Skip to main content
Header
Bit
May 15, 2018
Respondido

Como é feita a instalação da rede fibra num apartamento?

Boas

Depois de ler gostaria de obter uma confirmação. Estou a pensar em colocar um pacote fibra em casa.
Li que os cabos fibra apenas são colocados até à entrada do Prédio e depois utilizam os cabos que existem, isso é verdade?
Como é que os técnicos fazem a ligação?
Mudam o cabo coaxial antigo (de 2002) que ligam o sinal analógico da TV por cabos fibra?
Caso não mudem os cabos, existirá perda de qualidade, uma vez que os cabos são antigos e não estão preparados para as exigências actuais dos canais e internet?
Podemos exigir que troquem os cabos antigos por novos?
Melhor resposta por Guimas

Se os técnicos usassem a mesma instalação já presente na residência então o serviço não mudava, continuava a ser cabo.

29 Comentários

Megabyte
December 28, 2024

Boa tarde, venho então dar o feedback da minha passagem de cabo para fibra que foi feito no ultimo dia 27-12.

Assim poderá esclarecer futuras duvidas de novos ou já clientes existentes.

A minha ligação antiga era toda por cabo. Tinha velocidade contratada de 1000/100

em fibra para velocidade de 1000/200 (Real 860Mb/s - 240Mb/s por Wifi).

• Como foi aqui dito e muito bem a fibra veio de fora do predio, e entrou por onde vinha a ligação anterior por cabo (e aqui é que difere do que tinha sido relatado) a ligação por cabo que existia foi cortada e retirado o cabo para passar a fibra.
  • O técnico manteve algum cabo coaxial mascortado dentro de casa, para que se um dia fosse preciso pudesse ser utilizado atravez de connectores. passou toda a fibra por dentro de casa até ao router que estava no escritorio que é uma zona completamente oposta ao sitio onde entrou.
  • do router saiu apenas um cabo coaxial que foi ligar a box uma que tenho na Cozinha.

• Pontos a ter em conta se tiverem mais que uma box em casa, só uma pode ser ligada ao router a outra terá que ser via wifi o que no meu caso está ok, mas muita gente caso tenha mais que uma box ligada por cabo pode ter que trocar.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
December 29, 2024

Boa tarde, ​@Marco Chapita
Agradecemos a sua partilha. 
De facto a sua partilha poderá ajudar outros utilizadores que tenham a mesma questão. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
August 21, 2025

Bom dia a todos, 

Tenho uma questão, tenho fibra até à porta de casa, a minha ligação ao router ainda é feita por cabo coaxial, mas queria que fosse por fibra. O técnico que vier instalar irá retirar o cabo coaxial e colocar o cabo de fibra pelo mesmo sitio onde passava o cabo coaxial? Ou sou eu que tenho que contratar uma empresa para retirar o cabo coaxial e substituírem por fibra? É que tenho dúvidas que o técnico que venha instalar o serviço vá fazer esse serviço.

Atenciosamente, 

Bruno Aleixo
Super User
Super User
August 21, 2025

Bom dia a todos, 

Tenho uma questão, tenho fibra até à porta de casa, a minha ligação ao router ainda é feita por cabo coaxial, mas queria que fosse por fibra. O técnico que vier instalar irá retirar o cabo coaxial e colocar o cabo de fibra pelo mesmo sitio onde passava o cabo coaxial? Ou sou eu que tenho que contratar uma empresa para retirar o cabo coaxial e substituírem por fibra? É que tenho dúvidas que o técnico que venha instalar o serviço vá fazer esse serviço.

Atenciosamente, 

Por norma, se tens hfc, é assim que vão manter, não mudam pra ftth. 

bottom line, a nos assume que ambos os serviços são fibra, por isso é o que o técnico instalar e não há como negar ou contornar isso.

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
August 21, 2025

Boa tarde ​@Luis Lemos,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Detalhe-nos, por favor, se já tem um serviço NOS instalado.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
September 30, 2025

Exmos. Senhores,

Venho por este meio solicitar informações e apoio técnico relativamente à infraestrutura de telecomunicações instalada na minha residência.

Embora o meu prédio já disponha de ligação por fibra ótica, verifiquei que dentro do meu apartamento continuam a ser utilizados cabos antigos, o que parece estar a afetar negativamente a qualidade do sinal Wi-Fi.

Gostaria de saber se é possível agendar uma intervenção técnica para atualizar a cablagem interna, de forma a garantir total compatibilidade com a tecnologia de fibra ótica e melhorar a performance da rede doméstica.

Aproveito para perguntar se esta intervenção implica algum custo adicional para o cliente, e em caso afirmativo, quais os valores estimados ou opções disponíveis.

Agradeço desde já a vossa atenção e fico a aguardar uma resposta com as opções disponíveis.

Com os melhores cumprimentos,

Olaf
Super User
Super User
September 30, 2025

é só por wi-fi? se fizer um teste de velocidades por cabo está ok? se sim não deverá ter que ver com a internet. veja aqui:

Megabyte
September 30, 2025

Utilizando tanto Wi-Fi como cabo de rede Ethernet, a qualidade da internet da NOS tem sido extremamente insatisfatória. Apesar das promessas de alta velocidade, a ligação é lenta e instável, chegando ao ponto de cair durante testes de desempenho, como o referido na vossa mensagem. 

Mário P.
Gestor da comunidade
September 30, 2025

@PFSG35, boa noite. 

Partilhe connosco, por favor, o teste de velocidades por cabo no site NOS, seguindo as indicações referidas no mesmo. 

Adicionalmente, e como sugerido, e bem, pelo ​@Olaf, execute um diagnostico do serviço na página online. 

Aguardamos o seu feedback.
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.