Header

Novo comando NOS UMA testado por Rúben Baía


Reputação 2
Crachá

 

A UMA ganhou um novo comando. O comando 5.0 encantou-me desde o primeiro minuto, principalmente pelo facto de já ter controlo por voz, algo que se havia perdido aquando da mudança da UMA v1 para a UMA v2. Mas não é só essa a sua grande vantagem - desde botões direcionados para apps de streaming até uma ergonomia reforçada, vale a pena dar uma segunda olhada neste novo comando da NOS.

Comparando com o anterior, é ligeiramente maior, mas também mais agradável e traz mais funcionalidades que permitem o acesso simples a características da UMA, tornando a experiência de televisão mais simplificada.

Longe vai o tempo em que os comandos da NOS eram longos e totalmente ergonómicos (como o caso dos comandos IRIS) mas também pouco práticos de arrumar. Estamos a assistir a uma mudança de paradigma no design e é preciso ter isso em atenção.

Imediatamente reconhecerão a falta do botão de pesquisa, que foi substituído pelo botão de pesquisa por voz que, dado o reconhecimento fácil que faz das expressões em português e inglês, torna tudo mais simples do que usar as teclas do comando qual Nokia 3310. :sunglasses:

Pontos positivos

  • Comando por voz - era algo que já queria há algum tempo e faz toda a diferença na navegação. Não nos obriga a navegar por menus infindáveis (não que a navegação na UMA seja difícil mas chegar simplesmente com um comando de voz é um descanso);
  • Botões Netflix e Amazon Prime Video - quase que se torna ainda mais simples que pelo comando de voz;
  • Qualidade de construção - face ao comando que tinha, nota-se uma firmeza muito superior neste comando, mesmo em termos ergonómicos. Tinha alguns riscos no meu comando antigo (e tratava-o com cuidado e este parece-me ser de construção superior, menos suscetível à degradação);
  • Ecologia - apesar de não ser visível a olho nú, o facto de ser sustentável torna-o numa compra interessante e faz-nos acreditar (positivamente) que estamos a tomar uma boa decisão;
  • Emparelhamento em segundos - o processo de emparelhar o comando com a box é feito em segundos, estando todas as funcionalidades disponíveis de imediato.

Pontos negativos

  • Exige alguma curva de aprendizagem - para quem está habituado ao comando antigo, os menus estão em locais diferentes e parece não ser tão imediata a organização, mas é uma questão de dias/minutos;
  • Não é possível controlar a TV - longe vai o tempo em que os comandos da NOS permitiam controlar igualmente as TVs. O comando era ideal para reduzir duplicação de comandos, mas ainda não foi desta. :smiley:
  • Não ser possível o upgrade gratuito para atuais clientes.

A meu ver, e em jeito de conclusão, trata-se de um upgrade future-proof, pecando apenas pelo preço e por exigir uma curva de aprendizagem ligeira (não será tão direta como a do comando anterior). No entanto, ou queremos futuro, ou queremos simples - não podemos ter os dois.


3 Comentários

Reputação 7
Crachá +4

Pena que o comando é só para as V2...

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Rúben Daniel Baía

Muito obrigado por partilhar a sua opinião com a comunidade do Fórum NOS! :hugging:

 A sua opinião sobre o novo comando NOS UMA vai, de certeza, ajudar vários utilizador. 

Continue a partilhar connosco a sua experiência com os serviços e produtos NOS. 

Se tiver alguma questão, por favor, partilhe-a connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Muito obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Olá @dxnog

Sim, atualmente, este comando é apenas para a UMA 4K. 

Se pretender, envie-nos uma mensagem privada, para verificarmos a melhor solução para si com a possibilidade de alterar para a BOX UMA 2K (v2). 

Muito obrigado

Comentário