Skip to main content
Header
Bit
November 2, 2017
Pergunta

Débito direto para pagamento facturas em atraso?

Boa noite,
tenho activo o débito direto e recebi informações que a minha factura está em atraso no pagamento !!!
Existe algum problema com esta operação??

15 Comentários

November 2, 2017
Só mesmo a linha de facturaçao é que lhe poderá responder a essa pergunta.

16990>facturaçao
November 2, 2017
Lamentavelmente acontece com (demasiada) frequencia quando o 1° dia do mes (dia de vencimento da fatura para um grande n° de clientes) calha num fim de semana ou feriado...
Em fins de semana e feriados nao se processam debitos diretos, sao adiados para o 1° dia util seguinte.
O operador sabe disso mas nada faz para alterar o sistema automatico de notificaçoes. Parece que clientes irritados teem maior valor para esta gentinha.
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
November 2, 2017
Eu ai tenho de discordar, realmente dantes nao se processava debito directo aos fins de semanas e feriados, mas entretanto alguma coisa mudou porque têm sempre processado o debito directo no dia 1, seja feriado ou fim de semana, ainda agora, processaram-me na quarta feira (feriado).
Mas atençao, nem em todas as empresas isso acontece, só venho a notar esse facto na NOS e EDP, na água e seguros processam sempre no dia util a seguir.
November 2, 2017
Convem que alguem tome a iniciativa de alterar o status quo nesta materia... ;)
A ser uma realidade essa alteraçao, registo como um passo positivo do sistema SEPA na correçao de algumas incongruências...
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
November 2, 2017
Posso garantir que isso é uma realidade, pois tenho home banking, e o debito directo lá está certinho tanto aos fins de semana como aos feriados, mas como eu escrevi anteriormente, nem todos os debitos directos funcionam assim.
Quando um dia passar no banco, irei perguntar a razao disso.
November 2, 2017
Ainda nao confirmei este mes, mas o historico recente prova que nao acontecia assim...
Inclusivamente levou-me a apresentar reclamaçao a PROVEDORIA que partilhei neste comentario do topico Alteração de IBAN
November 2, 2017
Realmente nao acontecia assim, só notei isso quando houve a mudança da data de pagamento da factura, para o dia 1, portanto há uns meses atrás.
Achei estranho que o sistema funcionasse aos fins de semana e feriados, mas atribui isso ás novas caracteristicas e mudanças no debito directo.
Mas só mesmo perguntando no balcao do banco é que poderei saber mais.
November 2, 2017
Mes mais recente: 01 Julho (sabado) - fatura liquidada por DD a 03 Julho (segunda).
Confirmo que apesar de feriado, este mes (Novembro) o DD foi processado no dia 01.
Resta saber se sera uma alteraçao para durar ou foram as bruxas... 😉
November 2, 2017
Lembrei-me agora de uma coisa, será que o debito directo aos fins de semana e feriados, é esclusivo de quem tem home banking?

Agora também fiquei com curiosidade e garanto que amanha vou a um balcao do banco e faço a pergunta, e depois darei noticias.:)
November 2, 2017
Nada disso ;)
Se me disserem que alguns bancos sim e outros nao... até aceito
Agora o sistema SEPA depender se o cliente tem ou nao acesso ao homebanking nao me parece ter logica nenhuma.... Ou o banco processa as ordens nesses dias ou nao processa...
Como atualmente é dificil perceber onde é que determinados bancos teem geograficamente localizados os seus serviços (centrais e outros) fica dificil perceber qual o calendario que seguem... e como o feriado de dia 01 nao é universal... resta aguardar pelo proximo dia de vencimento ao fds ou feriado universal ;)

Em Outubro tambem so processaram a 02 (segunda).