Header
Respondido

Giga Router não transmite a mesma velocidade de internet para dois pcs fixos.


Boa noite,  antes de mais desculpem a minha ignorância e estou passando por um problem:

Tenho uma net de 500mb num router dos novos.

Nesse Router da NOS (Giga roter), tenho lá dois cabos de rede ligados,  1  para o pc1 e outro para um router (tplink 500mb 5g).

O problema que estou tendo ou não percebo é porque que no pc1 está tendo os 500mb e no router só esta chegando 90mb


testes:
 1:  Já exprimentei só ter um cabo de rede ligado ao GigaRouter (que ligava ao tplink) e mesmo assim so chegava 100mb.

2:  cheguei a ter o tplink lado a lado com o router e ligado com o cabo de rede adequado, e mesmo assim so chega 100mb 


Isto será alguma configuração ou algo que nao estou ciente ? 
aguardo qualquer tipo de ajuda.


 

icon

Melhor resposta por Celso Costa 1 July 2022, 15:37

Ver pergunta inicial

6 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Parece ser limitação a 100mbps. Ou é do equipamento ou do cabo que utiliza.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Marco Filipe de Sá

O @Guimas fez uma boa observação. 

Confirme, por favor, que o cabo de rede que está a utilizar é um cabo RJ45 Cat5e ou superior, de forma a garantir velocidades superiores a 100mbps.

Obrigado

Por acaso descobri que afinal o router tplink parece que nao consegue distribuir mais de 100mb:

Specs:
1x 10/100 mbps WAN Port
4x 10/100 mbps Lan Ports

Porem o meu cabo é um RJ45 Cat6 e se ligar o cabo diretamente ao meu pc tmb continua a chegar 100mb (mesmo alterando no meu pc para conseguir até 1gb) , das duas uma:

Ou o meu cabo está danificado
Ou alguma configuraçao do Giga router?  dik 

@João H.   pergunta ignorante:
se ligar 2 cabos de rede ao Giga Router da NOS , ambos os dispositivos irao receber os 500 ? se nao como ficaria ? 

Agradecido

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @Marco Filipe de Sá

Agradecemos o seu feedback. Verifique se existe alguma limitação quanto ao trafego de internet a emitir pelo TP-Link. 

Respondendo à sua questão, não, os 500Mbps serão divididos pelos dispositivos ligados

Obrigado 

Reputação 5
Crachá +1

Por acaso descobri que afinal o router tplink parece que nao consegue distribuir mais de 100mb:

Specs:
1x 10/100 mbps WAN Port
4x 10/100 mbps Lan Ports

Porem o meu cabo é um RJ45 Cat6 e se ligar o cabo diretamente ao meu pc tmb continua a chegar 100mb (mesmo alterando no meu pc para conseguir até 1gb) , das duas uma:

Ou o meu cabo está danificado
Ou alguma configuraçao do Giga router?  dik 

@João H.   pergunta ignorante:
se ligar 2 cabos de rede ao Giga Router da NOS , ambos os dispositivos irao receber os 500 ? se nao como ficaria ? 

Agradecido

Nunca vai dar 500 mbps nos dois PC's isso teria de ter uma internet de 1Gbps, por exemplo eu tenho e em WiFi 6 do router Xiaomi ax 3600 que liguei por cabo ao giga router, recebo cerca de 900 megas (atenção em WiFi 6 em WiFi 5 é impossível mais de 600 e picos) no telemóvel porque os outros dispositivos já estão a consumir tráfego. E se ligar dois PC's e desligar a rede WiFi os 500 nos dois PC's seria algo raro porque depende do Speedtest e processadores dos mesmos, um mais fraquinho as tantas ia receber 200 300 e outro mais forte ou recente 800 700 megas por cabo. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

O @Celso Costa prestou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão @Marco Filipe de Sá.

Por favor, partilhe connosco se tiver questões. 

Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário