Skip to main content
Header
Pergunta

Cessação de contrato durante os primeiros 14 dias

• September 10, 2021
  • 13 comentários
  • 283 visualizações

Boa tarde, 

Venho por este meio solicitar o cancelamento do contrato da conta xxxxxxxxx.

A instalação foi feita no dia 30-08-21. O serviço contratado era um serviço de internet fibra, no entanto na instalação reparei que o cabo não era de fibra, e mesmo o técnico confirmou que não existe fibra na NOS, mas disse que de qualquer maneira consegue garantir a velocidade contratada. Por isso, permiti a continuação da instalação.

Depois da instalação, fiz varios testes de velocidade junto com o técnico, e os resultados eram insuportáveis. O técnico teve de ligar para central para reconfigurar o router, os resultados foram melhorados depois da reconfiguração, mas só durante os primeiros minutos… 

O técnico disse que não podia fazer mais nada, porque os equipamentos e cabos eram todos novos, pediu me para deixar o router funcionar durante alguns dias e a situação podia ser melhorada, pediu me assinar a intervenção e foi se embora.

Depois de alguns dias de teste, manteve a mesma situação. Liguei para a linha de apoio pedir ajuda. A pessoa que atendeu a chamada fez novamente umas configurações do router e disse que devia resultar. Infelizmente, passou mais alguns dias, ainda estamos com a mesma situação. 

Como o período de 14 dias de resolução livre está quase a terminar, não queria riscar mais e ficar com este serviço durante 2 anos de fidelização, venho por este meio solicitar o cancelamento do serviço. 

Sendo assim, ainda tenho de pagar a fatura que me enviaram 3 dias logo depois da instalação do serviço?

Com os melhores cumprimentos,

Miao Sun

13 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 10, 2021

Fez o teste por cabo de rede em 1 pc? faça aqui: teste nos

• Autor
  • Megabyte
  • September 11, 2021

Fez o teste por cabo de rede em 1 pc? faça aqui: teste nos

Obrigado pelo comentário.

Não fiz, pois hoje em dia quase todos os aparelhos vem sem porta de ethernet e a internet tem de funcionar bem com wifi, tenho outra casa com fibra de outra operadora e não tem diference entre os testes de velocidade com wifi e com cabo...

Ana P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Moderador
  • September 12, 2021

Olá @MiaoS e @Guimas

@MiaoS,  envie-nos o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. Vamos verificar a sua situação. 

Obrigada 

• Autor
  • Megabyte
  • September 13, 2021

Olá @MiaoS e @Guimas

@MiaoS,  envie-nos o seu número de cliente para o @Fórum por mensagem privada, por favor. Vamos verificar a sua situação. 

Obrigada 

Bom dia, já foi enviado para si e para @Fórum o número de cliente e o número conta de faturação. 

Queria a cessação do contrato, não pretendo arriscar mais para outras potenciais soluções.

Obrigado!

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • September 13, 2021

Aconselho a ligar para o 16990 a explicar a situação e preencher este formulário e enviar para a NOS, junto com os documentos referidos, envie carta registada, para se salvaguardar. Mas como o prazo está a terminar, o mais rápido será dirigir-se a uma loja oficial NOS.

.

• Autor
  • Megabyte
  • September 13, 2021

Recebi hoje à tarde uma chamada do departamento da fidelização da NOS, a pessoa disse que recebeu o meu pedido de rescisão do contrato e perguntou o motivo. Expliquei tudo (incluindo as intervenções feitas da parte da NOS que não deram resultado). A pessoa mentiu-se a dizer que não existe nenhum registo de intervenção no sistema e disse que tinha de primeiro ter avaliação do departamento técnico para poder cancelar o contrato. 

Expliquei que queria simplesmente a rescisão e não queria perder mais tempo para mais nenhuma outra intervenção, uma vez que o prazo dos 14 dias de livre resolução está a terminar. Pedi para consultar as gravações das chamadas anteriores para conferir que realmente houve intervenção e disse me que não tinha acesso às gravações e no sistema não tem nenhum registo...

Passou a chamada para o tal departamento de técnico, a técnica confirmou que houve 2 intervenções e perguntou me se queria nova intervenção, eu recusei e expliquei que queria simplesmente a rescisão. A mesma confirmou que a recusa da nova intervenção não teria impacto para a livre resolução do contrato e indicou-me para ligar para 16990 opção 4 para pedir a rescisão. 

Fiz o mesmo e a pessoa que atendeu a chamada (António Oliveira do departamento de fidelização) disse que ia processar e eu tinha de pagar a fatura de 580€ num único pagamento. Expliquei que ainda estamos dentro dos 14 de livre de resolução, o António disse que tudo bem, neste caso são 370€ para pagar...

Eu encontrei e li o Decreto-Lei nº24/2014 “O consumidor tem o direito de resolver o contrato sem incorrer em quaisquer custos, e sem necessidade de indicar o motivo, no prazo de 14 dias a contar” em frente dele, ele insiste que tinha de pagar os 370€ e perguntou se pretendo avançar a rescisão e autorizar o pagamento do valor. Claramente recusei e portanto não foi feito a rescisão. 

O que é isto @Fórum , @Ana P. ?

Primeiro fazem a falsa publicidade a dizer que tem pacote de internet Fibra, depois dá a “garantia” de 14 dias de livre resolução caso as coisas não ficar como devia, e no fim arranja todas essas barreiras para o cliente não conseguir cancelar o contrato? 

Como já tinha explicado no primeiro post, o técnico de instalação conferiu que na NOS não existe fiba, mas garante a velocidade. Mesmo não conseguindo atingir a velocidade contratada após a instalação e a primeira intervenção do departamento técnico (o qual o técnico de instalação ligou e pediu ajuda para umas configurações do router), o técnico pediu para experimentar durante mais alguns dias, pois o cliente tem sempre 14 dias para cancelar o serviço sem qualquer indemnização caso não resultar. Não resultou e foi feita mais uma intervenção através da linha de apoio ao cliente umas novas configurações do router, nada resolvida. (Nessa chamada fui assegurado novamente o poder de cancelamento sem indemnização nos primeiros 14 dias). 

Uma vez que fazem gravações de todas as chamadas, podem aproveitar e verificar essas gravações para conferir os factos...

Por favor procede a livre resolução do contrato imediata, caso contrário vou reclamar à ANACOM, DECO PROTESTE, Portal da Queixa e outras entidades relevantes. 

Aguardo pela resolução com maior brevidade possível.

Cumprimentos. 

• Autor
  • Megabyte
  • September 13, 2021

Aconselho a ligar para o 16990 a explicar a situação e preencher este formulário e enviar para a NOS, junto com os documentos referidos, envie carta registada, para se salvaguardar. Mas como o prazo está a terminar, o mais rápido será dirigir-se a uma loja oficial NOS.

.

Obrigado pelo comentário, fiz o pedido de rescisão do contrato aqui, através da área de cliente, através de 16990 e vou entregar o formulário preenchido e assinado ainda hoje numa loja NOS. Vamos ver se resulta alguma coisa.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 13, 2021

Boa tarde @MiaoS,

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Iremos responder à sua mensagem privada logo que possível. 

Obrigado 

• Kilobyte
  • September 14, 2021

Bom dia, João H

Muito complicado proceder á cessação contratual.Precisei retornar para o Brasil, entreguei o apartamento arrendado e preciso de pelo menos um desconto no valor da fidelização, pois não tenho como pagar os quase 500 euros que estão me cobrando. Alguém me ajuda, por favor?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 14, 2021

Boa tarde @EULAVIEIRA,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum, acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado 

• Autor
  • Megabyte
  • September 15, 2021

Atualização da situação: 

Foi entregue o formulário de denúncia na loja NOS Colombo no dia 13/09 (tinha pedido uma colega para entregar o formulário com uma procuração escrita e assinada por mim, não foi aceite, por isso tive de deslocar-me pessoalmente para entregar o formulário). 

O funcionário da loja fez uma cópia do meu documento de identificação, levou poucos minutos no computador, não me pediu para assinar nada, devolveu me uma cópia do formulário e disse me que o assunto já ficou tratado. Perguntei se ia haver alguma penalização, respondeu-me que como ainda não estava fidelizado (dentro do prazo de livre de resolução), não iria ter custo mas convém confirmar com a linha de apoio ao cliente. E também me disse que vai ser possível consultar o estado da desativação na área do cliente ou na app brevemente, e a cópia do formulário serve como comprovativo da desativação (o qual acho muito estranho, mas disse que é mesmo assim, não fiquei convencido e por isso pedi para carimbar e assinar o papel).

Recebi uma outra chamada do departamento de fidelização da NOS ontem dia 14/09, a senhora desligou a chamada mal começamos a falar, e não voltou ligar.

Até a data de hoje 15/09 ainda não vi nenhuma alteração na minha área de cliente (o serviço continua ativo).

Não sei o que estão a inventar agora.

Pedi a rescisão por aqui, por telefone, pela área de cliente e pela loja física, não vou perder mais tempo com esta porcaria...

Já desliguei e arrumei o router, só estou a espera da indicação para a devolução do equipamento.

Se continuar vir com tretas, o próximo passo é reclamar junto com ANACOM, Deco Proteste, Portal da Queixa e outras entidades relevantes. 

Péssima experiência, nunca mais...

• Kilobyte
  • September 15, 2021

Vergonhoso o martírio que os clientes passam para desligar oa serviços. Artimanhas atrás de artimanhas. 

Inês B.
Forum|alt.badge.img+2
  • Moderador
  • September 16, 2021

Olá @MiaoS,

Vamos responder à sua mensagem privada logo que possível, para podermos ajudar.

Obrigada