Skip to main content
Header
Byte
July 1, 2024
Pergunta

Desemprego e Mudança de Residência

Bom dia, 

Gostaria do vosso esclarecimento e ajuda. 

Neste momento encontro-me desempregado e sem possibilidades financeiras para sustentar o serviço contratado. Em cima disso, vou mudar de residência e de zona do país (da Azambuja para Vila Nova de Famalicão) para viver com familiares, porque me encontro sem possibilidade de sequer pagar a minha renda de casa. 

Como posso fazer para anular o meu contrato com efeito imediato, sem pagar o valor da rescisão antes do tempo? É que nem esse valor tenho possibilidade de pagar. 

Fico a aguardar uma resposta. 

Obrigado desde já 

4 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
July 1, 2024

Bom dia @Cláudio Daniel Louro Lopes,

Lamento a situação, pode fazer o pedido pessoalmente, por correio ou online.

Reúna os seguintes documentos:

• Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;
  • Comprovativo de desemprego. Motivado por despedimento da iniciativa do empregador por facto não imputável ao trabalhador, que implique perda de rendimento mensal, em comparação com a situação anterior (igual ou superior a 20%), documentos da segurança social e do banco que comprovem que está nessa situação:
  • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação.

Os documentos podem ser:

• enviados através do formulário de email selecionado a opção Enviar documentos para cessação contratual;
  • entregues numa Loja NOS;
  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.

- Guarde todos os comprovativos como prova de formalização do pedido.

Em alternativa, a todas esta formalidades que recomendo, pode ou não aceitar ajuda da equipa de moderação cujos elementos são colaboradores da empresa.

Espero ter ajudado,

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
July 1, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Cláudio Daniel Louro Lopes e lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

• O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
July 5, 2024

Bom dia @Cláudio Daniel Louro Lopes,

Lamento a situação, pode fazer o pedido pessoalmente, por correio ou online.

Reúna os seguintes documentos:

• Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;
  • Comprovativo de desemprego. Motivado por despedimento da iniciativa do empregador por facto não imputável ao trabalhador, que implique perda de rendimento mensal, em comparação com a situação anterior (igual ou superior a 20%), documentos da segurança social e do banco que comprovem que está nessa situação:
  • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação.

Os documentos podem ser:

• enviados através do formulário de email selecionado a opção Enviar documentos para cessação contratual;
  • entregues numa Loja NOS;
  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.

- Guarde todos os comprovativos como prova de formalização do pedido.

Em alternativa, a todas esta formalidades que recomendo, pode ou não aceitar ajuda da equipa de moderação cujos elementos são colaboradores da empresa.

Espero ter ajudado,

Obrigado.

Obrigado pela resposta, o problema é o que eu trabalhava a recibos verdes, nem direito a fundo de desemprego tenho. 

Assim sendo, como procedo?

João H.
Gestor da comunidade
July 5, 2024

Boa tarde @Cláudio Daniel Louro Lopes,

Como sugerido e descrito acima envie-nos, por favor, uma mensagem privada para podermos ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.