Header
Respondido

Cessar contrato.


Boa tarde.

Tenho uma pergunta simples, à qual tentei encontrar resposta no fórum mas não encontrei, a minha fidelização acaba no dia 7 de Agosto, posso pedir já a cessação do meu contrato sem ter que pagar qualquer indemnização?

Desde já obrigado pela atenção
Cumprimentos
icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 25 July 2019, 18:56

Ver pergunta inicial

34 Comentários

Reputação 7
Crachá +5
Boa tarde.

Tenho uma pergunta simples, à qual tentei encontrar resposta no fórum mas não encontrei, a minha fidelização acaba no dia 7 de Agosto, posso pedir já a cessação do meu contrato sem ter que pagar qualquer indemnização?

Desde já obrigado pela atenção
Cumprimentos

Pode cessar com 30 dias de antecedência como diz no Ponto 3. INFORMAÇÃO LEGAL – DIREITOS E OBRIGAÇÕES
1. Prestador de Serviço: NOS Comunicações, S.A, (NOS), com sede na Rua Actor António Silva, n.º 9, Campo Grande, 1600- 404 Lisboa, com o capital social de € 576.326.759,00 e com o número único de matrícula e de pessoa coletiva 502604751.
2. Serviços e preços: os serviços contratados encontram-se identificados no documento de confirmação da compra ou adesão, bem como os preços devidos, os quais resultam da aplicação dos tarifários e condições que estiverem em vigor em cada momento, podendo incluir o pagamento de uma mensalidade e/ou consumos, bem como contrapartidas específicas associadas aos serviços e/ou ao equipamento que tenha sido cedido. A alteração dos preços será precedida de divulgação com a antecedência mínima de 30 dias em relação à data da sua entrada em vigor, quando se trate de agravamento das condições.
3. Duração do contrato: o contrato terá o prazo mínimo de duração inicial coincidente com o período de fidelização indicado no documento de confirmação da compra ou adesão, renovando-se automaticamente por períodos sucessivos de 1 mês quando não seja denunciado por qualquer das partes, mediante comunicação escrita com a antecedência mínima de 30 dias em relação à data do termo do período inicial ou de qualquer das suas renovações.
Em caso de resolução do contrato pela NOS no decurso do período de fidelização com fundamento no incumprimento do Cliente, bem como no caso de cessação antecipada do contrato durante o período de fidelização, por iniciativa do Cliente, a NOS pode exigir o pagamento de encargos, nomeadamente em consequência da recuperação de custos associados à subsidiação de equipamentos terminais, à instalação, ativação do serviço, ofertas, descontos ou a outras condições promocionais. Os encargos serão proporcionais à(s) vantagem(ns) que foi(ram) conferida(s) ao Cliente e (i) no caso de subsidiação de equipamentos terminais serão calculados nos termos da legislação aplicável e (ii) nas demais situações não serão superiores ao valor da vantagem conferida que, na proporção do período de fidelização fixado, ainda esteja por recuperar pela NOS na data em que produz efeitos a cessação antecipada. A estes montantes acrescem, a título de indemnização por incumprimento da obrigação de pagamento tempestivo, os encargos suportados pela NOS no âmbito do processo de cobrança extrajudicial ou judicial.
Resumindo, cessando o contrato agora não acarreta qualquer problema, pois quando passar os 30 dias a fidelização já terminou.
Obrigado Jose Rodrigues pelo esclarecimento.
Reputação 7
Crachá +5
Resumindo, cessando o contrato agora não acarreta qualquer problema, pois quando passar os 30 dias a fidelização já terminou.
Obrigado Jose Rodrigues pelo esclarecimento.

Esta informação completa pode ler na sua Área de Cliente em Informação da Conta/Documentos/Informação-Contratual/Descarregar Documento.

Queria saber quando o meu contrato com período fedilizacao termina e os custos associados no caso concreto se terminar com 30 dias antecedência.

Reputação 7
Crachá +5

Queria saber quando o meu contrato com período fedilizacao termina e os custos associados no caso concreto se terminar com 30 dias antecedência.

Na sua Área de Cliente na opção Informação da Conta/Dados da conta pode verificar quando termina a sua fidelização e qual o valor a pagar neste momento, no caso de antecipar o termino do contrato. O valor a pagar 30 dias antes  de terminar o seu contrato…………….é fazer as contas.

 

Olá Boa Tarde,

O Meu Nome é David Pereira Cxxxxxxxxx

Veno por este meio prguntar o que devo fazer para resolver a minha situação, passo a explicar:

  1. Pedi denuncia de contrato
  2. entregfuei o aparelhos em loja NOS BRagança
  3. Sei que tenho um mntante a pagar mas ainda só me enviaram um mail a dizer que nos proximos 90 dias posso reativar, não é o que quero, o que quero é pagar o que tenho de pagar. Mandem por favor a forma de pagar, pois hoje (24-06-2020) desloquie-me de novo á loja e disseram que não podiam fazer nada. MAs como o periodo de pagamento da fatura que ainda não foi anulada está a cabar quero resolver isso, pois ja chega de multas. Obrigado.

Aguardo resposta

Reputação 7
Crachá +5

@DAVID JOSE PEREIRA Boa tarde, por mensagem privada remeta à moderação do Fórum  @Ana P. ou @Mário P. o seu numero de cliente para que seja possível um moderador ter conhecimento do seu processo de rescisão contratual e poder elucidá-lo acerca da sua atual situação. 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @DAVID JOSE PEREIRA e @Jose Rodrigues

@DAVID JOSE PEREIRA, já respondemos à sua mensagem privada. 

Obrigada 

Reputação 1

 

No próximo dia 4 de Abril termina o contrato de fidelização que tenho com a NOS. 

Dado que o período de facturação termina a 15 de Abril, tenciono cessar o contrato nessa data.

Na área de cliente efectuei o respectivo pedido, mas este não surge no “Histórico dos meus pedidos”.

Recebi informação de que me iriam enviar um código via CTT.  Para que serve este código se nunca foi necessário em anteriores renovações/alterações de contrato (nem no contrato)?

O que devo fazer para garantir que o pedido foi recebido, e que recebo o código em tempo útil?

Agradeço desde já a vossa resposta.

 

 

 

Reputação 7
Crachá +5

 

No próximo dia 4 de Abril termina o contrato de fidelização que tenho com a NOS. 

Dado que o período de facturação termina a 15 de Abril, tenciono cessar o contrato nessa data.

Na área de cliente efectuei o respectivo pedido, mas este não surge no “Histórico dos meus pedidos”.

Recebi informação de que me iriam enviar um código via CTT.  Para que serve este código se nunca foi necessário em anteriores renovações/alterações de contrato (nem no contrato)?

O que devo fazer para garantir que o pedido foi recebido, e que recebo o código em tempo útil?

Agradeço desde já a vossa resposta.

 

 

 

Boa tarde, o código é para confirmar o pedido de cessação contratual. Também pode entregar o Formulário de Denúncia Formulário de Denúncia NOS numa loja NOS. Mas, os moderadores do Fórum também podem ajudá-lo nessa questão, envie por mensagem privada o seu numero de cliente NOS ou NIF para o perfil @Fórum para que a moderação possa verificar o estado do seu pedido e poderem ajudar a cessar o seu contrato.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Adelino Oliveira e @Jose Rodrigues

@Adelino Oliveira, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda!

Para que nos seja possível ajudar, envie-nos o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. 

Obrigada 

Reputação 1

Boa noite, @Ana P. 

Enviei o meu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, imediatamente após a resposta  do @Jose Rodrigues (há 6 horas atrás).

Vou reenviar de imediato.

Agradeço que confirme a recepção.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Adelino Oliveira,

Obrigada por nos enviar mensagem.

Lamentamos a demora na resposta. Vamos responder-lhe logo que possível.

 

Reputação 1

Boa tarde,

Após eu ter solicitado o código para cessar o contrato, e a troca de comentários desta conversa, fui contactado pela NOS (tel 21 901 6994), tendo-me sido apresentada uma proposta para renovação do contrato que me pareceu interessante pelo que aceitei as condições.

No Domingo (4 Abr) recebi um email da NOS com com um “comprovativo de compra” e um “modelo resumo do contrato” que não correspondia minimamente ao acordado telefonicamente: uma mensalidade superior e redução substancial de vários serviços oferecidos. Mandei de imediato cancelar a instalação dos novos router / box, que tinham agendado para ontem à tarde, e expliquei as diferenças entre o proposto telefonicamente e o constante no novo contrato.

Dado que entretanto tinha recebido o famoso código (que só serve para dificultar/atrasar as cessações de contrato, pois para novos contratos não é necessário!), registei de imediato no portal a minha decisão de cessação do contrato (ref. 1-36552846326).

Ontem e hoje recebi algumas chamadas do mesmo telefone, mas quando atendo ou a chamada é desligada, ou dá sinal de toque (transferência de extensão), e depois fica mudo, sem ninguém falar. 

Neste momento o que eu pretendo é que me confirmem por escrito a receção do pedido de cessação, mas se pretenderem falar comigo, liguem-me mas falem. De outra forma, se receber mais chamadas sem ninguém falar, terei de bloquear o número.

Peço o apoio dos moderadores (que acompanharam este processo) para que ajudem junto aos serviços da NOS a resolver esta situação de chamadas sem que falem.

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Adelino Oliveira,

Lamentamos a situação que descreve.

Pedimos que nos envie uma nova mensagem privada com o seu número de cliente, para o perfil @Fórum, para que possamos acompanhar este tema.

Agradecemos a compreensão 

 

Reputação 1

Boa noite,

Após o meu anterior “post”, no dia 6 às 19:51, recebi uma chamada do mesmo número e uma colaboradora da NOS falou comigo.

Confirmou-me que efetivamente o contrato que me foi enviado por email não correspondia ao proposto telefonicamente pelo que me propôs reenviar o contrato corrigido, de forma a corresponder ao proposto.

Dada a situação anterior, disse-lhe que precisava pensar sobre a decisão, e ficou combinado que me telefonaria hoje, dia 8, às 10:00.

Ontem, dia 7,  uma outra colaboradora da NOS ligou-me, aparentemente sem saber que a questão estava em tratamento. Expliquei-lhe a situação e ela confirmou-me que a colega iria prosseguir o tratamento. 

Até agora (20:43) não recebi qualquer informação da NOS. Embora eu esteja interessado nas condições propostas, mas dado que o contrato cessa dia 15, se não me enviarem rapidamente o contrato, terei de recorrer a outra operadora de telecomunicações para manter estes serviços. 

Envio de imediato para o perfil @Fórum  o meu nº de conta, esperando o apoio possível dos moderadores.

Obrigado.

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Adelino Oliveira,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar.

Iremos responder à sua mensagem privada logo que possível. 

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @João H. 

Obrigado. Fico a aguardar.

Entretanto adianto que:

Ontem às 15:08 recebi uma chamada do 21 159 6415 que foi desligada logo que atendi.

Hoje às 16:44 recebi nova chamada do 21 901 6994 que, após uma gravação  indicando que agradeciam o meu pedido de contato, e que a chamada seria gravada, indicava que eu deveria ficar em espera, e que seria atendido logo que possível.

É claro que desliguei a chamada, não faz sentido ficar em espera numa chamada recebida. Se pretenderem falar comigo terei muito gosto em atender, e também em aceitar o novo contrato nos termos da proposta telefónica.

Se me continuam a ligar e não falam, terei de concluir pela falta de interesse da NOS e também falta de respeito pelo cliente, e nesta situação, aceitar uma proposta que já recebi de outra operadora, que já tem valor mensal idêntico ao da NOS.

Alerto ainda para o facto de, tendo já solicitado a cessação do contrato, a NOS dever responder-me por escrito nos 5 dias úteis seguintes indicando a data de cessação. Os 5 dias terminam hoje.

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Adelino Oliveira,

Agradecemos que, para um acompanhamento mais célere, remeta este tipo de informações diretamente por mensagem privada para o perfil @Fórum. Sendo esse um perfil gerido por todos os moderadores a sua questão será atendida com a maior brevidade.

Agradecemos a compreensão

Reputação 1

Dado que até ao momento não fui mais contatado pela NOS (exceto uma chamada, sem operador, para eu avaliar a qualidade do ultimo contato com a NOS, o que me pareceu elucidativo da organização destes serviços!), sou levado a concluir que a intenção da proposta  que me pareceu interessante não era darem-me as condições propostas telefonicamente, mas que eu aceitasse o resumo contratual que me enviaram por email (possivelmente sem o ler), e depois ficasse preso 2 anos a um contrato pior do que o que tenho atualmente. Isto é mais do que falta de respeito pelo cliente. Questiono-me mesmo se me terão tentado enganar!. Ainda não consegui ver outra explicação que não essa.

Quanto ao pedido de cessação do contrato, apesar da obrigação de me confirmarem em 5 dias úteis da data de cessação do contrato ainda não o fizeram (e passaram 10 dias úteis)! 

Apresentei já reclamação no Livro de Reclamações, e junto ao Provedor do cliente e à ANACOM.

 

Dado que continuo a não receber respostas, nem da NOS nem dos moderadores, a “intimação” no comentário anterior do @João H. para colocar a questão em mensagem privada leva-me a explicar que entendo que as mensagens privadas para o @Forum NOS poderão ser úteis para envio de informação reservada, mas não para esconder os problemas reportados, não os tornando públicos. espero que não fosse essa a intenção.

 

Quanto à questão inicial deste tópico “Para que serve este código de segurança”, não me ficam dúvidas de que apenas serve para dificultar as rescisões de contrato, e a NOS continua a persistir nessas barreiras embora desrespeitem deliberações da ANACOM:

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1120684

Em vez de procurarem melhorar o relacionamento com os clientes, preferem continuar a recorrer das multas. Veja-se o que está descrito em:

https://pplware.sapo.pt/informacao/nos-obrigada-a-compensar-clientes-cada-um-recebera-250-euros/comment-page-1/#comment-2754627

 

 

Reputação 7
Crachá +6

Olá Adelino, 

Lamentamos a demora e transtorno causado. 

Vamos solicitar um novo contacto, o mais breve possível. Confirme-nos, por favor, por mensagem privada o melhor horário para lhe ligarmos.

Obrigada 

Reputação 1

Depois do último comentário, recebi de moderadores NOS mensagens privadas, sempre muito disponíveis para ajudar, um deles até com o texto:
"Pedimos desculpa pelo transtorno. Queremos resolver a situação que reporta e vamos pedir que seja contactado por uma equipa especializada neste tema. Dê-nos, por favor, mais esta oportunidade."
No dia seguinte, de outro moderador:
"Verificámos que já foi contactado e que os serviços estão em processo de desligamento.
Se tiver questões adicionais, estamos disponíveis para ajudar.
"

Ainda não vi um resultado concreto dessas ajudas! A única coisa que me pareceu clara foi a tentativa de afastar a conversa deste Forum público, e tentarem que as coisas ficasses pelas mensagens privadas.

Se os moderadores são funcionários da NOS entendo a sua posição, mas é triste que tenham de recorrer a estes meios.

 

Reputação 1

Dado que a NOS não dava resposta às questões que coloquei, apresentei 2 reclamações no Livro de Reclamações:
1- Relativa à tentativa de me enganarem, propondo por escrito um contrato muito pior do que o combinado telefonicamente.
2 - Relativa ao incumprimento de deliberações da ANACOM, dificultando a entrega do pedido de cessação e não cumprindo os prazos de informação da data de cessação efetiva.

Em resposta a estas reclamações, distintas, recebi 2 emails, ambos com o mesmo texto, que indicava que vão desativar os serviços em 16/5.

Entretanto recebi telefonema do Provedor NOS, onde me disseram que o serviços seriam desligados no dia 16/5, mas não quiseram responder à primeira reclamação.
Recebi um segundo telefonema do Provedor NOS, com a mesma informação, mas quanto à primeira reclamação disseram que iam analisar e responderiam depois (o que ainda não sucedeu).

Tendo em conta as respostas da NOS, "reabri" as reclamações exigindo resposta às questões colocadas.


Recebi da NOS mais 2 emails, em resposta às 2 novas reclamações (reabertura das anteriores), novamente com o mesmo texto, mas finalmente deram resposta à questão da primeira reclamação:

"... Esclarecemos ainda que relativo às condições propostas inicialmente, as mesmas eram incompatíveis, não conseguindo ir ao encontro das condições vigentes.
Por esse fato, lamentamos desde já o atendimento na linha de apoio, bem como da área comercial e todos os transtornos causados, agradecendo ter-nos participado o mesmo.
Apesar disso, optámos por, a título de oferta comercial, proceder a um crédito no valor de € 54.43 referente à FT 202192/836349 emitida. ...
".

Concluo daqui que, se a NOS estivesse de boa fé ter-me-ia contatado a informar dessas "incompatibilidades", e propondo condições "compatíveis", mas o que fizeram foi enviar-me por escrito condições muito piores que as propostas.

Fica pois claro que a NOS não pretende cumprir a proposta, nem me apresentaram nova proposta, o que reforça a minha ideia de tentativa de engano.

Considerando que os contratos realizados telefonicamente com a NOS vinculam os clientes, não deverão também vincular os operadores

É uma questão que tentarei clarificar ainda.

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Adelino Oliveira,

Lamentamos toda a situação.

Após análise verificámos que o seu pedido foi atendido.

Estamos disponíveis para qualquer outra questão que possa surgir.

Obrigada

Pretendo proceder ao cancelamento de um contrato NOS Empresas com um período de fidelização de 24 meses. Estou no 2º ano de fidelização, a 6 meses do fim do contrato.
Pela lei em vigor, apenas tenho que pagar 30% das mensalidades vincendas até ao final do contrato (cerca de 55 €).
Ao consultar a minha área de cliente da NOS, observo que o valor apresentado para o cancelamento do contrato corresponde a 50% das mensalidades vincendas (como se estivesse no primeiro ano do contrato).
Isto é um abuso de direitos do cliente, uma ilegalidade e uma prepotência comercial!

Comentário