Header
Destaque

Descontinuação serviço de email


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

Como importar o seu email para uma conta Gmail ou Outlook?

A 15 de fevereiro de 2020 vamos descontinuar os endereços de email:

  • clix.pt
  • kanguru.pt
  • mail.pt
  • oniduo.pt
  • optimus.clix.pt,
  • oninetspeed.pt
  • oninet.pt
  • mail.optimus.pt

Para que não perca nenhum email importante, neste tópico explicamos como pode exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail.

Para exportar o seu email para uma conta Gmail ou Hotmail é necessário:

  • Ter uma conta Gmail/Hotmail
  • Confirmar que todos os emails que quer guardar no seu email estão na pasta "Recebidas" antes de os exportar

Como exportar o seu email para uma Conta Gmail

Antes de começar, garanta que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas", já que só esta pasta será importada.

1.faça login no seu email, em webmail.clix.pt

2.confirme que todos os seus emails estão na pasta "Recebidas"

3.crie uma conta Gmail, para isso aceda a accounts.google.com. Caso já tenha uma conta Gmail, siga para o ponto 9

4.preencha os seus dados, defina um nome de usuários e uma senha. Para continuar, carregue em "Próxima"

 

5.associe um número de telemóvel à sua conta

6.coloque o código que recebeu por SMS e carregue em "Verificar"

 

7.preencha a sua data de nascimento e o sexo

 

8.Com este passo, acabou de criar a sua conta Gmail.

 

Vamos então exportar o seu email para Gmail.

9.Aceda à sua conta Gmail, carregue na roda dentada que fica no canto superior direito e selecione "Configurações" (também pode ser "Definições" ou "Settings")

 

10.Selecione "Contas e importação"

 

11.Carregue em "Importar correio e contactos"

 

12.Preencha o seu email e password da conta e carregue em continuar

Os servidores POP são:

  • clix.pt - pop.clix.pt - porta 110
  • optimus.clix.pt - pop.clix.pt - porta 110
  • mail.pt - pop.mail.pt - porta 110
  • oniduo.pt - pop.oniduo.pt - porta 110
  • oninetspeed.pt - pop.oninetspeed.pt - porta 110
  • oninet.pt - pop.oninet.pt - porta 110
  • mail.optimus.pt  - pop.kanguru.pt  - porta 110
  • kanguru.pt - pop.kanguru.pt - porta 110

13.Na página seguinte, carregue em "Importar email" e clique em "Iniciar Importação"

14.Após o Gmail ter terminado a importação, os emails que estavam na pasta "Recebidas" terão sido migrados para o Gmail

 

Como exportar o seu email para uma conta Hotmail/Outlook

A importação para o Outlook replica o seu email na sua conta Hotmail. Qualquer alteração feita no email será replicada no Hotmail. Para não perder os seus emails, no final da importação mova-os para a sua caixa de entrada do Hotmail ou para pastas novas, criadas na sua conta Hotmail. Para fazer a importação, siga estes passos:

1.Aceda ao seu email Hotmail/Outlook e carregue na roda dentada que fica no canto superior direito. De seguida, carregue em "Ver todas as definições do Outlook"

 

2.No menu do lado esquerdo, clique em "Sincronizar e-mail" e de seguida em "Outras contas de e-mail"

 

3.Preencha o seu email, password e selecione "Criar uma nova pasta para os e-mails importados, com subpastas como as que existem na conta à qual se está a ligar", caso queira que o Hotmail replique as suas pastas. Para continuar carregue em "Ok"

 

4.Após a importação pode confirmar que os seus emails já aparecem no Hotmail, assim como as pastas que tinha criadas na sua conta

Nota: Recordamos que qualquer alteração que faça no email será replicada no Hotmail. Para se salvaguardar, mova os emails para outras pastas

Veja aqui como exportar os seus contactos no Outlook e aqui como importá-los através do Gmail. 

Teve alguma dificuldade neste processo? Partilhe com a comunidade. :grinning:


797 Comentários

Reputação 1

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/descontinuacao-servico-de-email-14002  tens aqui

Isto é uma explicação oficial??? 

Um tópico colocado num Forum por uma Nerd que se chama Ana P. !!!!!

Sou Cliente à 20 anos, quando a Internet era 56 Kb 

Fazer CLIX custa nix

Reputação 2

Bom dia,

 

Como forma de manter os meus endereços de email sob a mesma caixa postal, desde há vários anos que eu tenho os meus endereços @oninetspeed.pt e @oninet.pt importados para o Outlook (Hotmail), sendo que nem uso o webmail.clix.pt.

O que eu não estou a compreender bem é o que vai ser descontinuados exactamente. Vão desligar só o  “webmail.clix.pt” ou vão descontinuar toda a infraestrutura associada ao serviço? É que os servidores “pop” são necessários para o transito dos emails. Se desligarem os servidores POP, não me serve de nada a exportação dos endereços de email para outra caixa postal.

A ser este o caso, eu teria que atualizar todas as minhas contas online alguma vez criadas e associadas aos emails oninetspeed.pt ou oninet.pt, o que é francamente inaceitável.

EDIÇÃO:

Já agora, e quanto aos servidores SMTP? Vão desliga-los não vão? Vão retirar, a nós, clientes fiéis há decadas, a possibilidade de enviar emails @oninetspeed.pt ou @oninet.pt, não vão? Mas, passou pela cabeça de quem tomou esta decisão peregrina o tempo (e dinheiro, porque, “tempo é dinheiro”), que vai ser necessário para atualizar as contas que venho mantendo e criando AO LONGO DE DÉCADAS? Quem me vai ressarcir essas perdas? A NOS?

INACEITÁVEL! É o que é!

Muito obrigado.

Reputação 2

https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/descontinuacao-servico-de-email-14002  tens aqui

Isto é uma explicação oficial??? 

Um tópico colocado num Forum por uma Nerd que se chama Ana P. !!!!!

Já para não dizer que ela enganou-se, induzindo não sei quantas pessoas em erro. Por exemplo, o servidor de recepção para @oninet.pt não é “pop.oninet.pt” mas, sim “pop3.clix.pt”. E por aqui me fico, que não estou para fazer o trabalho “deles”.

 

Reputação 7
Crachá +2

Quando descontinuarem os emails não há trânsito, simplesmente acabou. Acho que é por isso que estão a sugerir com tempo, para dar para mover os mails e atualizar o que for preciso. 

Reputação 2

Quando descontinuarem os emails não há trânsito, simplesmente acabou. Acho que é por isso que estão a sugerir com tempo, para dar para mover os mails e atualizar o que for preciso. 

O Oscar7 deduz bem. Mas, então para quê a sugestão de exportarmos o email para outro serviço? Se tudo acaba em Fevereiro, migrar o email não faz sentido nenhum.

 

Urge um esclarecimento OFICIAL!

Reputação 7
Crachá +2

Faz, porque há mails antigos que talvez queiras manter. 

Exportar foi o termo usado no texto.

"alterar o formato de um arquivo ou ficheiro, de modo a que possa ser lido por outros programas que não aquele em que foi originalmente criado"

Migrar é algo diferente e pode induzir em erro.

Ate ao seu encerramento podem exportar mensagens, contatos, etc para outras contas. Depois KAPPUT...

Reputação 2

Exportar foi o termo usado no texto.

"alterar o formato de um arquivo ou ficheiro, de modo a que possa ser lido por outros programas que não aquele em que foi originalmente criado"

Migrar é algo diferente e pode induzir em erro.

Ate ao seu encerramento podem exportar mensagens, contatos, etc para outras contas. Depois KAPPUT...

É quando somos confrontados com explicações semânticas que percebemos o quanto nos querem lixar!

Ok. Então, expliquem-me outra vez como se alteraram o formato dos contactos do Webmail.clix, de modo a que possam ser lidos por outros programas que não aquele em que foram originalmente criados, como o Outlook. É que eu não estou a ver como… e tenho centenas de contactos na minha conta que quero alterar o formato para o Outlook.

Obrigado.

 

PS. Já agora, por favor, ilucide-me lá sobre o que é “Migrar” exactamente, e porque é que não pode ser usado neste caso para ilustrar a ideia de “mover de sítio”,  ou “deslocar para”,  ou “exportar para”?

Meu caro @Escobar , se alguém o quer lixar nao sou eu certamente…

E o texto entre aspas nao é explicação para mais nada do que o significado de "exportar" em termos genéricos da informática.

Um outro utilizador, no seu contributo para este tema, ja relatou a dificil experiencia que teve.

Digamos que a dificuldade é mais ou menos a mesma quando nos vemos na necessidade de exportar centenas de contatos de um smartphone para outro quando não estão disponiveis as ferramentas certas para o fazer.

Vai ter de ser à unha... um a um...e com paciencia tudo se consegue.

Reputação 2

Claro que não é o caríssimo a querer lixar-me… mas, também, não está a ajudar. Perdoe-me a frontalidade. Mas, até passa a ideia de não dar a devida importância e gravidade que este assunto merece. Há coisas que não podem ser encaradas de ânimo leve. Coisas como esta. Levada a cabo sem explicação alguma, convincente ou não, contra clientes que vêm financiando a NOS, através das suas várias incarnações, e ao longo de décadas.

Aconteça o que acontecer, uma coisa é certa: esta decisão é incómoda, provoca incómodos e perda de tempo. Tempo que é dinheiro.

Será assim tanto exigir  -- e dadas as circunstâncias, “exigir” é perfeitamente adequado --, que o Webmail.clix.pt permita exportar os contactos via CSV, sendo que até tem activa uma funcionalidade que os permite importar?

Só porque outros utilizadores passaram um mau bocado, não quer dizer que eu também tenha de passar, com ou sem paciência.

Aliás, essas experiências só deveriam ter servido para a NOS aprender com os próprios erros e colocar em prática uma solução o mais simples possível para os seus clientes, principalmente, quando estes são confrontados com uma situação difícil de digerir, para não dizer injusta, de vermos os nossos emails de décadas descontinuados. Não estamos a falar de só Facebooks, de contas Steam ou PlayStation (não é que estes não sejam importantes mas, não são imprescindíveis); Estamos a falar de emails que servem para autenticações de serviços financeiros, serviços de saúde, serviços de educação.

Não se está a dar o caso do grupo Sonae falir, como um telemóvel deixa de funcionar. Não estamos perante uma situação inevitável; um azar do destino. O que está em causa é uma decisão puramente administrativa, tomada num qualquer gabinete, por alguém que não quer saber dos seus clientes e que nem tem a coragem de lhes dar uma explicação!

 

 

Respondo apenas pela parte que me diz respeito…

As palavras sao minhas, a interpretação é sua!

O meu objetivo foi/é chamar a atenção,  perante os factos (descontinuidade), para não se ficar com a ideia de que uma vez exportados os dados, a pasta onde estes se vão replicar continuar a receber as mensagens enviadas para o endereço a descontinuar. Nao! Nao vai funcionar a partir da data indicada pela moderaçao do forum.

Quanto aos factos, reclame diretamente com o operador e não use os comentarios de quem pretende apenas clarificar, independentemente das interpretações de cada um.

Tenha um bom dia, apesar de tudo.

Over & Out.

Reputação 7
Crachá +5

@Escobar  Boa tarde,  sendo que está no seu pleno direito de reclamar,  deve dirigir a sua legitima reclamação para:  https://provedor.nos.pt/provedoria/ deve também fazer valer os seus direitos  e apresentar  a sua reclamação aqui:  https://www.livroreclamacoes.pt/inicio  (é muito dificil conseguir exportar ou transferir a conta para outra conta email. Tive esse problema há uns anos atrás quando terminou  o email da netcabo, não consegui).

Reputação 2

@Escobar  Boa tarde,  sendo que está no seu pleno direito de reclamar,  deve dirigir a sua legitima reclamação para:  https://provedor.nos.pt/provedoria/ deve também fazer valer os seus direitos  e apresentar  a sua reclamação aqui:  https://www.livroreclamacoes.pt/inicio  (é muito dificil conseguir exportar ou transferir a conta para outra conta email. Tive esse problema há uns anos atrás quando terminou  o email da netcabo, não consegui).

Obrigado pela ajuda. É isso mesmo que vou fazer.

Reputação 1

É uma vergonha! 

Vou-me lá eu lembrar de todos os contactos a quem forneci o meu endereço de email ou de todos os sites em que me registei nos últimos 15 anos??

Para piorar a solução que apresentam para transferir emails e contactos não funciona.

Andam a brincar com as pessoas só pode.

É por essas e outras que não sou cliente NOS e fujo a sete pés só de pensar nisso.

Reputação 1

Como fazer para importar os emails que estão na pasta de enviados?

Reputação 1

Faz, porque há mails antigos que talvez queiras manter. 

O problema não são os mails antigos, pois para isso basta usar um programa que guarda mails.

Tipo Outlook office ou outro qualquer que guarde mails para ver offline .

E nem é necessário este alarido todo.

O problema são os mails que me vão enviar depois de Fevereiro.

É como se o carteiro dos CTT chegar ao meu prédio e em vez de caixas de correio, encontrar uma placa a dizer:​​​​​​​ - Ponha as cartas no lixo

Reputação 7
Crachá +2

Percebo que seja chato. Mas eles desligam os serviços em fevereiro, ainda faltam 3 meses. Dá para alterar os emails onde for preciso. 

Reputação 1

Percebo que seja chato. Mas eles desligam os serviços em fevereiro, ainda faltam 3 meses. Dá para alterar os emails onde for preciso. 

Já vi que tens resposta para tudo. 

por isso é que tens:  3554 comentários

Reputação 7
Crachá +2

É uma vergonha! 

Vou-me lá eu lembrar de todos os contactos a quem forneci o meu endereço de email ou de todos os sites em que me registei nos últimos 15 anos??

Para piorar a solução que apresentam para transferir emails e contactos não funciona.

Andam a brincar com as pessoas só pode.

É por essas e outras que não sou cliente NOS e fujo a sete pés só de pensar nisso.

 

VAI! E devia ter “noção” dos registos que efectuou ao longo do tempo! Não tem as passwords gravadas? Uma lista de serviços importantes?

Se não tem, é bom que comece a pensar nisso mesmo… o quanto antes!

Isto não é caso único… O IOL fez o mesmo há 2 ANOS!

https://www.iol.pt/webmail-migracao

 

 NO meu caso tive 2 MESES de prazo! Adiantou reclamar? NÃO!!!

 

GOOGLE  FOREVER! Digam o que disserem da GOOGLE, quero lá saber que me espie e que faça recolha dos meus dados! Pelos serviços que eles oferecem, até lhes vendo a ALMA! :D

Reputação 7
Crachá +2

Faz, porque há mails antigos que talvez queiras manter. 

O problema não são os mails antigos, pois para isso basta usar um programa que guarda mails.

Tipo Outlook office ou outro qualquer que guarde mails para ver offline .

E nem é necessário este alarido todo.

O problema são os mails que me vão enviar depois de Fevereiro.

É como se o carteiro dos CTT chegar ao meu prédio e em vez de caixas de correio, encontrar uma placa a dizer: - Ponha as cartas no lixo

 

Não vale a pena ficar chateado… eu também fiquei… o meu primeiro endereço de email com 20 ANOS! que usava em “todo” o lado… (centenas de registos e todos os serviços essenciais incluindo contactos!)

É a vida… são decisões das empresas… e não há nada que possa fazer a não ser tentar um processo contra a NOS por danos (mas convém ler as condições que aceitou na altura…)

Reputação 7
Crachá +2

Já agora, fui aos meus arquivos e encontrei esta lista de servidores de email (podem não estar actualizados, mas podem ajudar!)

  IOL NOS Sapo Clix
DNS Principal ? 212.113.164.54 212.55.154.174 194.79.69.222
DNS Secundário ? 212.113.164.53 212.55.154.190 194.79.69.129
Servidor POP3 pop.iol.pt pop-mail.outlook.com pop.sapo.pt pop.clix.pt
Servidor IMAP imap.iol.pt imap-mail.outlook.com ? ?
Servidor SMTP smtp.iol.pt smtp-mail.outlook.com smtp.sapo.pt mail.clix.pt
Servidor News news.iol.pt   news.sapo.pt news.clix.pt
Servidor IRC irc.iol.pt   irc.ptnet.org irc.clix.pt

Segui os passos para migrar a minha conta clix para uma conta Outlook, foram criadas as pastas iguais as existentes mas não transferiu qualquer e-mail. Que fazer?

Reputação 7
Crachá +2

eu tinha um email da tvtel e nem aviso tive. foi tudo à vida.  Claro que é chato isto mas pode acontecer. Esses mails já quase que não são utilizados, qq dia iam desaparecer.

Reputação 7
Crachá +2

eu tinha um email da tvtel e nem aviso tive. foi tudo à vida.  Claro que é chato isto mas pode acontecer. Esses mails já quase que não são utilizados, qq dia iam desaparecer.

 

Daí a “desaparecerem” SEM aviso prévio, é quase má fé!!!!

Já viu o seu número de telefone desaparecer sem aviso?

Um email é AINDA MAIS importante!!!

Reputação 7
Crachá +2

Por acaso não me chateei muito com isso mas que voltar a entrar no mail nunca mais consegui

Comentário