Skip to main content
Header
Respondido

Despesa de Abertura de Processo

  • December 18, 2020
  • 25 comentários
  • 1277 visualizações

Pretendo comprar um smartphone na loja on-line da NOS por prestação e ao efetuar a compra surge um parâmetro que diz “Despesa de abertura de processo” e acresce 20€ ao custo total do Smartphone. De onde surge este valor e em que momento da compra é pago?

Melhor resposta por Jose Rodrigues

@rita_silva2 Boa noite, são despesas administrativas:

Condições de compra a prestações online

 

O equipamento será enviado para a morada indicada no formulário.
A venda a prestações está sujeita à verificação das seguintes condições:

 
  • Compra disponível para clientes NOS há pelo menos 6 meses, com um pacote de um ou mais serviços, débito direto em conta e fatura eletrónica ativa;
  • Está limitada ao stock existente e a dois planos de prestações por cliente, não sendo acumulável com outras campanhas em vigor;
  • O cliente não pode ser ou ter sido devedor à NOS de qualquer valor vencido nos últimos 6 meses, ou ser parte de um Acordo de Pagamento de Dívida a decorrer;
  • A compra online a prestações não está disponível para clientes das Ilhas. Para comprar a prestações, pode dirigir-se a uma Loja NOS Madeira ou Açores.

No momento da compra deverá efetuar o pagamento do valor de entrada do equipamento e de €20,00 referentes a custos administrativos (valor não reembolsável em caso de devolução do equipamento), sendo o restante repartido em 12, 24, 36 ou 48 mensalidades (dependente do equipamento escolhido) a incluir na fatura do respetivo serviço.

25 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • Resposta
  • December 18, 2020

@rita_silva2 Boa noite, são despesas administrativas:

Condições de compra a prestações online

 

O equipamento será enviado para a morada indicada no formulário.
A venda a prestações está sujeita à verificação das seguintes condições:

 
  • Compra disponível para clientes NOS há pelo menos 6 meses, com um pacote de um ou mais serviços, débito direto em conta e fatura eletrónica ativa;
  • Está limitada ao stock existente e a dois planos de prestações por cliente, não sendo acumulável com outras campanhas em vigor;
  • O cliente não pode ser ou ter sido devedor à NOS de qualquer valor vencido nos últimos 6 meses, ou ser parte de um Acordo de Pagamento de Dívida a decorrer;
  • A compra online a prestações não está disponível para clientes das Ilhas. Para comprar a prestações, pode dirigir-se a uma Loja NOS Madeira ou Açores.

No momento da compra deverá efetuar o pagamento do valor de entrada do equipamento e de €20,00 referentes a custos administrativos (valor não reembolsável em caso de devolução do equipamento), sendo o restante repartido em 12, 24, 36 ou 48 mensalidades (dependente do equipamento escolhido) a incluir na fatura do respetivo serviço.


Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • December 22, 2020

Olá @rita_silva2,

O @Jose Rodrigues deu uma ótima ajuda.

Se tiver mais questões, estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada


  • Kilobyte
  • November 11, 2021

boa tarde, encomendei um iphone 13 pro max e gostaria de saber quanto tempo demora para chegar a encomenda se faz favor 


Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

boa tarde, encomendei um iphone 13 pro max e gostaria de saber quanto tempo demora para chegar a encomenda se faz favor 

Boa tarde, 

Envios

Levantamento na loja NOS - Gratuito

Poderá escolher o levantamento em qualquer loja física da NOS no continente (exceto televisões). O levantamento poderá ser efetuado em loja em 1h após pagamento ou em 2 dias úteis caso não haja produto disponível em loja.

Entrega em morada

Normal (gratuito)
Poderá escolher o envio para uma morada com um prazo de entrega em 2 dias úteis após pagamento. Os prazos de entrega serão prolongados para os Açores e Madeira.
Rápida (6,99€)
Envio para uma morada com entrega num prazo de 2 horas após o pagamento no próprio dia, ou no dia útil ou Sábado seguinte para encomendas colocadas após 18h. Opção disponível para alguns concelhos das zonas de Lisboa, Porto, Braga e Setúbal.

Acompanhamento de encomendas | Track & Trace

Será notificado sobre o estado da encomenda por SMS e Email e poderá acompanhar o estado da mesma aqui.

Ao fazer o acompanhamento da encomenda deverá ter informação sobre a previsão de entrega.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 11, 2021

Boa tarde,

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda sobre a sua questão @Beatriz0.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Kilobyte
  • November 13, 2021

Bom dia, 

 

sim só mais uma dúvida eu gostaria de saber se a empresa DPD que faz as vossas entregas trabalham no sábado, pois aqui no site da nós diz que a minha encomenda encontra-se em distribuição e a data prevista de entrega é hoje. 


Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • November 14, 2021

Olá @Beatriz0,

Sim, a entrega pode ser feita ao sábado, caso a empresa de distribuição dê essa informação.

Se tiver outras questões estamos disponíveis para ajudar.

Obrigada

 


Acho exagerado pagar 20€ por despesas administrativas, sou cliente NOS e pretendia comprar un smartwatch, mas vou comprar em outra loja.


Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Acho exagerado pagar 20€ por despesas administrativas, sou cliente NOS e pretendia comprar un smartwatch, mas vou comprar em outra loja.

E um custo apenas na compra a prestações.


É óbvio que as despesas administrativas só sejam cobradas em compras às prestações, na mesma continuo a achar que o valor é exagerado, sobretudo para clientes NOS.


Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

É óbvio que as despesas administrativas só sejam cobradas em compras às prestações, na mesma continuo a achar que o valor é exagerado, sobretudo para clientes NOS.

Só sendo cliente NOS poderá fazer a compra a prestações.


LOL


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 25, 2022

Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @Francisco José Costa Abreu.

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão.

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Forum|alt.badge.img

Olá só uma pergunta as "Despesa de abertura de processo" são só compras feitas online ou se eu for numa loja física terei que dar +20 euros também? @João H. 


Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Na loja online ou na loja física a compra a prestações cobra despesas administrativas referentes à abertura do processo, não faria sentido cobrar online e não na loja física.


Na loja online ou na loja física a compra a prestações cobra despesas administrativas referentes à abertura do processo, não faria sentido cobrar online e não na loja física.

Até agora não percebo como a NOS vende a crédito sem qualquer licença. Não existe TAEG nem TAN, nenhuma regra de venda a crédito é cumprida. Tem até uma taxa não reembolsável ilegal já que durante o período de livre resolução o consumidor não pode ter custos.


Forum|alt.badge.img

Na loja online ou na loja física a compra a prestações cobra despesas administrativas referentes à abertura do processo, não faria sentido cobrar online e não na loja física.

Até agora não percebo como a NOS vende a crédito sem qualquer licença. Não existe TAEG nem TAN, nenhuma regra de venda a crédito é cumprida. Tem até uma taxa não reembolsável ilegal já que durante o período de livre resolução o consumidor não pode ter custos.

sinceramente já não sei onde a NOS vai buscar essas idéias além dos produtos mais caros que nas outras lojas ainda tem que pagar esses 20 euros pra dar entrada ao processo. está mais a valer usar uma das rivais da NOS


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 14, 2022

Boa tarde @José Francisco Ferreira Silva,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão.

Consulte mais informação sobre a campanha Especial Cliente NOS e Preço Mínimo Garantido no nosso artigo:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Boa tarde @José Francisco Ferreira Silva,

Agradecemos a sua mensagem. 

@Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão.

Consulte mais informação sobre a campanha Especial Cliente NOS e Preço Mínimo Garantido no nosso artigo:

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Incrível como colocou artigos que em nada esclarecem porque a NOS não cumpre nenhuma das regras de venda a crédito. Nem esclarece como podem cobrar um valor não reembolsável ao contrário do estabelecido na lei de venda à distância.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 14, 2022

Boa noite @AlbertoCaeiro2,

O artigo aborda a campanha preço mínimo garantido, especial clientes NOS e compra a prestações, em resposta ao tema abordado neste tópico.

Obrigado


Boa noite @AlbertoCaeiro2,

O artigo aborda a campanha preço mínimo garantido, especial clientes NOS e compra a prestações, em resposta ao tema abordado neste tópico.

Obrigado

Bem sei, mas o tópico é sobre a despesa de abertura de processo, que só pelo facto de ser "não reembolsável" parece ser ilegal visto que durante o período de livre resolução não podem ser imputados custos ao consumidor.


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 15, 2022

Não não é! Chama-se taxa. 
Nunca vi uma pessoa a utilizar a palavra ilegal tanta vez e em vão. Valha-me nossa senhora 


Não não é! Chama-se taxa. 
Nunca vi uma pessoa a utilizar a palavra ilegal tanta vez e em vão. Valha-me nossa senhora 

Então diga-me onde é que um contrato à distância pode ter taxas no período de livre resolução. Não existe, até a Cetelem que é um banco devolve os custos de abertura do processo.

Agora a NOS que segundo o BdP nem sequer tem licença para conceder crédito faz o que bem lhe apetece.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 15, 2022

Boa tarde @AlbertoCaeiro2,

A sua questão foi respondida em:

obrigado


Boa tarde @AlbertoCaeiro2,

A sua questão foi respondida em:

obrigado

Como pode ver não foi respondida a questão lá. Toda e qualquer compra que não é paga na íntegra é uma compra a crédito. Além de que uma modalidade de pagamento não pode ser casada a um contrato de prestação de serviços.

Essa "modalidade de pagamento" é na realidade uma fidelização no serviço da NOS. Uma modalidade de pagamento apenas pode estar agarrado à compra efectuada.