Skip to main content
Header
José Paulo Nóbrega Paixão
January 19, 2023
Respondido

aumentar preços sem comunicar 2023

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Melhor resposta por Jose Rodrigues

Até à data não recebi qualquer informação da NOS sobre aumento de preços 2023. Sabendo que tem que informar com 30 dias de antecedência esses aumentos e que as operadoras portuguesas são das mais caras da Europa, com uma entidade reguladora incompetente e de atuação duvidosa, qualquer irregularidade comunicar pf à DECO. 

Boa tarde, as comunicações sobre os aumentos relacionados com a taxa da inflação continuam a ser anunciados aos clientes através da sua fatura mensal, confirme nas suas faturas se não há essa comunicação nos meses de Novembro/Dezembro

No meu caso chegou na fatura de Dezembro

“Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.1. das condições gerais do contrato, a 1fev23, as mensalidades dos serviços serão atualizadas com base na taxa de inflação
anual (variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan23 as novas mensalidades em nos.pt/tlv \ Tarifa Social Internet:nos.pt/TSI”

As datas são alteradas de acordo com o ciclo de faturação da cada um.

900 Comentários

Olaf
Super User
Super User
February 24, 2023

Vamos ter de começar a comparar com base nas condições de cada, país. Também podemos fazer isso com o ordenado mínimo, mas a economia não o permite 
Mas para conhecimento https://www.vodafone.pt/atualizacao-precos.html

Kilobyte
February 24, 2023

Boa noite a todos,

Exponho a minha situação pessoal para denunciar e evitar que mais pessoas possam ser alvo do mesmo.

Sendo cliente da NOS há alguns anos e terminando uma fidelização de 2 anos no passado mês de Novembro, aceitei uma nova fidelização a partir do dia 24-11-2022, e no preço acordado, sabendo que a Nós tem o habito de fazer “atualizações” de preços, nunca me foi comunicado que dai a 6 dias este valor podia já ser atualizado, e, para meu espanto, na primeira fatura, em letras pequenas lá estava a “atualização” de mais cerca de 4 €, é indecente assinar/vender um serviço por um valor e aumenta-lo 6 dias depois, não há pudor nenhum, e, ao abrigo da cobertura legal da inflação fazem-se “atualizações” constantes que não são mais que aumentos disfarçados. A Nós, pessoalmente enganou-me a ultima vez, assim que puder termino o serviço com estes senhores, sendo que a partir de agora a publicidade que farei à Nós será a mais negativa possível.

Kilobyte
February 24, 2023

Boa tarde aos "LESADOS";

Procedimento:

Recorrer à DECO. Quem nào está registado que se registe e exponha a situação.  A operadora - NOS, vem, "a posteriori" com conversa astuciosa, mas, a decisão é do cliente. 

Todos os reclamantes têm sido compensados. A forma de promover o aumento é ilegal. Isso é inequivoco e claro.

Atente o reclamante do seguinte:

A operadora vai efetuar uma compensação, para dessa forma renegociar relativamente ao abuso perpetrado. O aumento vai ser imposto, mas, "agora", exercido de forma correta.

Cláusula explicada de modo "claro e inequivoco", sem subterfúgios (...)

O cliente pode rescindir contrato ou renegociar o mesmo, mas, atenção, porque aconteceu-me o mesmo:

O cliente  na compensação que lhe irá ser facultada, concordando com tal, vai ser-lhe incluido o novo aumento (agora legal) e, efetuar novo contrato de fidelização 😳

Conclusão:

Se não pretenderem fidelizar-se por mais dois anos de contrato, queiram apenas renegociar o incidente. A minha pessoa caiu em nova "cilada estratégica".

Uma vez mais, a operadora vai agir com astúcia.

Cumprimentos 

AmadeuS.  Ferreira 

Lamego

Boas, 

Aqui no caso da rescisão sem qualquer tipo de pagamento ou multa certo?

Obrigado

não.

Como assim, querem que o cliente pague o resto do contrato?

Se tiver no periodo dos 2 anos sim.

No email que recebe não dão a entender isso, mas como estes aldrabões são, já respondi a pedir esclarecimentos sobre a possível rescisão.

Eis o email:

"Caro/a cliente,

Analisámos a reclamação que apresentou​ na DECO​ e agradecemos a oportunidade de lhe prestar os esclarecimentos necessários.

Sobre o aumento de preço gostaríamos de informar que:
Conforme comunicado, atualizámos apenas as mensalidades do seu serviço, tendo por base a taxa de inflação de 7,83%, calculada pelo IPC – Índice de Preços no Consumidor – e publicada pelo INE. Todos os restantes preços (das chamadas, SMS, dados móveis, Canais premium) não serão atualizados. Caso não concorde com esta atualização, pode rescindir o contrato até 31 de março de 2023.

Precisamos que nos envie os documentos necessários para a​ desativação dos serviços​
Para avançarmos com o pedido de desativação precisamos que nos envie um pedido de denúncia assinado de acordo com o seu documento de identificação.

Envie num prazo de 3 dias os seguintes documentos:

• Documento de formalização assinado conforme o documento de identificação

Pode fazê-lo diretamente na App em nos.pt/upload ou na Área de Cliente escolhendo Apoio ao cliente - Os meus pedidos.

Em alternativa pode enviar-nos os para o email​"

Em nenhum momento informam que a rescisão terá custos ou multas para o cliente...o que dão claramente a entender é que se o cliente nao está satisfeito com os preços, tem um prazo para rescindir o contrato por esse motivo e não ter mais prejuízos. Ou sou eu que não sei português? :(

Bem, pelo email parece que sim. Boa sorte então

Boa noite

é fazer isto, rescisao feita sem qualquer encargo, pode ajudar muitos.

Obrigado

Kilobyte
February 24, 2023

Gostaria de saber porque razão me foi alimentada a fatura e ainda por cima me retiraram os canais TVCine, quando revi o contrato com vocês foi me dito que irá pagar sempre aquele valor e não me alteravam os canais que tinha, e agora passado uns messes cortaram, podem ir á gravação ver o que foi dito. 

Guimas
Super User
Super User
February 24, 2023

Kilobyte
February 25, 2023

Uma pergunta tirada aqui do bolso:

Como é possível em Portugal serem tão ladrões, sim, ladrões, enquanto ali na Espanha há o mesmo serviço por metade, sim, metade do preço, os ordenados são bem maiores e o tempo de fidelização com as operadoras de telecomunicação também é menor? Querem ver que os espanhóis são burros? Claro que não, os burros é o povo português que aceita essas m3rdas todas. Qualquer dúvida sobre o que eu escrevi podem verificar na internet nos sites das operadoras espanholas que é para não virem para aqui dizer que é mentira.

Nota: Não é só na Espanha que tem pacotes com tudo a 30€.

Também existe pacotes a 500€ noutros paises. Relativamente a esses tamos muito bem.

Guimas, ai sim? Que bela resposta para um “Super User”… a pensar assim é que este país vai bem… Olhe, mais um pouco e adiro a um serviço estrangeiro e rifo-vos a todos, como já quase não compro nada em Portugal, falta as telecomunicações da ladroagem irem de vela...

Eu apenas usei a sua lógica que foi comparar o preço com outro país.

Bela lógica, em Espanha os ordenados são mais altos e os preços mais baixos… e esta heim ???

Petabyte
February 25, 2023

Como é possível em Portugal serem tão ladrões, sim, ladrões, enquanto ali na Espanha há o mesmo serviço por metade, sim, metade do preço, os ordenados são bem maiores e o tempo de fidelização com as operadoras de telecomunicação também é menor? Querem ver que os espanhóis são burros? Claro que não, os burros é o povo português que aceita essas m3rdas todas. Qualquer dúvida sobre o que eu escrevi podem verificar na internet nos sites das operadoras espanholas que é para não virem para aqui dizer que é mentira.

Também existe pacotes a 500€ noutros paises. Relativamente a esses tamos muito bem.

Guimas, ai sim? Que bela resposta para um “Super User”… a pensar assim é que este país vai bem… Olhe, mais um pouco e adiro a um serviço estrangeiro e rifo-vos a todos, como já quase não compro nada em Portugal, falta as telecomunicações da ladroagem irem de vela...

Bela lógica, em Espanha os ordenados são mais altos e os preços mais baixos… e esta heim ???

@Rofibelupi Não ligue ao @Guimas, é um utilizador que me parece claramente de um funcionário da NOS disfarçado de mero cliente, mas que só aparece para defender a NOS.

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Petabyte
February 25, 2023

Boa noite a todos,

Exponho a minha situação pessoal para denunciar e evitar que mais pessoas possam ser alvo do mesmo.

Sendo cliente da NOS há alguns anos e terminando uma fidelização de 2 anos no passado mês de Novembro, aceitei uma nova fidelização a partir do dia 24-11-2022, e no preço acordado, sabendo que a Nós tem o habito de fazer “atualizações” de preços, nunca me foi comunicado que dai a 6 dias este valor podia já ser atualizado, e, para meu espanto, na primeira fatura, em letras pequenas lá estava a “atualização” de mais cerca de 4 €, é indecente assinar/vender um serviço por um valor e aumenta-lo 6 dias depois, não há pudor nenhum, e, ao abrigo da cobertura legal da inflação fazem-se “atualizações” constantes que não são mais que aumentos disfarçados. A Nós, pessoalmente enganou-me a ultima vez, assim que puder termino o serviço com estes senhores, sendo que a partir de agora a publicidade que farei à Nós será a mais negativa possível.

Se foram apenas 6 dias depois ainda estava a tempo de reverter o contrato para o anterior e deixaria de estar fidelizado, ou pelo menos ficaria apenas com a fidelização anterior. Depois alfiderzinho goodbye!

ROR00000000044710347 @EuSó reclamei de novo para saber se a provedoria me explica a dualidade de critérios.
Kilobyte
February 25, 2023

@Rofibelupi Não ligue ao @Guimas, é um utilizador que me parece claramente de um funcionário da NOS disfarçado de mero cliente, mas que só aparece para defender a NOS.

Tudo bem mas no entanto quem se lixa é o mexilhão...

Petabyte
February 25, 2023

Gostaria de saber porque razão me foi alimentada a fatura e ainda por cima me retiraram os canais TVCine, quando revi o contrato com vocês foi me dito que irá pagar sempre aquele valor e não me alteravam os canais que tinha, e agora passado uns messes cortaram, podem ir á gravação ver o que foi dito. 

A sua factura foi alimentada porque estava com fome, quanto ao que está na gravação pode pedir a cópia da mesma através do dpo.privacidade@nos.pt e clientes.privacidade@nos.pt.