Header
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023


Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

icon

Melhor resposta por Jose Rodrigues 19 January 2023, 15:07

Ver pergunta inicial

900 Comentários

A meio passado do ano passado mudei de tarifário por o mesmo ter subido e reduzi o preço em 2€ passei para 64,99€ (perdi algumas regalias tal como o nos play serviço que adorava), agora para meu espanto estou com um montante de 70,11€ pedi que ao menos me arranjassem um pacote mais barato e nenhuma hipótese,pedi para ao menos meterem mais o nos play e disseram-me logo que era impossível!!! Ao menos tenho direito a rescindir o contrato com justa causa??? Sou cliente há anos em vez de direitos,estam me sempre a tirar regalias!!!

 

Bom dia, tente a ajuda da moderação do Fórum para que vejam a possibilidade de manter a oferta do NOS Play.

Envie por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e aguarde a resposta dos moderadores.

Eu fui cliente da MEO durante anos, pode-se dizer que antes de se chamar MEO, e quando deu caquinha “eles” não quiseram saber e eu “fui para outra freguesia”, telefonaram a saber porquê da minha decisão, eu expliquei tudinho bem explicado VÁRIAS vezes e mesmo assim não quiseram entrar em razão nem me arranjaram soluções. Aqui na NOS é a mesma coisa, para não dizer outra palavra, meus amigos, é tudo farinha do mesmo saco, aconselho a decidirem bem e sempre que puderem, mudem para “outra” porque para melhor isso não há cá nesta “República das Bananas”, sempre se aproveita a “oferta” de novo cliente porque para os “da casa” não há prendinhas. Agora digam que é mentira e que blablabla...

Reputação 7
Crachá

Boa tarde,

É suposto a NOS aumentar o preço das facturas mensais, durante o período de fidelização?

Atenção que não estou a falar de consumos acima dos acordados nem em novos canais de TV. Estou a falar do preço básico do pacote.

Eu não acho justo que isto aconteça, uma vez que a fidelização foi aceite com base em determinados pressupostos: preço do pacote e período de fidelização.

Se a NOS pode aumentar o preço do pacote, o cliente pode diminuir o período de fidelização? Acho que não.

Será que alguém me poderia ajudar a perceber esta lógica de aumento dos preços acordados antes do acordo da fidelização?

 

Obrigado,

Rui

A lógica é simples, o contrato, se for recente, possuí claúsulas que permitem à NOS alterar o preço de acordo com a inflação. Se tiver essas claúsulas a única coisa que pode alegar é que uma inflação de 7,8% é uma alteração aos pressupostos assumidos aquando da celebração do contrato.
Pode alegar que ouve uma alteração aos pressupostos existentes aquando da celebração do contrato:
https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?artigo_id=775A0437&nid=775&tabela=leis&pagina=1&ficha=1&so_miolo=&nversao=

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens @Adrien Kyriacos@Odir Oliveira Torres@RMM_69  e @Maria Lucinda de Almeida.

Para organização do Fórum movemos os vossos comentários para este tópico que aborda o mesmo tema.

A atualização da do valor dos pacotes é feita com referência à última taxa de inflação anunciada pelo INE, comunicada na fatura de novembro ou dezembro, dependendo do seu ciclo de faturação. 

Sugerimos que confirmem estas faturas para mais informação sobre este tema.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @sofia rodeia,

Agradecemos a sua mensagem. 

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer. Permita-nos, por favor, ajudar a encontrar a melhor solução.

Como sugerido envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 1

Sim eu acho que a nós não está interessada em renovar com clientes antigos. Já fui a app e já vi quanto tinha que pagar na rescisão obrigado pela ajuda. 

PS -  acho que aumentar a factura em quase 5 euros, é no mínimo surreal. Mas ok obrigado pela ajuda. 

Caríssimo Joao H.

Pelos vistos, parece-me que somente leste e não interpretaste o conteúdo de minha reclamação.

Mas eu volto a lhe explicar: “Em NOVEMBRO de 2022, eu renegociei meu contrato. Ou seja, neste mesmo mês, a NOS já tinha pronto seu plano de negócios para o ano de 2023, o que torna um ABSURDO 2 meses a seguir a renegociação, essa empresa apresentar uma atualização!!!”

ESCANDALOSO!!!

 

Reputação 7
Crachá +2

Sim eu acho que a nós não está interessada em renovar com clientes antigos. Já fui a app e já vi quanto tinha que pagar na rescisão obrigado pela ajuda. 

PS -  acho que aumentar a factura em quase 5 euros, é no mínimo surreal. Mas ok obrigado pela ajuda. 

só falar com 16990 opção 4.

Reputação 1

Obrigado, como disse está a acabar a minha fidelização e consigo um melhor pacote a pagar menos que o aumento que me fizeram. Eu realmente estou farta de ser tratada como cliente de 2.... Se é clientes novos que querem estão a vontade para mim foi a gota de água. Nem um mail a avisar que a factura ia aumentar soube pelas notícias televisivas. É a consideração que tem. 

Reputação 7
Crachá +6

Compreendemos o que refere, @Odir Oliveira Torres

Mas não temos conhecimento de que tenha existido atualizações superiores àquela que é a taxa de inflação. Pode, por favor, consultar a fatura de dezembro em que notificamos quanto à atualização da mensalidade. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Obrigado, como disse está a acabar a minha fidelização e consigo um melhor pacote a pagar menos que o aumento que me fizeram. Eu realmente estou farta de ser tratada como cliente de 2.... Se é clientes novos que querem estão a vontade para mim foi a gota de água. Nem um mail a avisar que a factura ia aumentar soube pelas notícias televisivas. É a consideração que tem. 

Mas isso foi em todas as operadoras igual. Foi na fatura de dezembro se não estou em erro.

Reputação 1

Não vou responder cada um sabe da sua vida. 

Mario P., se você compreende ao que eu me referi, também deve admitir que é um ESCANDALO, VAGABUNDAGEM o que vocês fizeram para com a minha assinatura, já que se passaram somente 2 meses entre a minha renegociação, e o propenso aumento.

Ou seja, como você justifica tal aumento, para quem esteve a negociar sua assinatura para o ano seguinte? E caso insista em admitir que não sabias que iria haver aumento, pelo índice INE, em Novembro, das duas ,uma é verdadeira: ou a tua chefia quis deixar seus operacionais comerciais em maus lençóis, ou então essa mesma linha de operacionais comerciais realiza tais negociações com má índole, ja sabendo do que iria se passar daí a dois meses!

Qual dessas é a opção verdadeira??

Reputação 7
Crachá +1

Obrigado, como disse está a acabar a minha fidelização e consigo um melhor pacote a pagar menos que o aumento que me fizeram. Eu realmente estou farta de ser tratada como cliente de 2.... Se é clientes novos que querem estão a vontade para mim foi a gota de água. Nem um mail a avisar que a factura ia aumentar soube pelas notícias televisivas. É a consideração que tem. 

  1. o aviso dos aumentos foi feito na fatura de novembro e dezembro, é só ver essas faturas.
  2. se mudar de operador, fique a espera que para o ano o seu novo o operador também o vai aumentar de acordo com a inflação, e vai estar a meio de uma fidelização de 2 anos
  3. se vai mudar para um pacote noutro operador a pagar menos, nao caia na mesma que eu cai há uns anos, leia bem a oferta comercial antes de aderir. As vezes o valor que apresentam pode ser mais baixo, mas é so nos primeiros 3 ou 4 meses, e depois sobe logo. 

um bem haja 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde a todos, 
Movemos os vossos comentários  para o artigo onde o tema já é abordado e esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 

@sofia rodeia, compreendemos o que refere. A atualização da mensalidade tem que ver com a última taxa de inflação publicada pelo INE. 

Conforme indicado pelo @Guimas e o @Jose Rodrigues, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Vamos ajudar. 
Obrigado 

Reputação 1

Amigo Bruno já ando a procura desde a factura de Novembro eu, não tenho é outros clientes da nos tb não. Se as pessoas acham normal pagar mais quase 5 euros por uma factura de uma operadora, cada um sabe de si, eu não acho se não acho 1 euro a mais numa couve quanto mais na operador que não é um bem essencial. Sao tudo pontos de vista e como se diz quem não está bem muda se é é isso que tenciono fazer. Se consigo um pacote que até me vai sair mais barato quase 9 euros, vou estar a pagar mais porque. Tenho pena pk ate a data de hoje não tenho nada a reclamar mas isto não está certo. Só mais nada. 

 

A vida é dura na NOS por causa da inflação...

Reputação 7
Crachá

 

A vida é dura na NOS por causa da inflação...

Só porque a NOS teve uns lucros vergonhosos não faz com que não precise de aumentar os preços. Mas que é vergonhoso e que as claúsulas de aumento automático, principalmente para clientes fidelizadas, devem ser consideradas abusivas pelo provedor da justiça, isso eu não tenho duvida.
Aproveitem e façam queixa para que percebam a quantidade de pessoas afectadas.
https://www.provedor-jus.pt/quem-somos/perguntas-frequentes/submeter-queixa/
Também podem cancelar o contrato alegando que as condições em que aceitaram o contrato foram alteradas pela inflação acima dos valores dos últimos 30 anos o que é uma alteração dos pressupostos de quando fizeram o contrato.
https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?artigo_id=775A0437&nid=775&tabela=leis&pagina=1&ficha=1&so_miolo=&nversao=

Reputação 7
Crachá +6

@sofia rodeia

Estamos aqui para ajudar, pelo que, se pretender, envie-nos uma mensagem com os dados solicitado para endereçarmos o seu pedido. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Alerto todos os utilizadores / clientes com tarifários MÓVEIS com débito em FACTURA, para a seguinte alteração unilateral da NOS, SEM AVISO PRÉVIO, com consequências contratuais gravosas

 

Meus caros,

 

Quando quiserem informar aumentos convem que seja com letras maiores de preferencia na primeira pagina e a negrito, não é em rodapé na segunda pagina com letra pequenina que mal se vê, então se for uma pessoa que veja mal coitada, como por exemplo a minha mãe, isso não se faz.

Ainda bem que a minha fidelização e a dela está quase a acabar, reclamei tantas vezes do serviço mau, não gosto de andar a saltitar de conversa em conversa… isso são vocês que devem fazer internamente e não o cliente, cansei , uso os dados do telemovel que me dão mais estabilidade e vejam lá se tambem tratam da box de televisão, lenta como tudo… recuar é quando lhe apetece.

É que já nem é por mimm porque em relação a isso a decisão já está tomada.

 

Cumprimentos,

Reputação 7
Crachá

Meus caros,

 

Quando quiserem informar aumentos convem que seja com letras maiores de preferencia na primeira pagina e a negrito, não é em rodapé na segunda pagina com letra pequenina que mal se vê, então se for uma pessoa que veja mal coitada, como por exemplo a minha mãe, isso não se faz.

Ainda bem que a minha fidelização e a dela está quase a acabar, reclamei tantas vezes do serviço mau, não gosto de andar a saltitar de conversa em conversa… isso são vocês que devem fazer internamente e não o cliente, cansei , uso os dados do telemovel que me dão mais estabilidade e vejam lá se tambem tratam da box de televisão, lenta como tudo… recuar é quando lhe apetece.

É que já nem é por mimm porque em relação a isso a decisão já está tomada.

 

Cumprimentos,

Para dizer a verdade tem que ser no mínimo a 11pts de tamanho, que não parece ter mas quem sabe.

Reputação 7
Crachá

@sofia rodeia

Estamos aqui para ajudar, pelo que, se pretender, envie-nos uma mensagem com os dados solicitado para endereçarmos o seu pedido. 
Obrigado

Ajudar seria fazerem como a NOWO e não aumentarem os preços. Já viram que boa ajuda?

Surpresa na fatura este mês sem aviso fui aumentado porquê não entendo á cinco meses quando fui contactado para renovar contrato ninguém me avisou dessa possibilidade de aumento senão não teria renovado pois a minha reforma não suporta este aumento o que posso fazer 

Reputação 7
Crachá +5

Surpresa na fatura este mês sem aviso fui aumentado porquê não entendo á cinco meses quando fui contactado para renovar contrato ninguém me avisou dessa possibilidade de aumento senão não teria renovado pois a minha reforma não suporta este aumento o que posso fazer 

 

Bom dia, a comunicação sobre o aumento  anual derivado da inflação, foi feita nas faturas do mês de Dezembro ou Novembro.

Entretanto a NOS criou condições para favorecer os clientes mais vulneráveis, como pode ler neste link

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/dificuldade-economica.aspx

 

 

 

 

 

 

 

Não fui avisado do aumento por isso respeito vou  passar mais dificuldades económicas do que já tinha mas vou deitar me todos os dias a pensar na última fatura da fidelização 

Comentário