Skip to main content
Header
Megabyte
December 1, 2023
Respondido

cobranca indevida roaming

Boa tarde,

minha fatura pra vencimento em 12/Dez/2023, veio uma cobrança indevida de roaming, sendo que eu estava na Europa, e possuo pacote de Roaming Ue. 
como posso resolver essa questão? 

Melhor resposta por Mário P.

Muito obrigado pela confirmação, @Maikel Braz Santos

Verificamos que há consumos de dados móveis em Marrocos, a 4 de novembro de 2023 e no Mónaco, a 8 de novembro de 2023. Sugerimos que aceda à App NOS ou Área de Cliente NOS e consulte o detalhe de consumos deste número, pode confirmar que os dados móveis nos países pertencentes à União Europeia não influenciaram o valor cobrado. Saiba como o fazer em: 

Quanto ao custo pela utilização dos dados móveis nestes países, pode confirmar no site NOS. No entanto, no Mónaco é descontado €0,25/MB e €7,00/MB em Marrocos. 

Lamentamos a situação, mas a NOS está sujeita à informação disponibilizada pelos operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor encontra-se correto. 

Obrigado

32 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
December 2, 2023

Claro, @Maikel Braz Santos . Em Marrocos ligou-se a duas redes diferentes, a Wana Marrocos e a MediTel.
No Mónaco foi à Monaco Telecom USIM

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
August 3, 2024

Boa noite

tenho um número associado ao tarifário cujo utilizador( familiar) está nos Países Baixos Holanda. Constato que me está a ser contada sobretaxa de roaming e roaming. A sobretaxa tudo bem, mas o roaming? Usando nem sequer os consumos alcançam o limite ao dispor para roaming?

Jorge C
Super User
Super User
August 4, 2024

Boa noite

tenho um número associado ao tarifário cujo utilizador( familiar) está nos Países Baixos Holanda. Constato que me está a ser contada sobretaxa de roaming e roaming. A sobretaxa tudo bem, mas o roaming? Usando nem sequer os consumos alcançam o limite ao dispor para roaming?

Boa tarde @SÉRGIO OLIVEIRA BARBOSA,

Quando existe uma utilização excessiva no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

• Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017.

Pode consultar mais informação sobre este tema no Site NOS ou neste artigo abaixo. 

Caso tenha mais questões, a comunidade está aqui para ajudar.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
August 5, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @SÉRGIO OLIVEIRA BARBOSA.

O @Jorge C partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
August 6, 2024

Ola! Foi feita uma cobrança indevida que não entendi o porquê de ter sido feita… No dia 17/07/2024, foram cobrados €61,512, sendo que não utilizei esse valor, estava em uma escala na Turquia e mantive o celular em modo aviao…. 

Mandaram um email dizendo: A sua fatura de telemóvel número FT 202416/1692669 de agosto relativa à conta 1.74875754 fora de €61,512

Poderia verificar e se possivel retificar essa confusão! A cobrança será feira dia 28/08/2024.

Jorge C
Super User
Super User
August 6, 2024

Ola! Foi feita uma cobrança indevida que não entendi o porquê de ter sido feita… No dia 17/07/2024, foram cobrados €61,512, sendo que não utilizei esse valor, estava em uma escala na Turquia e mantive o celular em modo aviao…. 

Mandaram um email dizendo: A sua fatura de telemóvel número FT 202416/1692669 de agosto relativa à conta 1.74875754 fora de €61,512

Poderia verificar e se possivel retificar essa confusão! A cobrança será feira dia 28/08/2024.

Boa tarde @carolina ito medeiros,

Na União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Controle o seu consumo da mesma forma que em Portugal. Para consultar o saldo e/ou plafond disponível utilize o *111#.

Fora do EEE, O controlo de consumos de dados em roaming ajuda-o a controlar os seus gastos de internet no telemóvel enquanto se encontra no estrangeiro. É um serviço gratuito e que fica ativo automaticamente quando se encontra fora do país. Desta forma, para que saiba o que já consumiu, recebe dois alertas automáticos:

SMS de aviso quando atingires 80% do limite de consumo mensal (€49,2 IVA incluído)  SMS sempre que atingir o limite mensal de consumo de €61,5 (IVA incluído). Neste momento o acesso ao internet fica inibido. Este limite é aplicado entre o dia 1 e 31 de cada mês.

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 7, 2024

@carolina ito medeiros, boa tarde. 

Lamentamos a situação.
Verificamos que o valor deve-se a um consumo de dados móveis na Turquia, nomeadamente à rede, TURKCELL. Sugerimos que consulte os custos das comunicações realizadas em Roaming. A totalidade das comunicações feitas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou ou esteve ligado, pelo que o valor é devido.

Obrigado,  

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 29, 2024

Eu desativei os dados móveis antes de chegar ao destino e só voltei a ativá-los depois de ter recebido o sms de confirmação da subscrição do pacote net roaming 10GB. Mesmo assim fui cobrado em 0,68€.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 30, 2024

Boa tarde, @Lmgreis

Queremos melhor compreender a situação, pelo que pedimos que nos diga o número da última fatura. 
Obrigado, 

Kilobyte
August 30, 2024

Bom dia,

Estive com a minha família de férias em Montenegro, à chegada, eram 18h40, recebo as habituais informações a respeito dos custos associados ao preço das chamadas, SMS e internet. Antes de conseguir efetuar no Maps a pesquisa sobre a localização que seria o meu destino recebo a sms informativa sobre estar próximo do limite mensal de dados em roaming (18h59) e sobre ter atingido o limite deste às 19h00. Fico perplexa pelo facto de atingir um limite mensal sem ter acedido a qualquer pesquisa, aconteceu o mesmo com o meu marido. Efetuei um pedido de renovação de dados em roaming..o seu pedido está em processamento….já pode voltar a usar a sua internet no telemóvel…tudo muito bem esta se tivesse funcionado!!! Efetuei este pedido sabendo que me iriam cobrar 61,5€ adicionais, mas não tive acesso à Interent no meu telemóvel. Pelas sms da rede tenho acesso à internet, supostamente às 21h23 e às 21h38 atinjo o limite mensal novamente. São agora cobrados na minha faturação deste mês 2x 123€ (dos nossos 2 cartões) sem que o serviço de Internet tenha efetivamente funcionado fora da UE.

Agradeço algum esclarecimento relativamente a esta questão, ainda que a NOS cobre os valores reportados pelos serviços fora da UE este consumo não corresponde à realidade não existiu consumo…

Grata.