Skip to main content
Header
Pergunta

Contrato de pacote - Reclamação de tentativa de contratação abusiva

Boa tarde,

Sendo cliente da NOS há alguns anos (N.º de Cliente C*********) e estando, até ao momento, bastante satisfeito com o serviço, não posso deixar de manifestar o meu desagrado pela forma pouco ética como hoje (27/03/2026), pelas 14:15, fui contactado por uma comercial da NOS, que tentou persuadir-me a aderir a um novo pacote ao longo de toda a chamada telefónica.

Após ter sido informado de que a chamada estava a ser gravada (o que aceito por motivos de segurança), foram-me colocadas questões sobre a minha satisfação com o serviço e eventuais quebras relacionadas com as recentes tempestades. De seguida, foi-me solicitado o meu número de contribuinte. Quando questionei o motivo, foi-me dada uma resposta evasiva, indicando apenas que seria para aceder às ofertas que me poderia apresentar, nomeadamente o SkyShowtime (referido várias vezes) e um quarto cartão de telemóvel. Informei que não necessitava dessas opções, uma vez que estou satisfeito com o serviço atual.

Por diversas vezes questionei a colaboradora se qualquer uma dessas ofertas implicaria uma nova fidelização, não tendo obtido uma resposta clara nem tendo sido mencionado qualquer aumento de preço. Apenas após insistência da minha parte fui informado de que o valor passaria para 68,49€/mês, ao que respondi de imediato que não estava interessado.

De forma rápida, a chamada foi terminada pela colaboradora e, poucos segundos depois, apesar de ter informado que não estava interessado, recebi ainda assim no telemóvel uma mensagem para confirmar a adesão ao novo pacote, incluindo uma fidelização de dois anos! Recusei de imediato.

Não posso deixar de considerar este processo abusivo e enganador, numa tentativa clara de me induzir em erro. Solicito, por isso, que sejam tomadas as devidas medidas relativamente à funcionária em causa, facilmente identificável através do meu número de cliente.

Este tipo de comportamento é absolutamente inaceitável, sobretudo considerando que poderia ter consequências ainda mais graves se dirigido a uma pessoa idosa ou mais vulnerável.

Com os melhores cumprimentos,

Marco Gomes

5 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 27, 2026

Boa tarde ​@Marco Alexandre Cravo Gomes

Caso não pretenda ser contactado, sugiro que desative as opções de marketing desta forma. 

As alterações realizadas ocorrem no prazo máximo de 30 dias. 

Obrigado.

Caro Jorge C, 

O mínimo que se exigia ao meu comentário, era um pedido de desculpa em nome da NOS, por parte de quem faz a gestão deste fórum,  e não uma resposta “Caso não pretenda ser contactado, sugiro que desative as opções de marketing desta forma…. “

Acho que não percebeu o ponto. Não se trata de ter sido contactado! Trata-se sim, da forma como o contato decorreu, nunca respondendo de forma clara às minhas perguntas diretas e de, no final, apesar de eu ter dito claramente que Não Estava Interessado, ainda assim o contrato me ter sido enviado como se eu tivesse contratualizado o mesmo, para confirmar via SMS! Houve má fé, por parte do comercial da NOS. Note-se que no passado, fui várias vezes abordado por comerciais da NOS, sempre com rigor e profissionalismo, independentemente nessas situações ter ou não realizado novo contrato!

Note-se que comecei por realçar que estou satisfeito com o serviço da NOS. Provavelmente em vez de ter colocado o meu comentário aqui, deveria ter feito o mesmo no Portal da  Queixa…

Marco Gomes

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 27, 2026

Caro Jorge C, 

O mínimo que se exigia ao meu comentário, era um pedido de desculpa em nome da NOS, por parte de quem faz a gestão deste fórum,  e não uma resposta “Caso não pretenda ser contactado, sugiro que desative as opções de marketing desta forma…. “

Acho que não percebeu o ponto. Não se trata de ter sido contactado! Trata-se sim, da forma como o contato decorreu, nunca respondendo de forma clara às minhas perguntas diretas e de, no final, apesar de eu ter dito claramente que Não Estava Interessado, ainda assim o contrato me ter sido enviado como se eu tivesse contratualizado o mesmo, para confirmar via SMS! Houve má fé, por parte do comercial da NOS. Note-se que no passado, fui várias vezes abordado por comerciais da NOS, sempre com rigor e profissionalismo, independentemente nessas situações ter ou não realizado novo contrato!

Note-se que comecei por realçar que estou satisfeito com o serviço da NOS. Provavelmente em vez de ter colocado o meu comentário aqui, deveria ter feito o mesmo no Portal da  Queixa…

Marco Gomes

@Marco Alexandre Cravo Gomes caso pretenda um pedido de desculpa em nome da NOS. 

Solicite o mesmo aos gestores da comunidade, parece que está confuso com a minha ajuda. 

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 27, 2026

Boa tarde, ​@Marco Alexandre Cravo Gomes 

Editámos o seu comentário de forma a salvaguardar os seus dados pessoais.

Lamentamos a situação que nos descreve e garantirmos que a NOS não se revê no tipo de atuação que descreve, pelo que agradecemos o seu alerta.

A questão ficou registada e temos procedimentos internos para garantir que situações como esta não se repitam.

Estamos disponíveis para ajudar sempre que precisar.

Obrigada.

Cara Rafaela,

Muito obrigado! Era esta a resposta e o cuidado que esperava desde a minha primeira mensagem. Aproveito também para referir que o fórum não é, de forma alguma, o meio ideal para reportar este tipo de situação.

Atualmente, na área de cliente, não existe — com exceção da secção de avarias — qualquer formulário de contacto que permita um contacto direto e anonimizado (para o público) com o suporte da NOS, funcionalidade que já existiu no passado.

Marco Gomes