Header

Injunção?


Bom dia

Fui cliente NOS e entrei em incumprimento em 2 ou 3 faturas, tendo da minha iniciativa contactado o departamento de Contencioso da NOS telefonicamente para pedir plano de pagamento a prestações, o qual foi negociado, aceite e ativo. A chamada terá ficado gravada.

Como o serviço estava desativo questionei se a reativação implicaria nova fidelização de 24 meses, tendo-me sido indicado que sim. Como não achei por bem ter nova fidelização de 24 meses, utilizando equipamentos velhos que muitas vezes falhavam (principalmente a BOX, dia sim, dia não, praticamente) e como o serviço estava a 2 meses do fim, expliquei que então não queria reativar e prefereria pagar a fatura com os 2 meses que ainda faltavam para o final do contrato, fatura essa, obviamente, ainda por emitir.

O rapaz com quem estava a falar indicou-me então que essa fatura de 2 meses seriam aproximadamente 100 Euros e que ainda não tinha sido emitida e, por isso, ainda não a conseguiria colocar no plano, mas que a iria colocar nesse plano de pagamento a prestações quando a mesma fosse emitida.

Foi estupulado um débito mensal de 25€, para esse plano, o qual tem sido desde então rigorosamente cumprido.

Passado dias, talvez 2 semanas, recebi carta do tribunal com injunção onde se incluiam:
- Valores do plano de pagamento a prestações, incluindo prestação do plano já paga
- Valor de 100 Euros correspondente à fatura dos 2 meses finais do contrato
- Custas de Injunção (aproximadamente 200 Euros, o que corresponde à parcela com maior valor nesta injunção)

No mesmo dia em que recebi essa carta, é-me feito um débito de 100 Euros referente à última fatura de 2 meses. Ou seja, não a colocaram no plano de prestações como negociado, debitaram-na na totalidade e ainda se encontra inserida na Injunção.

À data em que o processo de injunção abriu o acordo já tinha sido tratado telefonicamente.

Liguei de imediato à NOS (para o contencioso) mas a pessoa com quem tinha falado anteriormente estava ao telefone com outro cliente, tendo acabado por falar com uma colega. Expliquei a situação e ela descansou-me que era procedimento normal, que não seria necessário responder à injunção, que era assim que os processos decorriam.

Quando desligámos a chamada o rapaz da NOS com quem tratei do plano inicialmente contactou-me de imediato, e deu-me a perceber pelo tom que houve ali qualquer coisa (basicamente, a NOS meteu os pés pela mãos, na minha opinião). O sr nem sabia que me tinha sido debitado os 100€ na totalidade, mas tive de refazer novo plano onde se incluem as custas da injunção e, com tanto enrolanço, já nem sei se valores anteriormente liquidados no plano , assim como os 100€, afinal estão lá metidos ou não! Eu não confio, e com motivos.

Em suma:
- Não cheguei a receber qualquer documento escrito para nenhum dos planos (pretendo que me sejam enviados)
- Não recebi nenhum documento em como a NOS tomou as providências para que não exista mais nenhuma injunção INDEVIDA em meu nome (pretendo comprovativo)
- Não tenho nenhum extrato onde possa verificar que valores faltam pagar (se é que existem) e que valores estão a ser contabilizados no plano de pagamento a prestações. Pretendo extrato, não quero débitos ad eternum.

Os 100€ não estão no plano, e se estão não vou paga-los de novo, certo?
E os valores das custas tenho de os pagar porquê se foi a NOS que contribuiu para isto?
Na injunção, para além dos 100€ da fatura de 2 meses de final de contrato, estava valor já pago por mim. Nos débitos de 25€ mensais não estão incluidos novamente os valores que já tinham sido pagos, certo?

Esta minha reclamação segue para ANACOM, Portal Queixas, Redes Sociais e DECO. Possivelmente seguirá para a comunicação social pois temo que existam mais clientes e não clientes na mesma situação.

Qualquer resposta que me venha a ser dada pela NOS será replicada para este forum.

Agradeço a atenção.

6 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS @Farta,


Lamentamos o sucedido, mas queremos ajudar a resolver a questão. A situação que nos descreve tem de ser analisada em detalhe com acesso à sua conta NOS. Pedimos que nos indique por mensagem privada os seus dados, para podermos ajudar.

Aguardamos a sua mensagem.

Muito Obrigado.
Boa tarde

Recebi por email, por parte do apoio a cliente da NOS, um documento (provavelmente considerado extrato) com os valores das faturas todas emitidas, assim como pagamentos, e no fim da página pergunta se fiquei com dúvidas.

Nesse documento não estão os meus pagamentos de nenhum dos 2 planos (antes da injunção indevida, nem depois), mas encontra-se o débito de 100 Euros da fatura dos 2 meses.

A NOS fez comigo 2 planos mas no extrato de pagamentos os mesmo não estão a ser considerados (o que se passa? Foi por esse motivo que o meu processo evoluiu para injunção? Falta de comunicação entre departamentos? Não podem usar uma aplicação financeira (por exemplo, SAP,onde tudo fique registado? Ninguém reparou nos meus pagamentos dos 2 planos de pagamentos a prestações? Mas e se eu cancelar os debitos?).

Continuo, portanto, a aguardar um extrato onde se encontram explicítos os pagamentos efetuados por mim nos 2 planos (continuam a ser-me debitados 25€ mensais).

Em suma (segue copy paste do meu post original):
- Não cheguei a receber qualquer documento escrito para nenhum dos planos (pretendo que me sejam enviados)
- Não recebi nenhum documento em como a NOS tomou as providências para que não exista mais nenhuma injunção INDEVIDA em meu nome (pretendo comprovativo)
- Não tenho nenhum extrato onde possa verificar que valores faltam pagar (se é que existem) e que valores estão a ser contabilizados no plano de pagamento a prestações. Pretendo extrato, não quero débitos ad eternum.

A minha insatisfação não é com nenhuma das pessoas que interagem comigo por parte da NOS, mas com a grande salganhada que para aqui vai.

Vou atualizar a queixa apresentada junto das outras entidades acerca do extrato recebido por email.

Agradeço a atenção,

Com os melhores cumprimentos,
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Farta ,

Lamentamos a situação que nos expõe. Estamos a analisar a sua questão de forma a verificar todos os dados necessários. Pedimos que aguarde um contacto da nossa parte com a maior brevidade possível.

Muito Obrigada.

Estou com um processo de Injunção a correr e gostava de saber se posso colocar o serviço a funcionar. E pagar pelo serviço ineficiente durante 24 meses.

Reputação 7
Crachá +5

Estou com um processo de Injunção a correr e gostava de saber se posso colocar o serviço a funcionar. E pagar pelo serviço ineficiente durante 24 meses.

Boa tarde, para obter informação sobre a possibilidade que refere, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF do titular do serviço à moderação do Fórum @Tiago C. e aguardar contacto.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Mony0116.

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS.

Comentário