Skip to main content
Header
Kilobyte
October 31, 2021
Pergunta

cobrança de 3 euros indevidamente

Boa noite, 

Este mês recebi fatura com cobrança de 3 euros, indevidamente. Já no mês anterior aconteceu isso e disseram- me que foi por ter pago com 2 dias de atraso.  Desta vez não há motivos para tal,  uma vez que paguei até dia 1. Estou a cansar- me destas cobranças.

80 Comentários

Megabyte
    July 1, 2021

"Estimados"., Sendo que não consegui um email para vos enviar uma questão de fórum legal em matéria contratual, vou simplesmente remeter ao fórum. Tentei ligar para a linha de apoio ao cliente diversas vezes, sem qualquer efeito após largos minutos de espera, gravações e afins pragmáticos, e o pior ainda é ligar para uma linha que se diz de apoio ao cliente, falar com gravações, e ainda cobram, é discutível no mínimo direi mesmo abusivo,  não deveriamos ter de PAGAR uma comunicação para uma linha que se diz de "apoio ao cliente" a uma empresa à qual pagamos um contrato de prestação de serviços. 
    "Caríssimos" a questão é a seguinte e é bem simples, efectuei o pagamento referente ao último mês da prestação do serviço contratado, que em termos contratuais e serviços a prestar por  Vossas Excelências deixa muito a desejar em termos de qualidade e satisfação, independentemente do que possam alegar, os serviços não cumprem o contratualmente acordado e assinado, mas enfim. Sucede que na última factura paga, vos paguei uma penalização de 3,00 Euros por atraso no pagamento. Pff dignem-se sejam honestos 3,00 euros por um dia de atraso sucedendo que o pagamento foi efectuado por MB e foi aceite normalmente, 1 dia ou mesmo que fossem 2, consideram juros diários na ordem dos 10%. Qual a base legal invocada, onde consta nas vossas condições gerais contratuais de prestação de um serviço de qualidade medíocre esta penalização, qual a cláusula ou cláusulas que vos permitem cobrar legalmente o valor em causa por atrasos ou atrasos diários. Sinceramente quantos milhares de portugueses são subjugados mensalmente a quantos milhares de portugueses menos atentos o fazem, quantas dezenas ou centenas de milhares de euros cobram mensalmente abusivamente à margem da Lei, quem é o responsável por tais medidas adotadas à margem da lei pela Empresa NOS. Meus caros, não obstante quaisquer que seja a posição que iram adoptar, informo que oportunamente irei denunciar junto das autoridades competentes, assim como reclamar no livro de reclamações, sendo que situações destas não devem suceder numa sociedade democrática baseada no Direito Legal.

Um conselho, revejam bem a extrategia adotada, solicitando que creditem na vossa última factura o valor que vos paguei em excesso por um serviço de má qualidade.

Mais vos informo que apesar de vos ter sempre dado o benefício da dúvida pela qualidade dos maus serviços prestados desde a última instalação, numa mudança de casa em que os vossos técnicos ou técnicos subcontratados pela NOS, fizeram e  deixaram um buraco bem razoável numa parede, não me deixaram telefone fixo (aparelho telefone) informando que eu teria de adquirir ou comprar o equipamento, é triste sucedendo que sou cliente sensível à 4 anos e no presentemente garantidamente vou tratar do meu contrato com outro prestador de serviços. Abuso é o que tenho sentido por parte dos vossos serviços e empresa NOS, vou escrever com respeito, aquilo que vocês não têm pelos vossos clientes, por quem vos garante uma posição no mercado assim como os vossos dividendos, deixem de enganar de roubar aqueles que garantem o vosso trabalho.

Reitero, solicito que com a vossa melhor brevidade regularizem o valor em dívida cobrado abusivamente, ilegalmente à margem da Lei.

Por fim mas não menos importante, sejam dignos do ar que respiram, enquanto filhos, pais, enquanto seres HUMANOS, os valores que praticam não são os que vos transmitiram os vossos pais, tenham vergonha. 
    Mui Atentamente 

SMPB

Megabyte
    July 2, 2021

De lamentar que nem se dignem comentar, triste os valores morais das chefias a quem confiei uma prestação de serviço. São uma vergonha.

Diogo
    Super User
    Super User
    July 2, 2021

Olá @MiguelPM,

Sempre que o cliente se atrasa no pagamento da fatura, é-lhe cobrado 3€ na fatura do mês seguinte a título de indemnização.

Essa info está estipulada aqui.

@Diogo
    João H.
    Gestor da comunidade
    July 2, 2021

Boa tarde @MiguelPM,

Lamentamos a situação que descreve.

Confirmamos a informação prestada pelo @Diogo S.

Caso surja alguma outra questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    July 2, 2021

Não seria de esperar mais da NOS, a uns 3euros outros 2euros, outros 5 euros, no fórum é bem claro a importância que dão ao cliente, sinceramente falta de respeito de ética, mas enfim faz parte da vossa CULTURA, deveriam era abordar e informar em rigor os clientes desses vossos critérios quando da contratação da prestação do serviço, de qualquer forma reportei às autoridades competentes sendo que em tempo útil perderam este cliente, assim como familiares e amigos, mais irei informar de todas as formas que me sejam possíveis acerca destes vosso ardilio. 

Megabyte
    July 2, 2021

Para que fique claro, a informação prestada confere a cobrança por atraso, no entanto sucede que no contrato físico  assinado nada consta tal ponto é omisso, não existe logo o que prevalece é o contrato assinado propriamente dito, não se deixem enganar e reportem pois não se trata de 2 ou 3 euros, o que está em causa são centenas de milhares de euros que a NOS cobra de forma ardilosa. Não paguem simplesmente apresentem queixa, escrevam no livro de reclamações e verifiquem as cláusulas das condições gerais da prestação do serviço, leiam o vosso contrato físico. A Lei é para todos. 

Diogo
    Super User
    Super User
    July 2, 2021

@MiguelPM,

A info consta nos contratos:

@Diogo
    Megabyte
    July 2, 2021

Soponho que seja a cláusula, sucede que a mim não me foi facultado nem no contrato empresarial nem no de casa. 

É qual é o tarifário em vigor que a cláusula menciona, e encontrar-se a vigorar desde que data em concreto.

A mim não me forneceram o contrato tipo que me mostra, assim como nem um telefone fixo me foi fornecido, nem na instalação inicial da casa, como quando da mudança de casa, o técnico informou que tínhamos de comprar um, é triste mas é a realidade, já para não falar que para a passagem do cabo de instalação formaram uma pedra de mármore e fizeram e deixaram um buraco considerável com sensivelmente 15cm por 15cm e uma profundidade de 10cm, está é a minha realidade e a forma que tenho vindo a ser tratada. Queres que mencione mais o quê, só se for a baixa qualidade dos serviços no geral. Enfim não adianta, lamentável o abuso, farei questão de partilhar a má experiência que tive com a NOS e como é mais que óbvio não aconselho. Passem bem. 

Bruno Aleixo
    Super User
    Super User
    July 2, 2021

pahahha bem, contra factos não há argumentos…. está no contrato, mas como sempre quem quer reclamar arranja qualquer coisa :cowboy:
    Se em vez de reclamar, for mais simpático e pedir o favor de não lhe cobrarem isso vai ver que a vida lhe corre melhor… 

Simpatia e boa vontade fazem muito mais que atirar barro a parede amigo… 

Eu nunca tive nada a apontar do atendimento ou serviço que tive. NOS :muscle:

Um bem haja

O amigo Bruno ajuda
    Megabyte
    July 2, 2021

Não se trata de simpatia, nem de arranjar pretextos ou jogar barro, tratasse de um contrato de prestação de serviços e sinceramente sempre dei o benefício da dúvida à NOS apesar do que exponho aqui, sendo que no meu entendimento o valor cobrado por um dia de atraso é abusivo, e legalmente discutível em matéria de direito, sucedendo que a revolta é num contexto de ser cliente à 4 anos ou mais e nunca ter tido qualquer atraso, é este é o tratamento que a NOS nos dá, não tem consideração alguma o foco é facturar. Agradeço atenção, bem haja sinceramente.