Skip to main content
Header
Megabyte
June 27, 2019
Pergunta

Porque atrasam o envio da factura electrónica?

Porque é que todos os meses recebo a factura electrónica no meu email, mas só 9-10-11 dias depois da data de emissão?!?
O envio de factura por CTT pode estar sujeito a atrasos, mas o envio da factura electrónica não! A data de pagamento devia ser em função da data de envio da factura por email, e não da data da suposta emissão da factura.
Acabei de receber uma factura (a 27/junho) com data de emissao de 18/junho - no q me diz respeito, esta factura até pode ter sido emitida hoje de manhã, mas a NOS coloca uma data de há mais de 1 semana atrás para receber o pagamento mais cedo!

27 Comentários

Megabyte
    June 27, 2019
    Esta "conversa" é de há 2 anos atrás, e a situação mantém-se!
    Acabei de receber a 27/06 uma factura emitida a 18/06 = há 9 dias atrás!!

E isto não é excepção! É a regra!
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 27, 2019
    Esta "conversa" é de há 2 anos atrás, e a situação mantém-se!
    Acabei de receber a 27/06 uma factura emitida a 18/06 = há 9 dias atrás!!

E isto não é excepção! É a regra!

Boa tarde. Mas, ao consultar a sua Área de Cliente, a fatura terá aparecido disponível para consulta mais cedo, a m/fatura emitida a 27/4 recebi no email a 29/4, Fatura de Maio emitida a 27/5 recebi no email a 29/5, a de Junho ainda não foi emitida. Parece-me normal.
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 27, 2019
    Porque é que todos os meses recebo a factura electrónica no meu email, mas só 9-10-11 dias depois da data de emissão?!?
    O envio de factura por CTT pode estar sujeito a atrasos, mas o envio da factura electrónica não! A data de pagamento devia ser em função da data de envio da factura por email, e não da data da suposta emissão da factura.
    Acabei de receber uma factura (a 27/junho) com data de emissao de 18/junho - no q me diz respeito, esta factura até pode ter sido emitida hoje de manhã, mas a NOS coloca uma data de há mais de 1 semana atrás para receber o pagamento mais cedo!

No meu caso, como tenho debito direto, a fatura da NOS é sempre debitada no dia 19 de cada mês, independentemente da data de emissão.
    Megabyte
    June 27, 2019
    1. Eu não tenho q ir a area de cliente nenhuma... eu tenho um contrato q menciona envio de factura por email; se á factura já estava disponível na área de cliente ou não, é algo imaterial; o q conta é o envio por email, q é o q está no contrato!

2. No seu caso é um atraso de 2 dias. Pessoalmente, acho q a factura devia ser enviada no dia da emissão, ou, no máximo, no dia seguinte; e não concordo q 2 dias para se enviar um email "chapa-5" seja 'perfeitamente razoavel' - É um envio de um email automatico; devia ser feito muito mais cedo do q 2 dias depois...

3. De qualquer modo, no meu caso não são 2 dias. São entre 9 (minimo) e 14 dias de atraso!!
    Megabyte
    June 27, 2019

No meu caso, como tenho debito direto, a fatura da NOS é sempre debitada no dia 19 de cada mês, independentemente da data de emissão.

O meu caso é diferente; já não vivo em Portugal, mas como ainda estou presa ao período de permanência, o meu inquilino está a usufruir do pacote da nos; a factura q eu recebo, depois reencaminho para o inquilino. E ao inquilino faz diferença para em 15 dias ou pagar em 1 mês.
    Um media de 10-11 dias para enviar um email é um absurdo!! Se alguém fosse a pé da sede da NOS em Lisboa, até minha casa no Porto entregar a factura... chegava primeiro do q o email!!
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 27, 2019
    1. Eu não tenho q ir a area de cliente nenhuma... eu tenho um contrato q menciona envio de factura por email; se á factura já estava disponível na área de cliente ou não, é algo imaterial; o q conta é o envio por email, q é o q está no contrato!

2. No seu caso é um atraso de 2 dias. Pessoalmente, acho q a factura devia ser enviada no dia da emissão, ou, no máximo, no dia seguinte; e não concordo q 2 dias para se enviar um email "chapa-5" seja 'perfeitamente razoavel' - É um envio de um email automatico; devia ser feito muito mais cedo do q 2 dias depois...

3. De qualquer modo, no meu caso não são 2 dias. São entre 9 (minimo) e 14 dias de atraso!!

Aguardo até com impaciência a fatura de Junho para ver se já vem lá o Detalhe Mínimo.
    Ana P.
    Moderador
    June 27, 2019
    Olá @Célia Correia 2018 e @Jose Rodrigues ,

Antes demais, movemos as suas publicações para um tópico mais antigo, onde vários utilizadores esclarecem a sua dúvida. Desta forma, a consulta de informação torna-se mais fácil para toda a comunidade.

@Célia Correia 2018 , relativamente ao acesso à sua factura eletrónica, o @Jose Rodrigues fez uma sugestão relevante. O acesso à Área de Cliente NOS permite que situações de atraso como a que ocorrem sejam evitadas.
    Desta forma, a sua fatura é primeiramente disponibilizada na Área de Cliente garantindo o acesso à mesma.

Para consultar a sua fatura siga os passos abaixo:
    1. Gerir Serviço
    2. Faturas e Pagamentos
    3. Faturas

Se tiver mais alguma questão, partilhe connosco. ☺️
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    June 27, 2019
    Repito: eu não tenho de ir a área de cliente nenhuma. O contratado foi "envio de factura por email" e não ir à área de cliente.
    A NÓS é super picuinhas com as condições gerais e particulares do contrato quando o cliente tenta denunciar... Por isso, sejam picuinhas também no momento de envio de facturas por email.
    Eenviar a factura com 9-14 dias de atraso versus a emissão e depois pedirem o pagamento com base na emissão e não no envio do email é absurdo, ridículo e anti-contratual!!
    June 27, 2019
    @Célia Correia 2018 , nao deixa de ter razao no que diz respeito a demora no envio de faturas relativamente a sua data de emissao.
    Porem, parece-me que os prestadores de serviços estao obrigados a fazer chegar as faturas aos clientes com uma determinada antecedencia relativamente a data de liquidaçao prevista nas mesmas que penso ser de 10 dias (pelo menos em relaçao aos debitos diretos assim ditam as regras).
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    June 27, 2019
    @C24XXXX201 Eu não tenho débito directo; pago via multibanco. E o contrato diz 25 dias para pagamento da factura, da data de emissão. O meu problema é q a NÓS emite, mas depois demora entre 9 e 14 dias para fazer chegar a factura até mim!
    Por exemplo, hoje, 27/06 recebi uma factura emitida a 18/06. Vou ter de pagar 25 dias depois da data de emissão, que na realidade, são 16 dias depois de eu ter recebido o documento...
    No q me diz respeito, a NÓS pode até ter emitido só hoje a factura, mas colocado uma data de há 9 dias, para receber mais cedo o pagamento...!