Skip to main content
Header
Megabyte
June 27, 2019
Pergunta

Porque atrasam o envio da factura electrónica?

Porque é que todos os meses recebo a factura electrónica no meu email, mas só 9-10-11 dias depois da data de emissão?!?
O envio de factura por CTT pode estar sujeito a atrasos, mas o envio da factura electrónica não! A data de pagamento devia ser em função da data de envio da factura por email, e não da data da suposta emissão da factura.
Acabei de receber uma factura (a 27/junho) com data de emissao de 18/junho - no q me diz respeito, esta factura até pode ter sido emitida hoje de manhã, mas a NOS coloca uma data de há mais de 1 semana atrás para receber o pagamento mais cedo!

27 Comentários

June 27, 2019
    Por DD ou por MB, 16 antes da data limite é mais do que suficiente e nao viola nenhuma regra!

A Operadora emite faturas de acordo com os ciclos de faturaçao dos clientes e estes podem solicitar a alteraçao desses ciclos para outros que lhes dêm mais geito.
    Nao me parece que tenha razao quando refere "...para receber mais cedo o pagamento...". Talvez apenas uma percepção errada que a leva a atribuir significado diferente aquilo que sao processos normais.
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Megabyte
    June 28, 2019
    @C24XXXX201 O contrato fala em pagamento a 25 dias. Logo, 16 dias é errado. Ponto final.
    Super User
    June 28, 2019
    @C24XXXX201 Eu não tenho débito directo; pago via multibanco. E o contrato diz 25 dias para pagamento da factura, da data de emissão. O meu problema é q a NÓS emite, mas depois demora entre 9 e 14 dias para fazer chegar a factura até mim!
    Por exemplo, hoje, 27/06 recebi uma factura emitida a 18/06. Vou ter de pagar 25 dias depois da data de emissão, que na realidade, são 16 dias depois de eu ter recebido o documento...
    No q me diz respeito, a NÓS pode até ter emitido só hoje a factura, mas colocado uma data de há 9 dias, para receber mais cedo o pagamento...!

Bom dia,
    De facto eu verifico a mesma situação no meu serviço. Factura com emissão a 20 de Junho, hoje ainda não recebi por email.
    Embora pague por débito direto, já quando era por MB acontecia o mesmo.

No entanto consultei a mesma no dia 21 de junho (1 dia depois da emissão), pelo que a alteração de datas de emissão com a pretensão de receber a factura a horas não está correcta, pois a mesma é de facto emitida na data indicada na factura.
    No passado e porque não me davam jeito as datas do pagamento, contactei a NOS e escolhi um ciclo de facturação de meu agrado, sem grande dificuldade pode pedir tal alteração.

A NOS é o operador (na minha opinião) mais "user friendly" do mercado, pelo que, embora seja uma empresa grande, pode cometer erros, tal como nós clientes ás vezes fazemos, mas temos por vezes de tentar minimizar estas situações de "confronto", para que possa haver uma relação comercial saudável.

Confesso que no passado já tive algumas dificuldades no cumprimento de alguns pagamentos com a NOS e a empresa podia ter resolvido o contrato e me penalizar, está no contrato e previsto no código civil português, mas não o fez, entramos em acordo e a situação resolveu-se.

Isto apenas para dizer que por vezes não precisamos de ser picuinhas ao contrato, pois este é mais um "guia" que protege ambas as partes. A falar a situação resolve-se, talvez a alteração do ciclo resolva a situação.

Cumprimentos
    Megabyte
    June 28, 2019
    @Pedro Rios
    Basta não demoraram 10-15 dias a enviar o email com a factura, depois da sua emissão. O meu problema não é o ciclo de facturação, q me é indiferente. O meu problema são os 10 dias (em média) q existem entre a emissão da factura, e o envio do email com mesma.
    Se alguém saísse da sede da NÓS em lisboa, e fosse a pé até minha casa ao Porto, eu ia receber a factura 5 dias antes do q recebo através de um email...
    Super User
    June 28, 2019
    @Pedro Rios
    Basta não demoraram 10-15 dias a enviar o email com a factura, depois da sua emissão. O meu problema não é o ciclo de facturação, q me é indiferente. O meu problema são os 10 dias (em média) q existem entre a emissão da factura, e o envio do email com mesma.
    Se alguém saísse da sede da NÓS em lisboa, e fosse a pé até minha casa ao Porto, eu ia receber a factura 5 dias antes do q recebo através de um email...

Para maior celeridade e visto que a situação não se deverá alterar na emissão/envio das facturas, o melhor é de facto efectuar o download na área de cliente.
    Sabendo que não tem obrigatoriedade de o fazer, mas pode facilitar a vida ao seu inquilino se o fizer e posteriormente lhe enviar a factura ou dados de pagamento.
    Pelo que percebi o importante não é a data limite de pagamento, mas sim o tempo que tem para o efectuar.
    Megabyte
    June 28, 2019
    @Pedro Rios
    Certo! Mas é uma questão de princípio exigir a uma empresa precisamente de COMUNICAÇÕES q não demore 10 dias a enviar um correio electrónico!
    Ps: é o q tento fazer = ir à área cliente... mas às vezes esqueço... e este atraso da NÓS causa-me transtorno (o inquilino dps atrasa a renda, etc, etc...)
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 28, 2019
    1. Eu não tenho q ir a area de cliente nenhuma... eu tenho um contrato q menciona envio de factura por email; se á factura já estava disponível na área de cliente ou não, é algo imaterial; o q conta é o envio por email, q é o q está no contrato! 2. No seu caso é um atraso de 2 dias. Pessoalmente, acho q a factura devia ser enviada no dia da emissão, ou, no máximo, no dia seguinte; e não concordo q 2 dias para se enviar um email "chapa-5" seja 'perfeitamente razoavel' - É um envio de um email automatico; devia ser feito muito mais cedo do q 2 dias depois... 3. De qualquer modo, no meu caso não são 2 dias. São entre 9 (minimo) e 14 dias de atraso!!Aguardo até com impaciência a fatura de Junho para ver se já vem lá o Detalhe Mínimo.
    Boa tarde, conforme eu escrevi aqui, que aguardava a emissão da m/fatura relativa ao mês de Junho/2019, a mesma apareceu hoje disponível na m/ Área de Cliente. (emitida a 28/06 disponível para consulta hoje dia 28/06). Já está lá o Detalhe Mínimo que eu pedi, conforme demonstro na transcrição que anexo. A discussão agora reiniciada acerca do tema (porque atrasam o envio da fatura eletrónica?)

Megabyte
    June 28, 2019
    @Jose Rodrigues O q me interessa a mim a sua factura e o seu detalhe?!?
    A minha factura TODOS os meses (inclusive no PRESENTE mês) é enviada com 9 a 14 dias de atraso.
    Sendo q este é uma conversa sobre atraso no envio de facturas, e eu estou a comentar p facto de que este é um problema que se arrasta há anos (o comentário original com esta queixa foi feito há mais de 2 anos)... porq raios é q não são posts pertinentes, adequados ou úteis?!
    Tenha juízo!
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 28, 2019
    @Jose Rodrigues O q me interessa a mim a sua factura e o seu detalhe?!?
    A minha factura TODOS os meses (inclusive no PRESENTE mês) é enviada com 9 a 14 dias de atraso.
    Sendo q este é uma conversa sobre atraso no envio de facturas, e eu estou a comentar p facto de que este é um problema que se arrasta há anos (o comentário original com esta queixa foi feito há mais de 2 anos)... porq raios é q não são posts pertinentes, adequados ou úteis?!
    Tenha juízo!

O seu comentário feito no Fórum sem qualquer problema já que á para isso que foi criado o Fórum, já mereceu a atenção, o comentário e resposta da moderadora. Para reclamar do tempo exagerado que demora a emissão da fatura e a receção da mesma no email deve contatar a NOS por telefone, por email ou apresentar uma reclamação ao provedor da NOS https://provedor.nos.pt/provedoria/ ou reclamar no livro amarelo https://www.livroreclamacoes.pt/inicio
    June 28, 2019
    @Célia Correia 2018 ,
    Creio que lhe foram prestadas suficientes ajudas para que melhor possa entender a realidade, nomeadamente quanto à obrigaçao de comunicaçao prévia dos valores a liquidar (10 dias antes da data limite de liquidaçao).

No entanto, e apesar do seu "...Ponto final" 😉 , gostaria de perceber de onde retirou os 25 dias e a que se referem concretamente. Indique se possivel o documento e onde encontra-lo.
    Antecipadamente grato pela sua colaboraçao.
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)