Skip to main content
Header
Bit
November 2, 2017
Pergunta

Débito direto para pagamento facturas em atraso?

Boa noite,
tenho activo o débito direto e recebi informações que a minha factura está em atraso no pagamento !!!
Existe algum problema com esta operação??

15 Comentários

November 3, 2017
@C24XXXX201, como o prometido é devido, desloquei-me ao balcao do banco para indagar sobre os débitos directos.

Segundo eles, o banco processa os débitos directos em qualquer dia que a entidade credora peça, sejam feriados ou fins de semana.

A entidade credora manda a factura para o cliente, neste caso a NOS, com a indicação de que o débito directo será processado a partir do dia 1, e depois pode escolher o processamento para o próprio dia 1, neste caso feriado, ou para os dias uteis seguintes.
No meu caso só a NOS e a EDP, processam no primeiro dia, a água e os seguros aguardam mais uns dias.

Com isto tudo, é fácil concluir de que as entidades/empresas é que escolhem o dia do processamento, independentemente de ser aos fins de semana e feriados, e de que nao sao os bancos que protelam o processamento até ao primeiro dia util, a seguir ao fim de semana ou feriado, mas sim as próprias entidades/empresas.

Isto foi o que me esclareceram no meu banco, CGD, e mais nao sei.:8
November 3, 2017
@HASPT, admitindo como corretas as informações prestadas…

- e acredite que tenho boas razões para duvidar sempre, em especial desse banco, como nas recentes Conta Caixa S, M ou L para onde tentam empurrar todo e qualquer cliente desprevenido ou mal informado sem os esclarecer que existem outras alternativas -

… então o caso das mensagens sobre atrasos no pagamento será ainda mais caricato!
Senão vejamos...
1) Nas faturas de clientes com pagamento por DD é usual aparecerem as seguintes frases:
“Total a pagar até 01 nov 2017”
e mais abaixo...
“Débito direto a partir do dia: 01 nov 2017”
Ora um pagamento “a partir de” e “até” 01 nov 2017 só pode significar uma coisa: é para ser pago neste dia! ;)

2) Se a data de liquidação do DD que indicam aos bancos dos credores nem sempre é a indicada na fatura e admitindo ser prática normal (comprovado pelo histórico recente) empurrar para o 1° dia útil seguinte (pelos vistos esse funcionário da CGD admite que a data é escolhida pelas entidades credoras), então impõem-se perguntar a nossa querida NOS,

Porque razão enviam na data indicada na fatura, mensagens automáticas alertando para atrasos no pagamento, quando a data indicada ao banco do devedor é posterior a data indicada na fatura, sendo o cliente completamente alheio a qualquer atraso?
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
November 4, 2017
Eu sei que este banco nao é muito de confiar, como aliás todos, e se eu me dirigir a outro balcao devem-me dizer outra coisa diferente, tal como o apoio da NOS em que telefonamos 4 vezes e temos 4 respostas diferentes.
Sendo assim, acredito mais que a confusao generalizada que se assiste na área dos pagamentos, tenha mais culpados na NOS do que nos bancos.
Um dia ainda vou perguntar a mesma coisa a outro banco, só para ver se a resposta é igual:D
Oscar7
Kilobyte
November 6, 2017
Não tenho débito direto, mas só recebo essa mensagens uns dias depois de passar o prazo.
November 30, 2017
Transcrevo informação do Portal do Cliente Bancário - Débitos Diretos

Direito a que a cobrança do débito direto seja efetuada na data acordada
O devedor tem direito a que os débitos diretos sejam cobrados na conta de pagamento no dia acordado para o efeito entre o devedor e o credor. Cabe ao credor avisar com antecedência o devedor da referida data.

O credor pode utilizar o aviso de débito para comunicar ao devedor os números de credor ou da autorização de débito em conta, já que é da sua responsabilidade providenciar ao devedor toda a informação necessária para o bom funcionamento do sistema.

Nos casos em que a receção da instrução de débito em conta do devedor tenha lugar num dia em que o prestador de serviços de pagamento não se encontre aberto ao público, considera-se que a instrução de débito direto é recebida no dia útil seguinte.
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)