Skip to main content
Header

Confirmação de pagamento + cancelamento *Fora de Portugal*

• December 8, 2025
  • 9 comentários
  • 38 visualizações

Olá, boa tarde.

Encontro-me fora de Portugal e estou com dificuldades em aceder aos canais de apoio.

O número internacional da NOS (+351 931 699 000) não completa a chamada, o que deixo apenas como prova de que tentei outros meios de contacto.

1) Confirmação de pagamento
Paguei uma fatura há cerca de 10 dias (tenho comprovativo MB Way), mas continuo a receber e-mails de cobrança.
Preciso confirmar se o pagamento foi corretamente associado à minha conta.

2) Pedido de cancelamento
Preciso também iniciar o cancelamento do serviço, mas não consigo fazê-lo porque estou no estrangeiro e não recebo SMS para validar o acesso à Área de Cliente para enviar o formulário de cancelamento.

Já estou fora do período de fidelização.

Podem, por favor, ajudar a encaminhar estes dois pontos e contactar-me por e-mail em xxxx (conta cadastrada aqui) já que não tenho acesso a SMS de validação fora de Portugal?

Muito obrigada.

Rachel.

9 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 8, 2025

Boa tarde, ​@Rachel555 

Editámos o seu comentário por conter dados pessoais, nomeadamente o Número de Identificação Fiscal e o número de cliente. Recomendamos que não partilhe esta informação publicamente, de forma a garantir a sua proteção.

Sendo que a conta de faturação em causa se encontra em contencioso, infelizmente, não conseguimos aceder à mesma. Assim, para a podermos ajudar, sugerimos que entre em contacto diretamente com a equipa. Uma vez que está fora de Portugal, pedimos que faça uso do seguinte número +351 220 736 587, disponível em dias úteis, das 9h00 às 19h00. 

Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • December 8, 2025

Olá, obrigada pelas informações.

Poderiam, por gentileza, confirmar qual é o procedimento para cancelamento do serviço estando no estrangeiro, sem necessidade de utilização de SMS para validação?

Obrigada.

Obs.: A minha conta não deveria constar em contencioso, visto que a última fatura foi paga no dia 26/11 — apenas ainda não foi registada no sistema.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 9, 2025

Bom dia ​@Rachel555,

Agradecemos a sua mensagem.

Pode submeter o seu pedido através da my NOS em “Gerir Conta” > “Dados de conta” > “Desativar serviços”.

Após submeter o seu pedido, uma equipa especializada irá contactá-lo para dar continuidade ao mesmo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • December 9, 2025

Olá João,

Bom dia. Claro, eu já tinha visto essa orientação em outros posts antes de publicar o meu.

Quando sigo os passos indicados, aparece a seguinte tela em “Dados de Conta”.

Por gentileza, poderia indicar qual é a forma de cancelar o serviço estando fora do país, sem necessidade de validação por SMS? Reforço que, por estar no estrangeiro, é impossível receber esse código, tornando inviável a conclusão do processo pelos meios automáticos.

Ressalto também que hoje é dia 9 e a data limite para solicitar o cancelamento é dia 10, porém continuo sem um meio viável para efetuar o cancelamento dentro do prazo.

Obrigada.

• Autor
  • Kilobyte
  • December 9, 2025

Olá,

Boa tarde.

Volto a contactar porque, apesar das várias tentativas e do meu comentário anterior, continuo sem qualquer resposta sobre como proceder ao cancelamento estando no estrangeiro. O prazo para solicitar o cancelamento termina amanhã, dia 10, e é essencial que esta situação seja resolvida.

Liguei do Brasil para a linha do Conta Contencioso, mas não conseguiram transferir-me para cancelar o serviço. Também me foram fornecidos os números internacionais:

+351 931 699 300

+351 931 699 000

Mas nenhum deles funciona.

Fui igualmente informada por telefone da existência de uma fatura em atraso de maio, o que causa surpresa, pois em setembro fui informadapresencialmente e por telefone, que a conta estava regularizada após a anulação dos valores de roaming. Até agora, nunca recebi qualquer notificação — no app ou por escrito — dessa alegada pendência.

Reforço que não utilizo o serviço há dois meses e que não tenho acesso ao SMS, o que torna tecnicamente impossível cancelar pela via automática sugerida.

Dada a ausência de um meio funcional disponibilizado pela NOS, declaro que esta mensagem constitui o meu pedido formal de cancelamento do serviço, com efeitos imediatos ou na primeira data elegível.

Nos termos do artigo 9.º da Lei n.º 16/2022 (Lei das Comunicações Eletrónicas), o consumidor tem direito a um meio adequado para exercer o cancelamento; quando o meio disponibilizado é tecnicamente inacessível, a empresa deve facultar uma alternativa viável.

Solicito, portanto, que a equipa proceda ao cancelamento manual e confirme por esta via.

Agradeço a urgência na resposta, considerando que estou a cumprir o prazo legal e que não posso ser prejudicada por limitações técnicas alheias ao meu controlo.

Obrigada.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 9, 2025

Boa tarde ​@Rachel555 ,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar e endereçar o seu pedido à equipa NOS responsável.
Para isso, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu NIF e o contacto alternativo para o perfil ​@Fórum.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • December 10, 2025

Olá, boa tarde.

Como ainda não obtive resposta ao meu pedido de cancelamento nem ao envio dos meus dados por mensagem privada, informo que tive de avançar com uma reclamação formal através do Livro de Reclamações Eletrónico para garantir o cumprimento do prazo legal (dia 10 de dezembro, hoje).

Relembro que estou no estrangeiro e que, por impossibilidade de receber SMS, não consigo utilizar o método de cancelamento disponibilizado pela NOS. Mantém-se também por esclarecer a alegada fatura de maio, nunca notificada.

Fico a aguardar o seguimento por parte da equipa interna, tanto aqui como através da resposta oficial à reclamação.

Obrigada.

Rachel

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 10, 2025

então se aguarde a resposta

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 10, 2025

@Rachel555, boa noite. 

Todas as mensagens são respondidas pela ordem. No entanto, e se já expôs a situação à provedoria NOS, por favor, aguarde a resposta. 
Obrigado,