Header
Respondido

Procedimento em caso de Obito


Reputação 4
Crachá +2

Boa Tarde,

 

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 29 February 2020, 16:23

Ver pergunta inicial

196 Comentários

Olá boa noite,

Tentei fazer rescisão de contrato de telefone, sem fidelização, por óbito do titular, mas não está a ser uma situação pacifica. Liguei para a linha,  disseram teria de ir à loja entregar a certidão de óbito. Desloquei-me à loja para o efeito, disseram que isso é tratado na linha. Voltei a ligar, (pagando cada chamada, obviamente), dizem que tem que ser na área cliente.

A pessoa falecida, não tinha acesso neste tipo de plataforma, nem tão pouco estava registado. Quando tento aceder, para desligar o serviço, não é possível sem registo, nem é tão intuitivo como foi referido. Preciso de saber explicitamente, os passos a dar para o desligamento do serviço.

Devo recorrer ao provedor para o desligamento? Quanto tempo para ser feito?

Aguardo vossas instruções.

Cumprimentos

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Baby O pedido de cancelamento por óbito do titular dos serviços, deve ser feito por carta, acompanhada da certidão de óbito e entregue numa loja NOS; ou, Clique aqui e escolha as opções: Sou um cliente particular > Pacotes > Gerir os meus serviços > Enviar comprovativo para situação especial > Enviar email. Em alternativa, a moderação do Fórum está disponível para ajudar, bastando que lhes seja enviado o numero de cliente do Titular dos serviços (falecido) ou NIF, dados que deverão ser enviados para o @Fórum.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Baby,

Lamentamos a demora na resposta.

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Tendo encerrado o meu contrato para o dia 23 de Junho, a NOS terminou-o em 23 de Maio, e ainda por cima envia um técnico em 30 de Junho para recolher os equipamentos que já entreguei na loja em Albufeira no final de Maio (uma vez que já não me serviriam de nada). A incompetência da NOS deixa-me perplexo.

Reputação 2
Crachá

Boa tarde foi a uma loja na qual eu tinha feito o contrato pois necessitava de o cancelar por motivos de óbito do titular e na qual a senhora diz que tinha de ir a uma loja oficial no qual aqui onde eu habito não existe pois teria - me de deslocar 30 km até a loja no qual e achou uma falta de incompetência da nos no qual a loja pode fazer o contrato mas não o pode cancelar? Uns dias depois fiz um pedido de conceção contratual na aba pedidos no site no qual dias depois tinha o código para proceder o resto do pedido no qual o fiz com o motivo. No passado dia 6 de julho fiz uma ligação para a empresa Nos pois queria saber como estava o pedido pois não tinha recebido na no MEU email no qual a senhora diz que não tinha recebido o meu pedido no qual eu sabia que sim pois dizia que não podia fazer outro pois estava um em andamento ela dize para eu mandar uma carta com aviso de recensão até dia 15 de julho para a NOS a explicar isso e com uma copia do atestado de óbito, no qual enviei a carta na ultima terça - feira (13 de julho) ainda dentro do prazo que ela tinha - me pedido o telefone. Ainda no dia 6 de julho um pouco depois da ligação o email do titular tinha recebido uma email da senhora Clara Vidal do Serviço ao Cliente a dizer que o meu pedido de cancelamento tinha ficheiros em falta no qual e penso que só faltava o atestado de óbito e no qual diz no resto para mandar a carta, mas só vi o email ontem pois eles na Nos tem o meu mail e numero de telemóvel e estão sempre a enviar para um email/telemóvel no qual a família podia não ter acesso. Até o momento de envio da reclamação ainda não me foi informando nada sobre o cancelamento nem recebi o aviso de receção e estou a pagar o contrato no qual queria cancelar urgentemente.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rodrigo lopes 111,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 2
Crachá

ABoa tarde @Rodrigo lopes 111,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Acabei de mandar.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rodrigo lopes 111,

Iremos responder-lhe logo que possível.

Agradecemos a compreensão 

Bom dia. Como posso eu mudar o titular do contrato sendo que o meu irmão tem o serviço em casa em meu nome e não está a pagar ficando eu com o meu nome prejudicado por causa dele. Existe a possibilidade de mudar para o nome dele? Preciso disso com urgência pois eu já não vivo naquela morada a mais de 1 ano? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @MarioLuzia,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Exmo, devido ao falecimento do meu sogro, pretendo o contato de e-mail para enviar os documentos para cancelar o pacote da Nos, do qual ele era o titular.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Exmo, devido ao falecimento do meu sogro, pretendo o contato de e-mail para enviar os documentos para cancelar o pacote da Nos, do qual ele era o titular.

Obrigado

Boa tarde, deve proceder de acordo com o sugerido no site 

 

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/pf-cessacao.aspx#tab3

 

Em que casos não serão cobrados encargos com a cessação antecipada?

Estes são os motivos em que não são cobrados quaisquer encargos com a cessação antecipada:

  • Óbito do titular do serviço, comprovado com a certidão de óbito.
  • Impossibilidade de prestação do serviço na morada de instalação, que pode resultar de: sinistro ou catástrofe comprovados por declaração dos bombeiros ou polícia, ordem de despejo comprovada por sentença do tribunal
  • Institucionalização do titular do serviço em lar comprovada por declaração da instituição

Para situações de desemprego, insolvência ou incapacidade: veja mais informação aqui.

Aos documentos necessários para formalizar o pedido de cessação do contrato deverá juntar o comprovativo aplicável.

 

 

 

O que é necessário para formalizar o pedido de cessação do contrato?

Para formalizar o pedido de cessação do contrato é necessário:

 

  • Pedido de cessação por escrito, assinado pela pessoa em nome de quem está o serviço (assinatura conforme o documento de identificação). Poderá ser utilizado o formulário de denúncia disponível aqui
  • Fotocópia de documento de identificação que contenha assinatura ou, em alternativa, o pedido de cessação com a assinatura reconhecida
  • Os documentos podem ser:
    • entregues numa loja NOS ou
    • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

 

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando Dados de Conta e depois PedidosCriar pedido e Cessação Contratual.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @933144963,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer. :slight_smile:

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa noite no dia 13/10/2021 dirigi-me a uma loja para fazer  o cancelamento dos serviços do meu avô, deixe o documento comprovativo do óbito e ate a data não recebi qualquer mensagem nem telefonema para devolver os equipamentos  liguei para a linha e informaram me que não estava o papel anexado e não fomos informado do sucedido e vou ter que pagar a fatura deste mês sem ter culpa, para não falar no trabalho que tive em vão de ir a loja a 10kmt de casa para tratar do assunto e agora vou ter que o fazer via internet afinal para que servem as lojas???Porque não contatam as pessoas se tem falta de alguma coisa???Se fosse a gente a dever contatavam logo ao contrario nada passa se tempos e tempos e não dizem nada…..

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite no dia 13/10/2021 dirigi-me a uma loja para fazer  o cancelamento dos serviços do meu avô, deixe o documento comprovativo do óbito e ate a data não recebi qualquer mensagem nem telefonema para devolver os equipamentos  liguei para a linha e informaram me que não estava o papel anexado e não fomos informado do sucedido e vou ter que pagar a fatura deste mês sem ter culpa, para não falar no trabalho que tive em vão de ir a loja a 10kmt de casa para tratar do assunto e agora vou ter que o fazer via internet afinal para que servem as lojas???Porque não contatam as pessoas se tem falta de alguma coisa???Se fosse a gente a dever contatavam logo ao contrario nada passa se tempos e tempos e não dizem nada…..

Boa noite @Fernando Lazaro a moderação do Fórum está disponível para o ajudar nessa questão, envie por mensagem privada o numero de cliente ou NIF do Titular do contrato para o perfil @Fórum e aguarde ser contactado.

Reputação 4

Se a fatura foi emitida em nome do seu falecido avô, não pague. A NOS que tente cobrar... 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

Lamentamos a situação @Fernando Lazaro. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o número de cliente NOS do titular.

Obrigado

Bom dia, 

No dia de ontem desloquei-me à Loja NOS da Av. República em Lisboa com intuito de cancelar o serviço numa morada no Alentejo, uma vez que a utilizadora do serviço faleceu, apesar do contrato se encontrar em nome do filho. Não consigo entender, o motivo pelo qual EXIGEM pagamento do valor de IC, mesmo mostrando documentos que a morada de instalação pertencia a uma pessoa que faleceu e o serviço continuará a ser pago sem qq utilização.

É por estes motivos que os clientes se recusam a ter qq tipo de fidelização com os operadores, uma vez que para cancelar são sempre colocados entraves, para ativar é só facilidades….

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Carlaa Martins,

Lamentamos o transtorno. Vamos esclarecer.

A rescisão de contrato antes do final do período de permanência, implica um custo de penalização por cessação antecipada de contrato.

As excepções, como o caso de óbito do titular, apenas se aplicam no caso do óbito do titular do contrato com a NOS, não sendo abrangido por esta exceção o óbito do titular do contrato de arrendamento da habitação.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde 

Sou o Daniel Santos e estou aqui a representar o meu pai que faleceu. E que tinha serviços da NOS, os quais pretendo cessar. Peço esclarecimento acerca dos procedimentos necessários para a sua realização.

NOME: Camilo Pereira dos Santos 

Nº CLIENTE: cXXXXXXX

Aguardo resposta 

Cumprimentos 

Daniel Santos

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde 

Sou o Daniel Santos e estou aqui a representar o meu pai que faleceu. E que tinha serviços da NOS, os quais pretendo cessar. Peço esclarecimento acerca dos procedimentos necessários para a sua realização.

NOME: Camilo Pereira dos Santos 

Nº CLIENTE: cXXXXXXXXXXXXXX

Aguardo resposta 

Cumprimentos 

Daniel Santos

Boa tarde, dirija-se a uma loja NOS munido da certidão de óbito do Titular dos serviços para que seja formalizada a cessação contratual.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @jamal,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Em alternativa, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

O meu pai faleceu em Dezembro e quero cessar o contrato com todos os serviços da NOS por motivo de óbito. Requeri os códigos para poder solicitar a cessação de serviço, fi-lo na área de cliente, recebi o comprovativo de mensagem “1-39307325002” e aguardei que me contactassem durante as 48 horas seguintes, tal como prometido. Nada aconteceu durante vários dias, nem para o email, nem para o telemóvel indicado, e quando voltei à área de cliente para perceber qual era o estado do meu pedido, verifiquei que não tenho pedidos feitos / a minha conta não possui histórico de pedidos. O pedido foi feito no dia 25 de Janeiro. Entretanto, inscrevi-me neste fórum para tentar resolver a questão. Mandei esta mensagem dirigida a @forum no dia 2 de Fevereiro e, passados 5 dias, ainda não obtive resposta.

Vivo na Coreia do Sul e não tenho possibilidade de telefonar para a NOS, por isso é imperioso conseguir cessar o contrato online.

Por favor, ajudem-me. Nunca tive razões de queixa e quero continuar a ser vosso cliente quando voltar para Portugal... mas neste momento tenho por pagar o mês de Janeiro (mais de 100 Euros) sem ter usufruido de nada e já entrámos em Fevereiro.

Obrigado, antecipadamente.

(O filho do cliente) José de Oliveira Baptista (na NOS aparece “Batista”), .

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @JOSÉ OLIVEIRA BATISTA

Lamentamos a situação.  

Não recebemos a sua mensagem. :disappointed_relieved: Confirma que enviou para o perfil @Fórum?

Por falecimento, precisamos que apresente o certificado de óbito como comprovativo e que formalize o pedido. De momento, o Fórum NOS, não recebe documentos. 

Editámos o seu comentário por conter dados pessoais para os proteger. 

Muito obrigado

Boa tarde, @Mário P. 

Obrigado pela sua rápida resposta. Eu julgo que sim, que tinha mandado para o @Fórum, mas como não consigo (ou não sei) localizar as mensagens enviadas, não posso garanti-lo. O acesso a esta mensagem estou a fazê-lo através do link web que guardei.

Voltei a pedir o código para poder fazer o pedido de cessação na área de cliente e espero poder enviar a certidão de óbito por essa via. Visto que não usufrui do serviço nem em Janeiro, nem em Fevereiro, pergunto se vou ser obrigado a pagar esses dois meses? Janeiro ainda admito que sim, porque (por ter outros assuntos ainda mais prementes para resolver) só tentei a cessação já no final do mês, mas se não tivesse desaparecido o meu pedido na área de cliente as coisas já estavam tratadas antes de Fevereiro.

O meu pai tinha internet móvel, internet fixa, telefone, telemóvel e televisão (incluindo SporTV, Eleven, e Benfica TV), são mais de 100 Euros por mês sem utilizar rigorosamente nada… qual o procedimento para um caso destes?

Obrigado pelo vosso tempo.

Cumprimentos,

José Baptista

Comentário