Skip to main content
Header
Megabyte
December 1, 2023
Respondido

cobranca indevida roaming

Boa tarde,

minha fatura pra vencimento em 12/Dez/2023, veio uma cobrança indevida de roaming, sendo que eu estava na Europa, e possuo pacote de Roaming Ue. 
como posso resolver essa questão? 

Melhor resposta por Mário P.

Muito obrigado pela confirmação, @Maikel Braz Santos

Verificamos que há consumos de dados móveis em Marrocos, a 4 de novembro de 2023 e no Mónaco, a 8 de novembro de 2023. Sugerimos que aceda à App NOS ou Área de Cliente NOS e consulte o detalhe de consumos deste número, pode confirmar que os dados móveis nos países pertencentes à União Europeia não influenciaram o valor cobrado. Saiba como o fazer em: 

Quanto ao custo pela utilização dos dados móveis nestes países, pode confirmar no site NOS. No entanto, no Mónaco é descontado €0,25/MB e €7,00/MB em Marrocos. 

Lamentamos a situação, mas a NOS está sujeita à informação disponibilizada pelos operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor encontra-se correto. 

Obrigado

32 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
August 30, 2024

Boa tarde, @EDITE PADEIRINHA 

Compreendemos o que nos indica e lamentamos a situação. 
No entanto, sugerimos que consulte as tarifárias ao utilizar o serviço em Montenegro no nosso site, por exemplo, chamadas recebidas mesmo que não atendidas caso cheguem ao voicemail têm custos e por MB tem um custo de €7. 

Deste modo, mesmo que não tenha feito pesquisas ou acedido propriamente a um navegador, há aplicações em segundo plano que podem requerer uso de trafego, no entanto, essa verificação deve ser feita através do mesmo equipamento. Consulte todas as tarifas em nos.pt

Adicionalmente, a totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou, pelo que o valor encontra-se correto.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 30, 2024

Compreendo, no entretanto, eu sou uma cliente da NOS e será esta a entidade que terá de me cobrar pelo serviço que me prestou OU NÃO e pelo serviço que me foi prestado OU NÃO por outras operadoras!

Mário P.
Gestor da comunidade
August 30, 2024

@EDITE PADEIRINHA, compreendemos. 

Deste modo, estamos a prestar a informação relativa a situação que nos expõe. 

Para que existam consumos, há a necessidade de que o equipamento tenha se ligado a uma rede no estrangeiro. Pode ainda, querendo, verificar o detalhe de comunicações na my NOS para melhor compreender a que se deve o valor. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 30, 2024

Boa tarde, @Lmgreis

Queremos melhor compreender a situação, pelo que pedimos que nos diga o número da última fatura. 
Obrigado, 

Fatura FT 2024493/1949385

Mário P.
Gestor da comunidade
August 30, 2024

@Lmgreis, confirme, por favor, o número que nos indica. 

Consta um digito a mais. 

Obrigado, 

Kilobyte
August 30, 2024

@Lmgreis, confirme, por favor, o número que nos indica. 

Consta um digito a mais. 

Obrigado, 

Fatura FT 202493/1949385

Mário P.
Gestor da comunidade
August 30, 2024

Muito obrigado pela confirmação, @Lmgreis 

Procedemos ao crédito de 69 cêntimos, que serão revertidos na próxima fatura. 

O mesmo encontra-se registado com o número 000154021191. 
Obrigado, 

Kilobyte
August 30, 2024

@EDITE PADEIRINHA, compreendemos. 

Deste modo, estamos a prestar a informação relativa a situação que nos expõe. 

Para que existam consumos, há a necessidade de que o equipamento tenha se ligado a uma rede no estrangeiro. Pode ainda, querendo, verificar o detalhe de comunicações na my NOS para melhor compreender a que se deve o valor. 

Obrigado, 

Eu já consultei o detalhe de comunicações que consta na my NOS este refere-se a comunicações , neste caso consumo de internet, em roaming fora da UE. No entanto, como referi, não houve acesso à Internet.Eu solicitei a renovação do serviço mas, ainda que tenham assentido ao meu pedido, não acedi à Internet. Ter os dados móveis ligados só por si não pode ser objeto de cobrança de valores, se o serviço que se requer não é prestado.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 30, 2024

@EDITE PADEIRINHA, conforme indicado ao tê-los ativos qualquer App ou o próprio equipamento pode fazer uso de internet, sugerimos que consulte o contabilizador de dados nas definições do seu equipamento. 
Obrigado

Kilobyte
April 2, 2025

Bom dia, gostaria de saber se quando estiver na Turquia posso utilizar a net dos hotéis? Ou se lreceber sms e chamadas se pago tudo? Segundo me disseram as sms que receber e chamadas pagarei tudo. Então teria que ficar 10 dias sem ligar o telemóvel para evitar isso? 

Obrigada