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Cancelar o débito direto


Como cancelar o debito direto na área de cliente da NOS?

Melhor resposta por Anonymous

Na área de cliente só da para alterar a conta de débito directo.
Caso queira cancelar o debito directo terá de deslocar-se ao seu banco, a uma caixa multibanco, ou no site online do seu banco.

Passos para cancelar o débito direto no MB

Coloque o seu cartão no terminal e insira o respetivo PIN. Logo no ecrã inicial, do seu lado direito, vai encontrar a opção “Débitos Diretos”. Assim que a selecionar, vão aparecer-lhe num outro ecrã as autorizações de débito direto que tenha autorizado e estejam em curso. Normalmente, identificadas pelo número da autorização e respetiva entidade credora.

De seguida, selecione a autorização de débito direto que pretende cancelar e escolha a opção “Cancelamento de Autorização”. Basta confirmar a operação e o Multibanco emite o talão comprovativo. Nesse talão poderá encontrar a identificação da autorização de débito direto, os limites a ela associados e ainda a data a partir do qual é cancelada a ordem.

Operação irreversível

Assim que confirmar a operação, não pode voltar atrás. Esta é uma das desvantagens do débito direto. O cancelamento de uma autorização de débito direto é irreversível, devendo apenas ser realizado quando comunicada a intenção ao credor. E motivada, por exemplo, por inativação da respetiva conta bancária.

Se o que pretende fazer é apenas cancelar o pagamento por um determinado período de tempo, então deverá optar pela inativação em vez do cancelamento do débito direto. Assim, a qualquer momento pode voltar a ativar essa mesma autorização.

Importa ainda lembrar-lhe que, ao cancelar um débito direto no multibanco, apenas está a impedir que o banco faça pagamentos futuros para essa entidade credora. Mas o contrato que estabeleceu com esta relativamente à forma de pagamento do serviço em causa continua ativo até que as partes acordem a sua resolução.
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41 Comentários

  • 0 comentários
  • Resposta
  • 11 de fevereiro de 2017
Na área de cliente só da para alterar a conta de débito directo.
Caso queira cancelar o debito directo terá de deslocar-se ao seu banco, a uma caixa multibanco, ou no site online do seu banco.

Passos para cancelar o débito direto no MB

Coloque o seu cartão no terminal e insira o respetivo PIN. Logo no ecrã inicial, do seu lado direito, vai encontrar a opção “Débitos Diretos”. Assim que a selecionar, vão aparecer-lhe num outro ecrã as autorizações de débito direto que tenha autorizado e estejam em curso. Normalmente, identificadas pelo número da autorização e respetiva entidade credora.

De seguida, selecione a autorização de débito direto que pretende cancelar e escolha a opção “Cancelamento de Autorização”. Basta confirmar a operação e o Multibanco emite o talão comprovativo. Nesse talão poderá encontrar a identificação da autorização de débito direto, os limites a ela associados e ainda a data a partir do qual é cancelada a ordem.

Operação irreversível

Assim que confirmar a operação, não pode voltar atrás. Esta é uma das desvantagens do débito direto. O cancelamento de uma autorização de débito direto é irreversível, devendo apenas ser realizado quando comunicada a intenção ao credor. E motivada, por exemplo, por inativação da respetiva conta bancária.

Se o que pretende fazer é apenas cancelar o pagamento por um determinado período de tempo, então deverá optar pela inativação em vez do cancelamento do débito direto. Assim, a qualquer momento pode voltar a ativar essa mesma autorização.

Importa ainda lembrar-lhe que, ao cancelar um débito direto no multibanco, apenas está a impedir que o banco faça pagamentos futuros para essa entidade credora. Mas o contrato que estabeleceu com esta relativamente à forma de pagamento do serviço em causa continua ativo até que as partes acordem a sua resolução.

  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 17 de fevereiro de 2017
Boa noite!

Pretendo cancelar o pagamento por débito direto
Isso tem alguma implicação contratual?
Como devo proceder?

Grato pela atenção,
João Dias

Tiago C.
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  • Moderador
  • 8809 comentários
  • 20 de fevereiro de 2017
Olá, jsantosdias. :)
O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos o seu post a um que já existe e tem resposta à sua pergunta. Desta maneira, garantimos a boa organização do Fórum. 😉

  • Megabyte
  • 6 comentários
  • 20 de fevereiro de 2017
Obrigado, Tiago!

  • Byte
  • 1 comentário
  • 15 de novembro de 2017
sim mas estou no estrangeiro e usei uma conta estrangeira, por algum motivo o debito directo nunca funcionou. preciso de pagar online como fazia antes e nao tens como reverter... ja enviei email pros serviços e nada.... sempre que se liga sao logo uns 50 euros de chamada por causa do numero premio... e agora recebo um email que vai suspender os serviços......

Tiago C. escreveu:
Olá, jsantosdias. :)
O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos o seu post a um que já existe e tem resposta à sua pergunta. Desta maneira, garantimos a boa organização do Fórum. ;)

no meu caso o debito direto nunca funcionou, leva 2 meses em confirmacao e as faturas estao por pagar. preciso anular o debito direto

Tentei ativar o debito direto, mais como nao esto em portugal nao consegui receber o sms para confirmar a operacao e ficou pendurado no sistema. preciso cancelar o debito direto `ONLINE´ porque continuo fora de portugal. preciso os passos para anular isto

juli89
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  • 2065 comentários
  • 8 de fevereiro de 2018
@Sayonara de Oliveira tens que ligar para eles para perceberes o que se passa. vê aqui as linhas de apoio.

  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 3 de agosto de 2021

Boa tarde, gostaria de saber se ao cancelar a autorização de débito direto no multibanco se automaticamente passo a receber por email as faturas com referência multibanco para proceder ao pagamento. 

Obrigada


Inês B.
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  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 3 de agosto de 2021

Olá @LauraP,

Bem vinda ao Fórum NOS.

Sim, se cancelar o pagamento por débito direto, as faturas passam a ser enviadas com entidade e referência. Esta alteração só terá efeito na fatura seguinte, caso já tenha sido emitida a fatura deste mês.

Obrigada


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  • 3 comentários
  • 6 de agosto de 2021
Inês B. escreveu:

Olá @LauraP,

Bem vinda ao Fórum NOS.

Sim, se cancelar o pagamento por débito direto, as faturas passam a ser enviadas com entidade e referência. Esta alteração só terá efeito na fatura seguinte, caso já tenha sido emitida a fatura deste mês.

Obrigada

Olá novamente, já me dirigi ao multibanco mas no entanto apenas permite inativar a autorização de débito direto e não o seu cancelamento. Gostaria de proceder ao cancelamento definitivo. Posso fazer sem ter que me dirigir a uma loja?

Obrigada 


Jose Rodrigues
Super User
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  • Super User
  • 21959 comentários
  • 6 de agosto de 2021

Boa noite, creio que ao cancelar a autorização de Débito Direto,  basta confirmar a operação e o Multibanco emite o talão comprovativo. Nesse talão poderá encontrar a identificação da autorização de débito direto, os limites a ela associados e ainda a data a partir do qual é cancelada a ordem. Após cancelada a ordem a fatura deixa de ser debitada na conta e passa a ser paga por MB ou outro meio, para dissipar qualquer dúvida, pode enviar para o perfil @Fórum  o seu numero de cliente ou NIF com o pedido de cancelamento do pagamento das suas faturas por DD.


  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 6 de agosto de 2021
Jose Rodrigues escreveu:

Boa noite, creio que ao cancelar a autorização de Débito Direto,  basta confirmar a operação e o Multibanco emite o talão comprovativo. Nesse talão poderá encontrar a identificação da autorização de débito direto, os limites a ela associados e ainda a data a partir do qual é cancelada a ordem. Após cancelada a ordem a fatura deixa de ser debitada na conta e passa a ser paga por MB ou outro meio, para dissipar qualquer dúvida, pode enviar para o perfil @Fórum  o seu numero de cliente ou NIF com o pedido de cancelamento do pagamento das suas faturas por DD.

Boa noite, obrigada pelo comentário. De facto antes dava para cancelar autorizações de DD no multibanco mas neste momento apenas para inativar. Eu vou mandar mensagem ao perfil mencionado para ter a autorização cancelada e não apenas inativada. 

Muito obrigada!


Ana P.
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  • Moderador
  • 12822 comentários
  • 7 de agosto de 2021

Olá @LauraP e @Jose Rodrigues

@LauraP, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda!

Vamos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada 


Julio Gomes
  • 6 comentários
  • 14 de outubro de 2021

Eu comprei um telemovel na loja, mas tive que ativar debito direto para fazer tal compra, mas eu gosto de ser eu a “chatear” a fazer o pagamento das coisas, sera possivel apos a primeira prestacao do telemovel posso desativar debito direto


Inês B.
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  • Moderador
  • 7094 comentários
  • 14 de outubro de 2021

Olá @Julio Gomes,

Para manter as prestações é recomendado que mantenha o débito direto ativo.

Consulte as condições de compra em prestações, aqui (consulte “Incumprimento”, ponto 3). 

Obrigada


  • Megabyte
  • 9 comentários
  • 31 de janeiro de 2022

Boa tarde

 

Pretendo desativar o débito direto da minha conta NOS.
Já tentei alterar e dá erro.
Pretendo mesmo a desativação.
O apoio ao cliente tem um custo e por algo que não podemos fazer autonomamente.
Não tenho acesso ao multibanco, nem homebaking da conta onde está a ser debitado.


Jose Rodrigues
Super User
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  • Super User
  • 21959 comentários
  • 31 de janeiro de 2022
MOliveira escreveu:

Boa tarde

 

Pretendo desativar o débito direto da minha conta NOS.
Já tentei alterar e dá erro.
Pretendo mesmo a desativação.
O apoio ao cliente tem um custo e por algo que não podemos fazer autonomamente.
Não tenho acesso ao multibanco, nem homebaking da conta onde está a ser debitado.

Boa tarde, deve enviar para o perfil @Fórum o seu numero de cliente NOS manifestando a sua vontade de cancelar o Débito Direto e os moderadores procederão de acordo com o seu pedido. 


  • Megabyte
  • 9 comentários
  • 31 de janeiro de 2022

Caro José Rodrigues, não percebo.
No forum estou eu. Simplesmente o escolhi a si, pela eficiência, para abrir o tópico.
 


Jose Rodrigues
Super User
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  • Super User
  • 21959 comentários
  • 31 de janeiro de 2022
MOliveira escreveu:

Caro José Rodrigues, não percebo.
No forum estou eu. Simplesmente o escolhi a si, pela eficiência, para abrir o tópico.
 

Pela área de cliente não é possível desativar, também não é conveniente divulgar dados pessoais num Fórum público, é por isso que que é sugerido aos clientes o envio por mensagem privada para a moderação, não divulga em público os seus dados e também é a partir desse perfil que os moderadores trabalham. 


  • Megabyte
  • 9 comentários
  • 31 de janeiro de 2022

Certíssimo.
Creio que fiz corretamente, fui ao Fórum, mensagem privada e deixei os dados.

Essa era mesmo a minha questão, não vou deixar dados em local público.

Agradeço a sua eficiência e celeridade.

Votos de muito sucesso.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 31 de janeiro de 2022

Boa tarde, 

Agradecemos a sua mensagem @MOliveira. Bem vinda ao Fórum NOS. Vamos ajudar.

O @Jose Rodrigues prestou uma excelente ajuda. 

Recebemos a sua mensagem privada. Iremos responder-lhe com a confirmação do seu pedido logo que possível.

Obrigado


Boa noite,

Gostaria onde tenho de mandar mensagem para desativar o debito direto?

Ou tenho de me dirigir a uma loja física? 


Jose Rodrigues
Super User
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  • Super User
  • 21959 comentários
  • 7 de fevereiro de 2022
Agostinho Alves escreveu:

Boa noite,

Gostaria onde tenho de mandar mensagem para desativar o debito direto?

Ou tenho de me dirigir a uma loja física? 

Bom dia, deve enviar o seu numero de cliente para o perfil @Fórum para que os moderadores possam proceder à desativação.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29923 comentários
  • 7 de fevereiro de 2022

Boa noite @Agostinho Alves,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


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