Acho que vai ser mais um queixa a reportar o comportamento horrível e de bullying da NOS.
A minha mãe vive sozinha e foi abordada por uma comercial da NOS na sua residência que lhe assegurou melhor preço que a MEO. Pareceu-lhe boa ideia e fez a mudança de duas casas para a NOS (dela e do meu tio).
Depois de uma semana de utilização do serviço e problemas com a box (lenta e empacava a repetir programas já emitidos) decidiu cancelar o serviço dentro do período de experimentação preenchendo o formulário de resolução do contrato e entregou na loja da NOS pedindo o comprovativo de entrega do documento.
Mal entregou o formulário na loja seguiram-se três dias de “assédio” da NOS com telefonemas constantes a dizer que tinha de pagar 800€ de indeminização pela instalação técnica. A minha mãe explicou que utilizou o direito de livre resolução e continuaram a insistir. Eu pedi que falassem comigo e um Luís Ferreira telefonou-me do 219 016 994 hoje, mais uma vez a dizer que a minha mãe tinha de pagar e eu disse que não pelo direito de rescindir em 30 dias (foi venda à porta) ao que responde “Então é para desligar já a chamada” e eu disse “é para cancelar o serviço”.
Procedeu à marcação da recolha do equipamento nas duas habitações e eu perguntei “Então a minha mãe não vai ter de pagar nada, certo ?“, ao que o Luís Ferreira respondeu “Vai sim, vai receber uma fatura de 800€ devido à instalação técnica, são regras da empresa e estava no contrato”, ao que eu disse “Então para que serve o direito livre de resolução de contrato ? A NOS sobrepõe-se aos direitos do consumidor” , ao que responderam: “Isso depois tem de se defender quando receber a fatura”.
Pedi a gravação da conversa para proteger os direitos da minha mãe , disse que iam enviar.
Ou seja, um comercial da NOS foi a casa da minha mãe, a minha mãe aceitou o serviço, cancelou utilizando o direto de resolução livre de contrato e a NOS tentou intimidá-la a pagar 800€ afirmando que vai enviar fatura e levar para litigioso. Uma vergonha.
Página 1 / 1
após o pedido de cancelamento, tanto quanto sei, é contactado para confirmar se quer e claro tentarem dissuadir da decisão. Mas se está dentro do prazo, não vejo porque tem de pagar.
mas aguarde pela resposta de um dos moderadores
Boa tarde, @luis.azevedo
Lamentamos a situação que descreve. Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que para podermos ajudar e melhor compreender o sucedido, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum. Obrigado,
Vim a casa da minha mãe que está em pânico e já recebeu emails com 400€ e 500€, isto é comportamento de máfia , incrível
Vim a casa da minha mãe que está em pânico e já recebeu emails com 400€ e 500€, isto é comportamento de máfia , incrível
Boa noite @luis.azevedo,
É lamentável, sugiro que partilhe os emails publicamente omitindo dados pessoais.
Obrigado.
Para quê? É relevante? Se estiver dentro do prazo eles não têm razão. @luis.azevedo faça o que o moderador disse
Durante a noite de hoje a minha mãe recebeu dois emails (em baixo= e duas mensagens por telemóvel exigindo um valor de 1,173€ (mil cento e setenta e três €) confirmando que a NOS alega que tem de pagar todo o período de fidelização, incrível. Depois de terem estado 3 dias com constante telfonemas para a minha mãe a exigirem pagamento se não terá de falar com advogados. Deixo os emails em baixo pois isto nem parece verdade.
Resumo: Representate da NOS aborda a minha mãe em sua casa no dia 10 de Abril, com valores mais baixos que na MEO. Depois da instalação das boxes a minha mãe não gosta do serviço devido ao mau funcionamento das mesmas, utiliza o diretio de Livre Resolução de contrato cessando serviço no dia 19 de Abril e recebe telefonemas constantes e exigências de pagamentos no valor de 1 173€.
Já fiz queixa por escrito numa loja da NOS mas este comportamento agressivo e abusivo rossa a ilegalidade. Chegar a casa da minha mãe e ver a reação dela com emails a exigir 1 173€ de uma empresa como a NOS é inacreditável.
Já entrei em contato com a conta sugerida por mensagem privada mas ainda não obtive resposta.
Bom dia @luis.azevedo,
Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe o mais brevemente possível.
Obrigado,
Boa tarde @luis.azevedo,
Antes de mais, lamento profundamente a situação que descreve. Permita-me esclarecer que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, o consumidor tem direito a resolver livremente um contrato celebrado à distância no prazo de 14 dias, sem qualquer penalização, bastando comunicar a decisão à operadora. Este direito está legalmente protegido e aplica-se mesmo em contratos com fidelização.
Se exerceu esse direito dentro do prazo conforme indicou, a cobrança de €689,89 por “quebra de fidelização” é totalmente ilegal. A NOS apenas poderá cobrar o valor proporcional aos dias em que o serviço esteve ativo (neste caso, uma semana), nunca uma penalização compensatória.
Recomendo que:
Solicite à NOS a anulação imediata da cobrança, invocando expressamente o direito de livre resolução;
Caso não resolvam, apresente queixa no Livro de Reclamações Eletrónico (livroreclamacoes.pt) e junto da ANACOM, que tem competência para fiscalizar estas práticas;
A atuação da NOS nesta situação pode configurar infração grave e é passível de coimas pela ANACOM. Estou ao dispor para ajudar noutros passos.
Obrigado.
Boa tarde,
obrigado pela resposta , não só fui à loja fazer queixa nos livros de reclamação como no portal da queixa , irei seguir a recomendação de também fazer a ANACOM. O pior desta situação foi a agressividade da NÓS com telefonemas seguidos e a intimidarem a minha mãe a pagar e os valores exorbitantes. Continuam a enviar mensagens Agora por telem para pagar a fidelizacao , não se faz
Boa noite @luis.azevedo,
Embora não se revejam neste tipo de práticas, infelizmente são cada vez mais frequentes.
Há protestos por parte de utilizadores de longa data, como pode verificar neste comentário.
Acredito que a situação só mudará com coimas mais elevadas aplicadas pela ANACOM.
Sugiro que continue a partilhar feedback com a comunidade.
Obrigado.
então aguarde 15 dias úteis pela resposta
@luis.azevedo, boa tarde. Sendo que expôs a situação à provedoria NOS, por favor, aguarde a nossa resposta.
@Jorge C, conforme indicado no tópico, e apesar de indicar no seu comentário, reiteramos, não nos revemos no género de prática que é descrita. Conforme, também, indicado ao @CP001. Na nossa opinião, o processo interno é claro, pelo que qualquer caso aqui reportado é analisado individualmente e atuaremos se virmos essa necessidade. Obrigado,
@Mário P. e sublinhe-se que neste caso por se tratar de um contrato celebrado no domicílio do consumidor são 30 dias e não 14 dias, num consumidor particular (não profissional/empresa)
https://www.anacom-consumidor.pt/-/os-contratos-tem-um-periodo-de-experiencia-ou-de-arrependimento- A lei é clara. Não tem de pagar o valor da instalação o cliente nem qualquer outro valor. Apenas um valor proporcional aos dias em que teve serviço. Se estes erros acontecem todos os dias, neste caso pedirem 400-800€ a um cliente, é porque a NOS está a fazer isto de propósito. Caso contrário, o sistema excluiria automaticamente a penalização nos primeiros 14-30 dias após a assinatura do contrato
Ver aqui:
Boa tarde a todos,
Permitam-me uma reflexão adicional.
Compreendo que a moderação indique não se rever na prática descrita.
No entanto, é inegável que relatos como este têm vindo a surgir com maior frequência aqui no Fórum NOS e noutras plataformas de defesa do consumidor.
Esta crescente recorrência levanta, inevitavelmente, questões sobre a consistência e eficácia dos mecanismos internos de controlo da qualidade e conformidade com a legislação vigente.
A credibilidade de uma empresa constrói-se não apenas pelas intenções que comunica, mas também pela experiência real dos seus clientes e pela capacidade de corrigir práticas que, ainda que indesejadas, se repetem.
Se situações como esta são, de facto, excecionais, seria essencial que a NOS demonstrasse, de forma inequívoca e transparente, que atua prontamente na correção dos processos e na proteção dos direitos dos consumidores, reforçando a confiança do público.
Reitero a importância de continuar a reportar todas as situações aos canais competentes, incluindo ANACOM e Centros de Arbitragem.
Obrigado.
Entraram em contato com a minha mãe hoje da provederia da NOS (foi assim que se identificaram), disseram que a fidelização não tinha de pagar mas tem de pagar os custos de instalação , cerca de 480€ por uma casa e 480€ pela outra (960€). Ou seja, argumentam que não existe período de experimentação porque mal é feita ativação/instação a NOS exige os custos de instação.
Mais uma vez foram antipáticos com a minha mãe e parece que não há qualquer proteção pela Lei porque argumentaram que o que diz no contrato da NOS é que depois da instação tem de se pagar os custos.
No Forum a NOS responde que não se identifica com o comportamento descrito nos posts mas nada muda, ainda não fui contactado para receber as gravações das chamadas onde demonstra a agressividade dos contatos da NOS embora tenha exigido isso durante a chamada. Uma vergonha.
@luis.azevedo, boa noite. O assunto da provedoria NOS ainda se encontra em análise e está registado com o número 000165207462, pelo que pedimos que aguarde o nosso contacto. Obrigado,
@luis.azevedo é o que eu tenho aqui dito. A provedoria está a atuar na ilegalidade quando antigamente atuava dentro da legalidade no que toca a este tema. A NOS está a piorar na abordagem a essas situações.
Neste fórum tem casos de utilizadores que avançaram para o tribunal arbitral e tiveram sucesso:
É triste ter de ser assim, mas se há tribunais é para isto que eles servem.
@Mário P. Desculpe mas parece que esta tática de colocar uma coisa nos foruns e atuar de outra forma com telefonemas insitentes confirma-se no link enviado pleo @CP001 , ou seja, aqui nos foruns recebo mensagens a dizer para discutirmos através de mensagen privadas e ao mesmo tempo a minha mãe recebe telefonemas de operadores a identifcarem-se da provedoria da NOS a exigirem pagamento.
@luis.azevedo, a informação que dispomos é que o assunto endereçado à Provedoria encontra-se ainda sem tratamento, ou seja, ainda não houve contatos.
Obrigado,
@Mário P. vai me desculpar mas acabaram de telefonar para a minha mãe mais uma vez a exigirem os pagamentos de mais de 800€ por custos de instação, ou seja, este forum é apenas para “engonhar”.
Vou proceder como foi recomendado por quem realmente tem intenção de ajudar e irei proceder para tribunal arbitral. Ainda não recebi as gravações que pedi para demonstrar a agrecividade da NOS nos contatos telefónicos.
Muito obrigado aos utilizadores pelos comentários e recomendo a quem esteja na mesma situação para não se acreditarem no copy/paste de “Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que para podermos ajudar e melhor compreender o sucedido, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum. “ porque enquanto escrevem uma coisa no forum telefonam a exigir dinheiro.
Boa tarde @luis.azevedo,
Acredito que será tudo resolvido da melhor forma.
Caso entenda partilhe feedback com a comunidade.
Obrigado.
@Mário P. vai me desculpar mas acabaram de telefonar para a minha mãe mais uma vez a exigirem os pagamentos de mais de 800€ por custos de instação, ou seja, este forum é apenas para “engonhar”.
Vou proceder como foi recomendado por quem realmente tem intenção de ajudar e irei proceder para tribunal arbitral. Ainda não recebi as gravações que pedi para demonstrar a agrecividade da NOS nos contatos telefónicos.
Muito obrigado aos utilizadores pelos comentários e recomendo a quem esteja na mesma situação para não se acreditarem no copy/paste de “Não nos revemos no género de prática que descreve, pelo que para podermos ajudar e melhor compreender o sucedido, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum. “ porque enquanto escrevem uma coisa no forum telefonam a exigir dinheiro.
Quem ligou foram as cobranças, a provedoria não contacta pra cobrar dinheiro.
como o moderador disse, se o assunto na provedoria ainda está a ser acompanhado, é normal receber contactos das cobraças …
um bem haja
Boa tarde, @luis.azevedo
Verificamos que foi contactado pela Provedoria, no dia de hoje, tendo sido dado por terminado o assunto que indicámos acima.
No entanto, e a título esclarecedor, o Fórum NOS intervém quando o assunto ainda não foi escalado, pelo que pedimos que aguardasse a resolução.
Caso tenha alguma questão adicional, por favor, partilhe. Obrigado,
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.