Skip to main content

Cumpre-meu informar V. Exas. de que rescindi contrato com a empresa NOS no dia 10 de outubro de 2022, tendo esta demorado cerca de um mês a dar por finda a ligação contratual, num processo hediondo, lamentável e atentatório das boas práticas comerciais. Na verdade, indigno de uma empresa que se julga prestigiada. Antecipando um processo deste tipo, procedi a queixa no portal da entidade reguladora e no portal da queixa, para que o fim do contrato fosse registado, uma vez que a NOS não o quer fazer, protelando e adiando os procedimentos que lhe cumpre serem realizados. Em suma: não pagarei a fatura que ora me foi ilegalmente enviada, por um serviço que não usei e que na verdade já não estava lindo contratualmente.

 

Tenham vergonha!!!

 

Fiquei estupefacto como poderia ser possível existir um procedimento tão ignóbil quanto ao que fui submetido pela NOS. Definitivamente, nunca mais serei cliente desta empresa, nem que as condições contratuais sejam porventura mais vantajosas em comparação com os concorrentes. Nem eu nem ninguém da minha família, e os meus amigos foram todos avisados da perfídia que lhes pode acontecer, se forem ou vierem a ser clientes da vossa empresa. E farei a justiça de partilhar o sucedido no fórum da NOS, para que outros “desgraçadas” saibam com o que podem contar…

Rescindi contrato com a empresa NOS no dia 10 de outubro de 2022, tendo esta demorado cerca de um mês a dar por finda a ligação contratual, num processo hediondo, lamentável e atentatório das boas práticas comerciais. Na verdade, indigno de uma empresa que se julga prestigiada. Antecipando um processo deste tipo, procedi a queixa no portal da entidade reguladora e no portal da queixa, para que o fim do contrato fosse registado, uma vez que a NOS não o quer fazer, protelando e adiando os procedimentos que lhe cumpre serem realizados. Em suma: não pagarei a fatura que ora me foi ilegalmente enviada, debitando o custo do mês de novembro, em que não usei qualquer serviço da NOS, com a qual havia rescindido contrato em outubro de 2022.

Senhores da NOS: tenham vergonha!!!

Senhores clientes: acautelem-se!

Fiquei estupefacto como poderia ser possível existir um procedimento tão ignóbil quanto ao que fui submetido pela NOS. Definitivamente, nunca mais serei cliente desta empresa, nem que as condições contratuais sejam porventura mais vantajosas em comparação com os concorrentes. Nem eu nem ninguém da minha família, e os meus amigos foram todos avisados da perfídia que lhes pode acontecer, se forem ou vierem a ser clientes da vossa empresa. E faço a justiça de partilhar o sucedido no fórum da NOS, para que outros “desgraçados” saibam com o que podem contar…

Poderia até fazê-lo de modo privado com a NOS. Poderia, mas a NOS não deixa.. Como devem saber, este é o único modo como se pode responder aos emails da NOS. A empresa, de forma cobarde, não divulga nenhuma forma de contacto escrito, não disponibilizando qualquer endereço, eletrónico ou outro, para onde se possa enviar uma carta ou qualquer comunicação dos seus clientes. E por que outro motivo uma empresa procede assim que não seja o de se furtar, cobardemente, às respostas, perguntas ou queixas dos seus clientes, assumindo que estas seriam em grande número e, por fim, poderiam acelerar o processo legítimo de rescisão, mesmo depois do período de fidelização? Deste modo, um processo que deveria ser calmo, simples e cordato, transforma-se numa dor de cabeça inimaginável, pressionante, desgastante e, pelo visto, oneroso a ponto de cobrarem meses depois de o contrato findar… Irra!!!


Bom dia @Artur José Ferreira da Cunha, existe um ciclo de faturação que impede que a fatura seja emitida  precisamente no dia em que é feito o pedido de cessação contratual. 

 


Pois, muito conveniente para a empresa, mas deduzo que o ciclo de faturação não ultrapasse os 30 dias… Tendo rescindido os serviços bem antes do final de outubro, como é possível emitirem fatura

do mês de novembro?! Evidentemente, NÃO PAGAREI! O ciclo de rescisão é propositadamente prolongado, com a criação de procedimentos dilatórios na tentativa de demover o cliente pelo desgaste e constante assédio burocrático. O pedido de rescisão foi realizado dia 10 de outubro. O sistema não o registou, (?) Repeti o processo dia 20 de outubro. O sistema não o registou (?). Contactei os serviços da NOS (só por telefone, pois claro… Assumiram o registo. Enviaram um código (?) de rescisão passados mais de 5 dias. Depois de colocar o código, mais uma série de dias para desligar o serviço (que já não utilizava desde 10 de outubro!!!), enfim, para desligar um serviço é preciso tirar um curso! E temos de fazer um trabalho técnico? Faz isto sentido? O que mais me intriga é que isto seja autorizado… Bem sei que as empresas ao adotarem procedimentos com os seus clientes o fazem não porque estejam de acordo com a lei ou o espírito que está por detrás da lei, mas porque PODEM. A regulação não intervém; e quando o faz, não traz consequências que justifiquem a mudança de comportamento das entidades prevaricadoras. Nada que nos surpreenda… Pelo menos ficamos a conhecer melhor o pior de algumas instituições e podemos desmascarar, entre os que connosco privam, os processos “manhosos” de que somos frequentemente vítimas. O meu conselho: se quiseres rescindir com a NOS, inicia o processo três meses antes do contrato acabar…. e prepara-te para o desgaste que te espera!

 


Bom dia 

Lamentamos o que nos conta. 

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda, pelo que, movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado por si e, também, esclarecido. Para que não seja facturado do mês subsequente é necessário que a formalização do pedido de desativação seja feita, até 10 dias, antes da renovação do ciclo de facturação. 

Se tiver alguma questão, fale connosco. Estamos aqui para ajudar.
Obrigado


Fui notificado, por mensagem (sms), de que tinha uma fatura da NOS por pagar, referente a um mês do qual não usufruí de qualquer serviço, por já ter rescindido o contrato com esta entidade.

Cumpre-me informar que a fatura que ousadamente vêm reclamar não me é devida, uma vez que terminei o meu contrato com a NOS no dia 7 de outubro, num processo que julguei ser cordato, deduzindo estar perante uma pessoa coletiva de bem, num país de direito. Enganei-me redondamente. Mais uma vez (das dezenas efetuadas por telefone e presencialmente nas lojas de atendimento), passo a descrever a saga por que passei (e têm de passar) para terminar o contrato, mesmo após o período de fidelização:

  1. No dia 30 de setembro de 2022 quis cancelar o contrato numa loja da NOS (GaiaShopping). Fui informado de que o deveria fazer na área de cliente na internet.
  2. Fiz o pedido de cancelamento na internet e no dia 7 de outubro dirigi-me à loja NOS de Matosinhos (Avenida da República) com os equipamentos que deveria devolver (Router e Box + comando). Aqui fui informado que primeiro deveria esperar por uma carta por correio postal (???) que me daria um código de rescisão que deveria introduzir na área de cliente (!!!). Nunca chegou…
  3. Efetuei uma queixa no livro de reclamações online, a partir do portal da ANACOM, área de consumidor, para qua o meu registo de vontade de rescindir fosse oficialmente registado (a NOS parece nunca o reconhecer…).
  4. Na sequência fui abordado por telefone por um vosso colaborador. Diz-me que não aparecia o pedido de rescisão na internet (por que não me admiro?...) Fiz novo pedido em 20 de outubro (veja-se o tempo que o processo levou até aqui! Absurdo e indigno de um país desenvolvido…) Esse pedido continuou a não aparecer na página da área de cliente do vosso portal, mas o vosso colaborador confirmou (por telefone…) que estava registado; então deveria esperar pelo “maldito” código, que seria enviado num prazo de dois a três dias… Chegou 5 dias depois! Introduzi o código e recebi a mensagem na página da área de que seria contactado por um colaborador da NOS, numa tentativa de de me demover dessa intenção, o que, está bom de ver, nunca mais acontecerá! E, claro, para “esticar” o tempo para mais uma faturinha...
  5. Considero, portanto, que durante o mês de outubro a rescisão foi absolutamente efetuada. Ainda assim, devido ao processo iníquo a que um cliente da NOS está sujeito, qual prisioneiro que se quer evadir, paguei o mês de novembro, mas não me roubarão uma outra, nem que tenha de socorrer-me de todos os meios legais à minha disposição!
  6. Deste vosso proceder darei conhecimento em todos os fóruns de comunicações, à ANACOM, nas redes sociais e, evidentemente, em outros órgãos de comunicação convenientes! Todos os meus familiares, amigos e colegas estão já bem avisados quanto ao que lhes poderá acontecer se se ligaram convosco. Uma filha minha, que é cliente NOS, terminará também a ligação convosco, iniciando quanto antes o processo de rescisão, para que ainda no primeiro trimestre isso fique resolvido… Está também ciente de que uma vez feitos os procedimentos (ilegais, pelo menos abusivos, no meu entendimento) da NOS deverá anular rapidamente o débito direto, para que também ela não seja vítima de roubos…
  7. Por aqui se percebe por que motivo a NOS (e provavelmente outras entidades similares) não fornecem um email de contacto ou um endereço postal para onde se possa enviar uma carta de rescisão registada com aviso de receção, um processo que legalmente determina o encerramento do contrato, sem que a empresa nos faça arrastar no lamaçal a que somos sujeitos, na intenção (que me parece demasiadamente estúpida...) de demover o cliente ou simplesmente lhe “sacar” mais uns euros…
  8. O processo talvez consiga, em alguns casos, esse propósito, mas estou certo de que são mais os clientes que são afastados e não voltarão do que os que porventura desistirão…

Caros clientes: estejam prevenidos! Tomem as devidas precauções para qua esta teia não vos apanhe!...

 


Boa tarde @Artur José Ferreira da Cunha

Lamentamos a situação. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde abordou a mesma questão. Deste modo, garantimos a boa organização da informação como, também, do Fórum NOS. 

Segundo o que indica já expôs a situação à provedoria, pelo que sugerimos que aguarde a nossa resposta. 
Obrigado


Boa tarde,

Obrigado pela informação. Fico a aguardar uma resposta.


Se surgirem questões adicionais, por favor, fale connosco, @Artur José Ferreira da Cunha
Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado


Obrigado, Mário P.
Devo dizer, por ser de elementar justiça, que o trato com os colaboradores da NOS tem sido muito profissional, mesmo afável. Será, no meu entender, o melhor que a empresa tem para mostrar. O meu desapontamento com esta entidade está relacionado com o processo burocrático criado para terminar uma relação normal entre fornecedor e cliente, dentro dos termos legais, que se apresenta complexo e nada condicente com uma empresa que se apresenta como de vanguarda e moderna. É muito estranho que se demore semanas para estabelecer um final de acordo, que deveria ser imediato, com claro prejuízo, no tempo e em dinheiro, para o cliente. Imagine a NOS demorar o mesmo tempo para instalar e ativar serviços contratados e verá quantos clientes veria fugir para a concorrência… Pois então terá de perceber que deverá haver reciprocidade… 
Mas como gato escaldado de água fria tem medo…, não estou certo de que as coisas se resolvam rápido e a contento...


Comentário