15 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
January 27, 2025

Boa tarde ​@Cleber Beal Pizzato

O Roaming automático é um tipo de roaming disponibilizado que está ativo por defeito nos tarifários de carregamentos.

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade. 

Obrigado.

Kilobyte
January 27, 2025

Sim, eu percebo essa parte. Já li a documentação. Acontece que foi um uso acidental de 3,91 MB que depois traduz-se em €62,509 o que por si só é um absurdo. Outro ponto é que pela recorrência de situações como essa no forum isso parece nem sequer ter sido uso da internet de forma conciente, mas sim algum tipo de comunicação que o próprio telemóvel deve fazer uma vez que são várias as situações com quantidade de MBs semelhantes. 

Em resumo, gostaria mesmo de ser contactado via mensagem privada para tratar da situação que considero um grande abuso. (Ainda mais sendo cliente a tantos anos)

Olaf
Super User
Super User
January 27, 2025

Não tem de solicitar. Tem de confirmar como funciona o serviço antes de utilizar fora do país 

Olaf
Super User
Super User
January 27, 2025

Por um erro seu, pelo que não ha erro na cobrança 

João H.
Gestor da comunidade
January 27, 2025

Boa tarde ​@Cleber Beal Pizzato,

Agradecemos a sua mensagem e partilha da comunidade sobre o tema.

Os consumos praticados em roaming são comunicados à NOS pelos operadores do país destino ao qual se liga. 

Sendo que existiram consumos a partir do terminal em causa, o valor é devido.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 28, 2025

A NOS de certeza não recebe a cobrança dos operadores no país de destino por MB, deve ter uma margem de manobra para acomodar edge cases, e esse caso é característico de um edge case, tanto é que no fórum parece que outros casos semelhantes forem depois reavaliados.

Pronto, estava em processo de renovação de contrato, até hoje sempre havia optado em renovar com a NOS, mas dessa vez essa situação realmente vai pesar para um desfecho diferente. 

Olaf
Super User
Super User
January 28, 2025

Porque não lhe dão uma borla.. então vá fazer isso com outros operadores e ver se consegue também 

Kilobyte
January 28, 2025

Porque não lhe dão uma borla.. então vá fazer isso com outros operadores e ver se consegue também 

Desculpe, mas eu não quero borla nenhuma.
Estamos a falar de 3,91 MB para um faturamento de €62,509. Detalhe importante. Esses 3,91 MB nem sequer foram usufruídos realmente/conscientemente. Foram apenas alguns minutos de demora até perceber que os dados móveis não estavam desligados. 
Ao menos então que fosse faturado o máximo de €7,5  por 200MB durante 24 horas (Net Roaming) quando acontecem casos semelhantes. (a ver como não quero borla nenhuma e a ver como o consumo não é MB a MB faturado pelos operadores do país destino)

Anyway, eu esperava aqui uma margem de manobra dentro do limite do bom senso. Se ela não existe, é o que é, cada empresa tem suas políticas e sabe o que tem que fazer para reter clientes. Os clientes depois a perceberem que tipo de consideração/atendimento recebem depois optam pelo que lhes parecer mais justo.

João H.
Gestor da comunidade
January 28, 2025

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os custos e condições Roaming em diferentes destinos encontram-se descritos nos Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 28, 2025

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Os custos e condições Roaming em diferentes destinos encontram-se descritos nos Site NOS.

Obrigado

Correto, e fala de €7,5 por 200MB durante 24 horas para o Brasil. Esse deveria ser o limite máximo cobrado para situações como essa.