Skip to main content
Header
Byte
July 25, 2019
Respondido

Cessar contrato.

Boa tarde.

Tenho uma pergunta simples, à qual tentei encontrar resposta no fórum mas não encontrei, a minha fidelização acaba no dia 7 de Agosto, posso pedir já a cessação do meu contrato sem ter que pagar qualquer indemnização?

Desde já obrigado pela atenção
Cumprimentos
    Melhor resposta por Jose Rodrigues
    Boa tarde.

Tenho uma pergunta simples, à qual tentei encontrar resposta no fórum mas não encontrei, a minha fidelização acaba no dia 7 de Agosto, posso pedir já a cessação do meu contrato sem ter que pagar qualquer indemnização?

Desde já obrigado pela atenção
    Cumprimentos

Pode cessar com 30 dias de antecedência como diz no Ponto 3. INFORMAÇÃO LEGAL – DIREITOS E OBRIGAÇÕES
    1. Prestador de Serviço: NOS Comunicações, S.A, (NOS), com sede na Rua Actor António Silva, n.º 9, Campo Grande, 1600- 404 Lisboa, com o capital social de € 576.326.759,00 e com o número único de matrícula e de pessoa coletiva 502604751.
    2. Serviços e preços: os serviços contratados encontram-se identificados no documento de confirmação da compra ou adesão, bem como os preços devidos, os quais resultam da aplicação dos tarifários e condições que estiverem em vigor em cada momento, podendo incluir o pagamento de uma mensalidade e/ou consumos, bem como contrapartidas específicas associadas aos serviços e/ou ao equipamento que tenha sido cedido. A alteração dos preços será precedida de divulgação com a antecedência mínima de 30 dias em relação à data da sua entrada em vigor, quando se trate de agravamento das condições.
    3. Duração do contrato: o contrato terá o prazo mínimo de duração inicial coincidente com o período de fidelização indicado no documento de confirmação da compra ou adesão, renovando-se automaticamente por períodos sucessivos de 1 mês quando não seja denunciado por qualquer das partes, mediante comunicação escrita com a antecedência mínima de 30 dias em relação à data do termo do período inicial ou de qualquer das suas renovações.
    Em caso de resolução do contrato pela NOS no decurso do período de fidelização com fundamento no incumprimento do Cliente, bem como no caso de cessação antecipada do contrato durante o período de fidelização, por iniciativa do Cliente, a NOS pode exigir o pagamento de encargos, nomeadamente em consequência da recuperação de custos associados à subsidiação de equipamentos terminais, à instalação, ativação do serviço, ofertas, descontos ou a outras condições promocionais. Os encargos serão proporcionais à(s) vantagem(ns) que foi(ram) conferida(s) ao Cliente e (i) no caso de subsidiação de equipamentos terminais serão calculados nos termos da legislação aplicável e (ii) nas demais situações não serão superiores ao valor da vantagem conferida que, na proporção do período de fidelização fixado, ainda esteja por recuperar pela NOS na data em que produz efeitos a cessação antecipada. A estes montantes acrescem, a título de indemnização por incumprimento da obrigação de pagamento tempestivo, os encargos suportados pela NOS no âmbito do processo de cobrança extrajudicial ou judicial.

34 Comentários

Ana P.
    Moderador
    April 18, 2021

Olá Adelino, 

Lamentamos a demora e transtorno causado. 

Vamos solicitar um novo contacto, o mais breve possível. Confirme-nos, por favor, por mensagem privada o melhor horário para lhe ligarmos.

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    April 25, 2021

Depois do último comentário, recebi de moderadores NOS mensagens privadas, sempre muito disponíveis para ajudar, um deles até com o texto:
    "Pedimos desculpa pelo transtorno. Queremos resolver a situação que reporta e vamos pedir que seja contactado por uma equipa especializada neste tema. Dê-nos, por favor, mais esta oportunidade."
    No dia seguinte, de outro moderador:
    "Verificámos que já foi contactado e que os serviços estão em processo de desligamento.
    Se tiver questões adicionais, estamos disponíveis para ajudar.
    "

Ainda não vi um resultado concreto dessas ajudas! A única coisa que me pareceu clara foi a tentativa de afastar a conversa deste Forum público, e tentarem que as coisas ficasses pelas mensagens privadas.

Se os moderadores são funcionários da NOS entendo a sua posição, mas é triste que tenham de recorrer a estes meios.

Kilobyte
    April 25, 2021

Dado que a NOS não dava resposta às questões que coloquei, apresentei 2 reclamações no Livro de Reclamações:
    1- Relativa à tentativa de me enganarem, propondo por escrito um contrato muito pior do que o combinado telefonicamente.
    2 - Relativa ao incumprimento de deliberações da ANACOM, dificultando a entrega do pedido de cessação e não cumprindo os prazos de informação da data de cessação efetiva.

Em resposta a estas reclamações, distintas, recebi 2 emails, ambos com o mesmo texto, que indicava que vão desativar os serviços em 16/5.

Entretanto recebi telefonema do Provedor NOS, onde me disseram que o serviços seriam desligados no dia 16/5, mas não quiseram responder à primeira reclamação.
    Recebi um segundo telefonema do Provedor NOS, com a mesma informação, mas quanto à primeira reclamação disseram que iam analisar e responderiam depois (o que ainda não sucedeu).

Tendo em conta as respostas da NOS, "reabri" as reclamações exigindo resposta às questões colocadas.

Recebi da NOS mais 2 emails, em resposta às 2 novas reclamações (reabertura das anteriores), novamente com o mesmo texto, mas finalmente deram resposta à questão da primeira reclamação:

"... Esclarecemos ainda que relativo às condições propostas inicialmente, as mesmas eram incompatíveis, não conseguindo ir ao encontro das condições vigentes.
    Por esse fato, lamentamos desde já o atendimento na linha de apoio, bem como da área comercial e todos os transtornos causados, agradecendo ter-nos participado o mesmo.
    Apesar disso, optámos por, a título de oferta comercial, proceder a um crédito no valor de € 54.43 referente à FT 202192/836349 emitida. ...
    ".

Concluo daqui que, se a NOS estivesse de boa fé ter-me-ia contatado a informar dessas "incompatibilidades", e propondo condições "compatíveis", mas o que fizeram foi enviar-me por escrito condições muito piores que as propostas.

Fica pois claro que a NOS não pretende cumprir a proposta, nem me apresentaram nova proposta, o que reforça a minha ideia de tentativa de engano.

Considerando que os contratos realizados telefonicamente com a NOS vinculam os clientes, não deverão também vincular os operadores

É uma questão que tentarei clarificar ainda.

Inês B.
    Moderador
    April 26, 2021

Olá @Adelino Oliveira,

Lamentamos toda a situação.

Após análise verificámos que o seu pedido foi atendido.

Estamos disponíveis para qualquer outra questão que possa surgir.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    September 9, 2022

Pretendo proceder ao cancelamento de um contrato NOS Empresas com um período de fidelização de 24 meses. Estou no 2º ano de fidelização, a 6 meses do fim do contrato.
    Pela lei em vigor, apenas tenho que pagar 30% das mensalidades vincendas até ao final do contrato (cerca de 55 €).
    Ao consultar a minha área de cliente da NOS, observo que o valor apresentado para o cancelamento do contrato corresponde a 50% das mensalidades vincendas (como se estivesse no primeiro ano do contrato).
    Isto é um abuso de direitos do cliente, uma ilegalidade e uma prepotência comercial!

João H.
    Gestor da comunidade
    September 9, 2022

Boa tarde @georgius,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    September 11, 2022

Enviada!
    Muito obrigado.

João H.
    Gestor da comunidade
    September 11, 2022

Bom dia,

Agradecemos o seu testemunho @georgius.

Recebemos a sua mensagem privada e contamos ser breves na resposta.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Byte
    September 23, 2022

Boa tarde, fiz um contato  de 24 meses  de um ( pos_nos mobile 10G ), quando cheguei  em Portugal. Fiquei  6 meses e não consegui  me adaptar e retornei  para o Brasil. Fui até  uma loja para cancelar  antes  de retornar  e eles não  fizeram, pois eu não tinha os bilhetes  impressos. Não  quero  voltar  a para Portugal. Já estou no Brasil. No aplicativo  da Nos não  tem como cancelar  e não  quero  fazer dívidas. Gostaria  de um e-mail  para resolver  isso. Desde já agradeço quem poder ajudar.

João H.
    Gestor da comunidade
    September 23, 2022

Boa tarde @MAIRA VITALI ALVES,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente ou contribuinte associado ao contrato.

Obrigado