Header

Reclamação


Boa tarde. Não sei onde fazê-lo mas então decidi deixar aqui o que me aconteceu.

No dia 9 de julho, às 16.35, fui contactada por parte da NOS. A colaboradora começou por informar que a chamada era para dar conhecimento de uma oferta que tinham para melhorar os serviços que tinha mas, primeiramente, perguntou como os serviços andavam a funcionar (se não tinha falhas pois tiveram de fazer recentemente uma intervenção na zona). Como não tinha certeza dessa informação pois não habito na residência onde o serviço é fornecido, mas sou a responsável por tomar decisões relativamente ao mesmo, uma vez que os meus pais não se sentem capazes de resolver esse tipo de decisões sozinhos pois têm medo de não estarem a perceber o que lhes estão a oferecer, referi à colaboradora que não tinha conhecimento de alguma falha mas que iria estar com eles e que já lhes perguntaria (não queria dar feedback errado). A colaboradora então disse que ligava no dia seguinte. Eu concordei mas quis tirar uma dúvida relativamente à fatura em papel pois tinham enviado uma sms a dizer que a partir de agosto as faturas iriam ser enviadas por email. Disse à menina que isso era impensável pois o email iria ser enviado para mim e as mensagens também já estavam a ser enviadas para o meu número. A colaboradora muito rapidamente disse que não seria possível enviar em papel pois têm vindo a receber reclamações pois a NOS anda a cobrar multas aos clientes quando os correios é que têm andado atrasados (nunca tivemos esse problema). De forma a evitar a multa, a NOS optou por deixar de enviar em papel. Mas eu referi que na sms enviada pela NOS dizia que se não concordasse para entrar em contacto. Ela disse, muito prontamente e um bocado arrogante, que o que os colegas iriam dizer era que não enviariam faturas em papel para ninguém e que teria que criar um email para a minha mãe. Referi que era impossível, uma vez que, a minha mãe não possui telemóvel com acesso à internet, tablet ou computador. Muito prontamente me disse que então, eu é que tinha de ficar com essa responsabilidade. Disse que não concordava e que iria fazer reclamação. Ela nem deu importância e queria a toda a força desligar a chamada. No entanto, uma vez que ia aos meus pais, queria saber quais eram as ofertas que tinham para oferecer. Muito arrogante, respondeu-me que no dia seguinte falávamos. Expliquei, já um bocado exaltada, que se ia aos meus pais, já lhes dava informação de tudo e assim, no dia seguinte já teria resposta para lhe dar. Aí pediu desculpa pois não tinha percebido. E então começou a dizer o que iria ter direito. No fim das ofertas, uma vez que só teria vantagens e ainda ia pagar menos, questionei qual era o período de fidelização. Ao qual me responde que durante 24 meses o valor era fixo (inicialmente, nem me respondeu ao que lhe questionei). Então, se durante os 24 meses era o valor fixo e, no fim dos 24 meses qual seria o valor a cobrar. Essa era a minha questão. Continuou a arrogância dela mas cada vez mais intensificando o tom de voz. Eu estava a explicar-lhe o porquê da minha questão, quando a meio ela começa a falar por cima de mim (não percebi o que ela estava a dizer), e entretanto só a oiço a dizer-me para lhe deixar falar até ao fim. Se era eu que estava a falar porque razão era eu que me tinha de calar para a ouvir?  Fiquei extremamente nervosa com a arrogância, alteei o tom de voz (berrando) pois ela não se calava e disse-lhe mesmo isso (que ela é que me tinha interrompido). Acabei por me calar, ela perguntou a hora que podia ligar no dia seguinte e eu disse ao final do dia. Ela perguntou a hora e eu disse a qualquer hora. Voltou a perguntar com ironia e sarcasmo, ao final do dia ou a qualquer hora, ao qual eu respondi que era ao final do dia a qualquer hora do final do dia. Então ficou de me ligar às 17.30. Hoje, já me começaram a ligar desde a hora de almoço. Não atendi pois ontem fiquei muito nervosa com toda a situação e além do mais estou grávida. Não me apeteceu falar com aquela senhora. Gostava que me dessem um parecer a toda esta situação, pois acho que os profissionais devem saber ser profissionais e saber falar com os clientes, esclarecendo todas as suas dúvidas. Estou muito chateada com toda a situação. Preciso de resolução para o problema da fatura em papel, pois falei ontem com os meus pais e se não tiverem fatura em papel não poderão continuar com a NOS, um serviço que têm há anos. Aguardo uma resposta e uma solução para o problema.

Marlene Gomes


4 Comentários

@Marlene Gomes , o objectivo desses contactos é levar o cliente a fidelizar-se de novo PONTO

Com a pergunta inicial “...perguntou como os serviços andavam a funcionar (se não tinha falhas...” pretendem tomar o pulso ao cliente, saber qual o seu grau de conhecimentos/informação para depois jogarem com isso na “negociação”…

Consumidor informado protege-se melhor destes comerciais agressivos. Mas não pergunte à avozinha porquê que ela tem a boca e os dentes grandes… :wolf:

Ao aceitar um novo contrato e a respectiva fidelização estará a aceitar novas condições: as boas,  descritas pelos comerciais e as más que regra geral se esquecem de anunciar (caso da “obrigatoriedade” da facturação electrónica).

Terá de avaliar os prós e contras. Se nunca teve grandes dificuldades com o serviço, as ofertas de melhoria dos serviços não lhe dizem grande coisa e, pelo contrário, é importante continuar com as facturas em papel enviadas por via postal (tal como estabelecido no contrato em vigor), não renove! E responda ao SMS, enviando por escrito a decisão do titular de manter a facturação por via postal. Pode fazê-lo através do formulário de e-mail disponível em CONTACTOS, dos PEDIDOS na sua Área de Cliente ou da página da Provedoria NOS.

Lembre-se que a arrogância que sentiu na comercial que a contactou não é caso isolado. Ela é frequentemente o resultado de acções de formação a que esta gente é sujeita, com objectivos bem definidos. Ao mínimo exagero, pede-se licença e damos-lhe a oportunidade de importunar outro consumidor que o permita…

Uma boa hora.

Reputação 7
Crachá +2

Eu neste caso sei muito bem que existe a opção de enviar em papel. Tinha já o nome da senhora guardado num papel para poder fazer reclamação mais tarde. Essa situação da manutenção da zona é mentira e era mais um ponto na reclamação. São comerciais, são agressivos e se levo com um aponto o nome e vai para onde tiver que ir. Nestes casos o melhor a fazer é ligar-mos nos 16990 falar com alguém, até do departamento técnico porque esses não ganham nada e só lhe vão ajudar a tirar as duvidas.

O valor durante 24 meses não é fixo, varia a 1 de janeiro de cada ano dependendo da taxa de inflação. Depois dos 24 meses permanece igual.

 

Reputação 7
Crachá +5

@Marlene Gomes Bom dia, relativamente à continuidade do recebimento da factura em papel, deve enviar por mensagem privada o numero de cliente ou NIF do titular dos serviços à moderação do Fórum @Fórum  com o pedido de anularem a emissão da fatura eletronica e manter o envio da fatura em papel. Relativamente a melhorias/alterações ao contrato, se o cliente não está interessado, apenas tem que declinar a oferta. 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS @Marlene Gomes:grinning:

Pedimos desculpa pelo sucedido, a NOS não se revê no género de atuação que nos descreve e, por isso, vamos endereçar este tema internamente. 

Lamentamos também a informação relativamente à facturação, a NOS sugere e promove o uso de canais digitais, pela sua comodidade, assim como por questões ambientais. Ao aderir à Fatura Eletrónica contribui para a diminuição do consumo de papel, estimando-se a preservação de cerca de 650 árvores por ano.  Contudo, querendo, pode manter o método de envio em formato papel. Pedimos que, conforme sugerido pelo @Jose Rodrigues, nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente ou número de contribuinte, por favor. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem.

Muito orbigado

Comentário