Skip to main content
Header
Megabyte
August 29, 2025
Pergunta

Cliente antigo - Fim de contrato - Negociação - Desagrado

Viva!

Sou cliente antigo da operadora, e estou a cerca de cinco meses para terminar a fidelização.

Atualmente tenho o pacote:

Internet: 500 Mbps / 100 Mbps (Giga Router V2 5.0)
Televisão: UMA TV (150 canais, inclui TVCine, 500h + 1000h gravação, Pack Extra + NOS Studios)
Equipamentos: Box UMA V1 + 1 Box 2.0HD (IRIS)
Telemóveis: 4 cartões (1 WTF com 100GB, 1 com 1GB e 3000min/sms, 2 com 20GB e 3500min/sms)
Telefone fixo: 1 linha

A questão é que irei precisar de acrescentar mais um cartão de telemóvel… O que me fez olhar para outras operadoras e tentar aqui fazer uma analise de mercado.

Confesso que para nós é mais prático ter tudo no mesmo pacote, se, eventualmente houver ajustes.

Na proposta de renegociação, apresentaram-me o seguinte:

Aumento da internet para 1Gb, todos os cartões telemóvel, cinco, com 150GB e 3500min/sms, mantendo a TV e o telefone fixo iguais, por um valor mais baixo do que pago.

No entanto, um dos pontos principais para nós é mudar para mudar para FTTH, uma vez que trabalho remotamente e é mesmo necessário, sendo que já tendo tudo preparado na zona e os meus vizinhos têm fibra/FTTH.
Ora, disseram-me que não sabem quanto tempo demoraria a instalação, e que, ao aceitar a proposta, ficaria automaticamente preso por mais 24 meses sem poder voltar atrás.
Questionei se poderiam deixar por escrito (por exemplo, em email) que, caso a instalação demorasse demasiado, por exemplo 2/3 meses, que o contrato dos 24 meses não teriam efeito, mas não conseguiram garantir nem ver alternativas.
O outro ponto é ter direito ao voucher para poder comprar uma TV (na loja NOs), tendo de meter também mais algum valor.

Neste momento, uma vez que não me conseguiram fazer a mudança para FTTH, acabei por não avançar com nada, mantendo-me igual, e, muito sinceramente começo a ponderar mudar de operadora mesmo, nem que para isso pague o valor destes últimos meses de fidelização.

Não sei com outros clientes, o o que fariam… Mas deixo aqui o meu desagrado com toda a situação por parte da NOS para com clientes antigos principalmente!

48 Comentários

DiNunesAutor
Megabyte
September 4, 2025

Boa tarde ​@DiNunes,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

De forma a podermos ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e contacto preferêncial.

Obrigado

Feito!

João H.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@DiNunes.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
DiNunesAutor
Megabyte
September 10, 2025

Hoje, dia 10 de Setembro, enviei o sms com “APOIO”, em resposta á minha situação, que ainda, não foi resolvida.

Fui depois contactado pelo departamento técnico, o qual me tentou fazer a alteração, mais uma vez, para fibra(FTTH) mantendo o pacote igual e não mexendo em anda, pois o próximo passo, conforme combinado com a NOS anteriormente, era nova fidelização com a proposta antes apresentada.

Infelizmente o departamento técnico, mais uma vez, não conseguiu agendar nem efetuar a alteração para fibra, passando então para um outro departamento de “insatisfações”, o qual, aqui acompanhado pela Sra. Conceição Silva, me foi indicado de que não entendia o porquê de não conseguirem efetuar tal alteração, e que ela conseguia, e garantia a troca, uma vez que na zona/prédio já estão em conformidade, tendo vizinhos com fibra.
Perguntei se com esta alteração, haveria alguma mudança no pacote a qual me garantiu que não, no entanto a minha fidelização (que está a terminar) iria aumentar 24meses, ao qual não aceitei, obviamente. Fui então transferido para uma linha de fidelização, de forma a ajustar todo o processo, e uma vez já sabendo que me garantem a fibra, e qual não é o meu espanto, estando cerca de 20 minutos em linha á espera, desligam a chamada. (pareceu-me ouvir alguém do outro lado, mas nada disse)

Ora, uma vez que, e conforme anteriormente conversado com o Sr. Fábio Carvalho, numa outra linha, ajustando o meu pacote, fazendo nova avaliação, e se me garantissem fibra, iriamos avançar. Contudo não foi possível porque o Sr. Fábio Carvalho não me garantiu a fibra nem o agendamento.

Esta situação é de todo lamentável, pois ando nisto á mês cerca de um mês, com trocas de linhas, departamentos, e continuo com a internet instável, nem soluções á vista.
Quero com isto dizer que, a continuar assim sem resolva ao tema, não me resta alternativa se não mudar de operadora, pois a NOS não está a fazer um bom trabalho.

Mário P.
Gestor da comunidade
September 10, 2025

Boa noite, ​@DiNunes 

Para podermos ajudar e melhor compreender a situação, nomeadamente, quanto ao serviço Fibra, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
DiNunesAutor
Megabyte
September 10, 2025

Boa noite, ​@DiNunes 

Para podermos ajudar e melhor compreender a situação, nomeadamente, quanto ao serviço Fibra, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

Caro Mário P.

Agradeço desde já a resposta, mesmo que “proforma”.

Já foi enviada mensagem para o perfil indicado, mais uma vez 🙄

Fico então a aguardar novidades….

Mário P.
Gestor da comunidade
September 10, 2025

@DiNunes, agradecemos a cooperação. 
No entanto, e infelizmente, não temos nada acrescentar sem consultar a sua conta de cliente. Todos os temas que requeiram um tratamento individual são tratadas por mensagem privada. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
DiNunesAutor
Megabyte
September 16, 2025

Venho dar UPDATE à minha situação:

Na semana passada, quarta-feira ficou então conversado com o departamento técnico de que era então possível efetuar a mudança para FTTH, e de que a mesma poderia já ser então agendada para os próximos dias. Perguntei então se haveria mudança no meu pacote (pois tenho proposta pendente devido ao FTTH), ao qual a Sra. Conceição Silva me responde a dizer que o pacote continua igual, o valor mas que ao fazer a mudança haveria aumento de fidelização para os 24 meses.
Ora, o que ficou conversado com a linha de retenção, foi aceitar o pacote combinado, desde que o FTTH estivesse disponível, com as condições do pacote combinado, e que os equipamentos se mantinham, isto conversado com o Sr. Fábio de Carvalho.

Na Quinta-Feira, dia 11, fui então contacto por uma linha, de forma a ajudar no processo, pela Sra. Mayara, a qual me esteve a indicar pacotes, entre outros, e uma vez que á tenho/temos a confirmação da Sra. Conceição Silva (do departamento técnico) que tem tudo para fazer a troca para FTTH, indiquei à Sra. Mayara essas indicações, só que a mesma indicou que precisava de um aval/confirmação do departamento técnico para proceder ao avanço, o qual não estava no processo, além que efetuar a mudança para FTTH iria perder o acesso a uma segunda box que tenho, IRIS, e que se pretendesse teria de pagar. Ora, cada agente da NOS diz uma coisa diferente com condições diferentes? É que o que eu tinha já combinado com o Sr. Fábio Carvalho era de que efetuaria renovação de 24meses, a manter os equipamentos atuais, pacote ajustado, valores desde que o FTTH fosse garantido, o qual depois foi.

A Sra. Mayara, disse-me então que iria acompanhar o processo e que iria enviar para o departamento técnico, mais uma vez, para obter a aprovação do FTTH.
Chegando ao departamento técnico, outra vez, a Sra. Conceição Silva, já um pouco farta da situação, garante o FTTH mas é necessário a outra linha efetuar mudança de pacote para depois se avançar com o resto. Ou seja, parece-me aqui uma “pescadinha de rabo na boca” e andamos às voltas sem solução à vista.
Foi então encaminhado para um departamento superior, uma vez que as linhas não se entendem, e enviam de um lado para o outro, e garantindo que na Sexta-Feira iria obter uma resposta ou mais tardar na Segunda Feira, dia 15.

Ora, hoje é Terça-Feira, dia 16 e sem qualquer resposta, ficando o eu/cliente com problemas de internet, nem solução efetuada de pacote/tecnologia por parte da NOS.

Pergunto, será assim tão complicado internamente existir processo de informações para estas situações entre departamentos? A minha fidelização está a terminar, e não me resta outra alternativa provavelmente de procurar outras soluções. Irei pedir proposta à DIGI, Vodafone, MEO e outras operadoras, uma vez que estou numa área coberta pelos serviços de todas.

Realmente é lamentável a NOS não conseguir acompanhar os clientes de forma profissional e prática, e realmente triste ser atendido por pessoas pouco capazes de dar solução, com muito fraco poder de encaixe e explicação.

João H.
Gestor da comunidade
September 16, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho, ​@DiNunes.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
DiNunesAutor
Megabyte
September 18, 2025

! UPDATE !

No dia de ontem fui então contactado, pela Sra. Mayara, a indicar de que finalmente todo o processo tinha sido aprovado, com a indicação de novo valor do pacote, de que os equipamentos atuais iriam ficar os mesmos e a funcionar, mudando o router e a tecnologia para FTTH, garantindo tudo conforme combinado anteriormente.
Concordei então para a atualização, ao qual a Sra. Mayara me disse que iria enviar uma mensagem por email de seguida, para então se avançar.

Ora, o tempo foi passando, e já se passou um dia, e até agora nada de email nem qualquer indicação.
Pelo sim, pelo não, fui verificar se os meus contactos estavam todos OK e em conformidade, pois podiam ter sido alterados, mas não… Está tudo OK, como sempre esteve.
Fui também verificar nas pastas SPAM e outras, mas nada.

Era importante não ter de ligar novamente para a linha e ter de passar por linhas e mais linhas, e, eventualmente conseguir chegar até à Sra. Mayara ou alguém que me consiga dar continuidade…

Fico então a aguardar, mais uma vez.

João H.
Gestor da comunidade
September 18, 2025

Boa tarde ​@DiNunes,

Agradecemos o seu testemunho.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos analisar este tema responder-lhe logo que possível.

Obrigado