Skip to main content
Header
Megabyte
August 29, 2025
Pergunta

Cliente antigo - Fim de contrato - Negociação - Desagrado

Viva!

Sou cliente antigo da operadora, e estou a cerca de cinco meses para terminar a fidelização.

Atualmente tenho o pacote:

Internet: 500 Mbps / 100 Mbps (Giga Router V2 5.0)
Televisão: UMA TV (150 canais, inclui TVCine, 500h + 1000h gravação, Pack Extra + NOS Studios)
Equipamentos: Box UMA V1 + 1 Box 2.0HD (IRIS)
Telemóveis: 4 cartões (1 WTF com 100GB, 1 com 1GB e 3000min/sms, 2 com 20GB e 3500min/sms)
Telefone fixo: 1 linha

A questão é que irei precisar de acrescentar mais um cartão de telemóvel… O que me fez olhar para outras operadoras e tentar aqui fazer uma analise de mercado.

Confesso que para nós é mais prático ter tudo no mesmo pacote, se, eventualmente houver ajustes.

Na proposta de renegociação, apresentaram-me o seguinte:

Aumento da internet para 1Gb, todos os cartões telemóvel, cinco, com 150GB e 3500min/sms, mantendo a TV e o telefone fixo iguais, por um valor mais baixo do que pago.

No entanto, um dos pontos principais para nós é mudar para mudar para FTTH, uma vez que trabalho remotamente e é mesmo necessário, sendo que já tendo tudo preparado na zona e os meus vizinhos têm fibra/FTTH.
Ora, disseram-me que não sabem quanto tempo demoraria a instalação, e que, ao aceitar a proposta, ficaria automaticamente preso por mais 24 meses sem poder voltar atrás.
Questionei se poderiam deixar por escrito (por exemplo, em email) que, caso a instalação demorasse demasiado, por exemplo 2/3 meses, que o contrato dos 24 meses não teriam efeito, mas não conseguiram garantir nem ver alternativas.
O outro ponto é ter direito ao voucher para poder comprar uma TV (na loja NOs), tendo de meter também mais algum valor.

Neste momento, uma vez que não me conseguiram fazer a mudança para FTTH, acabei por não avançar com nada, mantendo-me igual, e, muito sinceramente começo a ponderar mudar de operadora mesmo, nem que para isso pague o valor destes últimos meses de fidelização.

Não sei com outros clientes, o o que fariam… Mas deixo aqui o meu desagrado com toda a situação por parte da NOS para com clientes antigos principalmente!

48 Comentários

Guimas
Super User
Super User
August 30, 2025

É algo normal, não há grande motivo para estar a mudar a infraestrutura quando vais ficar com um serviço praticamente igual. 

DiNunesAutor
Megabyte
August 30, 2025

É algo normal, não há grande motivo para estar a mudar a infraestrutura quando vais ficar com um serviço praticamente igual. 

Provavelmente para quem não faz uso intensivo da internet… Ou para os mais distraídos… Não faça diferença.
Além que, se FTTH é superior, havendo condições para usar, qual o sentido se estar a pagar por algo inferior?

Opções...

Jorge C
Super User
Super User
August 30, 2025

Boa tarde ​@DiNunes,

Tanto o HFC como o FTTH permitem ter internet muito rápida e estável.

No HFC, a fibra vai até perto de casa e o último troço é em cabo coaxial, já no FTTH a fibra chega diretamente até casa.

Na prática, no HFC é possível ter até 1Gbps de download e 100Mbps de upload, com boa estabilidade e latência.

No FTTH, além da mesma velocidade de download, o upload pode ser mais elevado e a latência ainda mais baixa.

Ou seja, para streaming, jogos online ou chamadas de vídeo, ambas as tecnologias funcionam muito bem. O FTTH acaba por ser mais preparado para o futuro e indicado para quem precisa de uploads maiores. 

Espero ter ajudado a esclarecer. 

Obrigado.

DiNunesAutor
Megabyte
August 30, 2025

Boa tarde ​@DiNunes,

Tanto o HFC como o FTTH permitem ter internet muito rápida e estável.

No HFC, a fibra vai até perto de casa e o último troço é em cabo coaxial, já no FTTH a fibra chega diretamente até casa.

Na prática, no HFC é possível ter até 1Gbps de download e 100Mbps de upload, com boa estabilidade e latência.

No FTTH, além da mesma velocidade de download, o upload pode ser mais elevado e a latência ainda mais baixa.

Ou seja, para streaming, jogos online ou chamadas de vídeo, ambas as tecnologias funcionam muito bem. O FTTH acaba por ser mais preparado para o futuro e indicado para quem precisa de uploads maiores. 

Espero ter ajudado a esclarecer. 

Obrigado.

Obrigado pela explicação! 🙏

Sim, eu sei que o HFC funciona bem e até hoje não tenho tido grandes razões de queixa, tirando uma ou outra situação de quebras durante a madrugada... O ponto é que, como trabalho remotamente, numa área que a velocidade e estabilidade faz toda a diferença, e, o upload e a latência mais estável do FTTH fazem mesmo diferença no meu dia-a-dia.

Além disso, sei que a NOS já tem a infraestrutura de FTTH pronta na minha zona (até vizinhos do mesmo prédio já têm), por isso custa um bocado não conseguirem dar-me uma previsão clara para a migração, sendo um ponto fundamental e essencial, uma vez que outras operadoras o fazem e garantem.

Eu até posso dar o exemplo do que tenho atual, fazer a comparação com um vizinho e ele ter uma diferença de quase 300Mbps download e uns 400Mbps upload, e o meu ping é bem superior, bem como a nível de estabilidade ele praticamente não tem quebras.

Além que, FTTH é uma tecnologia de futuro...

Mário P.
Gestor da comunidade
August 30, 2025

Boa tarde ​@DiNunes 

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a sua insatisfação.

A comunidade deu uma boa ajuda. Os clientes Cabo têm acesso aos mesmos pacotes dos clientes Fibra e beneficiam das mesmas inovações tecnológicas.
Mas queremos ajudar. Diga-nos, por favor, se verifica alguma dificuldade no serviço com a sua tecnologia atual.
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
DiNunesAutor
Megabyte
August 30, 2025

Boa tarde ​@DiNunes 

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a sua insatisfação.

A comunidade deu uma boa ajuda. Os clientes Cabo têm acesso aos mesmos pacotes dos clientes Fibra e beneficiam das mesmas inovações tecnológicas.
Mas queremos ajudar. Diga-nos, por favor, se verifica alguma dificuldade no serviço com a sua tecnologia atual.
Obrigado,

Olá Mário.

De momento, não tenho dificuldades graves no serviço HFC, a não ser momentos de madrugada que fico sem internet ou por vezes velocidades lentas 😅mas o ponto não é só o presente. Trabalho remotamente e preciso de maior estabilidade de ligação, velocidade, upload e latência, algo em que o FTTH oferece uma vantagem clara. Além disso, sabendo que os vizinhos já têm FTTH disponível no mesmo prédio, custa perceber porque motivo não me conseguem garantir a mesma solução, nem sequer um prazo.

O que procuro é precisamente confiança de que, ao aceitar uma nova fidelização de 24 meses, vou estar com a tecnologia mais adequada ao meu caso. Só assim faz sentido avançar com qualquer proposta.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 31, 2025

Boa tarde, ​@DiNunes 

Percebemos a situação e vamos verificar a melhor solução para si.

Envie, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número de contribuinte associado ao seu contrato.

Obrigado.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
DiNunesAutor
Megabyte
August 31, 2025

Boa tarde, ​@DiNunes 

Percebemos a situação e vamos verificar a melhor solução para si.

Envie, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número de contribuinte associado ao seu contrato.

Obrigado.

Assim farei Mário P.

Obrigado

DiNunesAutor
Megabyte
September 4, 2025

Depois de proceder conforme indicado, passado uns dias fui contactado na segunda-feira, dia 1, pelo departamento técnico a indicar de que realmente tenho tudo pronto e operacional para utilizar FTTH, e que não faziam ideia do porquê nunca terem feito essa alteração, uma vez que outros vizinhos utilizam.

Foi então inserido no sistema e confirmado, essa alteração, sendo que depois entrariam em contacto no dia a seguir (dia 2) para agendamento e confirmar para se fazer a alteração.

Ora, já estamos no final da semana, e ainda sem qualquer contacto.

Engraçado é que, os problemas de quebra de internet se mantém, sempre de madrugada, por volta das 02:00h ou mais.

Deixo aqui alguns prints
https://ibb.co/dw89yQgC

Sem qualquer acesso
https://ibb.co/yBWBmcVG
https://ibb.co/1J2GcrP0
https://ibb.co/JWG7yHv9

Depois de algum tempo lá voltou, mas ainda com altos e baixos
https://ibb.co/Zp2qFLRP

Muitas das vezes fico sem internet até de manhã. Outras vezes pode ser 30min ou mais… E depois lá volta.
Seja por cabo ou wifi, é mesmo o router que fica em baixo. O que me leva a ter de utilizar dados móveis para conseguir trabalhar.
Anteriormente já foi feito reboots, resets, todos os procedimentos indicados pela linha de suporte…

O que realmente me interessa é então alterar para FTTH e resolver a questão das quebras de internet, tentar realmente entender o porquê de isto acontecer.

Vou continuar a aguardar pelo contacto….

João H.
Gestor da comunidade
September 4, 2025

Boa tarde ​@DiNunes,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

De forma a podermos ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e contacto preferêncial.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.