Skip to main content
Header
Resposta

Cobrança indevida de Roaming de dados fora da UE

Fatura n.o FT 202591/2141442

Boa Noite,

Foi me cobrado um valor referente a roaming por ter estado noutro país fora da comunidade europeia.

Agradeço que me esclareçam como é possível estarem a cobrar este valor se ambos os telemoveis estavam com os DADOS MOVEIS DESATIVADOS.

Solicito que procedam á rectificação da fatura antes da data de pagamento.

aguardo resposta o mais breve possível.

Paulo Alves 

Melhor resposta por Mário P.

Boa noite, ​@Paulo da Silva Alves 

Claro. 

Verificamos que o número que termina em "099" e o número que termina em "704" — este último com utilização registada no Egipto no dia 7 de julho de 2025 — estiveram ligados à rede do operador Mobinil, sendo que essa ligação foi detetada em ambos os casos.

Pode confirmar esta informação diretamente na área de cliente my NOS, onde é possível consultar o histórico e o horário das utilizações.

Importa reforçar que todas as comunicações efetuadas em roaming são da responsabilidade dos operadores internacionais. A NOS apenas recebe e processa a informação fornecida por essas redes às quais o seu equipamento se ligou. Assim, os valores associados às utilizações são devidos com base nos dados reportados por essas entidades.

Obrigado,

5 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • July 15, 2025

Boa noite, ​@Paulo da Silva Alves 

Claro. 

Verificamos que o número que termina em "099" e o número que termina em "704" — este último com utilização registada no Egipto no dia 7 de julho de 2025 — estiveram ligados à rede do operador Mobinil, sendo que essa ligação foi detetada em ambos os casos.

Pode confirmar esta informação diretamente na área de cliente my NOS, onde é possível consultar o histórico e o horário das utilizações.

Importa reforçar que todas as comunicações efetuadas em roaming são da responsabilidade dos operadores internacionais. A NOS apenas recebe e processa a informação fornecida por essas redes às quais o seu equipamento se ligou. Assim, os valores associados às utilizações são devidos com base nos dados reportados por essas entidades.

Obrigado,

• Byte
  • August 26, 2025

Assim como o Paulo também tive uma cobrança indevida de roaming. Estão me cobrando 4MB sendo que eu recebi dois SMS e uma ligação que não atingiu nem um minuto. Deixei o telefone o tempo todo no modo avião e quando ao ligar o telefone já recebi um SMS dizendo que já havia atingido o total de dados móveis para roaming antes mesmo de receber os dois SMS e a ligação. Por favor podem verificar esse erro e corrigir minha fatura? Eu concordo em pagar os dois SMS e a ligação mas não os 4MB que não utilizei. Fico no aguardo de um retorno.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • August 26, 2025

Bom dia ​@May,

Seja bem-vindo ao Fórum NOS. Estamos aqui para ajudar. 😊

Para melhor analisarmos a situação e compreender o que se passou, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigado,

Bom dia,

Venho por este meio apresentar a minha reclamação relativamente à fatura de Setembro em que me é cobrado o valor de 62,51€ de roaming em Cuba. 

Durante a minha estadia em Cuba, não utilizei este serviço, visto que sabia de antemão que a rede de dados móveis não é funcional no país. Utilizei exclusivamente a internet do hotel (Wi-fi).

No dia 03/08, às 05:31, recebi uma mensagem a indicar que estava a aproximar-me do limite de consumo em roaming. No mesmo minuto, recebi outra mensagem a informar que o limite tinha sido atingido, o que demonstra que o sistema não funcionou de forma adequada, uma vez que nem estava a utilizar o serviço.

Face a este exposto, considero a cobrança de 62,51€ indevida e solicito a anulação deste valor, para além disso não consigo obter uma análise detalhada desta suposta utilização. 

Caso não haja resolução favorável, irei recorrer a uma reclamação na entidades competentes. 

Aguardo a vossa resposta.

Cordialmente,

Catarina Carneiro

Nºcliente *********

Fatura 202516/2329692

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 2, 2025

Boa tarde ​@Catarina CCarneiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Os consumos praticados em roaming são comunicados à NOS pelo operador do país destino ao qual o equipamento se ligou pelo que, para que existam consumos, existe o registo da ligação praticada.

Mesmo não usando ligações móveis, caso não ative o bloqueio de ligações roaming ou atualizações em segundo plano, estas ligações continuam a ser praticadas, mesmo que não por si diretamente, mas pelo sistema do seu dispositivo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado