Skip to main content
Pergunta

Cobrança indevida devido a cancelamento de contrato.


Exmos. Senhores,

 

Venho por este meio reclamar da cobrança indevida da fatura FT 202490/1714859 de junho relativa à conta C*******, no valor de 75,55 euros. No dia 10 de Junho de 2024 desloquei-me à vossa loja no Serra Shopping em Covilhã e procedi ao cancelamento do meu contrato. A razão do cancelamento deve-se ao facto de ter assinado um contrato de trabalho no Brasil, meu país de nacionalidade para início em 16 de junho de 2024, já que aqui estava sem contrato de trabalho e com a minha Autorização de Residência vencida desde março de 2024, sem qualquer previsão de renovação dos órgão competentes. Portanto o cancelamento foi realizado por entregar a morada do contrato para cumprir compromisso profissional em meu pais de origem.

 

Conforme a lei de 27.09.2023. A Lei das Comunicações Eletrónicas, é previsto a possibilidade de cancelamento do contrato sem custos, por iniciativa do consumidor, verificadas determinadas condições, em situações de emigração, desemprego e incapacidade para o trabalho. Eu prestei no ato do cancelamento o meu contrato de trabalho no Brasil, o meu documento vencido (que impede de ter morada e de trabalhar legalmente em Portugal), os documentos foram anexados ao processo de cancelamento e foi dito na altura, o facto de não voltar a residir em Portugal era motivo para cancelar o contrato, sem qualquer indemnização. E no momento em que fui informado do processo concluído, não foi informada a necessidade de arcar com qualquer valor.

 

Eu ainda fui cliente de 7 de setembro de 2022, e nunca tive qualquer reclamação ou inadimplência até o momento do cancelamento, que mesmo se fez muito próximo ao fim da vigência da fidelização, que era de 7 de setembro de 2024, mas não havia como eu manter o contrato se estou a trabalhar no meu país de origem e sequer tenho Autorização de Residência válida para manter-me a morar em Portugal. Todas essas informações e compro ativos foram apresentados no acto de cancelamento.

 

Não consigo entender a razão de ter recebido a fatura acima mencionada, após a minha saída de Portugal.

 

Agradeço que cancelem a fatura, ela não está de acordo com a Lei das Comunicações Eletrônicas. Fico à disposição. E sugiro um meio adicional de reclamações que não pela linha de apoio e nas lojas, pois no meu caso e no caso de alguns clientes que tiveram casos parecidos, eu não consigo entrar em contato por telemóvel, caso não esteja em Portugal, assim como não é possível o deslocamento à uma das lojas.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Marco Ávila

4 Comentários

Reputação 7

Boa noite @Marco Antônio de Pinho Ávila,

 

Em primeiro lugar sugiro que edite o tópico e remova os dados privados.

Não se esqueça que qualquer informação partilhada no fórum NOS é pública e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

 

O pedido que realizou na loja que referiu deveria ter sido realizado e para isso era importante ter guardado um comprovativo do mesmo.

Como recebeu a fatura, o contrato ainda deverá estar válido, sugiro que proceda desta forma.

Reúna os seguintes documentos:

  • Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;
  • Certificado da nova residência ou contrato de trabalho. Anexe o documento;
  • Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação.

Os documentos podem ser:

  • enviados através do formulário de email selecionado a opção Enviar documentos para cessação contratual;
  • entregues numa Loja NOS;
  • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa.

 

- Guarde todos os comprovativos como prova de formalização do pedido.

 

Pode fazer uma reclamação pelas seguintes formas.

  1. Pode solicitar que encaminhem através deste Fórum;
  2. Caso não resolva pode apresentar o caso à Provedoria NOS;
  3. É sempre possível utilizar também o Livro de Reclamações.

 

Em alternativa, a todas esta formalidades que recomendo, pode ou não aceitar ajuda da equipa de moderação cujos elementos são colaboradores da empresa.

 

Espero ter ajudado,

Obrigado.

Bom dia Jorge C.

 

Eu tenho comprovativo do cancelamento do contrato e, inclusive, da devolução dos equipamentos.

 

O que é indevido é a fatura de indemnização que foi enviada em referência a quebra de fidelização. Isso está em desacordo com a lei. Eu prestei todos os esclarecimentos e apresentei os comprovativos.

 

Não há dado pessoal meu na postagem, pois já não sou cliente Nos, então a conta já está inativa, e o número da fatura indevida não vejo problema em partilhar aqui.

 

Obrigado.

Reputação 7

Bom dia @Marco Antônio de Pinho Ávila,

Se tem o comprovativo, algo estará bastante errado pelo que sugiro que aguarde a intervenção da equipa de moderação cujos elementos são colaboradores da empresa.

Obrigado.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Marco Antônio de Pinho Ávila e partilha do @Jorge C. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com:

  • O seu número de cliente NOS;
  • Número de contribuinte associado ao contrato;

Obrigado

Comentário