Skip to main content
Header
Respondido

NOS não cancela o contrato, comportamento abusivo e que lembra burla

Bom dia,

Quis cancelar o meu contrato NOS, que está fora de período de fidelização. Após 14 anos de serviços abaixo da média, resolvi trocar. De notar que moro num t2 de 75m2 e não conseguia ter net para além da sala (onde estava o router) e esse lado da casa ou que serviços, como partilha de gb de dados entre telemóveis, foram alterados, sem autorização do cliente, “agora a NOS já não permite essa partilha”. 

Liguei várias vezes. Desde “só um momento” e deixarem-me pendurado sem som durante 20 minutos, a “vou passar para o colega”, à terceira ou quarta vez consegui finalmente pedir o cancelamento. Foi-me dito que “irá receber em breve um SMS para responder DESLIGAR” e que teria que ter o contrato até 8 de agosto.. Aguardei.

Um dia e pouco depois chegou a mensagem, mas estando já a portabilidade feita, não é possível responder a essa mensagem, a NOS sabe disso mas seguiu este processo. Não desisti e resolvi ligar novamente.

Muito tempo de espera, música e duas chamadas telefónicas depois , alguém me atendeu e disse que poderia enviar-me um link para responder e preencher mais não sei o quê e que isso bastaria, era igual a ter respondido “DESLIGAR”  Preenchi tudo e fiquei com alguma esperança (isto foi na quinta-feira passada). Ah, entretanto até para a provedoria mandei mensagem, mas responderam que o atendimento ao cliente estava a tratar e por isso era com eles.

Hoje, terça feira, resolvi entrar na área de cliente. Estava tudo normal, não havia qualquer pedido de cancelamento feito, desapareceu que o pedido estava em andamento. Pedi para me ligarem outra vez.

Isto configura, após inúmeros pedidos e envio de documentos, uma tentativa de que eu continue a pagar, por serviços que entretanto já nem tenho. Se continuar, irei ativar os meios legais, imputando custos à NOS, as vezes que forem necessárias, pois é ilegal proceder desta forma.

Melhor resposta por Bruno Aleixo

Pode só preencher o formulário e entregar por ctt ou numa loja nos:

https://www.nos.pt/ajuda/a-minha-conta/gerir-o-contrato/cancelar-o-contrato/como-cancelar-servico#precisa-saber

Assim fica logo tratado e não tem que esperar mais mensagens nenhumas. 

Um bem haja

8 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • Resposta
  • July 21, 2026

Pode só preencher o formulário e entregar por ctt ou numa loja nos:

https://www.nos.pt/ajuda/a-minha-conta/gerir-o-contrato/cancelar-o-contrato/como-cancelar-servico#precisa-saber

Assim fica logo tratado e não tem que esperar mais mensagens nenhumas. 

Um bem haja

Irei fazê-lo, visto o envio online não estar a funcionar, ou não fazerem caso do que envio.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 21, 2026

Boa tarde ​@António Limpo,

Agradecemos a sua mensagem e também a partilha do ​@Bruno Aleixo sobre os meios alternativos.

De forma a podermos também ajudar a acompanhar o pedido envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Já enviei ontem, sem resposta .

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 22, 2026

Bom dia ​@António Limpo,

Todas as mensagens são respondidas pela ordem de entrada.

Recebemos a sua e vamos responder-lhe o mais breve que nos for possível.

Obrigada

Boa tarde,

Em loja oficial NOS: recusaram-se a cancelar o contrato, mesmo com o formulário de denúncia. Sendo ilegal, ficou registado no livro de reclamações;

Novo telefonema recebido : já está em “andamento”, para aguardar; foi feito dia 16 o envio do formulário de denúncia, deram-me três dias úteis para resposta, já passou mais do dobro;

Se não chegar nada num dia ou dois, segue queixa para a ANACOM e DECO e para onde for preciso. Se tiver custos, imputo à NOS por incumprimento de relação contratual. Não esquecer que por lei a NOS tem cinco dias úteis como máximo para me responder e não o fez.

Não esquecer, que por lei (ANACOM):

“O operador deve confirmar o cancelamento do contrato, por

escrito e no prazo máximo de 5 dias úteis a contar da data da

receção do pedido.”

https://anacom.pt/streaming/InfoConsumidor4_prazos_cancelamento.pdf?contentId=1789040&field=ATTACHED_FILE

Ah e o provedor diz para tratar com a área de cliente, que tem sido espetacular, como se percebe. Exceção feita à equipa do fórum, que pelo menos vai respondendo.

Obrigado e até breve.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 24, 2026

Boa tarde ​@António Limpo,

Agradecemos o seu testemunho.

O tema encontra-se já a ser acompanhado por uma equipa NOS especializada, pelo que pedimos que aguarde resposta destes.

Continuamos a acompanhar a situação e vamos responder à sua mensagem privada logo que possível.

Obrigado

Mais de 14 anos como cliente, esperava um pouco mais.

Vou aguardar.