Skip to main content
Header
Pergunta

Desligar serviços

Boa tarde,

Entrei em contacto na passada quinta-feira dia 21 entrei em contacto com a NOS para fazer o desligamento de serviços.

Após mais de 30m de conversa onde me tentaram convencer a não desligarem e sem apresentarem uma proposta realista para a renovação do meu contracto indiquei que continuava com a intenção de desligar o serviço. 

Ficaram de enviar mensagem para a o cancelamento dos serviços e atá a data nada.

Segunda-feira pedi o desligamento dos serviços através da pagina pessoal da Nos, onde efetivamente a NOS entra em contacto mas a chamada cai antes de ir para o operador. 

Agradecia o contacto por parte da NOS de forma a solucionar esta situação.

Obrigado.

34 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 26, 2025

Boa tarde ​@Nuno Pereira_1984

Informe a comunidade se cancelou através da App my NOS para entendermos melhor. 

Caso tenha sido o caso e o processo não avançou. 

Pode fazer o pedido pessoalmente, por correio ou online.

Reúna os seguintes documento: 

• Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação.

• Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;

Os documentos podem ser:

• enviados através do formulário de email selecionado a opção ”Enviar documentos para cessação contratual”

• entregues numa Loja NOS

• enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Em alternativa, pode aguardar a intervenção dos gestores da comunidade que é constituída por colaboradores da NOS e deverá ajudar a resolver no âmbito do Fórum NOS. 

Obrigado.

Boa tarde,

Sim fiz o pedido inicialmente por telefone ao qual pelos vistos a pessoa que me atendeu não fez o trabalho corretamente.

Voltei a solicitar o desligamento através da aplicação my Nos e a chamadas caíram antes de conseguir falar com os operadores.

Irei aguardar pela intervenção dos gestores da comunidade.

Obrigado

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • August 26, 2025

Lamento a situação, a partilha de experiências através desse processo é muito importante. 

Passarei a não recomendar esse meio, caso apareçam mais relatos semelhantes. 

Obrigado pela partilha! 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 27, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Nuno Pereira_1984. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Nuno Pereira_1984. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Boa tarde,

Mensagem enviada.

Obrigado

Boa tarde,

Já passaram 11 dias e continuo sem conseguir finalizar o meu pedido de desligamento de serviços por parte da NOS...

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 1, 2025

Boa tarde ​@Nuno Pereira_1984,

Agradecemos a sua mensagem.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Boa tarde,

Continuo sem receber um contacto por parte da NOS e entretanto já se passaram 12 dias desde o pedido inicial para o desligamento de serviços.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 2, 2025

Creio que não tem com que se preocupar, acredito que os gestores da comunidade vão ter em conta a data em que enviou a mensagem a solicitar a rescisão dos serviços. 

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 2, 2025

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos a acompanhar este tema e vamos responder à sua mensagem privada com a maior brevidade.

Obrigado

Excelentíssimos senhores,

Peço desculpa mas isto começa a roçar o ridículo, fiz o meu pedido inicial a 13 dias, basta consultar as vossas gravações.

Hoje voltei a solicitar o desligamento dos serviços através da pagina pessoal da Nos, onde efetivamente a NOS entrou em contacto mas a chamada cai antes de ir para o operador. 

Caso não exista um contacto por parte da NOS serei obrigado a apresentar uma reclamação por escrito e também apresentar o meu caso junto da ANACOM.

Relembro que desde 2022 que a lei diz que tem de ser tão fácil rescindir contrato como fazer um contrato novo e pelos mesmos meios.

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 3, 2025

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a demora.

Estamos a acompanhar este tema e vamos responder à sua mensagem privada com a maior brevidade.

Obrigado

Boa tarde,

Passaram 16 dias e nem um contacto por parte da NOS, um verdadeiro exemplo de como tratar os clientes.

Sei que não passo de um número mas um cliente que tem o serviço a 16 anos deveria ser tratado de outra forma.

Provavelmente não irá dar em nada mas penso que já passou tempo suficiente e irei apresentar uma reclamação por escrito junto da NOS assim como na ANACOM.

Obrigado. 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 6, 2025

Ainda não lhe responderam a mensagem privada?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 6, 2025

Boa tarde, ​@Nuno Pereira_1984

O seu pedido está a ser acompanhado pela equipa especializada no tema, será dada uma resposta com a maior brevidade.

Obrigado,

Ainda não lhe responderam a mensagem privada?

Sim, andam a 8 dias a dizer que vou ser contactado...

Boa tarde, ​@Nuno Pereira_1984

O seu pedido está a ser acompanhado pela equipa especializada no tema, será dada uma resposta com a maior brevidade.

Obrigado,

Boa tarde,

Sabem a quanto tempo me andam a dizer que me será dado uma resposta com a maior brevidade possível?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 7, 2025

Existe uma confirmação de receção da sua mensagem em 01 de Setembro de 2025. 

Conforme informação da ANACOM,  o pedido de cancelamento pode ser apresentado ao operador por escrito, através de qualquer um dos contactos indicados no seu contrato ou divulgados ao público pelo operador (morada, fax, endereço de e-mail, etc.).  

Sabe como cancelar o seu contrato de comunicações? - ANACOM 

Obrigado.

Conforme informação da ANACOM,  o pedido de cancelamento pode ser apresentado ao operador por escrito, através de qualquer um dos contactos indicados no seu contrato ou divulgados ao público pelo operador (morada, fax, endereço de e-mail, etc.).  

Obrigado.

Eu fiz o pedido de cancelamento do serviço a 21 de Agosto por contacto telefónico, as chamadas são guardadas é só consultar. São 17 dias a aguardar...

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 7, 2025

@Jorge C, o Fórum NOS, não obstante de ser um canal escrito, não é um meio idóneo para formalizar o cancelamento do serviço, pelo que pedimos que não induza em erro a comunidade. Até porque os meios de fazer tal pedido estão, claramente, referidos no site NOS. 

Obrigado,

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 7, 2025

Boa tarde a todos, 

Gostaria de clarificar alguns pontos sobre pedidos de cancelamento de serviços e a atuação dos colaboradores da NOS no Fórum, que, na minha opinião, apresentam alguns aspetos menos positivos.

1. Fundamento legal – Formalizar sempre por meios oficiais; resolução simples 

O cancelamento deve ser efetuado por escrito através de canais oficiais (loja, carta registada, ou formulário online), garantindo prova da data e cumprimento dos direitos do cliente. 

2. Papel dos gestores da comunidade – Orientar e encaminhar, mas não formalizar

Os gestores da comunidade são colaboradores da NOS que podem esclarecer e encaminhar pedidos para equipas especializadas. Não têm autoridade para formalizar cancelamentos, e o Fórum não constitui um canal oficial de rescisão.

3. Problemas da prática sistemática – Mensagens privadas podem induzir erro

Pedir mensagens privadas sistematicamente, mesmo com encaminhamento, pode:

• Induzir o cliente em erro, criando a impressão de que a rescisão já foi formalizada.

• Atrasar o exercício dos direitos legais, como a resolução no prazo de 14 dias ou o fim da fidelização. 

4. Recomendações aos clientes – Formalizar nos canais oficiais e usar o Fórum apenas para suporte

• Formalizar sempre o pedido pelos canais oficiais.

• Guardar prova da data do pedido.

• Utilizar o Fórum apenas como meio de acompanhamento e orientação, não como canal formal de rescisão.

• Recomenda-se que os gestores ajustem a comunicação, evitando criar expectativas incorretas nos clientes. 

Conclusão: 

O Fórum e os gestores podem apoiar e encaminhar, mas não substituem os canais legais de rescisão. A prática de mensagens privadas deve ser revista, promovendo maior transparência e proteção do cliente.

Obrigado pela atenção.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 7, 2025

Boa noite, ​@Jorge C.

Lamentamos que tenha essa opinião.

Recordamos que é da alçada da moderação ajudar da melhor forma possível e através dos meios que tem ao seu dispor, o que é possível ser tratado em público sê-lo-á, aquilo que reveste ou carece de um tratamento privado, também, permanecerá. 

O pedido de cancelamento, quando somente é feito esse pedido, nós endereçamos para área de cliente my NOS como pode comprovar em diversos comentários da moderação. No entanto, e tal como indicámos, quando o pedido advém de insatisfação por falhas técnicas ou preços que não coincidem, tentamos ajudar, e se não for possível aí informar em conformidade quanto à forma, há que ter sensibilidade ao tema. 

Ainda assim, endereçámos a sugestão. 
Obrigado,

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 7, 2025

Obrigado.

Eu fiz o pedido de cancelamento do serviço a 21 de Agosto por contacto telefónico, as chamadas são guardadas é só consultar. São 17 dias a aguardar...

Boa note ​@Nuno Pereira_1984

Sugiro que solicite acesso às gravações da chamada em que solicita o cancelamento. 

Como esclarecido no site institucional da NOS aqui.

O cliente tem o direito a obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados e informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros. O direito a ver/ouvir ou obter cópia, por exemplo das faturas, dos acordos escritos ou das chamadas em que é interveniente e que são gravadas.

O exercício dos direitos é gratuito, exceto se se tratar de um pedido manifestamente infundado ou excessivo, caso em que poderá ser cobrada uma taxa razoável tendo em conta os custos. As informações devem ser prestadas por escrito mas, se o solicitar, podem ser prestadas oralmente. Neste caso, a NOS deve verificar a sua identidade por outros meios que não orais.
A resposta aos pedidos deverá ser prestada no prazo máximo de 30 dias, salvo se for um pedido especialmente complexo.

Exerça-os através dos seguintes contactos:

NOS Comunicações, S.A.
Carta: NOS – Privacidade - Rua Actor António Silva, n.º 9, Campo Grande, 1600-404 Lisboa
Email: cliente.privacidade@nos.pt
Telefone: 800 109 300
Linha de atendimento automático (IVR): 16101

Espero ter ajudado.

Obrigado.

Boa tarde a todos, 

Gostaria de clarificar alguns pontos sobre pedidos de cancelamento de serviços e a atuação dos colaboradores da NOS no Fórum, que, na minha opinião, apresentam alguns aspetos menos positivos.

1. Fundamento legal – Formalizar sempre por meios oficiais; resolução simples 

O cancelamento deve ser efetuado por escrito através de canais oficiais (loja, carta registada, ou formulário online), garantindo prova da data e cumprimento dos direitos do cliente. 

2. Papel dos gestores da comunidade – Orientar e encaminhar, mas não formalizar

Os gestores da comunidade são colaboradores da NOS que podem esclarecer e encaminhar pedidos para equipas especializadas. Não têm autoridade para formalizar cancelamentos, e o Fórum não constitui um canal oficial de rescisão.

3. Problemas da prática sistemática – Mensagens privadas podem induzir erro

Pedir mensagens privadas sistematicamente, mesmo com encaminhamento, pode:

• Induzir o cliente em erro, criando a impressão de que a rescisão já foi formalizada.

• Atrasar o exercício dos direitos legais, como a resolução no prazo de 14 dias ou o fim da fidelização. 

4. Recomendações aos clientes – Formalizar nos canais oficiais e usar o Fórum apenas para suporte

• Formalizar sempre o pedido pelos canais oficiais.

• Guardar prova da data do pedido.

• Utilizar o Fórum apenas como meio de acompanhamento e orientação, não como canal formal de rescisão.

• Recomenda-se que os gestores ajustem a comunicação, evitando criar expectativas incorretas nos clientes. 

Conclusão: 

O Fórum e os gestores podem apoiar e encaminhar, mas não substituem os canais legais de rescisão. A prática de mensagens privadas deve ser revista, promovendo maior transparência e proteção do cliente.

Obrigado pela atenção.

Boa noite,

Relembro que desde 2022 que a lei diz que tem de ser tão fácil rescindir contrato como fazer um contrato novo e pelos mesmos meios, se eu fiz por telefone posso cancelar por telefone, etc, etc.

@Jorge C, o Fórum NOS, não obstante de ser um canal escrito, não é um meio idóneo para formalizar o cancelamento do serviço, pelo que pedimos que não induza em erro a comunidade. Até porque os meios de fazer tal pedido estão, claramente, referidos no site NOS. 

Obrigado,

Boa noite,

Não percebi a parte de induzir eu erro a comunidade, pois tudo o que disse e expus corresponde a verdade e onde tenho meios de prova.

Contactei o fórum por indicação do provedor da NOS após reclamação e onde também tenho prova disso.

Existe na minha opinião uma desarticulação entre os vários canais da NOS.