Skip to main content
Header
Jose Rodrigues
Super User
Super User
December 31, 2025

Atualização do preço dos serviços para 2026

Boa tarde, como vem sendo habitual; já aparece na fatura de Novembro, a informação de que os preços dos serviços serão atualizados no dia 1 de Fevereiro de 2026.

(Nos termos das cláusulas 5.5. e 10.2. das condições gerais do contrato, a 1fev26, os preços dos serviços serão atualizados com base na taxa de inflação anual
(variação média do IPC) a publicar pelo INE. Consulte a partir de 23jan os preços atualizados em nos.pt/tlv. TSI: nos.pt/TSI).

130 Comentários

Rafaela F.
Gestor da comunidade
April 12, 2026

Boa noite ​@TPMota, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já é abordado, como também esclarecido.
Ocultámos também o seu número de cliente do seu comentário, para proteger os seus dados pessoais.

Caso tenha mais alguma questão, por favor, partilhe com a comunidade. Estamos sempre aqui para ajudar

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
April 13, 2026

Boa noite ​@TPMota, bem-vindo ao Fórum NOS.

Para organização da informação, movemos o seu comentário para o artigo onde este tema já é abordado, como também esclarecido.
Ocultámos também o seu número de cliente do seu comentário, para proteger os seus dados pessoais.

Caso tenha mais alguma questão, por favor, partilhe com a comunidade. Estamos sempre aqui para ajudar

Obrigada

Agradeço a vossa resposta.

Contudo, importa esclarecer que, embora na fatura de dezembro de 2025 exista, de facto, uma menção a uma eventual atualização de preços ao abrigo das cláusulas 5.5 e 10.2, a verdade é que nunca me foi disponibilizado o contrato onde tais cláusulas constariam.

Tal como já referido anteriormente, foi-me expressamente comunicado que o contrato seria remetido por email, o que nunca veio a acontecer. Deste modo, nunca tive acesso ao mesmo, nem me foi possível conhecer, analisar ou compreender o conteúdo dessas cláusulas.

Acresce que, em contacto telefónico com os vossos serviços, foi-me assegurado que não se verificaria qualquer aumento, o que reforçou a legítima expectativa de manutenção das condições inicialmente acordadas.

Neste contexto, não pode ser imputado ao cliente um ónus de conhecimento relativamente a cláusulas contratuais que nunca lhe foram efetivamente disponibilizadas. A simples menção em fatura não substitui o dever de informação, nem supre a ausência de envio do contrato, que constitui elemento essencial para a compreensão e aceitação das condições aplicáveis.

Assim, entendo que houve uma falha relevante no dever de informação, com impacto direto na transparência da relação contratual, a qual deverá ser devidamente ponderada quanto aos seus efeitos.

Nessa medida, venho requerer a reposição das condições inicialmente contratadas, nos termos que me foram comunicados e por mim aceites.

Fico a aguardar o vosso esclarecimento e regularização da situação, reservando-me, naturalmente, o direito de reagir pelos meios adequados caso a mesma não seja devidamente resolvida.

Com os melhores cumprimentos.
Tiago Mota

João H.
Gestor da comunidade
April 13, 2026

Boa tarde ​@TPMota,

Agradecemos a sua mensagem.

Os documentos podem ser consultado através da my NOS:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
April 15, 2026

Boa tarde ​@TPMota,

Agradecemos a sua mensagem.

Os documentos podem ser consultado através da my NOS:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

Gostava de esclarecer que, como já exposto, no momento em que celebrei o contrato com a NOS, por chamada telefónica, foi-me dito de forma clara que o valor da mensalidade não iria sofrer aumentos durante o período de fidelização. Esse compromisso consta da própria chamada, que foi gravada por V. Exas., pelo que é facilmente verificável. Foi igualmente assumido que me seria enviado o contrato por email, o que está comprovado numa mensagem que recebi da NOS a indicar que o contrato seria remetido por essa via. Esse email nunca foi enviado.

O contrato escrito que me deve ser enviado tem, por isso, de refletir aquilo que realmente foi acordado na chamada: um preço que não seria aumentado durante a fidelização. Se o documento em que agora se baseiam para justificar o aumento contiver cláusulas diferentes dessas, isso significa que o texto que estão a invocar não corresponde aos termos efetivamente acordados comigo, o que, tanto quanto entendo, abre espaço para considerar a resolução do contrato por não conformidade entre o que foi prometido e o que, na prática, está a ser aplicado.

Quando questionei o aumento, a justificação dada foi a de que esse aumento estava previsto no contrato e que tinha sido “avisado” numa nota em rodapé numa fatura. Só depois de eu chamar a atenção para o facto de nunca ter recebido o contrato por email é que me foi dito que “os documentos podem ser consultados através da my NOS”. Essa informação nunca me tinha sido dada no momento da contratação, nem em qualquer comunicação posterior. Pelo que conheço da lei das comunicações eletrónicas, da legislação dos contratos celebrados à distância e da lei de defesa do consumidor, a operadora tem o dever de informar de forma clara, completa e em suporte duradouro sobre as condições do contrato, incluindo preços, aumentos e fidelização. Limitar-se a ter um contrato disponível algures na app, sem cumprir o compromisso de envio por email e sem um destaque claro dessas cláusulas, não me parece cumprir esse dever de informação, nem garantir que o cliente tem conhecimento real das condições que depois são usadas para aumentar o preço.

Nas condições em que tudo isto ocorreu, entendo que existe uma evidente falta de conformidade entre o que foi acordado na chamada gravada (preço sem aumentos durante a fidelização) e o que está agora a ser cobrado e invocado com base num contrato que nunca me foi devidamente disponibilizado. O mínimo que espero é que a NOS confirme o conteúdo da chamada, me envie o contrato em suporte duradouro refletindo o que foi efetivamente acordado e proceda à reposição do preço originalmente combinado, com correção dos valores já faturados a mais. Caso a NOS entenda manter o aumento com base em cláusulas que não me foram devidamente comunicadas e que não respeitam o acordado, terei naturalmente de ponderar a resolução do contrato sem qualquer penalização, bem como o recurso às vias de reclamação disponíveis, incluindo o livro de reclamações e, se aplicável, a apresentação de queixa ao provedor e às entidades competentes.

Fico a aguardar uma resposta clara sobre como a NOS pretende resolver esta situação.

Cumprimentos,
Tiago Mota

Rafaela F.
Gestor da comunidade
April 15, 2026

Boa tarde ​@TPMota,

Conseguiu consultar o seu contrato através da my NOS, tal como recomendado pelo moderador ​@João H.?
Além do envio do documento para o e-mail principal da conta, este também fica disponível para consulta na área de cliente para que tenha sempre acesso à informação.

Compreendemos que esta situação possa ter um impacto significativo e, como sempre, estamos disponíveis para o ajudar a encontrar as melhores soluções.
Deste modo, e querendo, podemos analisar se existe uma oferta vantajosa para si. Para isso envie-nos uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com o NIF associado, por favor.

Estamos disponíveis para ajudar em qualquer questão que surja.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Kilobyte
April 29, 2026

O apoio ao cliente no fórum é igual ao mynos

Ler as perguntas é desnecessário

Nunca lá vem a pergunta que nos interessa

A minha pergunta é:

Porque é que a minha fatura de 28,99€ passou a ser 29,66€?

Jose Rodrigues
Super User
Super User
April 29, 2026

O apoio ao cliente no fórum é igual ao mynos

Ler as perguntas é desnecessário

Nunca lá vem a pergunta que nos interessa

A minha pergunta é:

Porque é que a minha fatura de 28,99€ passou a ser 29,66€?

Boa noite, possivelmente por ter sofrido o aumento anual derivado da inflação, confirme no Tópico abaixo

Confirme no link  www.nos.pt/tlv se o aumento que teve na fatura confere com o valor apresentado.

Kilobyte
April 29, 2026

Pessoal do fórum nos

Quem são vocês?

Funcionários da nos?

O tópico abaixo não me diz nada

Só sei que fiz um contrato com a nos de um determinado valor por um determinado tempo e sem qualquer aviso alteram os valores abusivamente

Só nós clientes é que somos obrigados a cumprir

Guimas
Super User
Super User
April 29, 2026

Quem é da NOS tem escrito á frente “ gestor da comunidade “.

Fez como todos, assinou o contrato mas não leu o contrato

Kilobyte
April 30, 2026

Quem é da NOS tem escrito á frente “ gestor da comunidade “.

Fez como todos, assinou o contrato mas não leu o contrato

É preciso ser advogado para ler o contrato e entendê-lo

Levá-lo a um advogado fica caro