Skip to main content
Header
Respondido

Pedido de portabilidade de numero de telemovel para a NOS

Vou relatar uma situção absurda e estúpida causada pela BURROCRACIA da NOS.

Associei um novo numero de telemovel ao meu pacote da NOS. Pedi a portabilidade de outro numero de outra operadora para esse novo numero da NOS. O titular das duas contas (NOS e outro operador) é o mesmo. Fiz o pedido online conforme a NOS me indicou. Passado um dia recebo um email de docportin@nos a indicar que o outro operador informou que o CVP indicado não corresponde ao número de telemóvel indicado, pedindo para corrigir os dados e que envie novamente o formulário da portabilidade com o numero de telemóvel e/ou CVP corrigidos para o email docportin@nos.pt. Acontece que os dados que eu enviei estão correctos, nem o numero de telemóvel nem o CVP estão incorretos. Para provar que estão corretos respondi ao email informando que os dados correctos e para comprovar isso mesmo, juntei uma factura do outro operador onde estão todos os meus dados, nome, morada, NIF, numero de telemovel a portar e CVP. Ou seja, confirmei que sou a mesma pessoa nos dois operadores (mesmo nome, mesma morada e mesmo NIF), que o numero de telemovel a portar está correcto e que o CVP também está correcto. Não enviei novo formulário por dois motivos lógicos:

1 - foi-ne solicitado que enviasse novo formulário preenchido CASO o numero de telemovel e/ou o CVP estivessem errados. Estavam (estão) os dois correctos;

2- Foi-me solicitado que enviasse novo formulário. Ora, eu não tenho nenhum formulário, foi tudo preenchido online. No email não diz onde obter o referido formulário.

Diz tb nesse email que devo enviar os documentos para o email docportin@nos.pt. Exactamente o email para onde enviei a factura com os meus dados. Ao fazer um replay ao emaul recebido, no assunto do meu email ficou a referência do meu assunto. OU seja na NOS tem todos os meus dados:

1- o formulário preenchido online (não preenchi mais nenhum porque é excatamente igual ao que já têm);

2- o comprovativo de todos os dados.

Por isso, foi com enorme espanto que recebi a informação, via telemóvel, para fazer novo pedido de portabilidade.

Liguei para o 16900 para perceber o que estava a acontecer. Então aí o meu espanto ainda foi maior. Não vou relatar a conversa desagradável que tive, vou apenas fazer um resumo do que me disseram:

1- O meu pedido de portabilidade foi cancelado;

2- tenho de fazer novo pedido.

Questionei quais as razões porque foi cancelado. Resposta:

1- não enviei o formulário (formulário que não sei onde obter e que a NOS já tem, pois um novo preenchido por mim teria os mesmos dados do formulário original);

Informaram-me então que o formulário teria de ser preenchido forma online (novamente). Quando questionei porque dizem no mail para enviar a documentação para docportin@nos.pt, disse-me que não sabia, que tinha de ser feito online.

Referi que se fizesse tudo novamente, como em lado nenhum me é solicitado que comprove os dados de telemovel e CVP, irá acontecr a mesma coisa, vão dizer que o CVP não corresponde ao telemóvel.

Disseram-me que não há outra solução e estamos nisto

Bela porcaria de de serviços da NOS.

E já agora, como posso resolver o problema e que justificação dão para o absurdo que relatei.

Melhor resposta por João H.

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do seu testemunho ​@Marcos Guia.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Sugerimos que proceda ao pedido conforme descrito no nosso artigo:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

3 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • April 15, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do seu testemunho ​@Marcos Guia.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Sugerimos que proceda ao pedido conforme descrito no nosso artigo:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • April 15, 2026

Isso foi o que eu fiz, 2 vezes. Da primeira, recebi como resposta um SMS a pedirem desculpa e a pedirem para fazer novamente. Voltei a fazer. Desta vez recebi o email que referi.

Mandam-me um email a solicitar dados. eu enviei-os, conforme solicitado, cancelam o meu pedido e pedem para fazer outra vez o que já fiz 2 vezes. Agora o seu conselho é fazer uma terceira vez. Obrigado pela ajuda.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 15, 2026

Boa tarde ​@Marcos Guia,

Agradecemos a clarificação. 

Sugerimos que verifique junto ao anterior operador se o código CVP se encontra correto visto que, como indica, não ter sido reconhecido pelos nossos sistemas.

O formulário de portabilidade está disponível através da página online no Site NOS.

Obrigado