Skip to main content
Header
Kilobyte
August 22, 2023

Resoluçao Contratual

Tinha contrato com a NOS (sem exclusividade) e por motivos de alteração de morada foi elaborado um novo contrato para a nova morada (gerando um período de exclusividade).

No dia da montagem dos equipamentos a Técnica informou-me que na nova morada (prédio novo) não existia sinal uma vez que o prestador (a Vodafone) ainda não tinha trabalhado nesse sentido.

Pelo que, a NOS teria de contactar o prestador e a Vodafone teria 48 horas para disponibilizar sinal no novo edifício/morada.

Uma vez que se trata de uma segunda habitação e, como imigrante, teria de sair do país entretanto decidi resolver o contrato com a NOS ao abrigo do período de arrependimento de 14 dias. Para o efeito fui na loja, assim como liguei para linha de atendimento e foi gerado um processo que ainda está pendente de resolução. 

Em suma, o novo equipamento não foi conectado, não está operacional (nem na morada antiga nem na nova) mas a NOS acaba de enviar-me a factura por serviços que não está a prestar, nomeadamente pela mensalidade, aluguer dos equipamentos (...). 

Mas será que estes pagamentos são devidos? Quando o serviços não foi prestado, ou seja, a instalação não foi concluída? Obrigado pela vossa atenção e desculpem ter-me alongado.

19 Comentários

João H.
    Gestor da comunidade
    August 22, 2023

Boa tarde @BRUNO 3M SANTOS,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    August 22, 2023

Caríssimo João. Obrigado pela rápida resposta. Já enviei a informação solicitada. Obrigado.

João H.
    Gestor da comunidade
    August 22, 2023

Agradecemos o seu testemunho @BRUNO 3M SANTOS,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    September 5, 2023

Bom dia Caríssimo,

Permita-me partilhar uma preocupação que gostaria de ver esclarecida pela NOS:

Recebi a factura FT 202391/2124628, relativa a Agosto, factura com a qual já não contava uma vez que tinha pedido a resolução do contrato no final de Julho, pelo que a autorização de débito directo já havia sido cancelada e receio que desta forma a mesma irá ficar pendente.

Não obstante, não concordo com a referida factura visto que esta cobra a quantia de €30,00 pela ACTIVAÇÃO DE POWER ROUTER, operação esta que nunca aconteceu como já tive a oportunidade de explicar, isto porque a técnica enviada pela NOS informou-me que não havia sinal no meu prédio, e que tudo ficaria dependente da relação NOS-VODAFONE.

Mais informo, que tenho os equipamentos da NOS comigo a aguardar que me digam onde poderei os devolver, visto que estive numa loja da NOS (Strada) e fui informado que deveria mante-los comigo até instrução em contrário.

Pelo exposto, agradecia que a factura FT 202391/2124628 fosse rectificada, ou emitida uma nota de crédito referente à quantia indevidamente cobrada pela alegada activação do router, de forma a poder honrar com o pagamento do valor remanescente.

Por último permita-me deixar a minha nota de surpresa pela demora que a NOS está a levar em tomar uma decisão que incialmente havia assumido o compromisso de o fazer até o dia 16 de Agosto.

Quando contratamos os serviços da NOS estes são extremamente diligentes e rápidos e nos casos de cancelamentos é um processo extremamente penoso que só nos faz pensar que jamais contrataremos os vossos serviços. O que é uma pena! Como ex-clientes merecíamos outro tipo de tratamento, até porque qualquer ex-cliente pode regressar um dia, mas nunca desta forma!

Com os melhores cumprimentos

Bruno Santos

João H.
    Gestor da comunidade
    September 5, 2023

Boa tarde @BRUNO 3M SANTOS 

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Kilobyte
    September 5, 2023

Prezado João,

Apenas referir que já fui contactado telefonicamente pela NOS e, como sugerido, deixei as minhas preocupações com o Provedor da NOS. Resta-me aguardar o desfecho. 

Muito obrigado pelo seu suporte e compreensão.

M/Cumprimentos.

Kilobyte
    September 14, 2023

Bom dia Prezado Hugo H.,

No passado dia 05 de Setembro enviei a seguinte mensagem ao Provedor da NOS, conforme indicado pelos serviços, disseram que obteria uma reposta passado 3/4 dias, mas até ao momento ainda não tive qualquer feedback e a NOS não para de me enviar alertas de pagamento de uma fatura que fui aconselhado a não pagar pela representante da NOS, ao telefone! Este processo iniciou-se no dia 07 de agosto e o tempo que está arrastar-se por parte da NOS é gritante!

--- Exmo. Provedor,

No passado dia 10 de Julho contactei a NOS telefonicamente no sentido de solicitar a alteração da minha morada no sistema e consequente remoção dos equipamentos da antiga morada e colocação na nova. A este pedido correspondeu o nº 1-43446935361, como fui informado por SMS pela NOS.

Fui ainda informado - por SMS - que a morada do serviço já havia sido alterada, o período de fidelização mantinha-se inalterado e que deveria levar os equipamentos para a nova morada e entrega-los ao técnico no dia 08-08-2023.

Efetivamente, no dia 05-08-2023 a técnica da NOS, de seu nome Ana Fernandes, compareceu na minha nova morada com o objetivo de instalar os equipamentos que me permitiriam aceder aos serviços contratados da NOS. Relembrando aqui que a contratação levada a efeito no dia 10-07-2023, só neste dia 05-08 estaria completa, com a instalação, e daí derivaria os respetivos direitos e obrigações assumidos contratualmente.

Não obstante, a Dª Ana Fernandes, técnica da NOS, informou-me que tratava-se de um prédio novo onde não existia qualquer sinal pelo que neste tipo de casos caberia à NOS contactar a Vodafone para que esta por sua vez disponibilizasse sinal no prazo de 48 horas.

Passado esse período e por não ter tido qualquer contacto da NOS, no sentido de completarem uma instalação que não teve lugar por, como fui informado, inexistência de sinal, tomei a decisão de visitar uma loja da NOS para resolver o contrato ao abrigo dos 14 dias de arrependimento (Loja do Strada). Desta fui informado que esse tipo de pedido deveria ser realizado por telefone para a linha de apoio.

Assim sendo, no dia 07-08 contactei a linha de apoio e solicitei a resolução contratual que ficou referenciada com o nº INC000137461343, tendo sido informado - por SMS - que a situação seria resolvida até ao dia 16 de Agosto, o que não aconteceu.

Em resposta ao silêncio imposto pela operadora NOS, decidi recorrer ao fórum da NOS online e expor o meu caso no passado dia 22 de Agosto. Um dos gestores da comunidade, o Sr João H., teve a amabilidade de responder ao meu tópico dizendo que iria ajudar a analisar o meu caso. Solicitou alguma informação especifica que prontamente disponibilizei em privado.

Contudo, recebi uma fatura - FT 202391/2124628 - relativa a Agosto, fatura com a qual já não contava uma vez que tinha pedido a resolução do contrato, pelo que já tinha cancelado a autorização de débito direto.

Aparte isso, não posso concordar com a referida fatura visto que esta cobra a quantia de €30,00 pela ACTIVAÇÃO DE POWER ROUTER, operação esta que nunca aconteceu como já tive a oportunidade de explicar, isto porque a técnica enviada pela NOS informou-me que não havia sinal no meu prédio, e que tudo ficaria dependente da relação NOS-VODAFONE.

Mais informo, que tenho os equipamentos da NOS comigo a aguardar que me digam onde poderei os devolver, visto que estive numa loja da NOS (Strada) e fui informado que deveria mante-los comigo até instrução em contrário.

Pelo exposto, e em decorrência de tudo o supra exposto, e salvo o devido respeito por opinião contrária, agradecia que:

a) a fatura nº FT 202391/2124628 fosse retificada, ou emitida uma nota de crédito referente à quantia indevidamente cobrada no valor de €30,00 pela alegada ativação do router, que NUNCA aconteceu, de forma a poder honrar com o pagamento do valor remanescente.

b) que a NOS finalize o processo nº INC000137461343, pelo deferimento do meu pedido de resolução contratual ao abrigo dos 14 dias de arrependimento, relembrando aqui que o direito de arrependimento determina que o consumidor tem 14 dias para rescindir um contrato ou cancelar uma compra, devolvendo o produto que lhe foi entregue, sem ser penalizado com qualquer tipo de encargos e sem ter de prestar nenhuma justificação ao vendedor.

ORA, os 14 dias são contados de forma consecutiva a partir do dia em que o consumidor recebeu o produto ou o serviço, e não a partir da data da venda ou de assinatura do contrato!

Nessa esteira, apenas no dia 05-08 o serviço deveria ter sido disponibilizado pela NOS - assim completando o processo aquisitivo - algo que NUNCA ACONTECEU. Os equipamentos da NOS encontram-se numa gaveta a aguardar que me instruam de como os devolver à operadora.

Sem mais de momento, fico aguardar a Sua resposta para poder agir em conformidade. Muito obrigado pela atenção dispensada e apresento as minhas desculpas pela excessiva extensão do texto.

Melhores cumprimentos,
    Bruno Santos ---

Kilobyte
    September 26, 2023

Bom dia Prezado Hugo H.,

Agradecia imenso o seu input uma vez que surgiu mais um desafio neste processo que já se arrasta há muito.

1. Eu tinha solicitado a retificação da fatura nº FT 202391/2124628, uma vez que foram cobrados €30 indevidamente.
    2. O Provedor veio dar-me razão e foi emitida a NC e23/178135.
    3. Entretanto denunciei o contrato por escrito como sugerido pelo Provedor.
    4. Contudo, a NOS enviou-me outra fatura - FT 202391/2437644 - onde cobram o que já havia pago!

Por favor veja o que se passa pois já ando neste “filme de terror” desde Julho e não vejo forma de parar de ser assediado pela NOS.

M/Cumprimentos,

Bruno Santos

João H.
    Gestor da comunidade
    September 26, 2023

Bom dia, @BRUNO 3M SANTOS.

Agradecemos que qualquer dúvida ou sugestão, seja remetida para o perfil @Fórum, isto para que receba um acompanhamento mais célere.

Visto que o perfil @Fórum é gerido por todos os moderadores, será garantido que receba uma resposta mais atempada a qualquer questão.

Obrigado pela compreensão

Kilobyte
    October 19, 2023

Boa tarde

O número não é pré-pago e tem saldo disponível.

Entretanto acabo de receber mais uma fatura para pagamento: FT 202391/2707247.

Esta situação já revela um autêntico caso de bulling comercial!!! Desde 7 de Agosto a solicitar o cancelamento da conta e nada! Por favor!

M/Cumprimentos
    Bruno Santos