Header
Respondido

Rescisão de contrato


Já tenho tentado fazer a rescisão há algum tempo, começando pela área de cliente pedindo o pin, o qual nunca me chegou, após isso voltei a pedir o pin, mas como já passava algum tempo e não chegava nada até mim, decidi passar por uma loja NOS para poder seguir com a rescisão.

Estando eu na loja o funcionário disse me que como já tinha pedido pela área do cliente já não podia fazer a rescisão na loja, e pediu para me ligarem, onde após 2 ou 3 minutos fui contactado e procedi à rescisão via telefone, isto durante meia hora ao telemóvel.…

Já se passou perto de 1 mês e não obtive nenhuma informação da rescisão, onde continuo a ter o serviço activo, (suponho eu, que me aparece na app nos nos meus serviços, até porque já não estou a usar nenhum equipamento).

 

Com isto gostaria de saber onde posso saber como está a correr essa rescisão. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 2 October 2020, 09:49

Ver pergunta inicial

31 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, a moderação do Fórum pode ajudá-lo nessa questão. Para que isso seja possível, deve enviar por MENSAGEM PRIVADA o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum  e os moderadores poderão averiguar e informá-lo sobre qual é a situação em que se encontra o seu pedido de rescisão contratual. O pedido online através da Área de Cliente tem o inconveniente de o código ser enviado via CTT a forma mais simples parece ser a entrega do Formulário de Denúncia numa loja NOS.

Enviei mensagem, vou aguardar pela resposta 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Mário Ribeiro e @Jose Rodrigues

Desde já, lamentamos a demora na nossa resposta. :sweat:

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Iremos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada 

Boa tarde,

No dia 13 de Novembro de 2020 contactei a NOS para fazer rescisão de contrato que estaria em nome da minha mãe, pois mudou de operadora, foi me indicado que até dia 16 que me contactavam para dar andamento ao processo. Aguardei todo o dia e não fui contactado, liguei então no dia 17 para o serviços onde me foi dito que para rescindir contrato teria de enviar uma carta registado ou então preencher o formulário de rescisão junto com uma cópia do cartão de cidadão e entregar numa loja NOS.

Após esta informação sabendo que estamos em pleno seculo XXI estranho a ausência da possibilidade de envio desta mesma documentação por email ou qualquer tipo de  plataforma eletrónica, mais ainda quando atravessamos uma pandemia, acho uma irresponsabilidade essa obrigação.

No entanto tratei do preenchimento do formulário, a minha mães assinou, tirei fotocópia ao cartão de cidadão e desloquei-me 40km, a uma loja NOS em Mirandela. Após aguardar 30 min por ser atendido o responsável pela loja disse me que não era possível fazer a desativação, pois teria de ser a titular a ir presencialmente a loja, mesmo tendo sido informado pela linha da NOS que era só entregar a documentação em loja devidamente preenchida. Tentei apelar ao bom senso da pessoa responsável, pois é uma altura em que as pessoas com mais idade devem se precatar para além que tinha todos os documentos que teriam sido solicitados quando falado com a linha da NOS, mas infelizmente o responsável mostrou se irredutível. Gostaria de saber a posição da NOS e que indicasse aos clientes de forma clara os procedimentos, de preferência de sec. XXI.

Após tudo isto, necessito saber como devo proceder, pois a minha mãe não irá a nenhuma loja pois não tem qualquer sentido.

 

Reputação 7
Crachá +5

@jricardoalmeidal Boa tarde, para cessar o contrato sem que haja indemnização à Operadora é necessário que esteja fora do período de fidelização.

O que é necessário para formalizar o pedido de cessação do contrato?

Para formalizar o pedido de cessação do contrato é necessário:

 

  • Pedido de cessação por escrito, assinado pela pessoa em nome de quem está o serviço (assinatura conforme o documento de identificação). Poderá ser utilizado o formulário de denúncia disponível aqui
  • Fotocópia de documento de identificação que contenha assinatura ou, em alternativa, o pedido de cessação com a assinatura reconhecida
  • Os documentos podem ser:
    • entregues numa loja NOS ou
    • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

 

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando o serviço e depois PedidosEnviar pedido e Cessação Contratual.

  A última sugestão tem o inconveniente de ser necessário aguardar o envio do token que é enviado via CTT e que pode demorar. Para além das opções sugeridas, pode aceitar a ajuda da moderação do Fórum enviando-lhes por MENSAGEM PRIVADA o numero de cliente NOS ou NIF da sua mãe (titular do contrato) para que os moderadores possam agir em conformidade. Envie os dados para o perfil @Fórum  e aguarde contacto.

Boa tarde,

No dia 13 de Novembro de 2020 contactei a NOS para fazer rescisão de contrato que estaria em nome da minha mãe, pois mudou de operadora, foi me indicado que até dia 16 que me contactavam para dar andamento ao processo. Aguardei todo o dia e não fui contactado, liguei então no dia 17 para o serviços onde me foi dito que para rescindir contrato teria de enviar uma carta registado ou então preencher o formulário de rescisão junto com uma cópia do cartão de cidadão e entregar numa loja NOS.

Após esta informação sabendo que estamos em pleno seculo XXI estranho a ausência da possibilidade de envio desta mesma documentação por email ou qualquer tipo de  plataforma eletrónica, mais ainda quando atravessamos uma pandemia, acho uma irresponsabilidade essa obrigação.

No entanto tratei do preenchimento do formulário, a minha mães assinou, tirei fotocópia ao cartão de cidadão e desloquei-me 40km, a uma loja NOS em Mirandela. Após aguardar 30 min por ser atendido o responsável pela loja disse me que não era possível fazer a desativação, pois teria de ser a titular a ir presencialmente a loja, mesmo tendo sido informado pela linha da NOS que era só entregar a documentação em loja devidamente preenchida. Tentei apelar ao bom senso da pessoa responsável, pois é uma altura em que as pessoas com mais idade devem se precatar para além que tinha todos os documentos que teriam sido solicitados quando falado com a linha da NOS, mas infelizmente o responsável mostrou se irredutível. Gostaria de saber a posição da NOS e que indicasse aos clientes de forma clara os procedimentos, de preferência de sec. XXI.

Após tudo isto, necessito saber como devo proceder, pois a minha mãe não irá a nenhuma loja pois não tem qualquer sentido.

 

Amigo, está no dilema de cessação de contrato... 

No século que estamos, só é possível fazer novo contrato num click, onde nem precisão de saber quem faz o contrato, apenas precisão dos dados! 

Agora quando é para perder 1 cliente já se arranja de tudo para que isso demore. 

Perante esta pandemia, demorei cerca de 3 meses para o conseguir, isto porque a plataforma que falam aí, onde tens de pedir um token, não funciona, não perca tempo com isso sequer, terem um serviço só para enganar o cliente e fazerem perder tempo... Mesmo indo a uma loja vai depender do funcionário que apanha, tendo eu azar, o funcionário disse me que tinha de falar com um operador ao telefone onde ele na hora requesitou uma chamada para mim, onde demorou 2 minutos a receber a chamada, onde tive mais de meia hora para fazer o cancelamento, mas tudo isto para mais uma vez perder tempo, onde nessa chamada após eu perguntar se estava concluído e não era preciso mais nada, e me foi respondido que estava concluído o meu pedido de cessação... Esperando mais uns dias não recebo qualquer informação de parte da NOS, dirigir-me novamente à loja onde ontro funcionário me disse que não foi concluído por faltar documentos, e aí esse funcionário já me tratou de fazer o pedido de cessação onde assinei um documento e tirou uma cópia ao cartão de cidadão, poucos dias depois sou informado que foi feita a cessação do contrato, mas que só iria terminar no final do mês... Portanto mais 1 mês a pagar!

Já fui cliente da meo da Vodafone e não tive este problema para cessação de contracto, não querendo dizer que as outras operadoras são melhores, mas pelo menos são mais diretas neste assunto 

Reputação 7
Crachá +5

@Mário Ribeiro Boa noite, de facto por vezes torna-se difícil uma coisa que aparentemente é fácil, ou devia ser. É por isso que pessoalmente aconselho a ajuda da moderação do Fórum, depois é preciso ver se o pedido coincide com o ciclo de faturação, o que não acontecendo pode originar mais um mês de fatura. A verdade é que o processo apresenta algumas dificuldades.

caros senhores, gostaria que me informassem qual o período de fidelização que ainda me falta cumprir. . Agradeço o valor o a pagar detalhado. Como não me entendo com  esta vossa forma de comunicar FORUM) agradeço a vossa resposta de  modo  normal (email)  ANTONIO ABRANTES CASTANHEIRA  NIF 1xxxxxxx

Reputação 7
Crachá +2

caros senhores, gostaria que me informassem qual o período de fidelização que ainda me falta cumprir. . Agradeço o valor o a pagar detalhado. Como não me entendo com  esta vossa forma de comunicar FORUM) agradeço a vossa resposta de  modo  normal (email)  ANTONIO ABRANTES CASTANHEIRA  NIF xxxxxx


16990 é mais fácil não?

Reputação 7
Crachá +5

caros senhores, gostaria que me informassem qual o período de fidelização que ainda me falta cumprir. . Agradeço o valor o a pagar detalhado. Como não me entendo com  esta vossa forma de comunicar FORUM) agradeço a vossa resposta de  modo  normal (email)  ANTONIO ABRANTES CASTANHEIRA  NIF 12xxxxxxx

Boa noite, na última página da sua factura, deve ter essa informação.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @antonio abrantes castanheira, @Guimas e @Jose Rodrigues

@antonio abrantes castanheira, para que nos seja possível ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada

Bom dia, eu estou na mesma situação do sr. Mário Ribeiro, pedi a rescisão online no dia 09/11/2020, fui contatada de forma a enviarem-me um código para a confirmação da rescisão. Esse código não chegou e eu recebi mais uma fatura para pagar de um serviço que já não utilizo e mandei cancelar por problemas financeiros. Acho estas atitudes de uma falta de respeito com os clientes. Agradecia que me ajudassem a resolver esta situação. Obrigada

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, eu estou na mesma situação do sr. Mário Ribeiro, pedi a rescisão online no dia 09/11/2020, fui contatada de forma a enviarem-me um código para a confirmação da rescisão. Esse código não chegou e eu recebi mais uma fatura para pagar de um serviço que já não utilizo e mandei cancelar por problemas financeiros. Acho estas atitudes de uma falta de respeito com os clientes. Agradecia que me ajudassem a resolver esta situação. Obrigada

Bom dia, o código que refere é enviado via CTT que após ser inserido finaliza o processo. Não tendo recebido em tempo útil, já deveria ter pedido ajuda, envie uma mensagem privada com o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum para que os moderadores possam averiguar o que se passa com o seu Pedido de rescisão contratual.  

Reputação 1

estou a 4 dias do término do contrato com a NOS. ainda vou a tempo de pedir a rescisão? e como posso fazê-lo? alguém me pode informar?

Reputação 7
Crachá +5

estou a 4 dias do término do contrato com a NOS. ainda vou a tempo de pedir a rescisão? e como posso fazê-lo? alguém me pode informar?

Boa tarde, 

O que é necessário para formalizar o pedido de cessação do contrato?

Para formalizar o pedido de cessação do contrato é necessário:

 

  • Pedido de cessação por escrito, assinado pela pessoa em nome de quem está o serviço (assinatura conforme o documento de identificação). Poderá ser utilizado o formulário de denúncia disponível aqui
  • Fotocópia de documento de identificação que contenha assinatura ou, em alternativa, o pedido de cessação com a assinatura reconhecida
  • Os documentos podem ser:
    • entregues numa loja NOS ou
    • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

 

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando o serviço e depois PedidosEnviar pedido e Cessação Contratual.

 

Relativamente aos dias para pedir a cessação do contrato, essa informação consta nas condições do seu contrato: 4. DURAÇÃO DO CONTRATO E CONDIÇÕES DE RENOVAÇÃO 4.1. O Contrato ficará sujeito a um prazo mínimo de duração inicial coincidente com o período de fidelização indicado nas Condições Específicas ou no Formulário e cuja existência, no caso do Cliente consumidor, depende da atribuição de qualquer vantagem, identificada e quantificada, associada à subsidiação de equipamentos terminais, à instalação, ativação do serviço, ofertas, descontos ou a outras condições promocionais. Na falta de disposição em contrário, o Contrato será automaticamente renovado por períodos sucessivos de 1 (um) mês quando não seja denunciado por qualquer das partes, mediante simples comunicação escrita à outra, com uma antecedência mínima de 30 (trinta) dias em relação à data do termo do período inicial do Contrato ou de qualquer das suas renovações. 
Reputação 7
Crachá +6

Olá a todos, 

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:

@Carla_Figueiredo e @crisrocha, para que nos seja possível ajudar da melhor forma, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Reputação 1

obrigado @Ana P. entretanto um colega seu, ontem já me contactou. no entanto ficou de enviar para o meu e-mail uma nova proposta final para manter o contrato e até agora ainda não recebi nada. é possível verificar o que se passa? 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @crisrocha,

Pedimos desculpa pela demora.

Vamos responder à sua mensagem logo que possível.

Obrigada

Boa tarde

Com a publicação no passado dia 16 de Agosto no Diário da República n.º 157/2022, Série I, da nova Lei das Comunicações Eletrónicas (Lei nr 16/2022) , que permite, por exemplo, que clientes que fiquem no desemprego (sob determinadas circunstâncias) possam exercer o direito de resolução do contrato sem que sejam penalizados por incumprimento do período de fidelização, gostaria de saber se o exercício de resolução do contrato pode ser desde já exercido para que a resolução do contrato tenha lugar no dia 17 de Novembro (i.e. dia da entrada em vigor da Lei) através da respectiva comunicação escrita, ou se esse exercício só poderá ser exercido 90 dias depois da publicação da Lei mencionada, i.e. após o dia 17 de Novembro.

Antecipadamente grato.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @JJonas,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Bom Dia,

Agradeço contacto, a partir das 19hrs., por causa do assunto acima mencionado.

Obrigada pela atenção

Sandra Penim de Matos

Reputação 7
Crachá +2

Tem o 16990 / 931699000 opção 4 para cancelamentos. ( dias uteis )

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @SANDRA MONICA ALCOBIA DE MATOS,

Para podermos ajudar, precisamos que nos dê mais informação, por favor. 

Diga-nos, por favor, qual o motivo que a leva a querer cancelar os serviços NOS. 

Obrigado

Reputação 5
Crachá

caros senhores, gostaria que me informassem qual o período de fidelização que ainda me falta cumprir. . Agradeço o valor o a pagar detalhado. Como não me entendo com  esta vossa forma de comunicar FORUM) agradeço a vossa resposta de  modo  normal (email)  ANTONIO ABRANTES CASTANHEIRA  NIF xxxxxxxx


16990 é mais fácil não?

Adoro como retiraram os dados privados de umas mensagens e de outras não @Fórum . 🤣

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia a todos, 

@EuSó, agradecemos o seu alerta. Procedemos à edição do comentário em questão e do seu também. 😉

@Guimas, editámos o seu comentário, uma vez que houve uma citação com o número de identificação fiscal de um utilizador.

Recordamos também que a responsabilidade dos dados é do titular dos mesmos. Apenas editamos para proteger a informação. Os moderadores apenas solicitas esta informação por mensagem privada, ou seja, um ambiente seguro para realizar a partilha deste género de informação! 

Qualquer questão, falem connosco. 
Obrigado

Comentário