Skip to main content
Header
Bit
mai. 15, 2018 8:20 da manhã UTC
Respondido

Como é feita a instalação da rede fibra num apartamento?

Boas

Depois de ler gostaria de obter uma confirmação. Estou a pensar em colocar um pacote fibra em casa.
Li que os cabos fibra apenas são colocados até à entrada do Prédio e depois utilizam os cabos que existem, isso é verdade?
Como é que os técnicos fazem a ligação?
Mudam o cabo coaxial antigo (de 2002) que ligam o sinal analógico da TV por cabos fibra?
Caso não mudem os cabos, existirá perda de qualidade, uma vez que os cabos são antigos e não estão preparados para as exigências actuais dos canais e internet?
Podemos exigir que troquem os cabos antigos por novos?
Guimas
GuimasResposta
Super User
dez. 19, 2024 10:41 da tarde UTC

Se os técnicos usassem a mesma instalação já presente na residência então o serviço não mudava, continuava a ser cabo.

29 Comentários

mai. 15, 2018 10:37 da manhã UTC
Existem dois tipos de pacotes de serviços:
  • Pacotes Fibra
  • Pacotes Satelite
Os pacotes Fibra podem ser suportados em redes:
  • HFC
  • FTTH
Ambos os tipos de redes usam cabos de Fibra Optica(FO); a diferença entre os dois tipos, reside na utilizaçao exclusiva de FO ate ao cliente (FTTH) ou da utilizaçao de cabo coaxial no segmento secundário da rede, entre o nó óptico e o cliente (HFC).


Na instalaçao particular do cliente, a distribuiçao do serviço de televisao é sempre efetuada por cabo coaxial (a partir do ONT, nas redes FTTH), sendo por isso importante que os seus componentes (cabos, tomadas, derivadores, etc) introduzam o minimo possivel de degradaçao nos sinais a distribuir.

Dependendo do estado atual da instalaçao particular, o instalador podera optar pela sua utilizaçao ou pela instalaçao de um novo cabo até ao local pretendido.
Pode até conseguir algo mais, mas nao conte que o operador/instalador lhe renove toda a instalaçao ;)

Ja agora, acrescentar tambem que dependendo do estado de conservaçao da instalaçao e da qualidade do cabo coaxial instalado em 2002, este pode servir perfeitamente.
Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Byte
jul. 2, 2018 9:38 da tarde UTC
Como funciona a instalaçao de fibra num apartamento , como é feita ,como se liga depois a box e todas as televisoes ?
juli89
Megabyte
jul. 3, 2018 12:12 da tarde UTC
@Leandro985689 vê se este tópico te ajuda.
Byte
jan. 20, 2020 9:43 da manhã UTC

Bom dia.

Acabo de comprar uma casa que tinha serviço NOS.

Ainda estou a entender a rede de distribuição de cabo (coaxial) e observo que num dos quartos existe um aparelho Huawei EchoLife HG8012H ligado a um dos cabos coaxiais.

Poder-me-ao dizer para que serve?

Ainda me será útil ? 

Oscar7
Kilobyte
jan. 20, 2020 10:16 da manhã UTC

Isso é o um ONT. Serve para converter a fibra para o router. 

Kilobyte
jul. 12, 2020 2:55 da tarde UTC

Tenho uma dúvida vou mudar da meo para nós queria saber que o ont e metido na casa do cliente? Como o da meo.? Ou se podem usar a instalação antiga de fibra da meo?

Mário P.
Gestor da comunidade
jul. 12, 2020 3:28 da tarde UTC

Bem-vindo ao Fórum NOS @Mkobain, :grinning:

Para compreendermos melhor, pedimos que nos detalhe a sua questão, por favor. 

Dependendo da tecnologia que tem, pode ser utilizada a mesma ligação que teria no outro operador. 

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
jul. 12, 2020 4:07 da tarde UTC

A minha questão e muito simples queria saber se o cabo de fibra óptica bem até casa do cliente ou seja o ont e instalado na casa do cliente ? E que sou cliente da meo mas já tratei de fazer a mudança para nós fibra . E pronto queria saber se a fibra bem até casa do cliente.

jul. 12, 2020 4:14 da tarde UTC

@Mkobain , a fibra “bem” até casa do cliente se a morada de instalação tiver cobertura FTTH , quer por infraestrutura própria do Operador ou por acordo da NOS com outros Operadores com infraestrutura partilhada.

Para saber qual a cobertura, assim como as condições dos pacotes Fibra disponíveis na morada de instalação, deve contactar o apoio ao cliente ou enviar os seus dados de cliente por mensagem PRIVADA aos moderadores do @Fórum.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Ana P.
Moderador
jul. 12, 2020 9:52 da tarde UTC

@Mkobain, 

 o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! :blush:

Ficamos a aguardar a sua mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.