Skip to main content
Header
Kilobyte
February 3, 2025

cancelamento de serviços

Bom dia

Cancelei os serviços NOS em 18 de dezembro de 24 por as condições terem sido alteradas unilateralmente pela NOS ( Retirada de desconto nos serviços). Foi apenas alertado dessa alteração por mensagem. Assim que recebi essa mensagem enviei de imediato a anulação desse serviços pois não tinha mais interesse nos mesmos naquelas condições que alteraram sem meu prévio conhecimento e / ou autorização. 

Foi informado mais tarde pelo apoio que os serviços só seriam anulados em 23 de janeiro de 25, mais de um mês depois, o que originou assim mais faturação.

Essa facturação e esse cancelamento são ilegais.

Agradeço que alguém reponha a legalidade e a anulação tenha efeito dia 18 dez24,

Obg

49 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
February 3, 2025

Boa tarde ​@Leonel Ferraz,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
March 24, 2025

Vergonhoso!!!

Estamos desde 18 de Dezembro com troca de e-mails e vocês a querem “ Chular-me” mais 100€ !!! Não o vão conseguir!! A lei é bem clara!! Alteraram o preço logo posso rescindir imediatamente!!  Não vou pagar nada!! E Mais , devem-me 390€ , andaram a gozar comigo a combinarem levantar os equipamentos e por 3 vezes ninguém apareceu!! 

Olaf
Super User
Super User
March 24, 2025

se não apareceram pode entregá-los num loja… 
Quanto ao deverem 390€… quer dizer mais sobre o tema.. 

Mário P.
Gestor da comunidade
March 24, 2025

@Leonel Ferraz, boa noite. 

A situação foi esclarecida diversas vezes em privado, pelo que consideramos que todas as suas questões estão esclarecidas, seja quanto: 

• a uma alteração contratual inexistente; 
  • quanto à recolha de equipamentos; 
  • compensação por demora na recolha dos equipamentos da propriedade da NOS

Conforme tivemos oportunidade de indicar por mensagem privada. 
Cabe-nos informar que usufruía de um benefício por ser colaborador, no entanto, e uma vez já não é o mesmo foi removido. Esta condição encontra-se clara nos Termos e Condições do Beneficio de colaborador, seja Parceiro ou Interno. Ainda assim, e a título esclarecedor, todas as alterações contratuais que permitam a rescisão contratual são comunicadas devidamente a todos os clientes, seja através da fatura, SMS ou carta.

O cancelamento dos serviços, e conforme o disposto nas condições gerais contratuais, é solicitado e agendado para o término do ciclo de faturação, pelo que não será imediato mas, sim, imediatamente que o ciclo de faturação termine.

O direito a que se refere tem que ver com a possibilidade de rescindir sem que tenha lugar a compensação do incumprimento contratual, não exclui de cumprimento dos trâmites naturais do processo de cancelamento.

Recordamos ainda que os equipamentos que tem da NOS são em regime de comodato, pelo qual tem obrigatoriamente de realizar a devolução, a NOS informa que não há possibilidade de compensação da não recolha dos equipamentos, neste sentido, a situação de não realizarem a recolha a sua casa, já está a ser analisada internamente.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
March 25, 2025

Exmo sr. Mario P, 

Como também já tive oportunidade de explicar inúmeras vezes em mensagem privada sem qualquer resultado, daí a minha indignação por não perceber porque é que v/exas continuam a insistir naquilo que não interessa e não está em causa. A questão é esta:

1. Ninguém está a pôr em causa retirada do desconto.
  2. A NOS tem toda a legitimidade de retirar o desconto e de fazer quase o que quiser , TEM É DE ME AVISAR COM 30 DIAS  DE ANTECEDENCIA, coisa que não fez.
  3. A NOS dia dia 18 de Dezembro envia-me uma sms. Portanto Não foi por carta, não foi por chamada, etc, foi apenas por sms ( que podia muito bem me ter passado despercebida) a indicar a retirada a partir daquele momento desse desconto. 
  4. Não houve qualquer aviso prévio
  5. A retirada do desconto foi imediata
  6. Não me deu qualquer possibilidade nem tempo de reagir
  7. Logo, tenho o direito , porque a lei assim determina , de ANULAR de imediato o contrato!!
  8.  
  9. Certo? Como é que v/exas não entendem este português muito clarinho que eu escrevo???  
  10. Não venham para aqui dizer outras coisas e querer enganar as pessoas!! 
  11. A verdade é esta  e só esta.
  12. Quantos aos equipamentos tive custos para estar alguém disponivel para os entregar. Da Parte de NOS ninguem apareceu por 3 vezes.
  13. Para além disso tive de fazer guarda aos equipamentos ( que não são meus) durante vários dias  e como já disse, eu não trabalho de borla, e como tal são 10€ por dia que vos cobro por essa guarda.
  14. Imaginem que os equipamentos neste tempo desapareciam, quem era responsável pelos mesmos? EU!! V/exas não mos cobravam? Claro que sim! Então, eu para os guardar, também cobro!! São os meus honorários, e nos meus honorários mando eu!

Kilobyte
March 25, 2025

Posso rescindir o contrato de telecomunicações imediatamente por a operadora ter alterado o preço sem aviso prévio?

Se a operadora de telecomunicações alterou o preço sem aviso prévio, dependendo das circunstâncias, poderá ter o direito de rescindir o contrato sem custos. Em Portugal, o Código do Consumidor exige que o cliente seja informado com um aviso prévio de pelo menos 30 dias sobre qualquer alteração nas condições contratuais, incluindo preços.

Guimas
Super User
Super User
March 25, 2025

Tem que ler as condições de adesão/funcionamento ao beneficio colaborador e partir daí, não desse ultimo texto que colou.

Pelo que vejo, não é colaborador, não tem desconto. O cancelamento ficou agendado para o fim do periodo de faturação, tal como tem explicado nas condições de serviço. Sendo assim, está certo.

P.S. Isso dos 10€ por dia dos honorários é brincadeira 😂

Mário P.
Gestor da comunidade
March 25, 2025

@Leonel Ferraz, boa noite. 
Informámo-lo em conformidade. Caso tenha alguma questão adicional àquela que foi já prestada, por favor, partilhe. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
March 26, 2025

Ahah tao bom pedir pagamento por uma espécie de guarda a equipamentos nunca ouvi. Mas também há com cada uma que se vê.

é o que uma espécie de honorários? Para isso agora tem de criar uma empresa com cae para esse fim ahaha 🤣 🤣 

acho que também vou começar a cobrar à NOS por andar a estimar os equipamentos e todas as semanas limpar o pó e ainda coloca los a brilhar com produto de limpeza. 
é a isso e ao contador da luz, gás e água que estão no meu espaço e tenho de os limpar e fazer guarda

Kilobyte
March 26, 2025

Boas

Brincadeira é o que estão a fazer comigo! 

Vejamos, a NOS decidiu retirar / terminar com o desconto que me tinha atribuido. Está no seu direito, ninguém contra.

A questão é que não me avisou com os 30 dias de antecedência, ou seja dia 18 de dezembro a mensagem deveria ser a indicar que dentro de 30 dias esse desconto cassaria! Não deveria a NOS retirá-lo logo dia 18, ainda mais , a meio da facturação!

Assim fiquei logo a partir desse dia a pagar mais caro, sem possibilidade de corrigir / responder / alterar a situação.

É nesse sentido que a lei protege o consumidor para evitar estes abusos, pois caso contrário era uma selvajaria ...imaginemos que a NOS decide no dia 18 passar a mensalidade 50 € para 500€ , era justo? NÃO! É uma medida de protecção para o consumidor. 

Por outro lado, Quando enviamos uma anulação a mesma também não tem efeito imediato, certo? Só passados 15 dias...É dentro da mesma lógica. 

Então , pergunto, porque é que a anulação não teve logo efeito dia 18 de dezembro?

Quanto aos equipamentos , quem disse que não tenho CAE para esse efeito?

Mais, se a partir do dia 18 , dia em que deixei de utilizar os equipamentos , estes tivessem sido furtados de minha casa, quem era o responsável? O pai Natal???? Obvio que era eu!

Mas a questão da guarda dos equipamentos só está a ser reclamada a partir do dia 29 de Janeiro, dia em que a NOS confirmou comigo a recolha dos mesmos na minha morada. Ninguém apareceu, ninguém me ligou. Esta situação aconteceu por mais 3 vezes, marcarem comigo e nada, isto não é gozar comigo?

Durante 30 meses em que fui cliente da NOS tenho um historial de sem qualquer problema. Bastou solicitar o cancelamento dos serviços e com justa causa, para os problemas surgirem….

Mas se v/exas se acham tão “ indignados” com as minhas “ razões” , tentem anular os vossos serviços com a operadora e vejam a dor de cabeça que é…

Se fosse tranquilo não haviam centenas de queixas diárias na ANACOM…