Skip to main content
Header
Pergunta

Politica de utilizacao responsavel (120 dias)

“Encontro-me em missão temporária da Frontex na Grécia (durante 114 dias), mantendo a minha residência em Portugal. Recebi a mensagem da Política de Utilização Responsável e fui informado pelo apoio ao cliente de que poderá existir uma isenção para este tipo de situação. Alguém sabe quais os requisitos ou que documentação é necessária?”

4 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 27, 2026

Acho que só pagando o valor de isenção não existe outro tipo. Isso é algo que tem de ser o apoio ao cliente a confirmar

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 27, 2026

Boa tarde ​@JCarvalhoxl, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.
Contudo, para isso, precisamos que nos dê mais detalhes sobre a sua situação e o que se refere, por favor.

Obrigada

• Autor
  • Byte
  • July 27, 2026

Boa tarde.

Obrigado pela resposta.

Encontro-me atualmente em missão temporária da Frontex na Grécia ( com início a 13 maio e fim a 3 de setembro 2026, 114 dias ), com regresso previsto a Portugal no final da missão. Mantenho a minha residência e o meu contrato de telecomunicações em Portugal.

Em 12/06 recebi uma SMS da NOS a alertar para a Política de Utilização Responsável no roaming. Nessa altura contactei o apoio ao cliente e fui informado de que não havia motivo para preocupação e que não seriam aplicadas sobretaxas.

No passado sábado (25 julho 2026), recebi uma nova SMS a informar que as sobretaxas passaram a ser aplicadas. Contactei novamente o apoio ao cliente e foi-me indicado que aguardasse pelo fecho da faturação (09/08), altura em que os valores cobrados poderão ser analisados.

Foi também sugerido pela assistente que verificasse se existe alguma possibilidade de isenção da Política de Utilização Responsável para situações de missão profissional temporária no estrangeiro.

Assim, gostaria de saber se a NOS prevê alguma isenção para clientes que se encontrem temporariamente em missão de serviço noutro país do Espaço Económico Europeu e, em caso afirmativo, quais os requisitos e a documentação necessária.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 27, 2026

Agradecemos o seu testemunho, ​@JCarvalhoxl.

A utilização do serviço maioritariamente em Roaming, ou seja, quando existe uma utilização excessiva de um serviço no estrangeiro, face à utilização nacional, é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável se nos últimos 120 dias:

• Fizer mais de 50% das suas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE),no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia;
  • Passar mais de 50% dos dias em que realiza comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no EEE ou no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia.

Com base no Regulamento (EU) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Se a sua permanência em roaming se permanecer por mais tempo, sugerimos a ativação do Serviço de Exclusão de Roamers Permanentes por €19,90/mês. Com este serviço, vai poder usar o seu tarifário sem pagar mais extras.
Caso tenha interesse na ativação deste serviço, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais questões. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada