Skip to main content
Header
Kilobyte
November 23, 2024
Pergunta

Contrato nao cumpre acordo telefónico.

• November 23, 2024
  • 7 comentários
  • 77 visualizações

Boa tarde,

Venho, com grande insatisfação, expor a situação que me envolve e à NOS. Inicialmente, considerei formalizar esta reclamação diretamente com a provedoria, mas decidi recorrer a este meio para relatar os acontecimentos.

Sem querer incorrer em erro de datas, entre os dias 14 e 15 deste mês, contactei a NOS com o intuito de cancelar o meu serviço. Durante essa ligação, fui atendido por uma operadora simpática que me apresentou a seguinte proposta, que aceitei:

1GBit de Internet Banda Larga Fibra

4 cartões móveis com 140GB cada 

TV Cine por 24 meses

3 Plumes Super WiFi (mantidos do serviço anterior)

1 Smart Number (mantido do serviço anterior)

1 Box UMA 4K

1 Giga Router

4 cartões SIM

Preço total: 80,99€

Durante a conversa, confirmei todos os detalhes e valores, incluindo o Smart Number, que estava contemplado no acordo. A única questão pendente era a migração do meu serviço de coaxial para FTTH (fibra até casa), pois a minha área já estava abrangida. A operadora pediu apenas que aguardasse o contacto da equipa técnica para agendar a operação.

Proposta aceite por telefone.

Esperei pacientemente até sexta-feira, dia 22, mas não recebi qualquer contacto ou email. Nesse dia, voltei a ligar para a NOS para verificar o motivo da demora.

Atendeu-me outra operadora, igualmente simpática, que tentou agendar a migração. No entanto, durante a conversa, fui informado de que o contrato já não incluía o Smart Number, com o argumento de que seria um extra e que não era possível associá-lo ao serviço. Após cerca de 45 minutos ao telefone, a operadora indicou que finalmente conseguiria agendar a instalação, pedindo que aguardasse o envio do contrato e a confirmação do agendamento.

Hoje, ao consultar a minha caixa de email, deparei-me com uma proposta contratual que não corresponde ao acordo inicial. Eis o que foi enviado:

1GBit de Internet Banda Larga Fibra

4 cartões móveis com 40GB cada

TV Cine por 24 meses

1 Box UMA 4K

1 Giga Router

4 cartões SIM

Preço total: 80,99€

Faltam elementos essenciais do acordo:

• Os 140GB por cartão móvel foram reduzidos para 40GB por cartão.

• Não consta o Super WiFi (Plumes) que deveria ser mantido.

• O Smart Number, garantido pela primeira operadora, não foi incluído.

É evidente que este contrato não reflete o que foi inicialmente acordado telefonicamente. Sinto que a segunda operadora tentou contornar o acordo por duas vezes: primeiro, ao excluir o Smart Number, e, depois, ao alterar os detalhes da oferta (dados móveis, entre outros).

Não posso confirmar nem aceitar um contrato que não cumpre o proposto.

Gostaria de saber quais os passos a tomar para garantir que a NOS cumpre o acordo estabelecido durante o primeiro contacto. Agradeço que a situação seja resolvida com a maior brevidade possível, respeitando os termos acordados.

Atentamente,

Nuno Lopes

7 Comentários

Guimas
Super User
Super User
November 23, 2024

Parece-me que o 1º primeiro é que já foi mal entendido. 140GB? Acho que não existe tarifários desses. Podia ser o 70x2 GB mas acho que também não existe. O que a 1º gestora deve ter visto é 20gbx2 dando então os 40gb e não os 140gb.

O smart number fica então á parte e o wifi talvez fique também á parte na mesma, estando então esse 2º contrato correto. Ligaria na segunda ao apoio só a confirmar que o wifi total continua na mesma no serviço

Mário P.
Gestor da comunidade
November 23, 2024

Boa tarde, ​@Nuno Bernardo Pinto Lopes 

Lamentamos a situação que descreve. 

Para o podermos ajudar e melhor compreender o sucedido, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
November 24, 2024

@Guimas 

Mal-entendido?

Sugiro que sejam ouvidas as gravações dos contactos telefónicos mencionados. As condições que constam no contrato final nunca foram apresentadas em nenhum dos contactos anteriores.

A primeira gestora foi bastante clara na sua proposta. Nunca aceitaria uma oferta inferior ao que é disponibilizado a novos clientes conforme sugere, especialmente considerando que estava a solicitar o cancelamento do meu serviço e a mudar-me para outra operadora, que já tinha apresentado uma proposta mais vantajosa.

Espero sinceramente que esta situação seja resolvida de forma adequada. É importante referir que, com base na proposta da NOS, cancelei o meu pedido à Vodafone, ainda dentro do prazo de 14 dias. No entanto, essa decisão implicou custos elevados.

Peço, por favor, que sejam analisados os contactos telefónicos para esclarecer esta questão. Já considerei reportar o caso à Provedoria, e só não o fiz ainda porque optei por expor primeiro a situação por este meio. Tentativas de resolver telefonicamente hoje não tiveram sucesso pos o sistema nem passava para uma operadora.

Guimas
Super User
Super User
November 24, 2024

Eles só estão abertos em dias uteis.

Olaf
Super User
Super User
November 24, 2024

Já enviou mensagem a moderação como foi pedido?

Mário P.
Gestor da comunidade
November 24, 2024

Confirmamos a recepção da sua mensagem, ​@Nuno Bernardo Pinto Lopes
Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
November 24, 2024

@Mário P. 

Obrigado. 

@Olaf 

Sim. Foi enviada prontamente há 17 horas atrás conforme solicitado pelo ​@Mário P.  

@Guimas 

Percebo. Pena que apenas recebi horas depois o email já no inicio da noite. Só no Sábado é que vi o email. Caso contrário teria entrado em contato telefónico imediato.