Header
Pergunta

Débito direto para pagamento facturas em atraso?


Boa noite,
tenho activo o débito direto e recebi informações que a minha factura está em atraso no pagamento !!!
Existe algum problema com esta operação??

15 Comentários

Só mesmo a linha de facturaçao é que lhe poderá responder a essa pergunta.

16990>facturaçao
Lamentavelmente acontece com (demasiada) frequencia quando o 1° dia do mes (dia de vencimento da fatura para um grande n° de clientes) calha num fim de semana ou feriado...
Em fins de semana e feriados nao se processam debitos diretos, sao adiados para o 1° dia util seguinte.
O operador sabe disso mas nada faz para alterar o sistema automatico de notificaçoes. Parece que clientes irritados teem maior valor para esta gentinha.
Eu ai tenho de discordar, realmente dantes nao se processava debito directo aos fins de semanas e feriados, mas entretanto alguma coisa mudou porque têm sempre processado o debito directo no dia 1, seja feriado ou fim de semana, ainda agora, processaram-me na quarta feira (feriado).
Mas atençao, nem em todas as empresas isso acontece, só venho a notar esse facto na NOS e EDP, na água e seguros processam sempre no dia util a seguir.
Convem que alguem tome a iniciativa de alterar o status quo nesta materia... ;)
A ser uma realidade essa alteraçao, registo como um passo positivo do sistema SEPA na correçao de algumas incongruências...
Posso garantir que isso é uma realidade, pois tenho home banking, e o debito directo lá está certinho tanto aos fins de semana como aos feriados, mas como eu escrevi anteriormente, nem todos os debitos directos funcionam assim.
Quando um dia passar no banco, irei perguntar a razao disso.
Ainda nao confirmei este mes, mas o historico recente prova que nao acontecia assim...
Inclusivamente levou-me a apresentar reclamaçao a PROVEDORIA que partilhei neste comentario do topico Alteração de IBAN
Realmente nao acontecia assim, só notei isso quando houve a mudança da data de pagamento da factura, para o dia 1, portanto há uns meses atrás.
Achei estranho que o sistema funcionasse aos fins de semana e feriados, mas atribui isso ás novas caracteristicas e mudanças no debito directo.
Mas só mesmo perguntando no balcao do banco é que poderei saber mais.
Mes mais recente: 01 Julho (sabado) - fatura liquidada por DD a 03 Julho (segunda).
Confirmo que apesar de feriado, este mes (Novembro) o DD foi processado no dia 01.
Resta saber se sera uma alteraçao para durar ou foram as bruxas... 😉
Lembrei-me agora de uma coisa, será que o debito directo aos fins de semana e feriados, é esclusivo de quem tem home banking?

Agora também fiquei com curiosidade e garanto que amanha vou a um balcao do banco e faço a pergunta, e depois darei noticias.:)
Nada disso ;)
Se me disserem que alguns bancos sim e outros nao... até aceito
Agora o sistema SEPA depender se o cliente tem ou nao acesso ao homebanking nao me parece ter logica nenhuma.... Ou o banco processa as ordens nesses dias ou nao processa...
Como atualmente é dificil perceber onde é que determinados bancos teem geograficamente localizados os seus serviços (centrais e outros) fica dificil perceber qual o calendario que seguem... e como o feriado de dia 01 nao é universal... resta aguardar pelo proximo dia de vencimento ao fds ou feriado universal ;)

Em Outubro tambem so processaram a 02 (segunda).
@C24XXXX201, como o prometido é devido, desloquei-me ao balcao do banco para indagar sobre os débitos directos.

Segundo eles, o banco processa os débitos directos em qualquer dia que a entidade credora peça, sejam feriados ou fins de semana.

A entidade credora manda a factura para o cliente, neste caso a NOS, com a indicação de que o débito directo será processado a partir do dia 1, e depois pode escolher o processamento para o próprio dia 1, neste caso feriado, ou para os dias uteis seguintes.
No meu caso só a NOS e a EDP, processam no primeiro dia, a água e os seguros aguardam mais uns dias.

Com isto tudo, é fácil concluir de que as entidades/empresas é que escolhem o dia do processamento, independentemente de ser aos fins de semana e feriados, e de que nao sao os bancos que protelam o processamento até ao primeiro dia util, a seguir ao fim de semana ou feriado, mas sim as próprias entidades/empresas.

Isto foi o que me esclareceram no meu banco, CGD, e mais nao sei.:8
@HASPT, admitindo como corretas as informações prestadas…

- e acredite que tenho boas razões para duvidar sempre, em especial desse banco, como nas recentes Conta Caixa S, M ou L para onde tentam empurrar todo e qualquer cliente desprevenido ou mal informado sem os esclarecer que existem outras alternativas -

… então o caso das mensagens sobre atrasos no pagamento será ainda mais caricato!
Senão vejamos...
1) Nas faturas de clientes com pagamento por DD é usual aparecerem as seguintes frases:
“Total a pagar até 01 nov 2017”
e mais abaixo...
“Débito direto a partir do dia: 01 nov 2017”
Ora um pagamento “a partir de” e “até” 01 nov 2017 só pode significar uma coisa: é para ser pago neste dia! ;)

2) Se a data de liquidação do DD que indicam aos bancos dos credores nem sempre é a indicada na fatura e admitindo ser prática normal (comprovado pelo histórico recente) empurrar para o 1° dia útil seguinte (pelos vistos esse funcionário da CGD admite que a data é escolhida pelas entidades credoras), então impõem-se perguntar a nossa querida NOS,

Porque razão enviam na data indicada na fatura, mensagens automáticas alertando para atrasos no pagamento, quando a data indicada ao banco do devedor é posterior a data indicada na fatura, sendo o cliente completamente alheio a qualquer atraso?
Eu sei que este banco nao é muito de confiar, como aliás todos, e se eu me dirigir a outro balcao devem-me dizer outra coisa diferente, tal como o apoio da NOS em que telefonamos 4 vezes e temos 4 respostas diferentes.
Sendo assim, acredito mais que a confusao generalizada que se assiste na área dos pagamentos, tenha mais culpados na NOS do que nos bancos.
Um dia ainda vou perguntar a mesma coisa a outro banco, só para ver se a resposta é igual:D
Reputação 7
Crachá +2
Não tenho débito direto, mas só recebo essa mensagens uns dias depois de passar o prazo.
Transcrevo informação do Portal do Cliente Bancário - Débitos Diretos

Direito a que a cobrança do débito direto seja efetuada na data acordada
O devedor tem direito a que os débitos diretos sejam cobrados na conta de pagamento no dia acordado para o efeito entre o devedor e o credor. Cabe ao credor avisar com antecedência o devedor da referida data.

O credor pode utilizar o aviso de débito para comunicar ao devedor os números de credor ou da autorização de débito em conta, já que é da sua responsabilidade providenciar ao devedor toda a informação necessária para o bom funcionamento do sistema.

Nos casos em que a receção da instrução de débito em conta do devedor tenha lugar num dia em que o prestador de serviços de pagamento não se encontre aberto ao público, considera-se que a instrução de débito direto é recebida no dia útil seguinte.

Comentário