Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
June 7, 2023

Agradecemos o seu testemunho @Isabel78,

A atualização de mensalidades tem que ver com a taxa de inflação publicada pelo INE que se encontra prevista nos contratos.

Confirme se desta situação se trata, consultando faturas de meses anteriores para o aviso sobre o aumento.  Saiba mais aqui.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 16, 2023

Em Agosto ou Setembro.2022, recebi uma chamada - sem que eu a tivesse solicitado - apresentando.me uma proposta da NOS :

1. aumentar a velocidade da internet
  2. melhorar a box tv
  3. baixar o valor da mensalidade

Aceitei a proposta da NOS, desconhecendo que implicaria uma fidelização de 24 meses ( correspondente a 230€ ).

Verifiquei recentemente que :

1. o abaixamento da mensalidade - de 39,79€ para 33,99€ -  foi aplicado apenas 3 meses !
  2. depois, a mensalidade passou para 36,65€, isto é, rapidamente a mensalidade aumentou 7,8 % !
  3. entretanto, o ( discutível ) período de fidelização manteve-se inalterado,
  4. hoje, dos 230€ iniciais, ainda estão por “pagar” 134,17€

Esta forma de actuar da NOS , revela ( quanto a mim ) um enorme desrespeito para com os seu clientes, e uma vergonhosa falta de ética comercial.

Não aceitarei mais nenhum contacto da NOS, e na data do término desta (discutível) fidelização ( 8.Set.2024 ), certamente rescindirei o contrato.

Operadoras há muitas, …

Guimas
Super User
Super User
June 16, 2023

Qualquer alteração ao contrato tem periodo de fidelização de 24 meses.

A mensalidade aumentou 7.8% para toda a gente, não tem nada a ver com o seu contrato.

João H.
Gestor da comunidade
June 16, 2023

Boa tarde @Carlos MO Santos,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos o transtorno.

O @Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer relativamente ao aumento de preços.

Esta atualização ocorre anualmente de acordo com o valor da taxa de inflação divulgado pelo INE.
O aviso sobre a atualização do preço do pacote ocorre com um minimo de 30 dias de antecedência, através de fatura ou SMS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
June 16, 2023

@Guimas  ok, havera quem aceite sem argumentar "essa verdade" de que qualquer alteracao ao contrato tem fidelizacao ... eu percebo-a e aceito-a nalguns casos, noutros nao (se alterar o modo de pagamento, se reduzir o pacote, se aceitar uma oferta comercial, ...).

Mas não é só (mas também) o período de fidelização que esta em causa... é mais o ser-me feita uma ofeeta, a qual foi cumprida apenas 3 meses (!), e a qual pareço estar amarrado por um valor/fidelização que desconhecia e que nao faz sentido …

Queres um rebuçado em vez do bolo?  Toma lá o rebucado... Olha, ja se esgotou o prazo! Nao recebes o rebuçado, nem o bolo que era a fidelização.

Guimas
Super User
Super User
June 16, 2023

Compreendo, deveria lhe ter sido referido explicitamente que tinha a fidelização. Mas mesmo que não tivesse aceite o aumento do valor ia acontecer na mesma.

Mário P.
Gestor da comunidade
June 22, 2023

Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido. Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Mário P.
Gestor da comunidade
June 22, 2023

Boa tarde, 

Como já existe no Fórum NOS um tópico sobre o tema, onde outros utilizadores expõem a mesma dúvida e onde pode encontrar a resposta à sua questão, movemos a sua publicação. Desta forma a consulta de informação torna-se mais fácil e garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Petabyte
June 22, 2023

@Guimas  ok, havera quem aceite sem argumentar "essa verdade" de que qualquer alteracao ao contrato tem fidelizacao ... eu percebo-a e aceito-a nalguns casos, noutros nao (se alterar o modo de pagamento, se reduzir o pacote, se aceitar uma oferta comercial, ...).

Mas não é só (mas também) o período de fidelização que esta em causa... é mais o ser-me feita uma ofeeta, a qual foi cumprida apenas 3 meses (!), e a qual pareço estar amarrado por um valor/fidelização que desconhecia e que nao faz sentido …

Queres um rebuçado em vez do bolo?  Toma lá o rebucado... Olha, ja se esgotou o prazo! Nao recebes o rebuçado, nem o bolo que era a fidelização.

Se assinou o contrato então deveria ter lido o mesmo. Se não assinou e não lhe comunicaram que estaria fidelizada então não está fidelizada é pedir cópia da chamada da adesão.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Petabyte
June 22, 2023

Qualquer alteração ao contrato tem periodo de fidelização de 24 meses.

A mensalidade aumentou 7.8% para toda a gente, não tem nada a ver com o seu contrato.

Para mim não aumentou nem poderia aumentar porque não aceitei nenhum contrato com a dita “claúsula”, muitos clientes têm contratos anteriores a essa claúsula e como tal não podem ser aumentados com base na mesma.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.