Header
Respondido

Como é feita a instalação da rede fibra num apartamento?


Boas

Depois de ler gostaria de obter uma confirmação. Estou a pensar em colocar um pacote fibra em casa.
Li que os cabos fibra apenas são colocados até à entrada do Prédio e depois utilizam os cabos que existem, isso é verdade?
Como é que os técnicos fazem a ligação?
Mudam o cabo coaxial antigo (de 2002) que ligam o sinal analógico da TV por cabos fibra?
Caso não mudem os cabos, existirá perda de qualidade, uma vez que os cabos são antigos e não estão preparados para as exigências actuais dos canais e internet?
Podemos exigir que troquem os cabos antigos por novos?
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 15 May 2018, 12:37

Ver pergunta inicial

14 Comentários

Existem dois tipos de pacotes de serviços:
  • Pacotes Fibra
  • Pacotes Satelite
Os pacotes Fibra podem ser suportados em redes:
  • HFC
  • FTTH
Ambos os tipos de redes usam cabos de Fibra Optica(FO); a diferença entre os dois tipos, reside na utilizaçao exclusiva de FO ate ao cliente (FTTH) ou da utilizaçao de cabo coaxial no segmento secundário da rede, entre o nó óptico e o cliente (HFC).


Na instalaçao particular do cliente, a distribuiçao do serviço de televisao é sempre efetuada por cabo coaxial (a partir do ONT, nas redes FTTH), sendo por isso importante que os seus componentes (cabos, tomadas, derivadores, etc) introduzam o minimo possivel de degradaçao nos sinais a distribuir.

Dependendo do estado atual da instalaçao particular, o instalador podera optar pela sua utilizaçao ou pela instalaçao de um novo cabo até ao local pretendido.
Pode até conseguir algo mais, mas nao conte que o operador/instalador lhe renove toda a instalaçao ;)

Ja agora, acrescentar tambem que dependendo do estado de conservaçao da instalaçao e da qualidade do cabo coaxial instalado em 2002, este pode servir perfeitamente.
Como funciona a instalaçao de fibra num apartamento , como é feita ,como se liga depois a box e todas as televisoes ?
Reputação 7
Crachá +1
@Leandro985689 vê se este tópico te ajuda.

Bom dia.

Acabo de comprar uma casa que tinha serviço NOS.

Ainda estou a entender a rede de distribuição de cabo (coaxial) e observo que num dos quartos existe um aparelho Huawei EchoLife HG8012H ligado a um dos cabos coaxiais.

Poder-me-ao dizer para que serve?

Ainda me será útil ? 

Reputação 7
Crachá +2

Isso é o um ONT. Serve para converter a fibra para o router. 

Tenho uma dúvida vou mudar da meo para nós queria saber que o ont e metido na casa do cliente? Como o da meo.? Ou se podem usar a instalação antiga de fibra da meo?

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Mkobain:grinning:

Para compreendermos melhor, pedimos que nos detalhe a sua questão, por favor. 

Dependendo da tecnologia que tem, pode ser utilizada a mesma ligação que teria no outro operador. 

Muito obrigado

A minha questão e muito simples queria saber se o cabo de fibra óptica bem até casa do cliente ou seja o ont e instalado na casa do cliente ? E que sou cliente da meo mas já tratei de fazer a mudança para nós fibra . E pronto queria saber se a fibra bem até casa do cliente.

@Mkobain , a fibra “bem” até casa do cliente se a morada de instalação tiver cobertura FTTH , quer por infraestrutura própria do Operador ou por acordo da NOS com outros Operadores com infraestrutura partilhada.

Para saber qual a cobertura, assim como as condições dos pacotes Fibra disponíveis na morada de instalação, deve contactar o apoio ao cliente ou enviar os seus dados de cliente por mensagem PRIVADA aos moderadores do @Fórum.

Reputação 7
Crachá +6

@Mkobain

 o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! :blush:

Ficamos a aguardar a sua mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular. 

Obrigada 

Boa tarde equipa,

 

Recentemente no prédio onde vivo foi instalado fibra ótica no backbone, quero saber como ou de que forma a ligação para o meu apartamento pode ser melhorada?

O operador da empresa que procedeu à instalação da fibra, disse que poderia solicitar junto da NOS uma atualização das ligações com vista à melhoria do serviço.

Gostaria que me esclarecessem sobre este assunto.

 

 

 

Reputação 7
Crachá +2

16990 ou 931699000 opção 4. Isso seria uma alteração de HFC para FTTH, que pode não estar disponivel.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @André.F.Guedes

Vamos ajudar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Vai sempre depender da FIBRA…

A NOS vende FIBRA, mas instala CABO consoante as zonas…

 

Comentário