Header
Pergunta

Passagem para Fatura Eletronica sem me terem questionado.


Reputação 2
Crachá
Exmos Srs

Faz dois meses fiz um contrato convosco por 2 anos.
Em momento algum foi falada a modalidade de "fatura Eletrônica", tanto que as tenho recebido em papel.

Ontem recebi uma SMS, onde me era comunicado (sem qualquer questionário prévio). Que eu passaria a receber a fatura NOS em formato eletronico para o meu email. E para anular eu deveria ligar para o numero 16990 até 18 de Setembro.

Pergunto:

1 - Se fiz o contrato nem faz 2 meses, pq não foi proposto isso na altura?
2 - Se na altura de adesão eu não propus receber a fatura em formato eletronico via email, o que leva a NOS a pensar que eu agora quero?
3 - É atuação normal da NOS mudarem assim as coisas sem questionarem o cliente?
4 - Vão passar a cobrar a fatura em papel?
5 - Acham razoável para eu anular uma decisão arbritária Vossa eu ter de telefonar para uma linha a pagar?
6 - Pq para quem queira manter a fatura em papel, não previram a opção simples de responder à SMS recebida, com outra SMS com o texto "NÂO"?

Como posso resolver esta questão sem ter custos?
Cumprimentos
Patdav

9 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Olá @PATDAV,

Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie o seu número de Cliente NOS por mensagem privada.
Reputação 2
Crachá
Boa tarde @Tiago C.

Obrigado pelo seu contacto

Este perfil só existe, pq tive de o abrir pela area de cliente. Pelo que percebi, só se pode ser membro do fórum, sendo cliente.
Não estão associados? Já não tem o meu numero de cliente?

Quanto ao assunto acima, gostaria de....e se possivel ver respondidas as minhas questões, ou por favor (se o Sr souber) dizia-me quem mas pode responder, ou onde me devo dirigir para mas responderem
É que fazer 6 perguntas no forum e receber como unica resposta outra pergunta....
Pelo menos a 3 a 4 e a 5 , mereciam uma resposta.

Para terminar, em conversa com amigos, dizem-me que é comum isso acontecer periodicamente...tipo de 4 em 4 meses....ou de 6 em 6...
A mim aconteceu-me o mesmo em Fevereiro e agora outra vez...
Não acho normal
Vou andar sempre nisto?

Obrigado e desculpe o trabalho
Reputação 7
Crachá +5
@PATDAV Boa tarde, o Fórum é aberto a clientes e não clientes, para enviar a mensagem privada ao moderador do Fórum, com o seu numero de cliente, deve clicar em @Tiago C. e vai abrir a página que permite o envio.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @PATDAV,

A migração para fatura eletrónica tem a intenção de oferecer maior rapidez e comodidade aos nossos clientes, garantindo-lhes ainda a possibilidade de consultar e arquivar as suas faturas, por exemplo, no seu computador. A Fatura Eletrónica contribuí ainda para a diminuição do consumo de papel, que é uma preocupação ambiental da NOS. Ainda assim, caso queira pode pedir a qualquer momento o seu envio em papel para a morada.
Reputação 2
Crachá
Caro @Jose Rodrigues , obrigado pela sua resposta.

Mas nem é essa a informação que tenho, nem foi isso que escrevi.
Por outro lado eu sei enviar MP ao moderadores ou para qualquer outro membro :)
Mas muito obrigado, mesmo.

Caro @Tiago C. agradeço novamente o seu comentário, mas não me respondeu a qualquer questão.
Nem às primeiras, nem às segundas.

Eu sei das eventuais vantagens e das eventuais desvantagens da fatura electronica. Não procurei de forma alguma uma explicação sobre isso. Até pq uma vantagem para um pode ser uma desvantagem para outro. E neste pressuposto é melhor nem entrarmos por aí.... Eu pelo menos nem pretendo discutir o que é relativo e depende de cada um.
Sendo assim, e por respeito, nem vou alencar as desvantagens.

Até pq a informação com que terminou, consta da SMS que transmiti acima....se o cliente pode pedir o envio para a morada.
Mas pq motivo o cliente deve pedir para reverterem algo que o cliente nem pediu para mudar?
Não faz sentido e é abusivo!

Se não leva a mal, então, e para sermos objetivos, reduzo as questões de 6 para 3:
Repito, que se não me souber responder, por favor informe-me se souber onde poderei obter respostas às minhas simples e objetivas questões.

3 - É atuação normal da NOS mudarem assim as coisas sem questionarem o cliente?
4 - Vão passar a cobrar a fatura em papel?
5 - Acham razoável para eu anular uma decisão arbritária Vossa eu ter de telefonar para uma linha a pagar?

Muito obrigado e desculpe o tempo que o fiz perder....e que eu tb estou a perder, que era evitável se a NOS não tomasse estas questõpes arbitrarias

Cumprimentos
Patdav
Reputação 2
Crachá
Obrigado a Todos pelo tempo dispensado.

Assunto encaminhado para a ANACON!

Não faz sentido eu estar aqui a perder tempo, e a fazer outros perderem tempo, ou estar a incomodar terceiros e a ser incomodado, por um assunto que é recorrente a NOS criar.

O tempo que levo aqui a pôr a questão, ou à espera de uma resposta... ou até à espera de uma NÂO resposta, é o mesmo que levo a fazer uma exposição à ANACON.

Cumprimentos
Grato pela atenção dispensada
Reputação 7
Crachá
Exmos Srs

Faz dois meses fiz um contrato convosco por 2 anos.
Em momento algum foi falada a modalidade de "fatura Eletrônica", tanto que as tenho recebido em papel.

Ontem recebi uma SMS, onde me era comunicado (sem qualquer questionário prévio). Que eu passaria a receber a fatura NOS em formato eletronico para o meu email. E para anular eu deveria ligar para o numero 16990 até 18 de Setembro.

Pergunto:

1 - Se fiz o contrato nem faz 2 meses, pq não foi proposto isso na altura?
2 - Se na altura de adesão eu não propus receber a fatura em formato eletronico via email, o que leva a NOS a pensar que eu agora quero?
3 - É atuação normal da NOS mudarem assim as coisas sem questionarem o cliente?
4 - Vão passar a cobrar a fatura em papel?
5 - Acham razoável para eu anular uma decisão arbritária Vossa eu ter de telefonar para uma linha a pagar?
6 - Pq para quem queira manter a fatura em papel, não previram a opção simples de responder à SMS recebida, com outra SMS com o texto "NÂO"?

Como posso resolver esta questão sem ter custos?
Cumprimentos
Patdav

Olá @PATDAV
Já que ninguém lhe responde, vou tentar ajudar naquilo que é a realidade na NOS.
Não vou defender nenhuma das partes, mas sim tentar ajuda lo naquilo que é o procedimento da empresa, sem rodeios.

Gostaria de louvar antes de mais a i iciativa da NOS pela preocupação Ambiental, que pelo menos para mim, diz muito.

Respondendo às suas questões:

1 - O funcionário/vendedor, só quis vender o produto, sem pensar em mais nada, pelo que traz alguma incompetência.

2 - Mais barato para a NOS e mais rápido, não menciono a preocupação ambiental e a comodidade do cliente porque não somos todos iguais, pelo que a preocupação ou comodidade de uns não são as dos outros. Cada um é como é e decide o melhor para si.

3 - É procedimento na maioria dos casos,dependendo daquilo que é alterado. Às vezes acontece e é preciso o cliente se mexer para reverter as coisas.

4 - em deliberação da ANACOM é proibido por lei a cobrança das facturas enviadas por correio (resumida), apenas é cobrado se o cliente quiser a factura detalhada.

5 - Sem comentários..... Sugiro que faça um pedido através da Área de cliente a pedir a reposição da factura como estava quando aderiu, eles se quiserem que lhe liguem depois. A linha de facturação é cobrada ao cliente e a maioria das vezes o cliente não tem qualquer responsabilidade pelos erros.

6 - Mesma resposta do ponto 2. Acredito que maior preocupação do que a ambiental, há a preocupação financeira. Esta é a mi há opinião até prova em contrário.

Concluo com o seguinte, a NOS quando faz a instalação não tem a preocupação ambiental, vem tudo em caixas e mais caixas e plásticos por dentro e mais folhetos que ninguém lê, etc... Desafio a NOS a ter a mesma preocupação ambiental nessas caixas, que tem nas facturas ou até nas OT que o técnico tem, que tem de se assinar com o dedo num ecrã minúsculo do smartphone do técnico.

Espero ter conseguido ajuda lo PATDAV.
Um abraço.
Reputação 2
Crachá
@Pedro Rios obrigado pela sua atenção.
Se me permite, depois com tempo, desenvolverei uma resposta mais completa.

Para já, e na sequência de um ponto abordado por si...de ninguém me responder
(mesmo ninguém)


O que me indigna mais, e aqui fica uma critica forte aos moderadores, (não às suas pessoas individuais, pois com certeza estão a cumprir ordens e diretrizes, mas aos Profissionais, de não me terem respondido a MESMO nenhuma das minhas 6 perguntas

Se qualquer cliente merece respostas

No mínimo dos mínimos a minha pergunta 4 era de resposta obrigatória
Não se admite não informarem um cliente (que interroga), se vai ou não passar a
pagar por um serviço.


Abraço e voltarei mais tarde.

Obrigado
Olá @PATDAV,

A migração para fatura eletrónica tem a intenção de oferecer maior rapidez e comodidade aos nossos clientes, garantindo-lhes ainda a possibilidade de consultar e arquivar as suas faturas, por exemplo, no seu computador. A Fatura Eletrónica contribuí ainda para a diminuição do consumo de papel, que é uma preocupação ambiental da NOS. Ainda assim, caso queira pode pedir a qualquer momento o seu envio em papel para a morada.


As boas intençoes devem ser acompanhadas pelo respeito da legislaçao em vigor!
A atençao do Operador pela comodidade do cliente e a preocupaçao ambiental a que todos devemos estar atentos nao se podem sobrepor ao direito de opçao legalmente conferido ao consumidor.

"...E estabelece o artigo 36.º do mesmo Código que as faturas devem ser processadas em duplicado, destinando-se o original ao cliente e a cópia ao arquivo do fornecedor, podendo, sob reserva de aceitação pelo destinatário, ser emitidas por via eletrónica..."
In ANACOM - Recomendação Relativa à cobrança de valores pelo envio de faturas, 27/03/2018

Reserva de aceitaçao pelo destinatário... que respeito merecem os clientes? Alteraçoes impostas unilateralmente e contra as regras adotadas pela sociedade, estao no ADN desta empresa!

Comentário