Skip to main content
Header
Kilobyte
June 11, 2019
Pergunta

Cessação de serviços.

Comuniquei à NOS, pela linha de apoio a clientes durante o mês de Abril, a minha intenção de terminar o contrato atualmente em vigor (fim do contrato a 14/6/2019). Após este comunicação, a NOS entrou por diversas vezes em contacto comigo no sentido de apresentar novas propostas sendo todas elas recusadas e tendo sempre salientado que era uma decisão irreversível e portanto o meu pedido de cessação manter-se-ia válido.

No final do mês de Maio, fui informado pela NOS que tinha de passar numa loja para preencher o documento de cessação de serviços o que o fiz partindo do pressuposto que já tinha sido formalizada a intenção durante o mês de Abril.

Entretanto recebi o SMS da NOS a confirmar o cancelamento dos serviços a partir do dia 1/6/2019 como comprova o SMS recebido.

Agora, após entrar em contacto com a NOS porque pretendo manter um dos números de telefone associados ao contrato, dizem-me que o serviço apenas termina a 1/7/2019.

Estará a NOS a agir corretamente?

27 Comentários

June 11, 2019
    Com a NOS tudo é possível e pouco transparente.
    fazendo um ano de cliente insatisfeito com tudo o que é NOS, ando por aqui à procura de quanto tenho que pagar para cancelar o contrato, algo que deveria ser mencionada na factura mas não está.
    Porque será?
    As recomendações da ANACOM de pouco servem para certos operadores.

Pois...
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 11, 2019
    fazendo um ano de cliente insatisfeito com tudo o que é NOS, ando por aqui à procura de quanto tenho que pagar para cancelar o contrato, algo que deveria ser mencionada na factura mas não está.
    Porque será?

Pois...
    Pois não está mas poderá vir a estar desde que faça o pedido para que lhe enviem a fatura com Detalhe minimo
    June 11, 2019
    Assim o faria....
    Caso a NOS dignamente disponibiliza-se um contacto de email (como lhe compete).
    Com certas empresas nem o que está escrito serve quanto mais qualquer outro meio.
    Claro que posso sempre enviar carta por correio registado mas mesmo assim, com a NOS tenho as minhas duvidas...
    Por fim meu caro sou "mudo"
    As soluções para estes casos é os operadores cumprirem com as LEIS e não tentar tornear as mesmas
    De qualquer forma obrigado pela sua tentativa de ajuda mas, devido ao seu conflito de interesse passe pelo menos o nosso desagrado com a NOS aos seus "responsáveis".
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 11, 2019
    Assim o faria....
    Caso a NOS dignamente disponibiliza-se um contacto de email (como lhe compete).
    Com certas empresas nem o que está escrito serve quanto mais qualquer outro meio.
    Claro que posso sempre enviar carta por correio registado mas mesmo assim, com a NOS tenho as minhas duvidas...
    Por fim meu caro sou "mudo"
    As soluções para estes casos é os operadores cumprirem com as LEIS e não tentar tornear as mesmas
    De qualquer forma obrigado pela sua tentativa de ajuda mas, devido ao seu conflito de interesse passe pelo menos o nosso desagrado com a NOS aos seus "responsáveis".
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 11, 2019
    Pois porque é despropositada a argumentação sobre conflito de interesses que poderão ser os seus e não os meus, no caso de eventualmente o seu interesse pela informação acerca de quanto tem que indemnizar NOS no caso de querer denunciar o seu contrato por antecipação se mantiver, repito que deve pedir a fatura com detalhe mínimo, ainda assim, já que me prestei a responder ao seu comentário, devo acrescentar que se o quiser fazer, pode utilizar o facebook da NOS e enviar uma mensagem com esse pedido.
    June 11, 2019
    Caro José Rodrigues,

Se eventualmente pretende-se proceder à rescisão do actual contrato, logicamente já o teria feito há muito com Justa Causa mas, os contratos são para cumprir pelo menos da minha parte.
    O que está aqui verdadeiramente em causa é o facto da NOS sistematicamente não cumprir com as regras e boas práticas do mercado.
    Não querendo ser Juiz em causa própria, da minha parte o meu conflito de interesse é pagar o que foi contratado e que a NOS cumpra a sua parte.
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 11, 2019
    Caro José Rodrigues,

Se eventualmente pretende-se proceder à rescisão do actual contrato, logicamente já o teria feito há muito com Justa Causa mas, os contratos são para cumprir pelo menos da minha parte.
    O que está aqui verdadeiramente em causa é o facto da NOS sistematicamente não cumprir com as regras e boas práticas do mercado.
    Não querendo ser Juiz em causa própria, da minha parte o meu conflito de interesse é pagar o que foi contratado e que a NOS cumpra a sua parte.
    Caro Pois, sou obrigado a concordar que efetivamente há problemas e muitos no relacionamento da NOS com os seus clientes, acho que o problema já foi amplamente debatido e já foram encontradas as causas, são conhecidas e não adianta voltar ao assunto, independentemente de pretender ou não denunciar o contrato (o assunto foi levantado por si no seu comentário) que transcrevo (
    Pois

 Megabyte
    220 comentários

4 horas atrás

Porque será?

Pois... ) limitei-me a partilhar consigo o que sei sobre o assunto, se não quer pedir a fatura com detalhe mínimo, pode naturalmente não o fazer, mas futuramente não pode acusar a Empresa de não lhe facultar como devia, a data do termino do seu contrato e o valor a pagar por rescisão antecipada. Obviamente que estou de acordo que esta e outras informações deviam constar há muito tempo nas faturas sem que fosse necessário o cliente estar a perder tempo com mais pedidos. Cumprimentos.
    June 11, 2019
    Caro José Rodrigues,

Vai-me desculpar mas, não temos que pedir seja o que for à NOS pois é uma obrigação que lhe compete.
    https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1459547
    Comunicação
    ANACOM determina que data do fim da fidelização e os respetivos encargos passem a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes

Assunto terminado.

Votos de um bom resto de dia
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    June 11, 2019
    Caro José Rodrigues,

Vai-me desculpar mas, não temos que pedir seja o que for à NOS pois é uma obrigação que lhe compete.
    https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1459547
    Comunicação
    ANACOM determina que data do fim da fidelização e os respetivos encargos passem a constar das faturas a enviar gratuitamente aos clientes

Assunto terminado.

Votos de um bom resto de dia
    A ANACOM recomenda aos consumidores que, a partir da entrada em vigor desta medida, exijam que as suas faturas, que devem ser disponibilizadas gratuitamente, incluam o nível de informação e de detalhe agora definido. Isto não invalida que os operadores, por sua iniciativa ou a pedido expresso dos clientes, emitam ou enviem faturas com um detalhe e informação superiores ao definido pela ANACOM, nos termos acordados com os clientes. Também nada impede que os assinantes que o desejem exerçam o seu direito a receber faturas sem detalhe, conforme consagrado na legislação relativa ao tratamento de dados pessoais e proteção da privacidade. Então voltamos à vaca fria. A Anacom recomenda que os clientes peçam à operadora que lhes faculte o detalhe mínimo nas faturas. Se não pedir, não vai ter.
    Kilobyte
    June 11, 2019
    Não prentendia comentar mas como me parece haver um abuso por parte da NOS deixo aqui a nota:

A ANACOM
    Autoridade Nacional de Comunicações
    aprovou a decisão final sobre o nível mínimo de detalhe e a informação a incluir nas faturas que os operadores de comunicações eletrónicas devem disponibilizar gratuitamente aos assinantes que solicitem faturação detalhada, qualquer que seja o suporte e o meio utilizado. Assim, passa a ser obrigatório incluir, entre outra informação, a data em que termina o período de fidelização e os encargos a suportar pelo cliente se quiser terminar o contrato na data da emissão da fatura.

Ou seja, se um cliente já tem a fatura detalhada, a NOS deverá obrigatoriamente incluir a respectiva informação... é a minha interpretação.