Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

Reputação 7
Crachá

Aumentaram 10€ sem avisar. final do ano vou mudar

 

@antuaizz ou é mesmo um excelente cliente, que paga mais de 100€ por mês para a NOS, o que só por si já me parece um exagero ou esse aumento não é o aumento anual devido ao cartel das comunicações.
Deve ter informação do que é esse valor nos detalhes da factura.

Não tem qualquer alteração, nem me avisasaram

Bem se não tem qualquer alteração então deve ter recebido um "aviso", em letra de tamanho aparentemente inferior ao legal, na factura de Dezembro.

Sendo este aumento cartelizado pelas operadoras, algo que desconheço em qualquer outro sector.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @antuaizz,

Sugerimos a consulta da fatura de novembro e dezembro para informação sobre a atualização do valor da mensalidade.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

O consumo é o mesmo de sempre, sou cliente há 5 anos e só nos últimos meses andaram a aumentar. Eu nem uso TV, telefone e uso muito pouco os dados móveis. O engraçado é que para novos clientes o valor é sempre mais barato (o mesmo pacote é €30 sendo que da última vez paguei €46) e ainda "oferecem" coisas (como TV e meses de acesso a algum streaming) 

Reputação 7
Crachá

O consumo é o mesmo de sempre, sou cliente há 5 anos e só nos últimos meses andaram a aumentar. Eu nem uso TV, telefone e uso muito pouco os dados móveis. O engraçado é que para novos clientes o valor é sempre mais barato (o mesmo pacote é €30 sendo que da última vez paguei €46) e ainda "oferecem" coisas (como TV e meses de acesso a algum streaming) 

Sendo assim, se é um cliente que já não está fidelizado é ligar para renegociar. Um cliente não fidelizado é um cliente novo 😉

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @TatianeFigueiredo
Compreendemos, no entanto, as campanhas da NOS são atualizadas frequentemente, quer para atuais quer para novos clientes, pelo que sugerimos que fique atenta às novidades aqui no Fórum NOS ou em “Vantagens, na App NOS. 
Obrigado

As operadoras novamente a serem operadoras!!!!

Sou cliente a 12anos, coloco aqui uma questão a todos deste fórum!!!

Fazemos um contrato com fidelizacao com um valor fixo depois supostamente no contrato e na factura em letras pequenas diz que a final pode ser aumentado. Só o cliente respeita o contrato, porque se eu quiser sair do contrato tenho que pagar a nos, agora a NOS pode aumentar que não podemos sair sem pagar o restante período de fidelizacao. Além disso, pela minha experiência que tenho de 12 anos de NOS, só quando o período de fidelizacao está acabar é que a NOS para não perder o cliente é que entra em contacto para dar uma melhor proposta. Basicamente o cliente está sempre nas mãos destas … empresas. Aqui fica o meu desagrado com a falta de respeito pelos clientes seja NÓS seja outras operadoras. Quando a minha fidelizacao acabar (NOS nunca MAIS!!!!!!!)

Reputação 7

Boa noite @estevaocosta,

 

Conforme pode verificar em baixo, não se trata apenas da NOS.

 

 

Obrigado

Não interessa. Eles fazem um contrato com fidelizacao tem que respeitar os preços. Se não o cliente a meio do ano também tem que ter direito a dizer quer anular se não me baixarem o valor. Concordo com o fim do contrato avisarem no próximo contrato vai ter um aumento quer?? Ou pode desistir, não a meio. Porque quando fazem um contrato novo baixam o valor e aumentam a fidelizacao. Agora quando aumentam o valor não baixam a fidelizacao. É só deveres para o clientes, direitos 0.

Reputação 1

Bom dia, 

No dia 16 de Março de 2023 liguei para a linha a reclamar o aumento do pacote base á qual fizeram referência que de acordo com a clausula 10.1 todos os anos é feito um ajuste de acordo com a inflação sendo o valor mínimo de 0,50€.

No entanto de acordo com o contrato realizado no dia 16/7/2021 não fazem qualquer referência na suposta cláusula, á qual a senhora da linha de seguida refere que tem outro contrato existente que não aquele que recebi e aceitei as condições em 2021.

Foi por isso que no dia 22 de Março de 2023 dirigi-me á loja no centro comercial Rio Sul e vim a descobrir que o suposto contrato com a condições que não estão presentes no meu contrato realizado foi por ter recebido uma proposta no dia 11/11/2022 pela Sra. Carla Silva que em vez de adicionar novos serviços, retira-me o serviços (Vou eu aceitar uma proposta inferior ao que tinha actualmente? Evidentemente que não). Fiquei indignado porque não aceitei qualquer proposta e o qual o senhor em loja não me soube explicar o porquê das inconsistências das propostas e sendo que a proposta foi feita em linha, pediu-me para esclarecer com a linha. Já aí não achei aceitável que a linha e a loja não façam cruzamento de dados. Estão em loja para esclarecer os clientes mas nem isso conseguem fazer.

 

Para ficar registado a clausula 10.1 do contrato que assinei apenas se refere ao seguinte: 

10. PREÇOS, FATURAÇÃO E PAGAMENTO
10.1. Os preços devidos pela prestação do Serviço ou de serviços conexos, serão os resultantes da  aplicação dos respetivos Tarifários e condições que estiverem em vigor em cada momento, os quais poderão incluir o pagamento de uma mensalidade e/ou consumos de acordo com o que neles estiver disposto, bem como contrapartidas específicas associadas ao Serviço e/ou ao equipamento que tenha sido cedido ao Cliente. 

E no contrato que tem em sistema, acresce á clausula anterior o seguinte: 

As mensalidades dos Serviços serão atualizadas anualmente por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em qualquer caso, no valor mínimo de 50 cêntimos.

 

Ficado isto registado, liguei de imediato á linha  a pedir esclarecimentos do suposto contrato com condições e serviços relativamente á proposta de dia 11/11/2021 que foi enviado pela Sra. Carla Silva, mas que, o senhor ao telefone refere que não foi aceite. O que faz sentido, uma vez que a data de fidelização ficou inalterado, por isso não faz sentido ter um novo contrato e não alterar o fim da data de fidelização e mantendo-se inalterado os serviços que tinha aceitado no dia 16/07/2021 e não foi retirado.

Ora isto, não tem qualquer acto de honestidade. Alteraram o contrato do cliente para seu beneficio do qual não foi aceite qualquer contrato, alteram as clausulas e o cliente só tem de pagar.

 

Disto isto, foi feito um aumento indevido do contrato base de 53,99€ para 54.60€ em Abril de 2022 passado para 58.86€ de pacote base + 0.48€ de serviços extra em Fevereiro de 2023. Ou seja desde de Abril de 2022 até  Março de 2023 paguei a mais 15.56€. 

 

2022 - Aumento de 0.61€*10 meses (Abril a Janeiro)= 6.10

2023 - Aumento de 4,73€*2 meses ( Fevereiro e Março)= 9.46€ 

Total= 15.56€ 

 

Peço deste modo o reembolso de 15.56€ e a correcção para os meses seguintes até fim da data de fidelização para valor base 53.99€ e o valor inicial do serviço extra contrato á data de 16/07/2021 sendo que não inalterado qualquer condições ao meu contrato e que não fazem qualquer menção aos aumentos anuais por em consequência á inflação. Isto para mim é um quebra indevida ao contrato. 

 

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @estevaocosta

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado e, também, esclarecido no que tem que ver com a atualização da mensalidade com base na última taxa de inflação. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

Obrigado

Reputação 1

Obrigado @Mário P.  no entanto não responde ao meu problema em questão. Embora tenham informado nas faturas, nas condições do meu contrato não refere que seja actualizado anualmente consoante a inflação.

Reputação 7
Crachá +6

Bom dia @JoséSSilva, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. Assim, garantimos a boa organização da informação. 
Compreendemos o que nos indica e lamentamos a informação. 

Sim, a atualização da mensalidade tem como base na última taxa de inflação e está prevista nos contratos NOS, desde 2017. No entanto, compreendemos confusão, houve uma alteração recente às condições gerais contratuais e, de momento, as que preveem a atualização são as cláusulas 5.5. e 10.1.

A cláusula encontra-se prevista em todos os contratos após 2016, podendo esta estar apenas na cláusula 5, 5.5 conjuntamente com a 10.2, sendo comunicada na fatura NOS de novembro ou dezembro, dependendo do ciclo que tem. 
Obrigado

Reputação 1

@Mário P.  Compreender não basta. As cláusulas a que se refere eu nem tenho a 5.5 e a 10.2 está implicito:

10.2. O pagamento do(s) Serviço(s) será devido a partir da Ativação Comercial reportando-se o início da faturação a esse momento.

Por isso diga-me onde está a confusão aqui ?

 

O que me parece é que a confusão a que estão a fazer é vocês fazerem os clientes pagarem o que vocês querem.

 

Falam tanto em clausulas mas não as cumprem. No meu caso não está descrito que o valor do meu contrato deve ser atualizado anualmente e para isso basta.

 

Volta a mencionar o reembolso a que me é devido: 

2022 - Aumento de 0.61€*10 meses (Abril a Janeiro)= 6.10

2023 - Aumento de 4,73€*2 meses ( Fevereiro e Março)= 9.46€ 

Total= 15.56€ 

 

O reembolso de 15.56€ e a correcção para os meses seguintes até fim da data de fidelização para valor base 53.99€ e o valor inicial do serviço extra contrato á data de 16/07/2021 sendo que não inalterado qualquer condição ao meu contrato e que não fazem qualquer menção aos aumentos anuais por em consequência á inflação. Isto para mim é um quebra indevida ao contrato. 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @JoséSSilva

A cláusula encontra-se prevista em todos os contratos após 2016, podendo esta estar apenas na cláusula 5, 5.5 conjuntamente com a 10.2, sendo comunicada na fatura NOS de novembro ou dezembro, dependendo do ciclo que tem. 

Obrigado

Reputação 1

@Mário P.

Eu aceitaria apenas essa “ comunicação” nas faturas se nas minhas condições de quando assinei o contrato em 2021 dissesse o que supostamente referem. Mas volto a reforçar. Nas clausulas 10.1 e 10.2 do meu contrato é o seguinte:

 

Sendo que referem nos novos contratos, que não é o caso do meu, o seguinte:

 

Peço que veja o meu caso especifico.

 

Reputação 7
Crachá +6

@JoséSSilva
Como indicado, dependendo do contrato, a cláusula em questão pode estar na 5.ª ou na cláusula 5.5 conjuntamente com 10.2. 

Se pretender podemos, enviar a 2.ª via das condições gerais contratuais. 
Obrigado

Reputação 1

@Mário P. 

O senhor não me está a responder ao meu problema e não precisa de enviar uma segunda via porque eu tenho o contrato. Você viu o meu contrato ou quer que envie ? o de 16/07/2021 ? Não o de 11/11/2022 porque esse foi uma proposta á qual não foi aceite e não está ativo.

Não há qualquer referência ás alterações por causa da inflação. A quem em posso me dirigir directamente ? Ao seu superior ? Pode por enviar-me o contacto? é que você não está ajudar a resolver o meu problema nem se quer a responder, está simplesmente a dizer o mesmo e eu estou a dar-lhe provas ao contrário do me está a dizer o que significa que mostra que não quer fazer nada em relação ao assunto. 

 

Reputação 7
Crachá +6

Tem razão, pedimos desculpa pela situação. Referíamo-nos ao ponto 5.3. 

No print que nos mostra, compra que no ponto 5.3 encontra-se prevista a cláusula, @JoséSSilva

“(...) não se aplica (i) nos casos de mera atualização preços por referência à taxa de inflação(...)”
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe connosco. 
Obrigado

Reputação 1

@Mario P mas a clausula 5. é caso eu queira fazer rescisão que não é o caso. Não refere a que o valor do contrato seja alterado anualmente consoante a inflação que é o caso da clausula 10 referente explicitamente aos preços, faturação e pagamento. 

 

Como referi anteriormente está nas condições da proposta enviado no dia 11/11/2022 mas não no meu contrato feito no dia 16/07/2021: 

 

Reputação 7
Crachá +6

@JoséSSilva
A imagem que nos mostra e com o sublinhado a verde, é a nova cláusula. Certo? Que foi informado na linha. Essa alteração ocorreu e foram todos os clientes informados sobre esta alteração. 

No entanto, a sua questão é referente às cláusulas que aceitou em 2021, certo!? Aplicando-se aquela que nos mostrou, anteriormente, ou seja, 5.3 que refere ““(...) não se aplica (i) nos casos de mera atualização preços por referência à taxa de inflação(...)” As taxas de inflação são sempre comunicadas anualmente, pelo Instituto nacional de estatística, sendo que os operadores só o podem fazer após serem anunciadas. 

Lamentamos mas a atualização encontra-se prevista e foram tomadas as medidas necessárias para garantir o cumprimentos dos termos e condições. 
Obrigado

 

Reputação 1

@Mário P.

  1. Sim, a verde é do novo contrato, mas informar todos os clientes não basta quando não existe na clausula do contrato que não é o meu caso, porque não estou a pedir rescisão.
  2. a clausula 5.3 só se refere em que não se aplica a rescisão segundo a taxa de inflação, que não é o meu caso. 
  3. Não é referente actualização dos preços anualmente consoante a taxa de inflação incluído na clausula 10. que não é o meu caso. 

Concluindo, todos os casos expostos por si não é o meu caso. Por isso o reembolso é devido.

Lamentar não chega por não estarem a cumprir com o contrato. No meu caso não está explicito. Anteriormente você realçava a clausula 10 mas já não é valida porque não diz o que querem.

 

Na clausula 10, fala EXPLICITAMENTE dos preços, facturação e pagamentos que não está constatado como diz na imagem a sublinhado a verde. 

Eu não aceitei as condições que foram alteradas, nem as recebi no dia 16/07/2021 nem agora.

 

Reputação 7
Crachá +6

Não há valores a serem reembolsados, @JoséSSilva
Se tiver alguma questão adicional, por favor, partilhe-a. 
Obrigado

Reputação 1

@Mário P. Não faz qualquer sentido não cumprirem com o contrato e não reembolsarem por causa do clausula 5.3 quando referem no caso de rescisão .. porque não estou a pedir rescisão. quero ser contactado por alguém superior. 

Reputação 7
Crachá +6

O contrato está a ser cumprindo e a atualização de mensalidade encontra-se previsto em ambas as versões que nos envia, @JoséSSilva

O moderador é soberano, pelo que não há superior como referido nos termos e condições do Fórum NOS e as boas práticas. No entanto, se pretender, podemos endereçar o seu pedido à equipa de faturação para entrarem em contacto consigo. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum para endereçarmos o seu pedido de contacto.
Obrigado 

Reputação 1

Para mim, não estão a cumprir com o contrato, no entanto já enviei mensagem privada para ser contactado pela equipa de faturação. 

Comentário