Skip to main content
Header
Kilobyte
March 21, 2024

NOS pede para pagar instalação se exercer o direito livre resolução

Boa tarde, a NOS contactou-me por telefone com uma campanha para substituir o meu plano actual só de internet fixa.

Após a instalação não fiquei satisfeita e pretendo exercer o meu direito de livre resolução. Entrei em contacto com o apoio da NOS que me disse que poderia faze-lo mas que teria de pagar os custos associados à instalação que rondam os 400€ por ser actual cliente de outro serviço deles (internet fixa)

O apoio cliente citou esta clausula do comprovativo:

"No caso de atuais clientes, e para o cálculo dos encargos pela cessação antecipada do contrato durante o período de fidelização, acrescem às vantagens atribuídas ao cliente (aqui

identificadas e quantificadas) o valor da instalação/ativação que não tenha sido recuperado à data do contrato."

Ora eu não estou a "cessar anticipadamente" o contrato. Foi-me informado no momento da celebração de contrato por telefone que teria 14 dias para experimentar e desistir sem custos. 

Gostava de saber se a NOS tem o direito de cobrar pelo custo da instalação neste caso.

49 Comentários

Megabyte
September 3, 2024

Bom dia

@João H. podes dar uma ajuda?

Obrigado desde já!

João H.
Gestor da comunidade
September 3, 2024

Boa tarde @earm,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
September 3, 2024

Boa tarde, 

Já enviei a informação solicitada. 

Obrigado desde já pela ajuda!

Cumprimentos

João H.
Gestor da comunidade
September 3, 2024

Boa tarde @earm,

Agradecemos o seu testemunho,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
September 5, 2024

Bom dia,

Agradeço a vossa intervenção, no entanto, recebi uma chamada da linha de cancelamento de contratos, que após ouvir todo o meu relato, diz que receberei uma factura no valor de 383€ (instalação), a qual não estou disposto a pagar! Não achando que o processo foi conclusivo, entrei com uma nova reclamação na provedoria, para que tomem alguma ação no sentido de quando ocorra o desligamento, fique somente com o valor referente ao serviço usufruido para pagar. Estou a aguardar um contacto.

Melhores Cumprimentos,

Mário P.
Gestor da comunidade
September 5, 2024

Agradecemos o seu feedback, @earm

Se surgirem questões adicionais, por favor, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
September 5, 2024

Bom dia, @earm,

Aconselho reclamação por aqui https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/  a fim de dar também conhecimento à ANACOM da situação.

Portanto, instalou a dia 22/8 e exerceu o direito de resolução dia 27/8. 

O contrato foi feito em que data? No caso dos contratos feitos por telefone, contam 14 dias desde a data do telefonema, mas, no caso dos contratos celebrados no domicílio do consumidor, agora são 30 dias desde a data da assinatura. Não são 14.

https://www.anacom-consumidor.pt/-/sabe-o-que-e-o-direito-de-arrependimento-que-lhe-permite-cancelar-um-contrato-celebrado-no-seu-domicilio-atraves-de-um-agente-porta-a-porta-

No dia 22/08/2024 foi instalado o serviço da NOS na minha morada, que contratei na minha residência, no final o técnico deu-me o tablet para assinar o comprovativo de intervenção técnica, o qual me disse que era para finalizar o serviço!

@Mário P. a NOS tem de atuar! E começar a respeitar a lei. Isto é um autêntico caso de polícia o que a NOS anda a fazer.

Mário P.
Gestor da comunidade
September 5, 2024

@CP001, boa tarde. 
Conforme tivemos oportunidade de lhe dizer, em privado, todas as situações anómalas reportadas no Fórum NOS são endereçadas para que sejam apreciadas pela equipa responsável e, após a análise, atuarem em conformidade. Adicionalmente, e conforme indicado pelo utilizador a situação ficou resolvida, pelo que endereçar para o livro de reclamações sem que este seja devidamente tratado primeiramente pelos demais meios preparados para a questão subsequente, é desproporcional.

A NOS cumpre a legislação portuguesa bem como as directivas da União Europeia, pelo que não nos revemos no género de prática que descreve. 

@earm, recebemos a sua mensagem privada, vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
September 5, 2024

@Mário P. só corrijo uma questão que indicou acima, eu não referi que estava resolvida a questão! inclusive levantei nova reclamação na provedoria.

Como referi na mensagem privada, agradeço se me puderem orientar numa solução que não seja partir para a reclamação como suguerido pelo @CP001, ou para o centro de arbitagem como referi na mensagem privada.

Obrigado desde já.

CP001
September 5, 2024

@Mário P., com todo o respeito, a situação do utilizador não está resolvida. Repare que o @earm refere:

Agradeço a vossa intervenção, no entanto, recebi uma chamada da linha de cancelamento de contratos, que após ouvir todo o meu relato, diz que receberei uma factura no valor de 383€ (instalação), a qual não estou disposto a pagar! 

@Mário P.  conhece a minha posição. A NOS por lei não pode recusar a apresentação do livro de reclamações e é o próprio cliente que tem o arbítrio  de decidir quando é que deve usar o livro de reclamações. Na minha opinião, nesta situação é mais do que justificado e já no dia 29/8 o cliente poderia e deveria ter preenchido o livro de reclamações, que foi o dia em que é dito ao cliente que tem de pagar o valor da instalação. Ora as diretrizes europeias são claras:

E a ANACOM:

Se contratar um serviço à distância ou porta-a-porta, depois de este ser instalado ainda posso cancelar o contrato sem custos?

Se exercer o direito de livre resolução depois de ter feito esse pedido, fica obrigado a pagar ao operador um valor proporcional ao que foi efetivamente prestado até ao momento da sua comunicação, em relação ao conjunto das prestações previstas no contrato.

https://www.anacom-consumidor.pt/faq-contratos-a-distancia-e-porta-a-porta?q=pergunta_8

Somam-se casos sobre casos aqui. A NOS não pode pedir o valor da instalação na totalidade.